Postado originalmente por
Bob Joe
Dava pra fazer um listão, já que ele representa um tipo de pensamento quase inversamente proporcional ao meu. Mas vou poupar você disso, só vou colocar alguns pontos principais. E vale lembrar que voto ou não voto é uma questão individual, eu não estou pedindo aqui que ninguém concorde comigo. Mas também não ligo se o fã clube de político fica chateadinho por eu ser contra o Bolsoruto.
Para começar eu diria que, dentre todas as candidaturas sérias (e aí vamos excluir o Daciolo, Boulos, a palhaçada do Lula e os pequenos), ele é o que mais trás em mim a sensação de quebra de qualquer ordem democrática e de Estado de Direito. A figura do Bolsonaro não passa a mim qualquer segurança quanto a manutenção da estabilidade política, seja agindo ativamente, seja deixando de agir quando necessário. Eu quero ter filhos, eu tenho família e não tenho vontade de sair do país, tudo que eu menos quero é caos social. Essa sensação não está restrita a ele, claro. O Lula ou qualquer candidato por ele indicado, pra mim, traria a mesma problemática.
Como figura política, ele também é uma lástima. Para mim, é inadmissível um político que não dialoga e, mais que isso, demoniza quem pensa diferente. Se tem algo que não combina com visão ideológica unilateral é a política. E isso fica mais perigoso quando flerta com o autoritarismo.
Tem a questão de também de eu não achar boa NENHUMA proposta colocada pelo candidato, em nenhuma das áreas essenciais. E na parte econômica, mesmo com propostas liberais, não tenho qualquer confiança no que ele fala. Como disse o próprio Amoedo no Roda Viva, a melhor forma de conhecer um candidato é pelo que ele fez, não pelo que ele fala. Bolsonaro ainda é parlamentar e, mesmo depois de "ter mudado de ideia" em relação à economia, não apresentou qualquer proposta nessa direção. Paulo Guedes está com ele agora mas Ministro de Estado pode ser demitido com apenas uma canetada dada pelo presidente e substituído no dia seguinte por uma militar desenvolvimentista e nacionalista, algo que o próprio Bolsonaro sempre endossou desde o começo da carreira política.
Aí você pode adicionar o fato dele ser conservador. Veja, quem quer ser conservador, que seja. Eu não sou e não sou obrigado a ser. Então não quero um presidente que seja abertamente contra gays (que são muitos dos meus amigos) ou que esteja entrelaçado com qualquer corrente religiosa. Debates sobre drogas, sobre preconceito, sobre violência contra mulheres, sobre sexualidade e etc precisam ser feitos na sociedade. Não quero que um presidente tenha a pretensão de interromper isso.
Bom, acabou ficando um listão. E eu ainda poderia enumerar, uma a uma, as minhas discordância das (poucas) propostas apresentadas até agora. Inclusive estou até aberto a alguém apresentar um proposta dele que seja potencialmente positiva (tirando aquelas que ele vai pedir permissão pro Paulo Guedes, já que o Paulo Guedes não é candidato a nada).