Curtir Curtir:  0
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 25

Tópico: Pressão Arterial e a gigantesca eficiência da nossa circulação [+curiosidade];

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Ninja Dragon Ver Post
    V = FA, hein?

Agora calcula pra mim os 3 componentes da velocidade em cada ponto fluxo da corrente sanguínea.
    Quais três componentes?

A e F são catalogados já, sendo que A foi feito por meio de autópsias e medições e F creio que foi achado depois de catalogada a pressão, achando-se assim a Velocidade e transcrevendo na fórmula. Mas é só intuição... não sei como fizeram pra calcular.

Só pra constar mesmo (porque nada tem a ver com seu post), se você for traduzir valores para unidades, temos que V = L/s/cm² (V = F/A, sendo que o fluxo é litros/segundo e a área em centímetros²). Sendo assim, como litro pode ser transcrito pra cm³, temos que V = cm/s, como a boa e velha física nos diz.

EDIT: acho que sei a resposta...

Existe algumas maneiras que nos permitem saber o Fluxo Sanguíneo num determinado vaso e, como ele deve ser igual no corpo todo (devido às leis da física que não sei listar agora), pode ser transcrito da aorta para o capilares, chegando nos resultados que coloquei no texto.

Uma das maneiras de medir o fluxo sanguíneo é calcular o Débito Cardíaco, que é a quantidade de sangue bombeada do coração para a aorta a cada minuto (no homem, 5L/min), Outras maneiras mais simples -porém, mais avançadas- é através da utilização de fluxômetros, mas estes não vêm ao caso. Quanto ao Débito Cardíaco, uma fórmula tirada não sei de onde diz que a Pressão Arterial é igual ao Débito Cardíaco multiplicado pela Resistência Vascular Periférica (PA = DC x RVP). A RVP, por sua vez, pode ser medida pela diferença de pressão entre as artérias e veias do corpo.

Sendo assim, tem-se F, mede-se A e calcula-se V em qualquer parte do corpo...

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Phineas Gage; 18-03-2012 às 17:52.

Registro
    21-10-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Boa doutor!, você vai cuidar dos meus filhos cara,

Registro
    02-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Nerd Pegador Ver Post
    Cara, quando você estuda biologia tecnicamente você estuda química. Afinal tem lá difusão, osmose e etc
    Existe uma diferença entre química e bioquímica. Muito grande, por sinal.
    <ASSINATURA IRREGULAR>

Registro
    16-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post
    Quais três componentes?

A e F são catalogados já, sendo que A foi feito por meio de autópsias e medições e F creio que foi achado depois de catalogada a pressão, achando-se assim a Velocidade e transcrevendo na fórmula. Mas é só intuição... não sei como fizeram pra calcular.

Só pra constar mesmo (porque nada tem a ver com seu post), se você for traduzir valores para unidades, temos que V = L/s/cm² (V = F/A, sendo que o fluxo é litros/segundo e a área em centímetros²). Sendo assim, como litro pode ser transcrito pra cm³, temos que V = cm/s, como a boa e velha física nos diz.
    Velocidade em X, Y ou Z. Ou então X, R e Teta, se você quiser coordenadas cilíndricas.

Isso aí é matéria de engenharia. É que mecânica dos fluidos é uma coisa MUITO mais complicada que essas formulinhas aí. Talvez seja o ramo mais complicado da física.

Mas eu só to trollando, você que faz medicina não tem que saber isso...

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Ninja Dragon Ver Post
    Velocidade em X, Y ou Z. Ou então X, R e Teta, se você quiser coordenadas cilíndricas.

Isso aí é matéria de engenharia. É que mecânica dos fluidos é uma coisa MUITO mais complicada que essas formulinhas aí. Talvez seja o ramo mais complicado da física.

Mas eu só to trollando, você que faz medicina não tem que saber isso...
    Editei meu post lá, achei que você tava falando nos componentes da fórmula e fui pesquisar! HAUHAU...

Enfim, cheguei a dar uma lida na dinâmica de fluídos e já me apavorei com aquela fórmula da diferença de pressão entre dois pontos do tubo, quem dirá com todo o resto.

