Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: Durin, Kazordoon e o Lago-espelho !

  1. #1
    Avatar de Nerd Pegador
    Registro
    07-07-2008
    Idade
    34
    Posts
    968
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Arrow Durin, Kazordoon e o Lago-espelho !

    Comecei a jogar tibia faz pouco tempo, mas sempre eu fui do mundo de Tolkien.

    Vou postar agora, algo muito interessante em que eu observei. Pra quem não conhece Tolkien vou dar uma bela resumida. Ele é o pai de quase todos os RPGs online, já que ele deu praticamente toda a base para os mesmos. Autor de obras como "O senhor dos anéis" e "O Hobbit" sem contar a outra que ele mais gostava "O Silmarillion". Tolkien deu origem ao seu mundo secundário denominado de "Arda".

    Obs: A parte da criação não é muito necessária ler.

    Bom, vamo lá:

    Índice:
    - A criação dos Anões
    - Durin e o Lago-Espelho
    - Comentários



    A criação dos Anões

    Em uma grande mansão sob as montanhas da Terra-média, Aulë, o ferreiro dos valar, criou os Sete Pais dos Anões durante as Eras de Escuridão, quando Melkor e seus servos em Utumno e Angband reinavam na Terra-média.

    Então Aulë fez os anões robustos e fortes, resistentes ao fogo e ao gelo, era a mais resistente das raças que se seguiram. Aulë sabendo do mal de Melkor fez os anões teimosos, indomáveis, e persistentes no trabalho e no sofrimento. Eles eram valentes em batalha, leais na amizade e na inimizade, e seu orgulho não poderia ser quebrado. Os Anões eram mineiros, pedreiros, ferreiros, e os escultores em pedra mais maravilhosos de toda a Terra-média.

    Aulë fez os Anões sábios com o conhecimento das suas artes, e lhes deu um idioma próprio chamado Khuzdul, que só era falado e conhecido por eles.

    Porém, Eru que era o Deus supremo de toda Arda lembrou Aulë que sua função não era criar, então Aulë se ofereceu para destruir sua própria criação. Então Aulë pegou um grande martelo e preparou-se para destruir os anões, com lágrimas nos olhos.



    Mas Eru se apiedou de Aulë, pois viu que ele era humilde e não havia sido motivado por desejo de poder ou dominação, mas por amor a Arda e desejo de ensinar.

    Durin e o Lago-espelho

    Após isto, os sete Reis-Anões começaram a buscar territórios para estabelecer seus reinos. Das três tribos que marcharam rumo ao noroeste de Endor, uma delas (a liderada por Durin I "o Imortal") deixou o grupo nas Montanhas Nebulosas.

    Certa manhã, Durin escalou com seus batedores uma colina que escondia um vale suspenso que tinha em seu centro um pequeno lago. Durin sentiu necessidade de banhar-se e beber daquela água. A lâmina d'água era como um espelho e refletia o sol. Então ele ia se levantando quando observou a sua imagem refletida no espelho do lago, era Durin mas, sob sua cabeça, estava refletida a Coroa das Sete Estrelas.



    Durin considerou aquela visão como um sinal de que aquele vale era o local no qual ele deveria estabelecer seu reino. Ele retornou ao acampamento e proclamou sua vontade a seus súditos. Começaram a vasculhar a região: vales, bosques, colinas e montanhas. Acabaram encontrando uma caverna que possuía uma vasta rede de aposentos naturais. Ali Durin se estabeleceu e batizou o local com o nome de Khazad-dûn (Mansão dos Anões).



    É incrível nortar a semelhança entre entre o nome "Khazad-dûn" e Kazordoon.

    Comentários

    Porém o mais impressionante de tudo. É que existe um mesmo lago, em cima das montanhas de "Big old one" onde é a atual Kazordoon em Tibia. E o mais impressionate disto tudo, é que este mesmo texto diz que as escavações se extendem para o oeste, assim como acontece no Tibia.

