Postado originalmente por
Palmon
Sou fissurado por robótica. Porém, vou fazer Engenharia de Controle e Automação.
Mecatrônica nem rola, apesar de serem quase semelhantes.
Uma notícia combástica para vocês, as duas são a mesma coisa, não são apenas quase semelhantes, é o mesmo curso, mas tem dois nomes, cada um chama do jeito que achar melhor, aliás, mecatrônica é uma engenharia bem nova e vem crescendo muito, antigamente tinha que fazer eng. mecânica e fazer especialização de robôtica, hoje é bem mais fácil.
Realmente é difícil escolher, mas creio eu que escolhi bem e estou me dando bem nas notas.

Leho
Se você olhar a robótica em si, não é algo muito atrativo aqui no Brasil. Porém o curso de Automação (falarei de automação pois é a que faço, qualquer conclusão sobre mecatrônica seria precipitada) ao contrário do que muitos pensam, não é um curso de robótica, na verdade o foco do curso é a automação através de diferentes estratégias de controle. Evidentemente também há bastante coisa ligada a robótica.
Engenharia mecatrônica é algo bem atrativo, o mercado anda expandindo bem e por exemplo na minha cidade tem muitas empresas ligadas a essa engenharia, como qualquer ligada a automação, como Toyota, Ford, blá blá.

Ninja Dragon
Falando nisso, também acho que robótica é legal. Mas precisa fazer mecatrônica/controle pra fazer isso? Ou será que tem outros cursos que permitem eu me especializar em robótica? E outra, existe mercado pra robótica no Brasil? Porque a impressão que eu tenho é que isso aí só tem no EUA/Japão.
Toda parte de montagem de carros entre tantas outras coisa sé a base em robótica, o mercado é mais volumoso no Japão e EUA por eles terem uma rivalidade grande e sempre tendem a evoluir rapidamente, mas se for ver tem empresas de automóveis de monte quanto dos EUA quanto as do Japão.
Eu tenho contato com uma turma do quinto ano de mecatrônica, 85% já estão empregados.