EDIT: Caraca, Lei de Poiseuille é o inferno na terra. Fui inventar de tentar decifrar e deixei quieto...

Fluxômetros fazem esse trabalho

Você já estudou/estuda isso na faculdade?

Publicidade:

Última edição por Phineas Gage; 18-03-2012 às 17:56.

Registro
    16-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post
    Editei meu post lá, achei que você tava falando nos componentes da fórmula e fui pesquisar! HAUHAU...

Enfim, cheguei a dar uma lida na dinâmica de fluídos e já me apavorei com aquela fórmula da diferença de pressão entre dois pontos do tubo, quem dirá com todo o resto.

EDIT: Caraca, Lei de Poiseuille é o inferno na terra. Fui inventar de tentar decifrar e deixei quieto...

Fluxômetros fazem esse trabalho

Você já estudou/estuda isso na faculdade?
    Sim. Tenho umas 7 ou 8 matérias disso.

Eu te apresento, a fórmula mais importante da mecânica dos fluídos: as 3 equações de Navier-Stokes:

Spoiler:

ISSO é o inferno na Terra. O dia que você descobrir uma solução exata pra esse sistema, você ganha um Nobel de Física. E foi isso que usaram pra deduzir a tal da lei de Poiseulle, e calcular os vasos sanguíneos.
    Última edição por Ninja Dragon; 18-03-2012 às 18:09.

Registro
    02-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quando eu vejo a tabela de mec-flu, dá vontade até de chorar cara.

Essa equação de Strokes é só o começo. Mas tudo é derivado dessa porra, calculo do componente de fluxo de energia q em coordenadas retangulares, esféricas e cilíndricas.

é foda cara, uma das piores materias da minha grade. Reprovação mtmtmt alta
    Última edição por Nanometro; 18-03-2012 às 18:13.
    <ASSINATURA IRREGULAR>

Registro
    30-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por luizjuiz Ver Post
    E depois os ateus vem falar que tudo isso surgiu do nada. Quer prova maior da existência de uma inteligência superior?
    Como corromper um tópico

Registro
    16-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Nanometro Ver Post
    Quando eu vejo a tabela de mec-flu, dá vontade até de chorar cara.

Essa equação de Strokes é só o começo. Mas tudo é derivado dessa porra, calculo do componente de fluxo de energia q em coordenadas retangulares, esféricas e cilíndricas.

é foda cara, uma das piores materias da minha grade. Reprovação mtmtmt alta
    Já ouviu falar do prêmio Millenium? É um prêmio de um milhão de dólares oferecido a quem resolver cada um dos 7 problemas do milênio (1 mi pra cada problema), que foram sugeridos pelo Instituto Clay de Matemática.

Um desses problemas é provar que as equações de navier-stokes funcionam pra todos os casos.

Sim, porque além de tudo A GENTE NÃO TEM CERTEZA SE ELAS FUNCIONAM.

E também descobrir um jeito de aplicar elas pra turbulência, porque ninguém sabe como fazer isso.

E o pior de tudo é que mesmo que você assuma que elas funcionam, resolver elas exatamente é impossível. O que você faz geralmente é fazer aproximações (dizer que o fluido é imcompressível, por exemplo), pra diminuir o tamanho delas, e depois aplicar métodos numéricos pra simplificar as contas e mandar o computador resolver.

É um monstro. Se pá é mais fácil provar se Deus existe ou não do que resolver o movimento dos fluidos.

Banido Avatar de Angel of Darkness
    Registro
    09-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ae Ninja, quero ver você resolver analiticamente Navier-Stokes para um cilindro.

-=Angel of Darkness=-

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Jogos | World of Warcraft
    Por MasterTimeBR no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 86
    Último Post: 26-09-2008, 21:28
  2. A Storia de Maggotick (yes! we are back)
    Por endless nameless no fórum Roleplaying
    Respostas: 5
    Último Post: 18-10-2004, 13:23
  3. Mais Bizarrices
    Por Yanno_Yammel no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 9
    Último Post: 13-10-2004, 09:43

Permissões de Postagem