Quais três componentes?
A e F são catalogados já, sendo que A foi feito por meio de autópsias e medições e F creio que foi achado depois de catalogada a pressão, achando-se assim a Velocidade e transcrevendo na fórmula. Mas é só intuição... não sei como fizeram pra calcular.
Só pra constar mesmo (porque nada tem a ver com seu post), se você for traduzir valores para unidades, temos que V = L/s/cm² (V = F/A, sendo que o fluxo é litros/segundo e a área em centímetros²). Sendo assim, como litro pode ser transcrito pra cm³, temos que V = cm/s, como a boa e velha física nos diz.
EDIT: acho que sei a resposta...
Existe algumas maneiras que nos permitem saber o Fluxo Sanguíneo num determinado vaso e, como ele deve ser igual no corpo todo (devido às leis da física que não sei listar agora), pode ser transcrito da aorta para o capilares, chegando nos resultados que coloquei no texto.
Uma das maneiras de medir o fluxo sanguíneo é calcular o Débito Cardíaco, que é a quantidade de sangue bombeada do coração para a aorta a cada minuto (no homem, 5L/min), Outras maneiras mais simples -porém, mais avançadas- é através da utilização de fluxômetros, mas estes não vêm ao caso. Quanto ao Débito Cardíaco, uma fórmula tirada não sei de onde diz que a Pressão Arterial é igual ao Débito Cardíaco multiplicado pela Resistência Vascular Periférica (PA = DC x RVP). A RVP, por sua vez, pode ser medida pela diferença de pressão entre as artérias e veias do corpo.
Sendo assim, tem-se F, mede-se A e calcula-se V em qualquer parte do corpo...
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação