Postado originalmente por
Senhor do Nunca
Tenho amigos ateus , espíritas , + nada muda entre eu e eles , pois há uma coisa que não houve em relação ao meus tópicos , e que falta muito , mais muito em vocês e em vários pessoas do mundo :RESPEITO
Por que a fé merece respeito?
Por que a fé é digna de tanto respeito? Alguém me mostre as contas, por que eu simplesmente não entendo. As pessoas vivem me dizendo: “Sabe, você devia mostrar um pouco mais de respeito. Não precisa chamar as pessoas de doentes mentais só porque discordam de você.” Bem, não é por discordo que chamo-os de doentes mentais, mas sim por suas crenças sobre a realidade e, mais importante, sobre o que eles pretendem com elas.
Quer dizer, se fosse só uma crença, eu não teria problema em dar à religião todo o respeito que ela quer. Do mesmo jeito que eu repeito o gosto de uma pessoa para roupas, ou a decoração da sua casa, mesmo se eu achasse de mau gosto eu respeitaria o suficiente para não dizer nada.
Mas a religião é mais que uma mera crença. A religião quer impôr uma moral universal, o que é uma razão pela qual ela sempre atraiu aqueles que acham que a vida particular dos outros é da conta deles. E é exatamente por prestar respeito a essa mentalidade é que estamos nessa bagunça.
Demos à religião idéias que estão além do seu papel, e a convencemos que ela é algo que não é, quando a verdade é que fé não passa de uma suspensão deliberada da descrença. É um ato de vontade. Não é um estado de graça, é uma questão de escolha, porque, sem evidências, a única razão para acreditar é a sua disposição em acreditar. Porque isso seria mais digno de respeito mais que a disposição de enfiar um lápis no olho?
E porque a fé é considerada uma virtude? Porque implica alguma profunda contemplação interior? Acho que não. A fé, por definição, não requer verificação, então nesse sentido deve estar entre as mais superficiais das experiências. E ainda assim, se pudesse regularia cada ação, palavra e pensamento de cada pessoa nesse planeta. Afinal, não vamos esquecer que mesmo um pensamento impuro é um pecado!
Bem, eu acredito que a fé em Deus é um pensamento impuro, que polui nosso entendimento da realidade, fica no meio do caminho, e consegue tirar o pior dos melhores de nós, de modo que nos preparemos a ir tão baixo a ponto de envenenar as mentes em formação daqueles que mais amamos: nossos filhos. Quando eles tiverem idade suficiente para pensar por si mesmos, será tarde, pois eles já estarão completamente hipnotizados.
Desculpe, mas não há um jeito gentil de dizer isso: se você enche a mente das crianças com imagens de Satã e com os horrores do Inferno, então você é, sim, um doente indivíduo, você é um doente mental. E a única razão pela qual você não sabe disso é que por que você foi ensinado e doutrinado tempo demais por pessoas e instituições que precisam saber mais.
A verdade é que suas crenças são infantis, suas escrituras são mentiras, e seus deuses são ilusões. E eu posso dizer isso com todo o devido respeito, pois nenhum respeito é devido! E além do mais, qualquer um que precise exigir respeito merece automaticamente o ridículo. Se você merece respeito, você já o tem; você estaria rolando nele como um tele-evangelista no dinheiro dos outros. Não, o que você merece é gozação.
Mas sou uma pessoa razoável, e vou fazer um esforço. Eu vou respeitar suas crenças o tempo que eu conseguir manter uma cara séria ao pensar nelas, o que deve ser... meio segundo; depois disso, não posso prometer nada.
Enquanto isso, não acredito que Deus exista, mas se acontecer de eu estar errado, tudo bem. Não gosto muito da atitude dele, para ser honesto, e se ele quisesse se mostrar, eu diria isso na cara dele, se é que ele tem uma. Se Deus existe, eu quero que ele mesmo me diga. Não quero ouvir isso de ninguém mais, e se você está pensando nisso, isso inclui você.
Então, por favor, não me cite mais nenhuma escritura, já estou por aqui disso. E, francamente, não dou a mínima para o que a Bíblia ou o Corão têm a dizer sobre qualquer coisa. Você podia me falar sobre seus sonhos, o que é, essencialmente, o que você está fazendo. Eu entendo porque as pessoas se sentem atraídas por escrituras e religiões. É tudo muito fácil, tudo prontinho, todo o trabalho de pensar já foi feito. Você não precisa acordar um neurônio sequer. É tão conveniente que é quase moderno.
Mas o que você precisa entender é que acreditar em algo, não importa com quanta força, não necessariamente a torna real. Você pode ser hipnotizado a acreditar que é uma galinha, mas não pode esperar que outras pessoas acreditem - ou, pelo menos, não até ver alguns ovos. Eis a chave: evidência. Se você me mostrar alguns ovos, então acreditarei que você é uma galinha, ou um cristão, ou um muçulmano, ou seja lá o que você pense que seja.
Mas até lá, por favor não peça para eu não zombar das suas crenças. É como pedir para eu não rir da sua ezquizofrenia. Só deixa a coisa toda ainda mais ridícula.
Paz, e que você tenha todo o respeito que merece.