Olá, galera do Fórum!
Antes de tudo, quero deixar claro que meu relato se baseia em experiências vividas nos servidores Celesta e Luminera, servidores optional. É possível que a realidade seja muito diferente para jogadores de PVP e enforced.
Hoje tive uma notícia que me deixou bastante aborrecido: Luminera falhou no evento Lightbearer.
No mesmo instante, vim ao fórum procurar notícias, e logo deixei comentários críticos acerca da postura de muitos players que, ou tentaram de tudo quanto era meio atrapalhar a realização do evento, bem como também tantos outros jogadores que só viram na World Quest uma maneira de levantar uma grande quantia de dinheiro, com seus inúmeros makers recém upados de Rookgaard.
Tecendo inúmeras críticas aos outros, consegui reparar em toda a hipocrisia do meu próprio discurso: eu estava criticando muita gente, enquanto eu mesmo passei boas horas do domingo fazendo a quest única e exclusivamente com o desejo de fazer grana, jamais colocando em primeiro plano a essência desse jogo tão fantástico: a manutenção da comunidade, levada a cabo pela cooperação e fraternidade entre os jogadores.
A sensação transmitida ao longo do domingo era de correria, todos afobados em terminar o mais rápido possível de acender um basin para rapidamente logar o outro personagem e por aí vai. Em nenhum momento senti cooperação. Eu só via players e mais players interessados em lucrar.
Não digo que não houve ontem em Lumi jogadores bem intencionados, mas afirmo com convicção de que o que reinou ontem foi o egoísmo, o bem individual, o lucro acima da cooperação.
Essa decepção e autocrítica me fizeram refletir demais a respeito do que chamamos de comunidade e as alterações que ela vem sofrendo ao longo dos anos.
O fato é que o jogo assumiu um caráter de conquistas individuais. Apesar de você ser "obrigado" a manter vínculos com outros players, bem como somente ser capaz de realizar tarefas e quests com a ajuda de outras pessoas, as conquistas estão voltadas para o plano individual: certamente é de maior relevância o que você possui e o que você conquistou do que o quanto você é ativo e coopera na comunidade de seu server.
Minha crítica não está retida ao evento de ontem, mas também a todo um contexto geral que é muito anterior a isso.
Centenas de botters infestam as cavernas do jogo e contaminam de rancor os jogadores honestos, e os fazem acreditar que de fato nada vai alterar o cenário atual.
A destruição da comunidade começa a partir do momento em que assumimos que o cenário não muda. Quando um jogador abaixa a cabeça e se conforma com toda a corrupção e egoísmo tão propagados pelos jogadores atualmente, algo de fato morre. A comunidade morre.
O ponto que eu quero chegar é o seguinte: as relações ocorrem em razão de obrigações, formalidade. Jogamos um jogo que possibilita uma reconstrução da ideia de sociedade. No entanto, nós transmitimos ao jogo o modelo de sociedade que vivemos no mundo real. Da mesma forma que a cobiça e o egoísmo corroem o ser humano, esses aspectos são inseridos também dentro do jogo. Não existe uma comunidade para o bem de todos, existe o bem do jogador, que está acima de todas as coisas.
A construção de uma comunidade sadia está relacionada ao bem comum e também no altruísmo das relações humanas: você garante ao próximo direitos e, dessa forma, você também os conquista. É garantindo o bem ao próximo que você garante o seu.
Sinto em Luminera uma desorganização imensa. Parece que os botters foram aceitos. Parece que a desonestidade, trapaça e egoísmo também. Não consigo enxergar comunidade. Vejo relações, somente. Você fazer parte de uma guilda e cooperar entre si ajuda mas ainda assim é pouco.
Tudo isso me faz refletir muito. Estou frustrado com Luminera.
Nesse contexto todo, o que eu posso fazer para mudar esse cenário? Como posso tentar construir valores nas outras pessoas e tentar ajudar no desenvolvimento e reconstrução de uma comunidade real no meu server?
Afinal, o que há para ser feito em favor da comunidade?
Abraços
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

Nunca vou alcançar sá porra! HAHAHAHA