Curtir Curtir:  0
Página 1 de 17 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 165

Tópico: O que ateus e crentes tem em comum

Registro
    23-07-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão O que ateus e crentes tem em comum

Estava pensando no fenômeno da minha existência quando me dei conta de algumas coisas que acho plausível discutir. Talvez alguém me taque pedras.

Sou crente, não posso negar. Mas reconheço a ilógica dos crentes. Nós sentimos alguma presença divina. Presenciar o ilógico nisso é perguntar "o que sente?", "como sente?", "prove". Tudo é bem ilógico, mas nós sentimos simplesmente e nos agarramos a isso ilógicamente também. Por que? Esse "porque" me fez pensar em um único fundamento lógico entre os crentes e que pode ser partilhado por não crentes. É a noção do inferno.

O que vocês pensam quando pensam em inferno? Um lugar de fogo e pessoas virando churrasco talvez? É o que eu pensava. Alguém pode até reconhecer quando na bíblia, em algum lugar, Deus lança os condenados para um lago de fogo onde lá permaneceram para sempre. Por anos e até agora se pensa comumente na visão de pessoas em eterna agonia queimando várias e várias vezes. Por anos também falavam que o inferno é inimaginável, assim como o (para alguns utópico) céu.

Fogo queima. Destrói. Bem antes de sabermos as evidentes transformações físicas da matéria exposta a uma reação de combustão, pensávamos no fogo como algo que consome, destrói. Fogo é, então, culturalmente, o símbolo mais próximo da destruição. O lago de fogo que Deus atiraria os condenados, então, como o fogo destrói, destruiria eles, não?

Ai que está a noção de inferno, realmente inimaginável, compartilhada inevitavelmente seja por crentes ou por ateus. A única diferença seria que para o crente, há como fugir do inferno. E o inferno então é a nossa própria inexistência.

Não há como imaginar a inexistência ou seja, o inferno é realmente inimaginável, é tão utópico quanto descrever alguém que ainda não veio ao mundo. E quer algo pior que isso? Não existir, não sentir, não ver, não saber, não ter ninguém? Estar abaixo do estado de natureza, atributo dado por contratualistas, viver, talvez, em um universo paralelo sozinho, sem corpo e sem voz e sem visão flutuando no limbo de seus próprios pensamentos, contrariando todas as verdades preditas por Decartes do "penso, logo existo", porque evidentemente não há o que existir sendo que não há alguém ou algo por perto para escutar, te ver, servir de apoio. Isso não é ser menos importante do que os mínimos fatos que ocorrem o tempo todo num espaço de tempo tão curto que nem se pode dizer que existiram, somente Deus? Talvez isto te impossibilite de saber a verdadeira e essência de sua natureza, ser bom ou ruim para que? Quando não há ninguém para saber. Isso não é uma noção bem clara e terrível do inferno? A extinção do próprio ser? Pior do que um lugar de fogo e trevas em que milhares de pessoas sofrem. Mas pelo menos sentem, não é mesmo? Podem possuir o sentimento de coletividade no sofrimento. Existem. Como vermes, mas existem.

É isso que crentes e ateus tem em comum. Ateus também não existirão quando morrerem. Para os crentes, apenas prevalece a frase "alea jact est" (que a sorte esteja lançada), proferidas por César.

Para encerrar, vou deixar uma música que me fez pensar no assunto e acho até bem coerente.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Mestre Shake; 13-08-2011 às 12:28.

~

"The woods are lovely, dark and deep, but i have promises to keep and miles to go before i sleep."

Registro
    30-01-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

a unica semelhança é que todos somos humanos =x

Registro
    10-09-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por JaimeAc Ver Post
    a unica semelhança é que todos somos humanos =x
    Cachorros são ateus.

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Edita o tópico com espaço entre os parágrafos, tá horrivel de ler assim... só uma dica.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não entendi. Como assim um crente não existirá depois que morrer? Quer dizer que todos irão para o inferno?

A não existência que você propôs é diferente da não existência imaginada por quem não acredita em vida após à morte. No momento em que você morre, sua consciência some, o "você" não mais vai existe e todos os seus átomos servirão novamente ao Universo. Não existe o conceito de ficar no limbo por toda eternidade. A inexistência não dói, não importa. Ela apenas é a inexistência.

O pós-morte só tem importância se existir algo após a morte. Se não, o que importa mesmo é a vida.

Publicidade:

Última edição por Bob Joe; 12-08-2011 às 18:14.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    28-09-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acreditar em Deus e tudo o mais até vai, mas céu e inferno? Qual é. Você vai morrer, ser enterrado e acabou, sua existência termina ali.

Inferno é a cois amais ilógica nas religiões. Deus te ama e te perdoa sempre, mas se você não andar na linha vai ser jogado num lugar onde vai agonizar e queimar por toda a eternidade.
    Última edição por Gildão; 12-08-2011 às 18:19.

