Olá a todos novamente,
Faz algum tempo desde que postei aqui. Em meu último post, eu expliquei o por quê. Infelizmente, a configuração final levou muito mais tempo do que a Prolexic e nós esperávamos. Poderia ser demais tentar explicar e isso poderia chegar a um nível de detalhes que iria além do que seria sensato contar a vocês, de qualquer maneira. Vamos apenas dizer que todas as partes envolvidas (Prolexic, ISP e nós mesmos) trabalharam constantemente para completar isto e, no fim, conseguimos isso no início da última semana, quando os mundos europeus também foram transferidos para a configuração final.
Durante os primeiros dias após essa mudança, houve alguns novos problemas de latência. Subitamente, alguns jogadores europeus estavam sendo roteados através dos EUA para os servidores europeus (o que claramente não produz uma boa latência). Os ajustes para resolver esse problema foram realizados no início desta semana e nós ficaremos de olho nisso.
Portanto, o que temos em execução agora é a configuração final. Mas, o que isso significa para você?
Isso significa que a forma como ele funciona agora está aqui para ficar. Estamos cientes de que ainda possam ocorrer disturbios ocasionais, pequenos kicks, etc. Lembre-se de que isso é a internet, consequentemente, é e sempre será impossível garantir uma conexão 100% livre de lags e kicks, mesmo com um parceiro como a Prolexic. Simplificando: A Prolexic também tem de usar a internet para os seus serviços, de modo que qualquer problema externo pode atingí-los - e também a nós. No entanto, o que posso dizer é que uma situação como aquela de agosto definitivamente não ocorrerá novamente enquanto estivermos com a Prolexic e, como eu disse, está aqui para ficar.
Naturalmente, todos os envolvidos (Prolexic, nosso ISP e nós mesmos) continuarão monitorando o sistema e procurando oportunidades de melhorá-l0, mas isso ocorrerá em escala muito menor de agora em diante. A maioria das melhorias virão a partir da Prolexic, sobre quão rapidamente e eficientemente eles mitigarão os ataques. Já vimos casos bem impressionantes, na verdade. Por exemplo, em uma noite da semana passada, dentro de uma hora houve dois ataques - cada um deles maior do que qualquer um dos ataques de agosto - e naquela ocasião a Prolexic os mitigou tão bem que não houveram sequer kicks. Isso é bem impressionante. De fato, até agora, somos atacados várias vezes toda semana e realmente a maioria dos ataques não causa efeito algum.
Agora, sabemos que muitos de vocês utilizam serviços de túnel ou proxies. A configuração atual é novamente diferente da que tínhamos antes. Além disso, a atual configuração pode mudar dependendo da necessidade. Isto significa que se você realmente quer continuar utilizando estes serviços, terá de ajustá-los para a configuração atual e talvez tenha que ajustá-los de tempos em tempos quando uma mudança ocorrer. No entanto, não posso prever quantas vezes isso vai acontecer, teremos de esperar para ver.
Para o futuro, manteremos nossos olhos e ouvidos atentos por opções ainda melhores, por exemplo, novas soluções que a Prolexic desenvolva, etc. Tenham certeza de que nós levamos esse problema muito a sério e estamos preparados para acompanhar qualquer oportunidade que possa surgir.
A partir de agora, porém, consideramos este período muito estressante e longo iniciado em agosto como encerrado e, portanto, considero que a necessidade deste blog terminou. Por isso, vou fechá-lo com este post.
Se você estiver interessado em obter informações em primeira mão sobre o que estamos fazendo de tempos em tempos, podem me seguir no Twitter (@Crabans_Beak). No entanto, meu Twitter não é realmente um canal de comunicação oficial, então meus tweets geralmente contém informações precoces ou incertas, impressões, ideias, logo, não podem ser encarados como algo certo.
Assim, desejo a todos vocês um feliz natal e boas festas, divirtam-se e espero que também tenham um tempo de jogo suave no Tibia. Estou ansioso para ouvir sobre as primeiras tentativas contra o Gaz'haragoth. Boa sorte com isso!
Saudações,
Crabs