Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 165

Tópico: O que ateus e crentes tem em comum

Visão do Encadeamento

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    23-07-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão O que ateus e crentes tem em comum

Estava pensando no fenômeno da minha existência quando me dei conta de algumas coisas que acho plausível discutir. Talvez alguém me taque pedras.

Sou crente, não posso negar. Mas reconheço a ilógica dos crentes. Nós sentimos alguma presença divina. Presenciar o ilógico nisso é perguntar "o que sente?", "como sente?", "prove". Tudo é bem ilógico, mas nós sentimos simplesmente e nos agarramos a isso ilógicamente também. Por que? Esse "porque" me fez pensar em um único fundamento lógico entre os crentes e que pode ser partilhado por não crentes. É a noção do inferno.

O que vocês pensam quando pensam em inferno? Um lugar de fogo e pessoas virando churrasco talvez? É o que eu pensava. Alguém pode até reconhecer quando na bíblia, em algum lugar, Deus lança os condenados para um lago de fogo onde lá permaneceram para sempre. Por anos e até agora se pensa comumente na visão de pessoas em eterna agonia queimando várias e várias vezes. Por anos também falavam que o inferno é inimaginável, assim como o (para alguns utópico) céu.

Fogo queima. Destrói. Bem antes de sabermos as evidentes transformações físicas da matéria exposta a uma reação de combustão, pensávamos no fogo como algo que consome, destrói. Fogo é, então, culturalmente, o símbolo mais próximo da destruição. O lago de fogo que Deus atiraria os condenados, então, como o fogo destrói, destruiria eles, não?

Ai que está a noção de inferno, realmente inimaginável, compartilhada inevitavelmente seja por crentes ou por ateus. A única diferença seria que para o crente, há como fugir do inferno. E o inferno então é a nossa própria inexistência.

Não há como imaginar a inexistência ou seja, o inferno é realmente inimaginável, é tão utópico quanto descrever alguém que ainda não veio ao mundo. E quer algo pior que isso? Não existir, não sentir, não ver, não saber, não ter ninguém? Estar abaixo do estado de natureza, atributo dado por contratualistas, viver, talvez, em um universo paralelo sozinho, sem corpo e sem voz e sem visão flutuando no limbo de seus próprios pensamentos, contrariando todas as verdades preditas por Decartes do "penso, logo existo", porque evidentemente não há o que existir sendo que não há alguém ou algo por perto para escutar, te ver, servir de apoio. Isso não é ser menos importante do que os mínimos fatos que ocorrem o tempo todo num espaço de tempo tão curto que nem se pode dizer que existiram, somente Deus? Talvez isto te impossibilite de saber a verdadeira e essência de sua natureza, ser bom ou ruim para que? Quando não há ninguém para saber. Isso não é uma noção bem clara e terrível do inferno? A extinção do próprio ser? Pior do que um lugar de fogo e trevas em que milhares de pessoas sofrem. Mas pelo menos sentem, não é mesmo? Podem possuir o sentimento de coletividade no sofrimento. Existem. Como vermes, mas existem.

É isso que crentes e ateus tem em comum. Ateus também não existirão quando morrerem. Para os crentes, apenas prevalece a frase "alea jact est" (que a sorte esteja lançada), proferidas por César.

Para encerrar, vou deixar uma música que me fez pensar no assunto e acho até bem coerente.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Mestre Shake; 13-08-2011 às 12:28.

~

"The woods are lovely, dark and deep, but i have promises to keep and miles to go before i sleep."

Tópicos Similares

1. [Artigo Oficial] 50 respostas dos product managers
    Por Anderslash no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 199
    Último Post: 27-06-2010, 21:41
  2. Cast nao ta abrindo (not opening)
    Por Cupido Sniper no fórum TibiaCast Suporte
    Respostas: 9
    Último Post: 30-01-2010, 03:38
  3. Qual a melhor banda de todos os momentos???
    Por Markiinho no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 98
    Último Post: 29-07-2009, 18:52
  4. Taverna | Schwarzenegger quer legalizar maconha para aumentar receita estadual
    Por Be the Fox no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 56
    Último Post: 05-06-2009, 23:41

Permissões de Postagem