Postado originalmente por
Ace of Manaus
Muitos comentaios preconceituosos ao longo do topicp.Da pra ver que voces sao bem parciais e diria ate passionais quanto a esta questao, quando, por exemplo voces associam o estupro diretamente com o ma, chismo e a misogonia, quando ha estudos que apontam que a causa do estupro é mais libido mesmo, existem até conclusoes baseadas no evolucionismo, e comportamento de animais.O estupro parece-me algo natural.Acho engraçado toda essa revolta e o mecanismo de exclusao: “Eu sou humano, estuprar é ruim, eu jamais estupraria, quem estupra eh um animal demente acefalo comunista filho de lucifer comedor de criancinhas amem“ - “nao eh humano“.
Eu nao estupraria como ser social, doutrinado segundo os preceitos da moralidade cristã mas isto aqui eh um forum de discussao, livrem-se dos seus mantos de convicçoes.
Duas coisas esquisitas e/ou perigosas que você disse aí. Primeiro foi a afirmação "o estupro é natural, já que tem haver com a libido". Esse tipo de argumento seria válido apenas se nós fossemos animais irracionais, inconscientes do conceito de existência do próximo e, portanto, incapazes de sentirmos empatia pela existência do sofrimento. Em uma dinâmica social humana,
mesmo que primitiva, o estupro (e a violência em geral) são tidos como casuais, não normais. A violência, mesmo que tolerada,
nunca foi a primeira via de relacionamento na espécie humana. Nem mesmo na cópula, com todas as "vantagens evolutivas" envolvidas.
A outra coisa é que, pelo menos da minha parte, não houve a afirmação de "o machista é estuprador" nem "estuprador é machista". O machismo tem ligação com a
tolerância ao ato de violência contra a mulher. Assim como o racismo no continente americano tinha (e ainda tem, de certa forma) haver com a tolerância social à violência contra o negro. Ou seja, junto com outros fatores sociais, o machismo e a sociedade patriarcal definem muito o volume de estupros, assim como outros fatores éticos e sociais determinam o volume de violência em geral.
Se você parar para pensar, nem mesmo a moral cristã foi capaz de conter essa dinâmica de tolerância à violência contra a mulher, principalmente no período da idade média, exatamente por manter um pouco da dinâmica social machista e patriarcal em seu cerne (não tanto quanto o islamismo). Só conseguimos diminuir esse tipo de violência com a diminuição da violência geral da sociedade e com alguns direitos sendo garantidos pela figura do Estado, sob forma de justiça e direitos humanos.
E, ao contrário do que muitos disseram aqui, ninguém é educado especificamente com o pensamento que "estuprar é errado". Somos educados que com ideais humanistas de igualdade, empatia, pacifismo e etc. A ideia do estupro ser errado, violento e covarde é algo que, na maioria das vezes, é construído com base nesses preceitos, no ambiente e exemplos que temos e na nossa capacidade empática.