Postado originalmente por
Rubenito
Você queria que Deus criasse o Homem sendo totalmente submisso a Deus sem ter vontade própria? O maior presente que Deus pode nos dar é a liberdade de escolher, e o segundo maior presente é o Spoiler das escolhas erradas.
Isso parece Justo pra mim, dar a oportunidade de errar, de tentar, de cair. Se assim desejarmos.
Se ele criasse todos iguais, com as mesmas facilidades e dificuldades, o discurso de justiça seria legal. Mas essa não é a verdade.
Além disso, para mim nesse tópico o Eliel criou um conflito lógico entre o livre arbítrio e a definição de destino divino. Se o destino do cara que faz maldade é morrer de forma cruel, ou o destino já foi todo escrito e não ouve liberdade alguma, ou existiu interferência no processo, o que anula o livre-arbítrio.

Rubenito
Estou falando com um Cyborgue? kkkkk
... sério, eu entendo que nem todos tem a oportunidade de serem apresentado a palavra de Deus da mesma forma, e eu me sinto um lixo por não conseguir ser claro e impactante nas minhas palavras, mas isso ainda não invalida uma futura experiência que você possa ter, Deus se comunica de diferentes formas conosco, seja com um amigo, com um professor, com uma situação, e não estou falando apenas de mortes e tragédias onde tendemos a ficar mais frágeis e abertos a ouvir. Torço para que encontre a Deus seja daqui 1 dia, seja daqui 1 mês seja daqui 1 década.
Não é ser cyborgue. Você já pensou que posso ser uma pessoa diferente de você?
Acho que, se existe um Deus e ele quer me dar uma chance, ao invés de me fazer acreditar, ele poderia simplesmente me fazer concordar com ele. E po, eu não sou arrogante, eu não deixo de acreditar por me achar "melhor que Deus". Até mesmo porque, no meu pensamento lógico, se existe um Deus eu seria automaticamente submisso a ele, por questões óbvias.

Rubenito
é complicado, não vou opinar sobre a igreja do Eliel pra não entrar em rage com ele desnecessáriamente, e isso seria errado pois ele é meu irmão na fé, mesmo que tão diferentes.
Essa falta de identidade que acaba afetando o evangelho de Jesus, mas saiba que lugares que respeitam os limites e o tempo de cada um.
Mas é claro que não existe essa identidade, cara. Somos seres humanos, diferentes, com aspirações, interesses e experiências diferentes. Tudo nos influencia, desde sentidos, a biologia, crises psicológicas. Mesmo tendo ideologias com a mesma fonte, elas serão interpretadas de formas diferentes por cada um. Esse é um dos pontos de antropologia clara que enxergo no cristianismo.
Acho que as religiões tradicionais se baseiam muito no desmerecimento da virtuose humana. Você vê um texto bíblicos, com várias filosofias e mandamentos bonitos e fica imaginando: "nossa, um ser humano nunca poderia ter escrito um negócio desses, é bonito, bom e funcional demais".
Só que, para mim, quando vejo um mandamento sobre "amar ao próximo", consigo ver um ser humano que pensa assim, em qualquer época do mundo, por ter uma personalidade menos belicosa. Quando eu vejo um "não matarás", consigo imaginar um homem que observou a sociedade e viu que mortes sempre trazem mais violência e outras mortes. Consigo sentir o ideal de ordem de um cara que escreveu um "não cobiçarás a mulher do próximo", ao perceber as várias brigas de ego entre homens que não queriam perder suas mulheres para outros homens.
Eu não sei se o homem é a imagem de Deus, mas tenho certeza que esse Deus cristão é a total imagem de virtudes (ou não) do homem. O problema é que existem coisas completamente anacrônicas.

Rubenito
- Deus, é a figura sem definição toda poderosa.
- Jesus, é a figura tal qual Deus e é Deus, mas na forma humana e sem usar os poderes.
- Espirito Santo, parecido com a figura de Deus tem um aspecto abstrato, único que está na terra nesse momento.
Todos são o mesmo ser, divididos em funções diferentes.
Eu entendo essa definição. Acontece que outros cristão acreditam em uma explicação um pouco diferente dessas.