Bom, pense de novo.
"A decisão do juri é final" é o primeiro ponto que jogaria por terra qualquer reclamação.
Poderíamos ter incluído apenas desenhos excelentes, ou apenas nossos usuários antigos, que já são amigos de longa data. Mas não, nos esforçamos para manter uma gama variada de combatentes através de um julgamento imparcial na medida do possível; temos, se não me engano, 5 competidores estrangeiros, e apenas 4 usuários da seção. Ou seja, ainda temos 7 novatos brasileiros, com a oportunidade de mostrar a que vieram.
Amostras. Quanto mais amostras se tem numa pesquisa, mais pode-se alcançar um resultado homogêneo e preciso. No entanto, para este concurso, temos QUATRO juízes, tornando os
espigões de divergência mais recorrentes, embora não tenhamos deixado de utilizar um critério que tentasse aproximar opiniões diversas. Considerando que nós quatro temos visões diferente do que é criatividade ou técnica, assim como cada um dos competidores, nem tudo estará nos conformes de todos.
Mais de um usuário reclamou comigo por Mensagem Privada sobre não ter sido classificado, "mesmo tendo feito X curso", como se isso qualificasse suas ideias.
Pois bem, eu estou há 3,5 anos em um curso acadêmico de Belas Artes, significando que não aprendo apenas a julgar qual o melhor software ou quais são as cores prontas que mais se adequam a cada situação (arte instrumental): há um pensamento filosófico e conceitual sobre a impressão dos espectadores, a intenção artística, bem como a expressão, espontânea ou não, de técnica e repertório cultural, dentre vários outros conceitos-comuns de cursos (até mesmo instrumentais) como semiótica. Mais ainda, meu curso envolve cinema, e roteiro, criação de personagem, originalidade conceitual e muito mais é parte do meu currículo cursado.
Ainda assim, subjetividade é um campo muito maleável, não haveria por que colocar minha formação como acima da sensibilidade artística de três outros Desenhistas, que julgo tão capacitados quanto eu, pois mostram em seus trabalhos. Um diploma não garante o mais qualificado, mas sim alguém minimamente qualificado.
Agora, dentro das limitações do concurso:
Se virem na comparação acima, como um todo as descrições da esquerda prometem mais para um personagem e um combate do que as da direita. Não pegando caso a caso, apenas um somatório. Apesar do acima linkado Enviesamento Amostral, tivemos um padrão de qualidade mínimo. Não é executável em tempo cabível que discutamos desenho por desenho, refinando ao máximo a reflexão artística e conceitual sobre eles. O método escolhido, podem ver abaixo, é o seguinte:
Decidimos não divulgar as notas (embora não unanimemente) porque as discussões com os usuários se tornariam específicas demais, desenho a desenho, nota a nota. E 352 notas já foi um baita desempatador, tivemos uma tabela relativamente equilibrada e muitos dos aqui defendidos como "deveria ter ganho" estão logo abaixo dos vencedores na classificação, por muito pouca coisa.
As notas dos duelos da Fase Dois serão sim transparentes, embora abordando tópicos gerais também pelo fator tempo.
Para quem disse que não estamos condizentes com as regras, eu citarei inteiramente coisas presentes no tópico da Fase Um:
Mais precisamente, um concurso de OC (
original character).
A palavra original é auto-explicativa.
Capriche
na personagem, pois voce não pode alterá-la no decorrer do concurso.
Não especificou-se que o capricho se daria na parte técnica. A polêmica classificada "em folha de caderno" teve muito mais capricho ao criar a história, personalidade e características de sua personagem do que vários que desenharam melhor, mas não puseram esforço mental na criação extra-visual.
Qualquer estilo ou técnica de desenho é aceita;
Folhas de caderno têm tantas chances quanto pintura a óleo, modelagem 3D (tivemos um inscrito) ou pintura com ketchup na mesa, se você conseguir convencer os juízes.
O desenho deve ser na forma de
arte conceitual, podendo, inclusive, conter anotações sobre o personagem no próprio desenho;
Um desenho bem-feito não carrega necessariamente um grande conceito. Essa regra, especialmente, define completamente o que esperávamos para a Fase Um do concurso:
Use sua criatividade. Um
bom personagem é aquele que consegue ser
interessante e não o mais poderoso (leia: apelão). Nossos juízes não vão necessariamente escolher o que aparenta ser mais forte, mas o que for
mais interessante (artistica e conceitualmente!);
Nós não usamos o peso Técnica/Personagem/Luta, pois esses são critérios específicos da Fase Dois, como bem separado nas regras do concurso.
Eu não farei páginas e páginas de discussões sobre cada palavra do que eu disse, nossa decisão
NÃO VAI MUDAR, estou apenas expondo meus (e, em parte, da Equipe) motivos e dando uma justificativa que não acho necessária, mas numa tentativa de acalmar os ânimos por aqui. Participo de diversos concursos, estou acostumado com a frustração de achar avaliações injustas, mas entendam que muitas vezes o escopo da bancada é em algo que nem nos demos conta.