Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: A comunidade tibiana em perspectiva

Registro
    22-02-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão A comunidade tibiana em perspectiva

Olá, galera do Fórum!

Antes de tudo, quero deixar claro que meu relato se baseia em experiências vividas nos servidores Celesta e Luminera, servidores optional. É possível que a realidade seja muito diferente para jogadores de PVP e enforced.

Hoje tive uma notícia que me deixou bastante aborrecido: Luminera falhou no evento Lightbearer.

No mesmo instante, vim ao fórum procurar notícias, e logo deixei comentários críticos acerca da postura de muitos players que, ou tentaram de tudo quanto era meio atrapalhar a realização do evento, bem como também tantos outros jogadores que só viram na World Quest uma maneira de levantar uma grande quantia de dinheiro, com seus inúmeros makers recém upados de Rookgaard.

Tecendo inúmeras críticas aos outros, consegui reparar em toda a hipocrisia do meu próprio discurso: eu estava criticando muita gente, enquanto eu mesmo passei boas horas do domingo fazendo a quest única e exclusivamente com o desejo de fazer grana, jamais colocando em primeiro plano a essência desse jogo tão fantástico: a manutenção da comunidade, levada a cabo pela cooperação e fraternidade entre os jogadores.

A sensação transmitida ao longo do domingo era de correria, todos afobados em terminar o mais rápido possível de acender um basin para rapidamente logar o outro personagem e por aí vai. Em nenhum momento senti cooperação. Eu só via players e mais players interessados em lucrar.

Não digo que não houve ontem em Lumi jogadores bem intencionados, mas afirmo com convicção de que o que reinou ontem foi o egoísmo, o bem individual, o lucro acima da cooperação.

Essa decepção e autocrítica me fizeram refletir demais a respeito do que chamamos de comunidade e as alterações que ela vem sofrendo ao longo dos anos.

O fato é que o jogo assumiu um caráter de conquistas individuais. Apesar de você ser "obrigado" a manter vínculos com outros players, bem como somente ser capaz de realizar tarefas e quests com a ajuda de outras pessoas, as conquistas estão voltadas para o plano individual: certamente é de maior relevância o que você possui e o que você conquistou do que o quanto você é ativo e coopera na comunidade de seu server.

Minha crítica não está retida ao evento de ontem, mas também a todo um contexto geral que é muito anterior a isso.

Centenas de botters infestam as cavernas do jogo e contaminam de rancor os jogadores honestos, e os fazem acreditar que de fato nada vai alterar o cenário atual.

A destruição da comunidade começa a partir do momento em que assumimos que o cenário não muda. Quando um jogador abaixa a cabeça e se conforma com toda a corrupção e egoísmo tão propagados pelos jogadores atualmente, algo de fato morre. A comunidade morre.

O ponto que eu quero chegar é o seguinte: as relações ocorrem em razão de obrigações, formalidade. Jogamos um jogo que possibilita uma reconstrução da ideia de sociedade. No entanto, nós transmitimos ao jogo o modelo de sociedade que vivemos no mundo real. Da mesma forma que a cobiça e o egoísmo corroem o ser humano, esses aspectos são inseridos também dentro do jogo. Não existe uma comunidade para o bem de todos, existe o bem do jogador, que está acima de todas as coisas.

A construção de uma comunidade sadia está relacionada ao bem comum e também no altruísmo das relações humanas: você garante ao próximo direitos e, dessa forma, você também os conquista. É garantindo o bem ao próximo que você garante o seu.

Sinto em Luminera uma desorganização imensa. Parece que os botters foram aceitos. Parece que a desonestidade, trapaça e egoísmo também. Não consigo enxergar comunidade. Vejo relações, somente. Você fazer parte de uma guilda e cooperar entre si ajuda mas ainda assim é pouco.

Tudo isso me faz refletir muito. Estou frustrado com Luminera.

Nesse contexto todo, o que eu posso fazer para mudar esse cenário? Como posso tentar construir valores nas outras pessoas e tentar ajudar no desenvolvimento e reconstrução de uma comunidade real no meu server?

Afinal, o que há para ser feito em favor da comunidade?

Abraços

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Atlas; 12-11-2012 às 16:22.

Registro
    17-09-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olha, infelizmente Tibia virou um jogo apenas por LEVEL.

