
Postado originalmente por
Birger Brosa
Eu faço minha faculdade puramente por dinheiro também. Nois que voa.
Eu não faço puramente por dinheiro, senão ia direto fazer medicina que dava ainda mais lucro, mas tento unir o útil ao agradável. Não dá pra viver com um trabalho que não gosta, mas não dá pra viver sem dinheiro.
É uma questão de troca justa. Tudo o que a gente gasta tem um valor, e tem que ter algo devolvido em troca. Se eu gasto um número de anos estudando, eu mereço algo em troca. E não se trata só de fazer o que eu gosto: tem várias profissões que me fariam feliz, mas eu escolhi a que me dá mais trabalho, pelo que eu vou ganhar mais tarde.
Vou dar outra razão. De acordo com a revista exame (eu postei um link pra matéria no tópico de mecatrônica), o Brasil forma muito menos engenheiros hoje do que precisa, e a tendência é isso piorar e trazer problemas para a economia. Como estamos no capitalismo, a solução é simples: melhorar o salário dos engenheiros, pra atrair a grande quantidade desses profissionais que vão trabalhar em outras áreas, como bancos. Isso é a "lei da oferta e procura" aplicada a seres humanos: porque tem menos engenheiros do que se precisa, eles valem mais.
E se estivéssemos no socialismo? Aí o país pode chorar. Porque só os mais inteligentes ou apaixonados vão escolher essa profissão, dada a sua dificuldade. A economia ia parar.

Postado originalmente por
Poncheis
Bom, eu já provei que esse seu argumento de que era atrasada no tempo não adiantava. mas já que você afirma que ela era avançada apenas em satélites e mais nenhum quesito, apresente uma prova. você deve ter tirado essa afirmação de alguma fonte segura, certo?
Eu vou dizer que eu aprendi isso em história, e você vai dar o velho argumento de que as aulas da escola mentem e que são usadas pelo governo pra manipular a gente. Já ouvi isso do elielsantos, de um cara monarquista que eu esqueci o nome, e de alguns religiosos do off.
Mas o que eu aprendi, e eu não to afim de sai procurando fontes, é que quando caiu o muro de Berlim, a Alemanha Oriental tava muito atrasada em relação a Ocidental. As pessoas da Oriental ainda se vestiam como nos anos 50, ainda dirigiam carros da época em que o muro foi construído, etc O socialismo coneglou o desenvolvimento tecnológico da Al. Oriental, a tal ponto que a Alemanha voltou a ter xenofobia quando o muro caiu, porque o povo da Ocidental tinha medo de perder seus empregos pra Oriental.