Bom...
Aí vai uma breve viagem sobre a criação de personagens.
Espero que dê pra alguém aproveitar.
Boa sorte.
Sobre os personagens.
Estava imaginando como criar os personagens, afinal, eles são tão importantes. Gostaria de ter mais facilidade nesta parte, pois são os mesmos quem definem uma história. O quanto um personagem é diferente do outro mostra o quanto esta mesma história é real.
Personagens diferentes vivem em mundos diferentes. As pessoas têm visões particulares sobre o que vêm que devem ser interpretadas pelo autor. Um narrador onisciente certamente conheceria todos os fatos de forma perfeita; mas um personagem veria aquilo do seu modo, e nada mais. Ele interpretaria as coisas como ele acredita que elas ocorreram, e não como elas de fato õ são. É de vital importância o autor mostrar isso.
Também deve-se levar em consideração o fato de personagens terem vidas, gostos, atividades diferentes. Eles podem discordar avidamente de uma coisa, mas dificilmente concordarão com tanta facilidade. As pessoas costumam se atritar mais do que se entenderem.
Deve-se levar em conta também os atritos que eles têm entre si. Uma história onde todos os personagens são amigos seria de certo tediosa. Assim como outra onde eles podem não serem íntimos, mas não têm nada uns contra os outros seria igualmente ruim. Pessoas discordam, competem, e em certos casos não se suportam. Isso é a realidade, e deve ser mostrado desse modo.
Acima de tudo, personagens têm histórias. Qual a história de cada um é uma questão que precisa ser definida com cuidado. Personagens que aparecem uma vez apenas em uma história, mas que desempenha certo papel de destaque, deve ter uma história interessante, afinal, ele está na grande história. Às vezes, quando pensamos que aquele carinha cabeça-de-abobora fazendo a faxina no castelo do grande Morpheus não era nada além do zelador, nos surpreendemos quando percebemos que ele era o herói de uma revista posterior, caçando sonhos desgarrados e salvando o mundo.
Até mesmo os mais simples podem nos dar boas idéias depois. Então, cada personagem deve ter uma história a contar. Pense nisso.
Agora, para ajudar um pouco, algumas perguntas que você pode fazer ao seu personagem:
- Por que ele está na sua história? Afinal... Deve haver um motivo.
- Por que isso é importante pra história?
- O que ele faz?
- Como foi a vida dele?
- O que fez ele como ele é hoje?
- Como ele costuma ver as coisas? Com fidelidade aos fatos?
- E por que ele não está em outro lugar?
Considerando também que coisas como: do que ele gosta ou não, não precisam ser lembradas aqui, ok? Apenas pense em formar personalidades diferentes...
Sem mais,
Euronymous.

Postado originalmente por
Anexo I

Laudelino
Sobre a colocação dos personagens pensem o seguinte o dark é extremamente ... DARK! e eu sou um quase santo e aprendemos a escrever quase que ao mesmo tempo neste fórum e somos bons amigos de escrita[...]
Bons tempos ^^
Onde qualquer besteirol parecia uma "história incrível que acabamos de criar" x]

Alexei Lune
concordo com o q escreveu sobre personagens... há muitos mais atritos do q amizades...
cada personagem deve ter seus ideias, seus objetivos, seus sonhos, cada personagem não pode ser um nome no papel, mas sim uma pessoa complexa e real ^^
Esse é espírito da coisa,
Afinal... histórias apenas contam histórias ^^
E as pessoas delas são apenas... pessoas xD
E pessoas são problemáticas :S

Pernalonga
Faça como eu penso, ou como tento pensar. Seja o melhor ator ao ser autor, seja seus personagens e escreva sobre você.
Realmente, perna.
Temos que pensar como nossos personagens agiriam para com as diversas coisas, e isso é bem difícil.

AAlan
Gostei das dicas, porém, eu sempre me perco tentando fazer algo parecido com o que você postou. Acabo tendo que escrever um livro pra cada personagem, e isso é maçante. Não consigo um meio-termo para a coisa. Então eu vi que nem todos os personagens eram explicados minuciosamente por seus criadores. Tento seguir isso, em partes!
Bom...
Eu pensei isso tbm.
Ah.. pq não fazer um livro para cada personagem?
MAs daí eu percebi oq vc percebeu.
Eh cansativo e demora mto.
Então... vamos fazer um livro para cada personagem que eu queira contar a história dele.
Eu trabalho com crônicas: As crônicas do Mundo Antigo
E essas crônicas vão possuir quatro livros, que narram a história de quatro personágens muito importantes e marcantes.
Além de alguns contos, que irão narrar histórias de outros personágens menos importantes das histórias maiores. =]
Agora nem todo autor trabalha com vários livros interligados, então... como resolver isso?
Eh só vc criar esbolsos.
Com o básico para cada personagem.
humor, essas cosias.
oq ele aprendeu, como aprendeu.
AS crenças dele.
Essas besteiras.
Mas isso não precisa ser no papel. =]
Pode ser na sua cabeça, afinal, vc conhece os personagens.
Aquestão é... quanto tempo você vai ficar pensando nele.
Em quem ele é.
Daí você vai conhecer ele e vai saber agir como ele. =]
Então, quando você sedeparar com um fato importante e achar que ele poderia agir de um modo diferente mas não sabe como...
pare a história e fique pensando.
Não importa o quanto demore...
Você ganhará mais se trabalhar melhor ^^

AAlan
Parabéns pelo 'guia', muitíssimo bom!!
Abraços!
Obrigado,
Para todos um grande abraça xD
Euronymous,
da Crueldade.

Anexo II

EleMenTals
Acho que contar a personalidade, os defeitos e qualidades, etc, logo de cara estraga muito uma história. O Manteiga, por exemplo, faz isso bastante. Eu prefiro deixar que as ações das personagens mostrem como ela é. E, se for necessário falar algo a mais, faça com que isso seja transposto em um diálogo. Essa é minha opinião.
POr mais que o narrador posssa ser onisciente, apenas ele é assim. Contar uma história jogando tudo na cara do leitor é despresar sua sagacidade; subjulgar o valor da descoberta.

AAlan
Dark Psycho
O que você comentou por ultimo bem que poderia ir no inicio do teu guia.
Crias esboços é mesmo uma boa idéia... um mapa mental ajuda a não se perder!
Abraços!!
Irei providenciar.
Sem mais,
Euronymous.