São poucas pessoas que logam para trocar ideia com outro ppl, para ajudar alguém em alguma quest. Ficar de bobeira, jogando conversa no ar na frente do dp.

As pessoas logam e vão hunt, dão ks (em qualquer um,sem nenhum motivo,não respeitam), pois se estressam com os inúmeros e intermináveis bot's que tem em quase todos os lugares de caça.

Para falar a verdade, eu sou um desses,entro, caço e saio, ja que meus amigos que jogam, entram bem pouco, as vezes quando saio hunt, fico la paradão no dp....

Mas tibia não é mais a mesma coisa... E nem poderia ser, pois ja se passaram 15 anos.

Mas é isso, para mim tibia virou "mais um passa tempo"
    Taking Over

Registro
    12-11-2012
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu nunca gostei dessa historia de ficar dependendo dos outros pra realizar quests e tal (cada um tem seu gosto), alguns podem dizer "vc fala isso pq n tem amigo e tal", mas tenho amigos sim e mesmo assim prefiro jogar solo e não depender de ngm pra obter conquistas no jogo.

E acredito tambem que o fato de existirem muitos botters, acaba influenciando negativamente a comunidade.

Registro
    13-10-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O número de RUSHERS no evento Lightbearer foi e é gigante. Meu mundo AINDA não falhou, ainda... brevemente falhará. Há cerca de 1 mÊs atrás, coloquei diversos despertadores em meu celular para me lembrar de acender as basins, e cada despertador tinha o nome de um local... começei ontem e terminarei terça feira.

No tempo que estive esperando meu turno, mais de 100 chars acendendo as tochas que ainda tinham 2 horas para queimar... conclusão final: Já temos uma 'equipe de pânico' preparada... composta por mais de 40 makers nossos de diversos chars, nacionalidades e etc. Mas será que vai adiantar?

A comunidade Tibiana como dito no tópico, tem se tornado cada vez mais egoísta... resta aos poucos que pensam com organização se juntarem pelo bem-coletivo.

Let the true legends fly.

"Você-Sabe-Quem" Avatar de LordVoldemort
    Registro
    30-04-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Shaman~ Ver Post
    Olha, infelizmente Tibia virou um jogo apenas por LEVEL.

São poucas pessoas que logam para trocar ideia com outro ppl, para ajudar alguém em alguma quest. Ficar de bobeira, jogando conversa no ar na frente do dp.
    A grande maioria, não todos.

____

Topico:

Eu fico imaginando, se um evento como o Lightbearer que da boas recompensas para os jogadores e para os mundos vencedores já tem esse tanto de mundos que já falharam bem no começo do evento, penso como deve ser o Annual Autumn Vintage (das Winterberries) que a recompensa não é lá essas coisas... A galera não deve se interessar nem um pouco

Publicidade:

Última edição por LordVoldemort; 12-11-2012 às 18:16.

Registro
    09-09-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom tópico, parabens.

Tratando do assunto, Calmera não esta diferente, acho que todo o Tibia, não esta diferente. A ferida esta sendo cauterizada e aos poucos, estamos aceitando que a CIP é pequena, e precisa dos Bots para sobreviver, não tem coragem de erradica-los e tentar algo novo.

Não vejo solução, a não ser que organizássemos uma grande greve, nas quais, nenhum jogador honesto logasse, e os servers ficassem DOMINADOS durante 1 dia inteiro, apenas pelos robos..

Denominássemos que todo dia 05 do mês, nenhum jogador honesto entrasse, e registraríamos nosso descontentamento através de alguma mídia tibiana de grande alcance.

Talvez dessa forma, causaríamos algum "medo" na CIP, do contrário, eles estão muito bem, obrigado.

Eu lembro que quando criei esse char, em 2005-2006 eu só caçava com amigos, ou só upava com uma unica meta: blocar, caçar e fazer quests com meus amigos.

Parei no level 85, passei 3 anos retired. Quando voltei, fiz amigos em calmera, e upei lvl 119 pensando em caçar com eles, e tal.

Ai eles pararam também, e eu continuei treinando, e sem vontade de upar, por que não tinha motivo..

