Embora não tenha jogado muito depois do novo update, ouvi relatos de colegas (um deles tem um EK lvl 60 e MS lvl 90 e me disse o que mudou) e vi alguns tópicos, portanto posso me considerar um ser vagamente dentro do assunto. E, antes que me perguntem, não sou mage; um level 10 não é nada, ainda.
O problema do update é que, embora quisesse balancear as forças, não as balanceou. Agora, um Sorcerer que quer caçar nos Dragons gasta HMM, MF, UH, etc, etc, etc. Um Knight que quer caçar nos Dragons, com o mesmo level, gasta uma UH a cada 3 Dragons. E olhe lá. Principalmente, quando notei que o Cachero perdeu mais da metade do dano da SD, realmente me convenci de que alguma coisa estava errada.
A primeira coisa que se tem que saber é que mage OBRIGATORIAMENTE tem que ter 4 ou 5 vezes mais de ataque (isso é lei), porém tem que tomar 4 ou 5 vezes mais dano das criaturas (lei). No Tibia, acontece que o mage tinha 10 vezes mais ataque, mas não tomava dano considerado suficiente para equilibrar o seu overpower. Com um ataque comedor, ele deve por obrigação tomar muito para ser balanceado, mas usava um Utamo Vita, Gran Hur e bye bye. Seria assim:
-Knight atk 100 def 500 + rune.
-Sorcerer atk 1000 def 200 (espaços abertos davam a ele vantagem) + rune + mana.
Estava errado. A CIP, portanto, resolveu mudar. Diminuiu o poder dos mages (mais fácil que diminuir a defesa) e aumentou o dos knights. O problema é que a defesa do knight continuou maior que a do sorcerer, como deve, o sorcerer continuou usando mana sem parar, como deve, mas o ataque do sorcerer ficou apenas duas vezes maior que o do knight, embora devesse ser mais ou menos cinco! Com isso, houve o início de uma grande waste (ataque de espada não gasta mana) e o pensamento: "de que serve essa defesa podre e o gasto e mana se meu ataque é ínfimo?" Ficou assim:
-Knight atk 300 def 500 + nada.
-Sorcerer atk 400 def 200 (em espaço aberto) + rune + mana.
Isso gerou essa grande reclamação dos mages. Em parte porque tiraram a boa vida, em parte porque realmente balancearam errado. E por isso os knights esquentaram, com medo, no fundo, que tirassem as vantagens e vingando os mages que tanto o mataram. E sobre paladins não vou nem citar; mais que bem feito foi esse update para eles.
Bom, essa é minha visão. É isso o que EU acho. Mas também acho que, embora os mages estejam parcialmente certos, power abuse não vai ajudar. Vão matar quem? O que eles fizeram? Eles não têm culpa. É como assolar o povo de uma cidade por uma decisão do rei dela. Não concordo.