Uma coisa falada aqui que agente nunca comentou direito no antigo tópico, são os personagens clichês.
Eu gosto muito de usar One Piece para descrever os clichês.
Ruffy - o heroi idiota
Zoro - o cara serio quase tão forte quanto o protagonista, geralmente o mais serio da trama
Sanji - O personagem Ero
Nami - A garota briguenta que bate na cabeça do protagonista (em outros animes ela tb serve para ser a garota a ser resgatada)
A tematica basica de quando se iniciou one piece era essa, o primeiro n tão clichê era o Usopp, soh q ai vc começa a perceber o quão bom é One Piece que mesmo com clichês ele consegue ter uma obra belissima, não vou citar o Sanji passando fome, pq n faz parte do clichê, o caso por exemplo em water seven quando vão atrás da Robin, ele se recusa a lutar com uma mulher pq isso n faz parte de sua personalidade por pior que seja ela, foi bem emocionante essa parte, o Zoro quando é colocado dentro da bola de dor criado pelo Shichibukai, e ele resistiu, aquilo foi super bem feito e super emocionante, gostei bastante dessa parte apesar de ser um clichê do tipo do personagem.
O caso é que clichês para mim não importam tanto, desde que sejam bem feitos, algo se torna clichê por que as pessoas gostaram e resolveram usar em outros personagens, problema é quando cai na mesmice e você olha aquele personagem e te da raiva, uso o Sasuke de Naruto por exemplo (não falo mal da obra, eu gosto bastante) chega a ser irritante, no próprio Naruto tem o Jiraya que é um bom personagem Ero, eu gostei de como foi colocado na trama apesar dele ser um mestre Kame ninja.
Sabendo trabalhar os clichês, que mal tem?