Há uma fanfiction (história criada por fãs) que causa muita confusão aos exploradores em busca da espada. Ela diz o seguinte:
Há livro na cidade de Ab'Dendriel, que conta que essa espada pertencia a Kylindra Ennorath, uma elfa que há muito tempo habitou Rookgaard. Ela era extremamente violenta e foi arrastada e expulsa para a caverna de orcs ao norte da cidade. Essa caverna foi invadida pelos minotauros, que entraram por um portal na caverna e expulsaram os orcs. Kylindra enfrentou e derrotou inúmeros minotauros, até que ficou cara a cara com o Minotaur Mage. Ela, sabendo que não o venceria, tentou correr para o portal mas o Minotaur Mage trancou a porta com a sua magia, e a elfa viu uma luz brilhante. Ela começou a atirar flechas contra a luz e a correr na direção dela, porém ela não parecia chegar mais perto, até que em dado ponto ela morreu de exaustão. Após ela ter morrido, a luz brilhante se dissipou e uma pessoa, que não era homem ou mulher, se formou; essa pessoa disse:
Pequena garota, você pode correr tão rápido como o mais rápido cavalo no reino, pode ser tão forte quanto demônios, mas não tem humildade para entender o que acontece ao seu redor. Sua espada, que está ensangüentada de sangue dos homens, crianças, Trolls, Orcs e muitas outras criaturas que você tirou a vida sem razão, permanecerá em uma ilha, para lembrar a todos os males que você causou. Sua espada será conhecida como a 'Espada da Fúria', e ela queimará sobre as rochas, sendo somente tocada pelos humildes.
— '
Alguns jogadores especulam que a sala trancada do Minotaur Mage tem alguma ligação com a possível forma de se obter a espada, e de que os outros mistérios de Rookgaard também possam ter alguma ligação com a espada. Há também os jogadores que pensam que não há como se obter a espada em Rookgaard.
Uma Spikesword, outras (não a espada da fúria), pode ser obtida facilmente no continente principal, contudo é uma arma fraca em relação às outras disponíveis fora de Rookgaard.
O NPC Dallheim, que fica na ponte de passagem, tem essa espada. Se você falar "weapon" para ele ele dirá:
With my spikesword I slice even cyclops
Tradução: Com minha espada espinhosa eu corto até mesmo ciclopes. Lembrando que ele não se refere diretamente a Spike Sword.
O NPC Avar Tar, morador de da cidade de Edron em outra ilha, diz que foi dono da espada no passado:
Ah, my trusty old sword. I left it on Rookgaard years ago when I left for the main continent.
Tradução: Ah, minha confiável antiga espada. Eu a deixei em Rookgaard anos atrás, quando vim para o continente principal.
O único jogador que já obteve a espada compravadamente foi o Potty on Harmonia(do mundo de Harmonia).
Potty afirma que foi ao continente principal por engano de um Comunnity Manager, tendo pego lá a espada, e voltado para a cidade de Rookgaard através do abuso de um bug do jogo. A espada foi depois retirada, por ter sido obtida ilegalmente.
Fonte : Wikipédia.
Acho qe essa historia é meio certa,tem qe haver algum jeito de entrar na sala do minotauro mage,mata-lo, e fazer a quest.
Ou
Quando fazem a espada sumir,ela deve ir para algum outro lugar de rookgaard,é a chance de pega-lá.