Fazer um postzinho do que acho do sisu nas faculdades mineiras (e um pouco da UFRJ e UFG) para med agora com o padrão de notas do rapaz ali dos 980 em red.
UFRJ tem peso 3 em redação (e 2 em linguagens se n to enganado), a nota dele provavelmente tbm passaria dos 800. Lá deve ter uma pequena queda tbm por causa da UFMG. Mas considerando que foi a maior nota de corte em primeira chamada do ultimo sisu...
Já UFG que não tem nenhum peso e nota de corte em 800, ele ficaria muito, mas muito
mas muito
mas bem longe
Só que agora lá terá o dobro de vagas pelo sisu. A nota de corte deve cair alguns pontos. Mas praticamente não existem outras chamadas por lá.
Já Viçosa geralmente é a melhor escolha para qm não teve nenhuma nota extrema mas foi tudo balanceado, ficando numa média entre 790 ou 780 não lembro. Tinha muitas chamadas lá por causa da UFMG, nota de corte deve cair. Alguém com padrão de notas dele não seria muito privilegiado nela.
UFJF liberou o campus de governador valadares que deve ter nota de corte menor em relação ao principal, que se n me engano era na casa dos 795 sem ter nenhum peso.
UFU tem peso 2 em redação mas nota de corte foi acima de 815. Foi 2º maior nota de corte do ultimo. UFTM tá entrando agora no Sisu, vai disputar com a UFU devido a proximidade das duas. Problema da UFU é que ela libera 20 vagas pra Sisu e usa cota de 50%, não sei irão aplicá-las no Sisu, mas ano passado aplicaram. UFTM deve ser uma escolha mais sábia, embora vá ter nota de corte elevada tbm. Deve ter uma boa margem de chamadas qnd sair os resultados paulistas.
UFSJ aumentou muito o número de vagas, embora ainda sejam poucas. Acho que ela é menos atrativa que as faculdades próximas (UFMG e UFOP e +- UFV), então deve ter nota de corte ligeiramente menor.
Agora tem umas faculdades ae que eu não conhecia e então nem posso falar, em Alfenas e uma no norte de Minas.
Enfim, é o que acho do Sisu mineiro agora.
Não preciso nem falar que UFMG deve ter a maior nota de corte do país disparada se os pesos de todas fossem equivalentes neh. Se não to enganado, BH tem a escola que tem a maior media em enem do país, deve ter alguma concorrência por lá que tenha notas altas tbm. Minas inteiro tbm é um local atrativo para o pessoal paulista (que tem poucas oportunidades no sisu dentro do próprio estado), RJ e ES, então é um local com médias bem elevadas, mas tbm tem boas lista de espera.
Colocaria a UFSCAR no mesmo padrão das Mineiras na divisa com SP (UFU e UFTM), mas isso é palpite, a med de lá tem uma fama um pouco sofrida, da galera estar tentando reestruturar o curso que foi aberto meio nas coxas...