Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
Como não? a colonização destes não foi visado a exploração de riquezas e também não eram o melhor lugar para criar plantações, ao contrario da colonização do Brasil e américa latina, que a colonização foi principalmente para explorar as riquezas dessa região e também para criar plantações, como a cana, café, etc.
Se tiver algum artigo falando sobre a exploração de riquezas ou de que a econimia nesses países foi visada principalmente para exportação, eu gostaria de ver. pois procurei e n achei nd sobre esses 2 fatores.
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS
http://w i k i p e d i a/wiki/Hist%C...Austr%C3%A1lia
Procure por Canadá e Nova Zelândia no wikipedia, alem dos EUA.
Portugal roubou o Brasil...
Grã-Bretanha roubou os EUA...
Engraçado...
Por que o resultado foi diferente?
Simplesmente porque a idéia de um poder externo que periodicamente "assalte" um país ou uma região é simplesmente bizarra...todo o atraso de qualquer país pode ser atribuído no máximo às últimas décadas da sua história! Alguns anos de bom governo transformam qualquer país!
Vejam o exemplo da Alemanha, da Coréia do Sul, do Japão, da Espanha!
A Espanha passou decadas por um regime republicano ditatorial, até que em 1975 restauraram a Monarquia, e graças ao rei Juan Carlos I, é considerado um dos maiores exemplos de democratização.
Obs: por que é proibido escrever wikipedia? Olha a censura, olha a censura...
Acredito que o artigo postado seja "história da Austrália", certo?
Estranhamente eu não encontrei nada falando da exploração de riquezas ou da pratica da agricultura para exportação, ao contrario do artigo "Brasil colônia" (no wikipedia) que mostra a exploração das riquezas e agricultura p/exportação como principais objetivos na epoca.
Um país não se torna "subdesenvolvido" apenas por um governo incopetente, mas se tornam assim principalmente por sua historia, pois a partir de certos fatores ocorrem problemas que acabam persistindo até os dias de hoje.
Por exemplo, graças a economia agricola voltada para o exterior a demanda ficou muito maior, que gerou a necessidade Escravos, ja que não havia interesse em contratar pessoas. E após a escravidão esses foram libertos, porém sem nenhum tipo de assistencia, foram soltos e por não terem dinheiro nem nada, acabaram virando pobres e vivendo na miséria.
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS
Voce acha que o Reino Unido iria colonizar esses países para que? Para deixa-los desenvolvidos e fortes? Lógico que nao. Colonização é sempre a mesma coisa, esse termo de exploração e povoamento é utópico, já que é a mesma coisa. Voce acha mesmo que se encontrava ouro na superficie da terra? 1/5 das nossas riquezas iam para Portugal, e o resto? O resto ficou aqui, o Brasil nao era nada, suas riquezas serviram para construi-lo.
Todos os países que citei no meu post acima tiveram uma historia muito pior, e hoje sao desenvolvidos. Na Coreia do Sul, mais de 50% da populaçao quer a volta da Familia Imperial, nem que seja apenas simbolica. A Familia Imperial Coreana luta pela unificação das duas Coreias, quando isso acontecer, a Monarquia volta lá.
A Alemanha é um pouco mais complicado, já que é formada por diversos ex-principados do Sacro Império Romano-Germanico, sao duzias de Casas Reais, dai fica dificil saber qual a legitima. Mas o Movimento Monarquico lá tambem é forte.
Volto a repitir, isso é fato, pode ver qualquer país do mundo. Todo o atraso de qualquer país pode ser atribuído no máximo as últimas décadas da sua história! Alguns anos de bom governo transformam qualquer país! O problema é que no Brasil republicano nunca tivemos anos de bom governo, o que vemos com "frequencia" é ditaduras, golpes, censura, dissoluções forçadas de Assembleias, etc...
Muito pelo contrário. Desde o inicio do Império, os monarcas estimulavam ao maximo a vinda de imigrantes para substituir a mão de obra escrava. Eles nao possuiam escravos. A Imperatriz Leopoldina, 3º filha do Imperador da Áustria (os Habsburgo tinham a Casa Real mais prestigiada da Europa), nao só estimulava a vinda de imigrantes, como adotou o Brasil como sua terra natal.