    Então as famosas "Montanhas Nebulosas" são na verdade "Big Old One" ?

    Sim, é uma hipótese plausível.

    "...aquele é o Lago espelho, o profundo Kheled-zâran! - disse Gimli com tristeza. Lembro-me do que ele disse: "Que você se alegre com a vista! Mas não podemos nos demorar lá".

    Kheled-zâran existe, está ali mesmo na "Big Old One".

    Porém onde eu quero chegar é:

    Para se aventurar no mundo do RPG, devemos conhecer não só as histórias do nosso Tibia?


    Fontes:
    Duvendor

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Nerd Pegador; 08-07-2008 às 00:27.

  2. #2

    Registro
    10-01-2007
    Posts
    144
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Muito interessante!
    Parabens pelo tópico!

  3. #3
    Avatar de Wolf of night
    Registro
    10-11-2004
    Localização
    Recife
    Idade
    33
    Posts
    4.448
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Vix, isso é muito velho :B
    Tibia plagia um motne ed coisa de Tolken e de outras 218 MMORPGs diferentes =D
    Mas é isso que dá o bolado:
    "Eu jogo um jogo que plagia deus e o mundo e não é processado, e ainda faz gente besta pagar pra jogar rsrsrsrs"

    "O forum requer que você espere 120 segundos para postar uma mensagem. Tente de novo em 25 segundos."
    Favor, enfiarem esses 25 do meio do olho do Curió :o

  4. #4
    Avatar de Nerd Pegador
    Registro
    07-07-2008
    Idade
    34
    Posts
    968
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Wolf of night Ver Post
    Vix, isso é muito velho :B
    Tibia plagia um motne ed coisa de Tolken e de outras 218 MMORPGs diferentes =D
    Mas é isso que dá o bolado:
    "Eu jogo um jogo que plagia deus e o mundo e não é processado, e ainda faz gente besta pagar pra jogar rsrsrsrs"

    "O forum requer que você espere 120 segundos para postar uma mensagem. Tente de novo em 25 segundos."
    Favor, enfiarem esses 25 do meio do olho do Curió :o
    Me desculpe se já foi postado aqui várias vezes. É que eu sou meio novo.

  5. #5
    Avatar de Havengar
    Registro
    20-09-2004
    Localização
    São Paulo - Mooca
    Idade
    45
    Posts
    19.500
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Ahhhhhhhh muito bom tópico, parabéns. Não é todo dia que encontro um compatriota do universo de Tolkien.

    *Apenas seu nick no forum, não faz muito jus às suas preferências.

    Ainda em seu tópico, vou passar alguns significados do esplêndido vocabulário da língua anã, o Khuzdul:


    aglâb

    "idioma (falado)" (WJ: 395). Esta evidentemente possui os mesmos radicais G-L como em iglishmêk.


    ai-mênu

    "sobre vocês" (SdA2/III cap. 7, Apêndice F), com ai, uma forma reduzida de aya (q.v.), e mênu (WR: 20)


    Azaghâl:

    nome do senhor dos anões de Belegost (Silmarillion cap. 20)


    [Azanûl - uma forma que Tolkien parece ter substituído por Azanulbizar (RS: 466)]


    Azanulbizar

    "Vale do Riacho Escuro" (SdA1/II cap. 5). Em A Tolkien Compass pág. 182, Tolkien afirma que "a forma na língua geral é uma tradução precisa: o vale do riacho escuro (sombreado) que desce a encosta da montanha". Ver também RS: 466:


    Azanulbizar

    "Vale dos Riachos Escuros" com os elementos ZN, ûl, bizar (q.v.)
    aya "sobre" (WR: 20). Forma reduzida ai em ai-mênu "sobre vocês".


    baraz "

    ?vermelho" em Barazinbar, TI: 174. Baraz "?O Vermelho", nome encurtado de Barazinbar. (SdA1/II cap.3)


    Barazinbar

    "Chifre Vermelho", uma das montanhas sobre Moria, sindarin Caradhras (SdA1/II cap. 3).


    baruk

    "machados dos" (WR: 20), Baruk khazâd! "Machados dos anões!" (Apêndice F). Possivelmente o estado de construção plural de *burk "machado".


    bizar

    "vale" (RS: 466) em Azanulbizar


    bund

    "cabeça" (TI: 174). Em Bundushathur, q.v.


