@McDonalds
Qual a diferença entre comer no Burguer King e comer na Padaria do Seu Juquinha? O Seu Juquinha vende hamburguer, e emprega
explora vários funcionários. Se eu comer o hamburguer da padaria eu tô financiando o sistema e perpetuando a exploração do homem pelo homem da mesma forma caso eu comesse no McDonalds.
É a mesma coisa do que eu usar um tênis da Adidas ou um Kichute. Ou eu compro um Adidas e financio a exploração de menininhas tailandesas ou eu compro um Kichute e financio da mesma forma a exploração de outras pessoas. Exceto que um tênis da Adidas dura 3 anos, um kichute dura 3 semanas.

Postado originalmente por
Jack Bauer
Concordo que é praticamente impossível.
Mas o mínimo de coerência que se espera é não compactuar e participar dos pontos-chave do capitalismo: usar roupas de grife, investir na bolsa de valores, consumir sem necessidade (trocar um produto que funciona bem por outro só porque lançou um "melhor" e mais moderno).
Existe um abismo giganteeeeeeesco entre usar roupa de marca e investir na bolsa. Colocar essas duas coisas na mesma frase é um absurdo imenso.

Postado originalmente por
Jack Bauer
iPod: um luxo pelo qual poucos podem pagar, item desnecessário e supérfluo, que representa o consumismo desenfreado instigado pelo sistema capitalista. Ou seja, contraria todos os princípios comunistas.
Seguindo essa lógica então, todo comunista deveria abrir mão das coisas supérfluas e das coisas que lhe confortam só porque ele não precisa delas pra viver. Logo, não existe absolutamente nenhum comunista na Terra, porque todo mundo tem pelo menos uma coisa da qual não precisa.
Eu não preciso desse computador com o qual eu tô escrevendo essa mensagem, e mesmo assim o tenho porque é parte do meu conforto, parte do meu lazer, porém isso me faz menos revolucionário ou contraditório só porque eu não preciso dele? Evidente que não. Seguindo essa lógica, todo comunista deveria abdicar do seu próprio conforto e das coisas supérfluas que lhe agradam, de modo a “ser mais comunista”. Espero que você não distorça o que eu falei. Isso não é uma desculpa pra justificar o consumismo.
E é como o Merlin falou. Vocês agem como se o comunista tivesse que plantar o próprio alimento, caçar os animais pra comer carne e costurar as próprias roupas pra viver, de modo a não financiar o sistema.
Larguem de conversinha pra boi dormir. Isso o que vocês tão falando é filosofia hippie, e não marxismo. Do jeito que falam, ceis fazem parecer que ser comunista é fazer parte de uma seita.