
Postado originalmente por
Golden Spirit
#leigo total aqui
qual diferença entre bcaa e glutamina? os 2 sao pra previnir perda de massa magra, nao?
help maromba pros
BCAA é um conjunto de três aminoácidos de cadeia ramificada - Leucina, Isoleucina e Valina. Dentre alguns usos teoricamente benéficos do BCAA, destacam-se: aumento da síntese proteica e redução do catabolismo muscular (quebra de proteínas). O principal porém, nisso tudo, é que as doses para se chegar perto disso seria de pelo menos 10 gramas ao dia. Nas formulações de BCAA em cápsulas, a cada quatro cápsulas, EM MÉDIA, você consegue 2.5 gramas - ou seja, para alcançar 10 gramas, você precisaria de em torno de dezesseis cápsulas diariamente!! O custo benefício, definitivamente, não é dos melhores. Mesmo os BCAA disponíveis em pó são bem caros e duram pouco.
Eu sou da opinião de que uma suplementação isolada de Leucina (que estimula mTOR, consequentemente a síntese proteica) seria mais barata e até mais eficiente dependendo da dose, do que o BCAA.
Algumas formulações de BCAA vem consigo a vitamina B6 (piridoxina). Não se assuste. Assim como a tiamina, a biotina e a cobalamina, ela ajuda no processo de metabolização dos três aminoácidos (leucina, isoleucina e valina).
Glutamina é outro aminoácido que, in vitro, mostrou-se eficiente na redução da oxidação da Leucina, o que culminou em um acréscimo dela no músculo (consequentemente, se tem mais Leucina, maior será a síntese proteica). TODAVIA, in vivo, não se conseguiu provar que a suplementação de Glutamina realmente aumenta a massa muscular, por via oral, em indivíduos saudáveis. Logo, poupe seu dinheiro e não compre Glutamina. Ela não aumenta a imunidade, como alguns chegam a dizer...
RESUMO DA OBRA...
Ambos são suplementos dispensáveis e caros. Mas se fosse para escolher entre um dos dois, ficaria com o BCAA.
Abraços.