Postado originalmente por
Fhisis Grauder
E pro Rocky e outros que concordaram com a opinião dele... qual seria a solução mais adequada para selecionar alunos para estudarem em universidades públicas?
Não tô falando que vocês tão errados, pois também penso que vestibular nas melhores universidades é pra quem tem oportunidade (leia-se berço de ouro) para fazer cursinho e fazer todo o ens. médio em escola particular.
Infelizmente eu acho que nesse aspecto o Brazil dificilmente mudará, exceto se houver uma revolução e aumentarmos a carga horária das aulas no ensino médio.
Porém, não penso em um método seletivo mais eficaz para isso e gostaria de saber a opinião de vocês.
FG:thumb:
Cara, nos EUA por exemplo a grande maioria das escolas são públicas e de boa qualidade, e as universidades tem programas muito bons de ingresso de alunos, como vida estudantil em geral, etc...não é um meio muito justo também, pois geralmente quem tem mais dinheiro leva, mas pelo menos analiza muito mais coisas que apenas uma prova perante muitos anos de estudo do aluno.
Na argentina TODOS os alunos entram na faculdade sem vestibular. Sim, pode ser realmente absurdo uma sala de aula que na verdade é um teatro com 1000 alunos, mas as chances são iguais.
Um exemplo prático? Eu passei no Direito UFPR há 6 anos atrás, foi considerada ano passado a melhor faculdade de direito do Brasil, com nota AAA no provão. Passei em 16 colocado de apenas 88 que passavam. Enfim, passei bem! Ocorre que tenho um amigo que conseguiu passar em décima chamada, ele tinha ficado em 97 e apenas entrou graças à desistência de outros alunos. O que quis dizer com isso? Ocorreu que após eu entrar na faculdade, comecei a odiar, enquanto o cara adorava. Resultado? O cara que ficou 90 posições atrás de mim nesse ranking se deu 90x melhor que eu na faculdade, tirando notas boas, mostrando conhecimento, se formando com louvor e já com emprego garantido. Eu? Eu reprovei um ano, tranquei outros dois, e agora estou penando pra me formar antes de jubilar enquanto o cara já tá lá muito bem da vida...
Abraços.