    Bundushathur

    "Cabeça de Nuvem", uma das montanhas sobre Moria, em sindarin Fanuidhol (SdA1/II cap. 3); os elementos são Bund-u-shathur "Cabeça nas/de Nuvens" (TI: 174).


    Buzundush

    "Morthond, Raiz-negra" (TI: 167)
    dûm"excavações, salões, mansões", tanto um plural verdadeiro como um singular coletivo (em Khazad-dûm, q.v.)


    felek


    "fender rocha" (afirmado como sendo uma raiz; os radicais são evidentemente *F-L-K) (PM: 352)
    felak 1) (usada como substantivo) uma ferramenta como um cinzel de lâmina larga, ou pequena cabeça de martelo sem cabo, para cortar pedra, 2) (usada como verbo) usar esta ferramenta (PM: 352)
    felakgundu, também assimilada felaggundu "escavador de grutas" (nome dado a Finrod por causa de sua habilidade em suavizar o entalhe de pedras, adaptado para o sindarin como Felagund). (PM: 352) Isto evidentemente torna obsoleta a entrada PHELEG no Etimologias (LR: 381), onde Tolkien forneceu uma etimologia élfica para este nome.


    Fundinul

    traduzido "filho de Fundin", literalmente provavelmente um tipo de adjetivo derivado deste nome (que está ele próprio em idioma humano, e não em khuzdul)


    gabil

    "grande", isolada a partir de Gabilgathol, q.v.


    Gabilân


    um nome do rio Sirion (WJ: 336). Aparentemente inclui gabil "grande", cf. Gabilgathol.


    Gabilgathol

    "Grande Fortaleza", sindarin Belegost (Silm cap. 10, LR: 274)


    Gamil Zirak

    nome de um ferreiro anão, mestre de Telchar de Nogrod (CI: 73). Interpretações sugeridas são "Velho Prateado" ou "Ferrão Velho"; ver zirak.
    gathol "fortaleza", isolada a partir de Gabilgathol, q.v.


    gundu

    "salão subterrâneo" (da raiz gunud) (PM: 352). Uma forma deste substantivo ocorre no nome da montanha Gundabad, afirmada como sendo "em origem um nome khuzdul"? (PM: 301)


    gunud

    "aprofundar-se no subsolo, escavar, cavar um túnel" (PM: 352 cf. 365), afirmada como sendo uma raiz. Cf. gundu acima.


    Ibun

    o nome de um dos filhos de Mîm (Silm. cap. 21, CI: 107)


    iglishmêk

    um código de sinais usado pelos anões. (WJ: 395) Cf. aglâb.
    inbar "chifre"; os radicais são dados como M-B-R, note a aparente diferenciação mb> nb. (TI: 174). Em Barazinbar, q.v.


    Kazaddûm

    grafia não ortodoxa de Khazad-dûm (RS: 467). Dificilmente deve ser tomada como uma indicação de que k e kh não são fonemas distintos, afinal de contas.
    K-B-L radicais de kibil, a palavra para prata (TI: 174)
    khazâd "anões", o nome deles para si próprios (Apêndice F). Sing. *khuzd?
    Khazad-dûm "Mina dos Anões", Moria (SdA1/II cap. 3)
    Khazâd ai-mênu! "Os anões estão sobre vocês!", grito de guerra anão. (Apêndice F)


