Eu não ia responder, mas depois de ler esse grande amontoado de absurdos não pude evitar, haha. Pra começar, esse (+3) das armas não é atribuído à arma MUITO MENOS ao skill de shielding, mas ao shield em si. Nesse caso, se você usar um Prismatic Shield com uma Shiny Blade, a defesa primária do personagem será 37(shield)+3(sword)=
40. Não faz nenhum, repito, NENHUM sentido acrescentar esse (+3) na descrição se a defesa extra fosse somada à defesa da arma. Ora bolas, se quisessem aumentar a resistência das armas, era só acrescentar +3 na defesa base do item lol.
Enfim, esclarecido isso, um outro ponto que você não está levando em consideração é a quantidade de criaturas com as quais você está lutando. Veja bem, quando você usa um escudo e uma arma, são necessárias três criaturas para quebrarem sua defesa, sendo que a partir da terceira, todo dano seria reduzido pela Armor total - proveniente dos equips - e pelas reduções, quando aplicáveis.
Quando você usa uma arma de duas mãos, são necessárias apenas duas criaturas para quebrarem a sua defesa, sendo que a segunda bateria direto na sua armadura. Colando na prática:
- Usando Shiny Blade + Prismatic:
---------- Contra 1 behemoth: você segurará o primeiro com 40 def (escudo/shielding);
---------- Contra 2 behemoths: você segurará o primeiro com 40 def (escudo/shielding) e o segundo com 35 (arma/swording);
---------- Contra 3 behemoths: você segurará o primeiro com 40 def (escudo/shielding), o segundo com 35 (arma/swording) e o terceiro quebraria sua defesa batendo livremente na sua armadura.
- Usando The Avenger:
---------- Contra 1 behemoth: você segurará o primeiro com 38 def (arma/swording);
---------- Contra 2 behemoths: você segurará o primeiro com 38 def (arma/swording) e o segundo quebraria sua defesa batendo livremente na sua armadura;
---------- Contra 3 behemoths: você segurará o primeiro com 38 def (arma/swording), o segundo e o terceiro quebrariam sua defesa batendo livremente na sua armadura.
Assumindo que um EK level 150+ já vai começar a caçar criaturas mobáveis (2 ou mais) a The Avenger com relação ao combo Prismatic + Shiny perde em termos de resistência, infinitamente. Isso que não estamos nem considerando os 4% de resistência extra do escudo e o aumento em shielding skill, além do aumento em swording skill da Shiny.
Enfim, espero que esses esclarecimentos deem um rumo à essa discussão ou sejam suficientes para encerrá-la.