O que quero dizer com isso é: O tibia vira literalmente um passatempo quando não temos com quem jogar ou com quem dividir metas. O que adianta abrir o market e ver 9kk parado se você não tem sequer um amigo pra presentear com algum item ou algo assim?

É complicado.. as maiores experiencias que tive nesse jogo, não aconteceram comigo sozinho como é hoje.

Meta:
    Skills: 110/110

Knight to raise melee from 103, 100% to 110 = 1863h, 36m, 10s.
    Time for 1% at skill 103 = 1h, 57m, 51s.

Tempo que falta: 1863h
    Nunca vou alcançar sá porra! HAHAHAHA

Registro
    27-06-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Zyth Ver Post
    Eu nunca gostei dessa historia de ficar dependendo dos outros pra realizar quests e tal (cada um tem seu gosto), alguns podem dizer "vc fala isso pq n tem amigo e tal", mas tenho amigos sim e mesmo assim prefiro jogar solo e não depender de ngm pra obter conquistas no jogo.
    2

Cip provavelmente viu isso nos outros mmos e pôs no tíbia também.

Registro
    21-03-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Me divirto com isso. A CIP não ouviu os players que realmente se interessam pelo evento, permitiu brechas para os gananciosos e egoístas e tá aí o resultado: A ganância foi tanta que, apesar de todos participarem, o evento não foi concluído.

Acendi duas basins com meu sorc durante o domingo, na segunda Julera já havia falhado. Mas o que mais me surpreendeu foi que, enquanto eu matei cerca de 30 Shadow Hounds para chegar na basin de Ramoa, ninguém apareceu. A tocha faltava 12 mins, isso em um domingo a tarde. Quando eu matei tudo e acendi, apareceram 3 players. Todos acenderam, mesmo estando com o tempo máximo, ou seja, só procuravam a recompensa.

Resultado: Ninguém terá recompensa nenhuma esse ano. E digo mais: Suspeito que os 74 servers irão falhar.
    OI

Registro
    26-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

E egoísmo e fanatismo por lucros está destruindo o Tibia.

Como um jogo tão excelente pôde se transformar numa coisa onde só importa upar e pegar grana?

Com tantos tópicos de jogadores mostrando-se insatisfeitos com o jeito que o Tibia anda, eu pergunto; porque não se unir e fazer a diferença, tentar trazer de volta o antigo espírito tibiano?

Claro que a Cip tem uma parcela de culpa nisso, por incentivar tanto o power level. Os jogadores vêem o level como algo desejável.

Mas a consciência de cada um vem antes.

Só sei que eu não senti a menor vontade de participar do evento, e ultimamente não tenho sentido de participar de nenhum. Não me interessa nada ganhar pixels chamados "gps" no jogo, estando como está.
    Última edição por Sero; 13-11-2012 às 17:16.
    "To escape criticism — Do nothing, say nothing, be nothing"
    "O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade." (Eclesiástico 32)

Registro
    09-10-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Belo texto, parabéns.
    Gostei especialmente de quando você faz ligação sobre os aspectos da comunidade real inseridos na comunidade virtual de Tibia. "It's a dog eat dog world", essa frase representa a realidade actual não só do jogo como também a realidade em que vivemos. Eu acho que não existe uma proposta chave para alterar um cenário que vem sendo construindo desde o dia em que os gamemasters foram extintos. Digam o que quiserem, mas os mesmos representavam a polícia que temos aqui fora. Imagine você se fossem retirados da sociedade as autoridades.

Publicidade:

Trolls, trolls everywhere.

!Visite meu Life Thread!

Tópicos Similares

1. A Historia de Votomo
    Por Joxkyz no fórum Roleplaying
    Respostas: 181
    Último Post: 16-12-2012, 11:35
  2. Uma crônica de Multhakos
    Por Multhakos no fórum Roleplaying
    Respostas: 5
    Último Post: 02-09-2012, 11:43
  3. [Música] A historia do thrash metal(contada pelos próprios fundadores)
    Por Vasconcellanor no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 4
    Último Post: 22-02-2012, 20:08
  4. [Artigo Oficial] 50 respostas dos product managers
    Por Anderslash no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 199
    Último Post: 27-06-2010, 21:41
  5. Receitas com cogumelos
    Por Roman Brazuka no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 15
    Último Post: 09-01-2005, 09:20

Permissões de Postagem