Postado originalmente por
Willguevara
Na minha opinião, não foram a falta de novidades para os free's, ou a retirada de alguns de seus recursos ou até mesmo o não aumento do mapa grátis que diminuiu o número de novos jogadores, mas sim a total falta de marketing da empresa para atrair novos jogadores.
Tirando aquela promoção horrorosa de chamar um amigo para começar/voltar a jogar (poxa antes mesmo desta promoção, quem jogava com certeza já deve ter chamado os amigos ou pedido vez ou outra para um antigo amigo a voltar a jogar), não vi nenhuma ação da empresa para atrair novos jogadores. Mas para adicionar conteúdo e manter os consumidores isso eu vi de monte por parte da empresa.
Esta muito claro que a empresa não está interessada em trazer novos jogadores em todos os quesitos, desde mudar as antigas áreas free e algumas jogabilidades para atrair antigos jogadores, até ações de marketing com banners em outros sites de jogos ou vídeos promocionais do jogo, ou até mesmo tornar o jogo mais acessível, traduzindo-o para outras línguas.
Prudentino também??

Eu também acho que a Cip é muito fraca nessa parte, não sei se é por falta de recursos, ou medo de investimento sem retorno, só que algo que seria interessante, seria que, se tivessem mais players honestos consumindo, a Cip iria ficar menos "refens" de promoções polemicas como a de presentear consumidores com outfits e mount em caso de grandes pacotes de premium adquiridos, além de poder intensificar o combate aos bots, que certamente, se a Cip pegasse pesado e banisse 70% mais dos chars que já usaram/usam bot até hoje, ocasionaria um rombo na economia da empresa
@topic
Bom algo que eu esqueci de citar, eu, jogo desde 2005, e por ter uma identificação muito forte com o game não consigo largar por muito tempo, coisa que não é todo mundo que tem e muito menos irá criar em curtos períodos, mas eu só coloquei premium novamente no meu personagem quando ele estava level 65 com um bom set, e com uma boa grana no banco, visto que, quando se adquiri premium o jogo torna-se muito 'mais caro' pro jogador, pois mesmo que libere novos recursos, lembremos que, promotions, spells, barcos, bless e etc... que para 'nós' que já temos um pouco mais de recurso disponível e estamos acostumados, é tranquilo desembolsar, já pra um iniciante é extremamente desanimador, se os personagens se preparassem com um pouco mais de recursos (vai dizer isso pra quem começou há pouco tempo...) aí talvez jogassem com mais segurança.
Além de que, o que se via 'antigamente' (2005~2007) eram servidores muito cheios, com muitos frees que tinham muita vontade de ser p.a, mesmo com os premmiums tendo menos vantagem o qual possuem hoje, e a forma de pagamento era muito difícil, tinha-se menos qualidade de computador e internet, e formas de pagamento eram muito escassas e inacessíveis para garotos de 12~15 anos (na epoca senao me engano era 60 R$ pelo cartao e pelo BoaCompra 3x de 29,90 corrijam-me se eu tiver errado [além de que 60~90 reais há 5~7 anos era 'muito mais dinheiro' do que hoje]) acho que traria bons frutos para o jogo, e tibia tem uma história diferente dos outros jogos, se Tibia com tanta liberdade para os Frees assim como alguns alegam, já está de desanimar, imagina se limitarem mais ainda =/
Quem é Premium, dificilmente vai parar de pagar, só porque Free tem Exori hur, e Royal Spears disponível, pra mim a primeiro momento seria um passo para trás para dar dois ou três pra frente...