Registro
    01-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ateus e Teístas do mundo eu não sei, mas o que Ateus e Teístas do fórum tem em comum é a repúdia pela criação de muitos tópicos sobre ambos em um curto período de tempo.

Parábens esse é pelo menos o décimo tópico religioso essa semana.

Tópicos de religião são todos iguais, começam de A a Z nos temas e seguem esse script a risca, começamos falando da Arca de Nóe e terminamos falando de Darwin.

Fui, Feliz Sábado a todos. Shabbat shalom!
    YHWH

Registro
    23-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Não entendi. Como assim um crente não existirá depois que morrer? Quer dizer que todos irão para o inferno?

A não existência que você propôs é diferente da não existência imaginada por quem não acredita em vida após à morte. No momento em que você morre, sua consciência some, o "você" não mais vai existe e todos os seus átomos servirão novamente ao Universo. Não existe o conceito de ficar no limbo por toda eternidade. A inexistência não dói, não importa. Ela apenas é a inexistência.

O pós-morte só tem importância se existir algo após a morte. Se não, o que importa mesmo é a vida.
    A história do limbo é uma das formas de ver a inexistência. Viver em algo que nada existe é o mesmo que não existir pelos meus cálculos. Lembra da história da arvore que cai na floresta e produz som, mas ninguém está lá para ouvir? Ela esteve lá, mas é tão insignificante quanto algo que não existiu. Usei essa utopia pra tentar pelo menos sombrear o que parece ser inimaginável, a vida sem a própria existência. Pra mim, pelo menos, não existe inferno maior e todos compartilham isso. A maldição da inexistência.

Nós, para ateus, compartilhamos juntos um pedaço do universo que pode ser insignificante. Se nosso sistema se explodir, então quem ouvirá? Existimos realmente? Não chega perto do inferno, porém, ao pensar nisso individualmente sim. Não existir sem nada e sem ninguém.

Para os crentes há uma escapatória. Podem considerar "interesse", mas é um dos motivos que estou com eles e que consideram o homem um ser religioso, transcendental.
    Última edição por Mestre Shake; 12-08-2011 às 19:16.

~

"The woods are lovely, dark and deep, but i have promises to keep and miles to go before i sleep."

Registro
    16-05-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sempre achei que eu era o unico humano, que vocês todos eram illusões duma dimensão paralela, onde estou aprisionado para sofrer, mas que eu sou imortal e sou o principal da história.

Registro
    05-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gildao Ver Post
    Inferno é a cois amais ilógica nas religiões. Deus te ama e te perdoa sempre, mas se você não andar na linha vai ser jogado num lugar onde vai agonizar e queimar por toda a eternidade.
    Sou ateu, e se for pra acreditar, acredito no Satã (já expliquei que 'Satã' não designa somente o "Diabo" cristão).
    Ele te coloca no mundo pra sofrer, e depois disso, você ainda tem a chance de ir para um local de punição eterna.

Citação Postado originalmente por Rubenito Ver Post
    Ateus e Teístas do mundo eu não sei, mas o que Ateus e Teístas do fórum tem em comum é a repúdia pela criação de muitos tópicos sobre ambos em um curto período de tempo.

Parábens esse é pelo menos o décimo tópico religioso essa semana.

Tópicos de religião são todos iguais, começam de A a Z nos temas e seguem esse script a risca, começamos falando da Arca de Nóe e terminamos falando de Darwin.

Fui, Feliz Sábado a todos. Shabbat shalom!
    E você se dá o trabalho de postar em todos.. aeeaiuheaiuheaiuh

@Tópico
    Sou ateu e não compartilho nada disso com os crentes, já furei sua teoria.

Você já dormiu, certo?
    Quando você dorme, só tem noção do tempo que se passou depois de acordar e ver as horas, você não pensa que existe, o mundo simplesmente some, e quando você abre os olhos novamente, retorna à realidade.

Agora imagine-se dormindo, e nunca mais acordando.
    Você não possui mais consciência de sua própria existência, uma eternidade passa e você não fica sabendo, você nunca mais vai acordar, não sente dor, fome, frio, nada.

Muitas vezes você dorme e só se dá conta que dormiu porque acordou. E se não acordar, como perceber que dormiu?

Pra mim isso é o que acontece após morte, você nem vai perceber.
    (Tenta imaginar uma pessoa que morre enquanto dorme)

Publicidade:

Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Tópicos Similares

1. [Artigo Oficial] 50 respostas dos product managers
    Por Anderslash no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 199
    Último Post: 27-06-2010, 21:41
  2. Cast nao ta abrindo (not opening)
    Por Cupido Sniper no fórum TibiaCast Suporte
    Respostas: 9
    Último Post: 30-01-2010, 03:38
  3. Qual a melhor banda de todos os momentos???
    Por Markiinho no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 98
    Último Post: 29-07-2009, 18:52
  4. Taverna | Schwarzenegger quer legalizar maconha para aumentar receita estadual
    Por Be the Fox no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 56
    Último Post: 05-06-2009, 23:41

Permissões de Postagem