Eles tentavam transmitir uma imagem boa do Brasil, coisa que os países europeus nao viam. Na independencia, por exemplo, a Imperatriz mandou uma carta ao seu pai, o Imperador Francisco II, pedindo que se ele nao reconhecesse a independencia do Brasil, ela nunca mais voltaria a falar que havia nascido na Áustria.
A Familia Imperial Brasileira sempre foi totalmente contra a pratica escravista, mas D. Pedro II nao poderia simplesmente passar por cima de uma Nação inteira e de um Parlamento e forçar uma vontade sua, isso seria inconstitucional. Quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea (caso que foi muito dificil pois as leis anti-escravidão iam ao Parlamento e eram arquivadas), ela ja tinha projetos para resditribuição de terras e sufrágio universal (direito de voto a homens e mulheres), mas aí voces ja sabem o que aconteceu, o fatídico golpe de 1889.
Caso queira, eu tenho a carta que ela manda para o Visconde de santa Vitória onde escreve o que citei logo acima.
Hey, estou falando do periodo colonial, não do imperio. Antes da vinda dos imigrantes, independencia, etc a economia era voltada para exportação e por isso a mão de obra escrava era levada mais em conta. E após darem a liberdade aos escravos, estes foram abandonados.
E sim, todas as colonizações visavam a procura de riquesas, porém eles não eram advinhos, não sabiam qual país tem mais riqueza, e quando não encontravam, ou no caso encontravam pouca coisa p/"roubar", o interesse era menor. Além de que a pior parte mesmo foi o comério para exportação, e no caso países como Canada ou Estados Unidos (parte do norte) não se mostravam muito atraentes para esse tipo de comércio, pois por conta do clima/fatores externos não se mostraram muito atraentes, logo o interesse nesse tipo de exploração também foi bem menor.
Tanto é que se você for ver a parte mais "desenvolvida" nos EUA se situa no norte, e no Brasil, o sul.
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS
Sim, é verdade, mas o que quero dizer é que isso nao influenciou tanto assim no desenvolvimento do Brasil, já que no periodo imperial ele conseguiu superar, em partes, a colonização.
Lembrando, os negros foram abandonados pela republica, nao pelo Império. A princesa Isabel tinha varios projetos que visavam melhor vida aos negros, porém veio a republica e acabou com tudo. O princial motivo da queda da Monarquia foi a abolição da escravatura, os cafeeiros se revoltaram contra o governo imperial e aderiram ao republicanismo. Mal sabiam as consequencias desastrosas que viria...
Basicamente os problemas do Brasil são causa desse passado colonial que ao invés de serem resolvido, continuaram, para favorecer as elites (ex: Nordeste pobre, sul rico)
Mas estou curioso, que coisas do passado colonial foram resolvidas na epoca do império?
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS
Que problemas? Além de termos saído de uma Colonia e se firmado como um dos países mais respeitados do mundo? Ou fala da estabilidade política e crescimento economico?
O Império do Brasil nao era perfeito, mas estava indo a caminho de ser um dos maiores países da América, consequentemente, do mundo.
Os problemas do Brasil se resumem nas consequencias que vieram com a republica. O periodo colonial nao tem nada a ver. Voce pesquisou sobre os outros países que citei antes? Tiveram colonização bem pior e hoje sao grandes potencias. O brasileiro tem mania de botar a culpa de tudo nos portugueses, mas mal sabem como era a colonização.
Nordeste pobre? O nordeste nunca foi tao pobre como hoje. No periodo colonial ele era um forte produtor de açucar, por exemplo. O sul já nao era tao desenvolvido. Voce nao pode culpar uma coisa que aconteceu a mais de 200 anos pelas consequencias que tem hoje.
Não digo que o problema é o mesmo, mas sim consequencia do passado. por exemplo, se não tivesse usado o nordeste p/produzir açucar p/exterior ele não estaria tão pobre. Se não tivessem usado escravos a população não estaria tão miseravel hoje, etc.
Quanto aos países, eu procurei um pouco sobre o Canada e Australia, não vi nada de muito pior, pelo contrario, o meio onde eles se encontravam impediu que fossem explorados como o Brasil foi, mas se você descorda, cite exemplos, por favor.
E estou falando dos problemas da epoca colonia, como por exemplo a exploração de riquezas (madeira, minérios), agricultura de exportação, problemas sociais (gerados pela economia voltada p/exportação), etc. Você falou que o imperio resolveu varios problemas da colonia, eu queria saber quais.
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS