Postado originalmente por
Poncheis
e os milagres de jesus foram o quê então?
me desculpa por estar vindo from hell fazendo uma pergunta bem específica dessas, mas é que fiquei curioso também.
Desculpe, não fui claro, jamais usou os poderes em benefício próprio.

Ozmagic
Sério que você chama isso de liberdade de escolher? i'll assume that you're kidding, for the sake of this debate.
"Olá moça, Isso é um assalto e você tem duas opções, me dê 100 reais e viva para curtir sua família de novo, OU, não me dê 100 reais e morra por consequência."
A escolha foi totalmente exercida e concebida através da liberdade pessoal da mulher né? O spoiler do que acontecerá não interferiu em nada pra que ela entregasse o dinheiro...
Mesmo assim ele (Bandido) deu uma escolha, você teve a opção por pior que fosse.
Deus oferece vida, liberdade, clareza, pureza... e instrui que longe dele estaremos sujeitos a coisas ruins...
Não entendo o que há de errado, partindo da primicia que o universo foi concebido por Deus, não seria no mínimo sensato dar ouvidos aos seus conselhos, Deus oferece proteção para quem quer proteção.
Quem quer se arriscar nesse mundão sem anti-virus fique a vontade. Deus oferece pacote premium de graça.

Bob Joe
Se ele criasse todos iguais, com as mesmas facilidades e dificuldades, o discurso de justiça seria legal. Mas essa não é a verdade.
Além disso, para mim nesse tópico o Eliel criou um conflito lógico entre o livre arbítrio e a definição de destino divino. Se o destino do cara que faz maldade é morrer de forma cruel, ou o destino já foi todo escrito e não ouve liberdade alguma, ou existiu interferência no processo, o que anula o livre-arbítrio.
Por isso fiquei puto com o Eliel, não era pra cristão ter esse tipo de dúvida, me levando a crer que ele precisa estudar mais...
Quanto a criação, Adão e Eva foram criados da mesma forma e mesmo assim cairam, dali por diante tudo foi se moldando de acordo com quem entedia a mensagem de Deus ou não, Caim não entendeu, já Abel tinha entendido e assim sucessivamente até hoje. Mas em suma todos tem a oportunidade de acordo com o plano de Deus.
E não me pergunte de recem nascidos e afins, sinceramente não sei o plano de Deus só que ELE sera justo.

Bob Joe
Não é ser cyborgue. Você já pensou que posso ser uma pessoa diferente de você?
Acho que, se existe um Deus e ele quer me dar uma chance, ao invés de me fazer acreditar, ele poderia simplesmente me fazer concordar com ele. E po, eu não sou arrogante, eu não deixo de acreditar por me achar "melhor que Deus". Até mesmo porque, no meu pensamento lógico, se existe um Deus eu seria automaticamente submisso a ele, por questões óbvias.
Te chamei de Cyborgue por causa da resposta extremamente prolixa que você deu kkkk.
Sei que você não é arrogante. E entendo seus motivos, experiência visual e presencial ajuda para fixarmos nossas idéias e convicções, mas Deus não trabalha dessa forma. Deus não quer que o adorem por demonstrações de Poder, quer que o adorem por escolha própria, não forçados por hierarquia.

Bob Joe
Mas é claro que não existe essa identidade, cara. Somos seres humanos, diferentes, com aspirações, interesses e experiências diferentes. Tudo nos influencia, desde sentidos a crises psicológicas. Mesmo tendo ideologias com a mesma fonte, elas serão interpretadas de formas diferentes por cada um. Esse é um dos pontos de antropologia clara que enxergo no cristianismo.
Acho que as religiões tradicionais se baseiam muito no desmerecimento da virtuose humana. Você vê um texto bíblicos, com várias filosofias e mandamentos bonitos e fica imaginando: "nossa, um ser humano nunca poderia ter escrito um negócio desses, é bonito, bom e funcional demais".
Só que, para mim, quando vejo um mandamento sobre "amar ao próximo", consigo ver um ser humano que pensa assim, em qualquer época do mundo, por ter uma personalidade menos belicosa. Quando eu vejo um "não matarás", consigo imaginar um homem que observou a sociedade e viu que mortes sempre trazem mais violência e outras mortes. Consigo sentir o ideal de ordem de um cara que escreveu um "não cobiçarás a mulher do próximo", ao perceber as várias brigas de ego entre homens que não queria perder suas mulheres para outros homens.
Entendo seu ponto, mas de que outra forma Deus se comunicaria com o Homem se não fosse pensando como ele? Naquela época poucos tinham instrução, poucos sabiam ler, muitos eram primitivos e trabalhavam literalmente para comer, nada mais. Deus veio na forma humana e antes disso havia inspirado homens a escrever cada um conforme seu estilo e visão e tempo. Mesmo de cabo a rabo a Bíblia ser escrita e reescrita por Homens, seu autor foi Deus, e ele se utilizou de muitos artificios para ser o mais claro possível, para que desde o mais letrado até o mais simplório poder ter o mesmo entendimento da Bíblia.

Bob Joe
Eu não sei se o homem é a imagem de Deus, mas tenho certeza que esse Deus cristão é a total imagem de virtudes (ou não) do homem.
Eu entendo essa definição. Acontece que outros cristão acreditam em uma explicação um pouco diferente dessas.
O Homem é a imagem de Deus no sentido de ter ciência do Bem é do Mal, do certo e do Errado. Só nesse ponto nada mais.