
Postado originalmente por
jiraya el xico
Esses países não foram exatamente colonizados, logo não tem pq ficar pesquisando estes, mas se insiste, poste aqui a historia desses países, não vou ficar procurando.
O mal na economia voltada p/exportação é que o investimento no mercado interno fica menor. Por exemplo, para a Portugal não era lucro eles usarem mão de obra paga, pois não havia o interesse em gerar empregos, dai valia mais a pena usar mão de obra escrava.
e só usei o "se" p/mostrar que a colonização nos países da america e africa de fato é um dos fatores responsaveis pelo problema.
Sao países que sofreram coisa muito pior que colonização, a Alemanha por exemplo, foi arrasada diversas vezes em apenas um século, e hoje possui a 3º maior economia do mundo, com fortes tendencias para a Restauração.
As Coreias foram colonizadas por seculos, tanto pelos chineses como pelos japoneses, e hoje estao aí, uma virou ditadura, e a outra é um país muito desenvolvido. Tambem possuem forte movimento restaurador.
Portugal nao poderia usar mão-de-obra paga, quem deveria usar eram os fazendeiros. Um dos motivos, como já disse, era que ninguem queria trabalhar na América, e o negro era visto como inferior. Sabe quem começou com essa historia de escravidão? Os proprios negros da Africa! Os europeus apenas os "distribuiam", mas quem de fato comercizaliava eram os prorios negros. Escravidão existia até nos astecas, quem nunca ouviu falar do chefe asteca que matou 50mil escravos num ato de sacrificio humano? Eram tendencias da epoca que nao podem ser levadas em consideraçao comparando com hoje.
O Brasil ta uma merda desde o golpe de 1889. Voce pode estar achando que sou um fanatico retardado, mas já li muito sobre o periodo Imperial, sobre os Imperadores, etc. É de se indignar com a mudança que tivemos no Brasil depois do golpe, e pra pior.
Quando soube do golpe, a Rainha Vitória do Reino Unido escreveu em seu diário: "Acabaram com a única proposta séria que tinha este país". Ninguem acreditava que tinham deposto D. Pedro II, ele era o Imperador mais "republicano" (no sentido da palavra), que já haviam visto. Tivemos uma democracia jamais vista em nenhum outro país.
Amanha conversamos mais, agora vou sair
até mais!