    kheled

    "vidro" em Kheled-zâram "Lago-espelho", lit. "lago-vidro" (Apêndice do Silmarillion, entrada khelek-; ver também A Tolkien Compass pág. 190)
    Khîm o nome de um dos filhos de Mîm. (Silm. cap. 21)
    [khuzûd "anões", modificado por Tolkien para khazâd. (LR: 274, 278)]
    *Kh-Z-D radicais nas palavras que tem a ver com os anões e com características anãs, em khazâd "os anões" (sing. *khuzd?), em khuzdul "língua anã" e evidentemente também em Nulukkhizdîn "Nargothrond" (Silm. cap. 21)


    kibil

    "prata" (TI: 174). Radicais K-B-L. TI: 174 sugere que esta palavra está relacionada com a palavra em quenya telpë, mas o empréstimo real deve vir da palavra sindarin celeb (e o empréstimo deve ser bastante tardio pois, mesmo no estágio do sindarin antigo, a palavra era kelepe [LR: 367] sem mudança de p pós-vocálico para b; a forma quendiana primitivo era *kyelepê). A palavra khuzdul kibil inverte a ordem das duas últimas consoantes de celeb.


    Kibil-nâla

    "Veio de Prata" (SdA1/II cap. 3), o rio Celebrant. Os elementos separados kibil e nâla (q.v.) são discutidos em TI: 174, 175. Curiosamente, o nome khuzdul deste rio é dado como Zigilnâd em PM: 279, 286. PM: 275 indica que Tolkien, em um esboço para um apêndice do SdA, usou o nome Kibil-nâla para referir-se ao Lago-espelho, mas mudou-o para Kheled-zâram, o nome usado no texto principal do SdA. Christopher Tolkien rejeita isto como um "deslize sem importância" (PM: 286).


    Mahal

    nome anão de Aulë (Silm. cap. 2)
    Mazarbul "(dos?) Registros". A Câmara de Mazarbul é igualada a "a Câmara dos Registros". (SdA1/II cap. 5, Letters: 186) Se -ul é uma desinência adjetiva khuzdul, "de" na tradução pode ser estritamente supérfluo.
    M-B-R os radicais de inbar "chifre" (note a aparente diferenciação mb> nb). (TI: 174)


    mênu

    "vocês (ac. pl.)" (WR: 20)


    Mîm

    nome de um anão-pequeno (Silm. cap. 21)
    -nâd elemento que ocorre em Zigilnâd, outro nome do rio Celebrant (Veio de Prata): PM: 279, 286. Este rio é chamado em outro lugar de Kibil-nâla em khuzdul, de modo que nâd teria que significar o mesmo que nâla, q.v.
    -nâla de acordo com TI: 175, o significado desta palavra não é conhecido, mas se o nome khuzdul Kibil-nâla possui o mesmo significado que o sindarin Celebrant, Veio de Prata, pode-se supor que ela signifique "caminho, curso, curso de rio ou leito". (TI: 174)


    Narag-zâram

    ? Lago Negro". Inclui os radicais N-R-G, q.v. (RS: 466)


    Nargûn

    "Mordor"; inclui os radicais N-R-G "negro" (RS: 466)
    N-R-G radicais da palavra para "negro" (as vogais não são dadas); em Nargûn "Mordor, Terra Negra". (RS: 466) A palavra independente "negro" pode ser *narag, compare com baraz "vermelho" a partir de B-R-Z.


    Nulukkhizdîn

    "Nargothrond" (WJ: 180), escrita de forma errada Nulukkizdîn no Silm cap. 21 (ver WJ: 180, onde Christopher Tolkien admite que esta grafia está errada). Modificada por Tolkien a partir de Nulukhizidûn. Aparentemente inclui os radicais Kh-Z-D "anão".


    rukhs

    "orc", pl. rakhâs (WJ: 391)


    Sharbhund

    ? Colina Calva", nome anão-pequeno de Amon Rûdh (CI: 103). Bhund é apenas uma forma variante de bund, q.v.?


    shathûr

    "nuvem(ns)",


    Shathûr

    nome encurtado Bundushathûr, "Cabeça de Nuvem", uma das montanhas acima de Moria (SdA1/II cap. 3, TI: 174)


    sigin

    "longo" em Sigin-tarâg, q.v. (PM: 321) Se os adjetivos em khuzdul concordam em número, esta pode ser uma forma plural (ou a forma básica pode ser preferida em palavras compostas).


