Vou fazer cursinho esse ano aqui, vai ser um ano FODA e provavelmente não vão mais me ver por aqui, mas espero me esforçar MUITO para conseguir passar na Fuvest e se tudo der certo, ser um aluno da USP.
Vestibular é meio ridículo o modo como é feito mas sei lá, é o que impede hoje em dia de ferrarem completamente com uma das poucas coisas públicas que ainda prestam hoje em dia, e tenho dito.
@Marlboroo: Olha cara, não concordo em nada com o que você disse sobre pessoas de baixa renda e etc.
Primeiro que tem cursinhos BONS (apesar de quem é leigo no assunto achar que são ruins) e baratos, te garanto que são infinitamente mais baratos que pagar um curso inteiro em uma faculdade particular.
Fora que se você acerta 45 no ENEM, o governo tem o ProUni que paga (acredito que integralmente) faculdades particulares, logo uniesquina da vida com prouni eles pegam.
O cursinho que eu vou fazer (ETAPA) não é tão caro, mas com certeza é mais caro que os ditos "baratos" ou "populares". Mas conheço E TEM testemunhos de muitas pessoas de escolas públicas que chegaram lá sem saber ABSOLUTAMENTE NADA e ralaram dia e noite até conseguir entrar na USP, UNICAMP, ou seja lá qual grande faculdade for (federais extremamente concorridas).
Tem muita história do pobrezão que acordava às 4 da manhã pra ir pro cursinho pra batalhar dormir pouco, fazer exercícios no Onibus ETC ETC ETC, MAS TE CONTO UMA COISA RAPAZ: SÃO POUCOS OS QUE FAZEM ISSO.
"Se tem governo oferecendo coisa de graça, porquê temos que batalhar para conseguir vaga em algo de graça?" Esse é o pensamento da maioria dos adolescentes pobres.
Mas não vou deixar meu post criticar apenas esse lado, a mesma coisa acontece com filhinhos de papai e outros que tem um dinheirinho para pagar faculdade particular, como SIM é o caso do colégio de onde estou vindo, se tiverem 10 pessoas entre cerca de 250 formandos que estão tentando entrar em uma federal É MUITO, o pensamento é muito semelhante ao dos pobres, só com a diferença que os papais pagam.
E tenho dito.