Postado originalmente por
Mig Master
Você sabe que "combater quem tem essa visão estigmatizada" é exatamente o que se faz, seja na base da argumentação, seja na base das leis anti homofobia né?
E porra, do jeito que você coloca, você mesmo acha a sua ideologia superior a do outro.
De novo, não há problema na opinião. O problema é quando a opinião leva:
A violência
A suicídios
Ao bullying
A depressão
Viu o problema? Esse tipo de opinião (e não oposição política lol) é totalmente nociva à sociedade e às pessoas que a compõe.
E o pior é que, mesmo tentando argumentar, não dá em porra nenhuma. Como já vimos nesse mesmo fórum, onde ignorou-se completamente o que estava sendo dito e deixou-se morrer todo e qualquer indício da discussão. Me diz, pfv, como explicar prum evangélico que ele está sendo um completo imbecil se, no dia seguinte, ele vai ao culto escutar do pastor que homossexualidade é coisa do capeta?
Mas uma opinião que leva à violência, à depressão, ao bullying e a suicídios não deve ser proibida de ser expressada, desde que ela não os incite. Essas atitudes, sim, devem.
Proibir algo por suas possíveis implicações, e não pelo que ela representa, é uma completa imbecilidade. Basicamente qualquer coisa pode levar a fanatismo e violência.
Há 50 anos, políticos falando que o Brasil devia ficar livre das influências externas levaram a depredações da propriedade de estrangeiros, deveríamos ter proibido João Goulart de se expressar? Vamos um pouco mais longe. Devemos proibir as manifestações públicas porque elas podem levar à violência e ao caos? Proibir manifestações de igualdade gay por elas, muitas vezes, levarem à depredação de templos religiosos? Se um grupo de ateus radicais começar a promover ataques a religiosos, devemos proibir de um ateu falar que a religião é o câncer da sociedade? Isso não existe!
Não se pode tirar dos indivíduos a responsabilidade por seus atos. Se alguém mata o outro porque ouviu o pastor falar mal dessa pessoa, não se pode culpar o pastor, tem de se culpar o criminoso! Esse é um conceito
básico de civilidade, negá-lo é aceitar que os cidadãos não têm a mínima liberdade de ação.
A sociedade não pode ficar presa nessa bolha de controle estatal. Eu repito:
Ninguém tem direito de viver a vida sem ser confrontado. Ninguém tem direito de viver a vida sem se sentir indignado.
A que ponto chegamos em que visões de mundo são censuradas não por irem de encontro à lei ou incitarem as pessoas a irem de encontro à lei, mas por serem capazes de justificar atividades de criminosos?
Preocupa-me que a resposta para tudo que eu falei provavelmente será: "existem casos e casos, homossexuais sofrem mais preconceito e por isso devemos acabar com esse tipo de coisa, liberdade não é libertinagem". É triste saber que, em 2012, ainda existem pessoas que realmente acreditam que as pessoas devam ser
obrigadas a pensar algo, não
educadas. Que "opiniões perigosas" devem ser
caladas, não
refutadas.