    Sigin-tarâg,

    "os Barbas-longas" (PM: 321)
    tarâg "barbas" em Sigin-tarâg, q.v. (PM: 321). Sing. *turg?


    Tharkûn,

    nome anão de Gandalf, dito significar "Homem do Cajado" (SdA2/IV cap. 5, CI: 437)


    Tumunzahar

    "Morada Oca", nome anão de Nogrod (Silm cap. 10)
    -u "em, no (a)/de" em Bundushathur, Bund-u-shathur "Cabeça nas/de Nuvens" (TI: 174), Uzbad Khazad-dûmu "Senhor de Moria" (SdA1/II cap. 4)
    [Udushinbar - uma forma que Tolkien parece ter substituído por Bundushathûr (TI: 174)]


    ûl

    "riachos, correntezas" em Azanulbizar (RS: 466)


    -ul,

    possível sufixo adjetivo (khuzdul "língua anã", Fundinul "[filho] de Fundin")
    [Uruktharbun um nome de Moria? (possivelmente substituído por Khazad-dûm) (RS: 458)]


    Uzbad

    "Senhor" (SdA1/II cap. 4)


    zâram

    "lago" (em Narag-zâram e Kheled-zâram, RS: 466)
    Z-G-L radicais de zigil (TI: 174)


    zigil

    tanto "pico (pequeno e mais estreito do que um chifre)" (TI: 174) ou uma palavra para "de prata, prateado" (TI: 175) - é dito que a palavra composta


    Zirak-zigil

    significa "Pico-prateado", mas não está completamente claro que elemento significa "prateado" e qual significa "pico". De acordo com a explicação mais tardia de Tolkien, zigil significa "prateado" e, de acordo com isto, Zigilnâd é listado como um nome do Veio de Prata (Celebrant) em uma fonte (PM: 279, 286). Contudo, TI: 174, 175 indica claramente que o nome Kibil-nâla (que ocorre no próprio SdA) é a designação anã deste rio. Ver Kibil-nâla.
    zirak tanto "de prata, prateado" ou "pico"; ver zigil. Uma vez que a decisão final de Tolkien parece ter sido a de que, no nome Zirak-zigil "Pico de Prata", é a parte de zigil que significa "de prata", zirak deve significar "pico" (TI: 174 vs. 175). Zirak tanto "de Prata" ou (mais provavelmente) "Pico", nome curto de Zirak-zigil, q.v. (SdA1/II cap. 3) Talvez também em Gamil Zirak, q.v.
    [Zirakinbar "Chifre de Prata" (ver inbar), forma que Tolkien evidentemente substituiu por Zirak-zigil "Pico de Prata". (SD: 45)]
    Zirak-zigil "Pico de Prata", uma das montanhas sobre Moria (sindarin Celebdil).
    Z-N radicais de palavras para "escuro, turvo" (RS: 466). Em Azanulbizar, q.v.
    Z-R-K radicais de zirik, q.v. (TI: 174)



    Abraço

    []'s




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

    /¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_/


    Quer me seguir no twitter?
    http://www.twitter.com/baydir


    Me encontrem tbm no TibiaSpace
    http://tibiaspace.com/showprofile/Havengar


    Facebook
    http://www.facebook.com/baydirgois

  6. #6
    Avatar de alexandresantos
    Registro
    31-08-2007
    Localização
    Blumenau
    Posts
    149
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Matou a Pau !

    Grande Post...muito bom.

    Melhor ainda é por que moro em Kazordoon debaixo do lago.
    Sempre curti esta história.
    Tem outras ainda em Kazordoon muito interessantes.
    E o túmulo de Durin ? hehehe..mas isso é para um outro Post..

    Abração.
    Sorcerer Power Unleashed
    www.flogao.com.br/oskre

  7. #7
    Avatar de Serge~
    Registro
    09-09-2006
    Localização
    Petrolina
    Idade
    33
    Posts
    1.479
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Belo post, apesar de eu já ter lido um texto assim nesse fórum (faz um tempinho já). Na primeira vez que li, quando o texto começou a falar do lago espelho, me veio à cabça o lago enorme perto das "fazendas" de kazz uahsuhasuh
    A Cip também remove vááááárias coisas da mitologia nórdica. Vai ter gente (os chorõs de cada update) que vai esculachar a Cip dizendo que ela só sabe copiar, mas aproveito o post para pedir que tragam 10 coisas nos jogos atualmente que são novidades, e com provas por favor.

    Antigo Dragon Warrior Elveon.

  8. #8
    Avatar de Dorian
    Registro
    30-01-2007
    Localização
    Viçosa
    Posts
    545
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Nossa, parabéns, tibia guarda cada história interessante. Por isso sempre leio tópicos assim =D.
    †~~Animes~~†




    `·.¸¸.·´´¯`··._.·»†«Ðëä†H Ñö†ë»†«`·.¸¸.·´´¯`··._.·


    Citação Postado originalmente por Vinicius Necromancer Ver Post
    eu ahco q vc devia ter ido ao cinema, comprado uma revista na banca, lido um livro, conversar com algum amigo, ir ocnversar com seus pais, brincar com cachorro, tomar um açai, comprar um milk shake, mec donalds, desenhar um desenho medieval, alugar um dvd, jogar um playstation 2, ir caçar dragao, lurar bixo pra matar noob, jogar um futebol, empinar uma pipa (passar cerol se nao leva taio), pq isso q vc fez foi a coisa mais DOENTIL QUE JA VI FDP
    Huhasuhuhauhauhshuhauhuah

  9. #9
    Avatar de Teo Fawcet
    Registro
    20-06-2007
    Posts
    586
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Tibia e suas histórias...

    :rolleyes:

    Uma parte de uma entrevista com Knightmare:

    Q. People either love or hate your work: Kazordoon, Ab'dendriel... where do you get your inspiration?

    A. I like the idea that the areas are allready there and I just remove the darkness from the map ;o) I see something in another game, read something, see a movie and I start to think, what would this look like in Tibia, how could one create that (or that feeling) in Tibia? ...
    Tradução:

    Pergunta. As pessoas tanto amam quanto odeiam seu trabalho: Kazordoon, Ab'dendriel... onde você consegue a inspiração?

    Resposta. Eu gosto da idéia de que as áreas já estão lá e eu apenas removo a escuridão do mapa ;o) I vejo algo em outro jogo, leio algo, vejo um filme e começo a pensar como isso ficaria no Tibia, como poderia criar isso (ou esse sentimento) no Tibia? ...
    Assim como se comemora o level 100 de um tibiano, gostaria de agradecer a todos por essas 100 mil visitas no tópico Teoria dos Minos.
    Obrigado por se unirem nesta diversão ao longo dos anos!
    _________________________________________
    Once upon a time...
    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=108639

  10. #10
    Banido
    Registro
    22-04-2008
    Posts
    254
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    bom post
    e o q quer dizer hail durin

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online



Tópicos Similares

  1. Espelho.
    Por Fuffy no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 29
    Último Post: 12-05-2008, 17:17
  2. Tutorial para Druidas por Sammay
    Por Sammay no fórum Druid
    Respostas: 5
    Último Post: 08-05-2008, 23:11
  3. Lago ness
    Por Sudden Sea no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 36
    Último Post: 23-02-2008, 18:58
  4. A História de Kazordoon
    Por Joyster no fórum Localidades
    Respostas: 4
    Último Post: 12-02-2008, 12:21
  5. Tutorial: Caçando em Kazordoon
    Por frango 2008 no fórum Sorcerer
    Respostas: 3
    Último Post: 13-01-2008, 11:35

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •