Suicídio de jovem militante do ateísmo repercute no Facebook
Citação:
No dia 28 de dezembro, por volta das 19h30, uma jovem morena colocou uma corda no pescoço e se matou. Órfã de pai, Roberta Baêta (foto) tinha 17 anos, era bipolar, sofria de depressão e em outras ocasiões já teria tentado o suicido. Morava em Conselheiro Lafaiete (MG).
A sua morte tem repercutido no Facebook, onde ela tinha um perfil que usava para sua militância ateísta. O perfil até ontem continuava disponível, mas alguém deletou as postagens e as fotos.
Entre as fotos, havia registros da participação dela em manifestações a favor do Estado laico, por exemplo. Entre os textos, estava a transição de “Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta”, publicado por este site em novembro de 2012.
Amigos de rede social de Roberta conseguiram tirar cópia de alguns textos e fotos um pouco antes de serem deletados e com eles criaram uma página de homenagem à jovem.
Em um dos textos, Roberta reclama da rejeição que vinha sofrendo por ser ateia. “Estou cansada de gente que simplesmente me exclui de suas vidas ao saber que sou ateia, sem conhecer o meu caráter”, escreveu. A página da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos no Face está dando destaque à mensagem.
Somente um psiquiatra informado sobre o caso de Roberta pode avaliar até que ponto a pressão familiar por ela ser ateia acentuou a sua depressão. Trata-se de uma questão delicada, porque envolve a dor quase insuportável de uma família que perdeu uma jovem.
Pouco se debate o suicido porque, para a sociedade e imprensa, o assunto é incômodo e virou tabu — acredita-se que evidenciá-lo é uma forma de encorajar outros a se matarem.
Não deveria ser assim porque o assunto exige mais atenção, tendo em conta que o suicido no Brasil é a terceira causa de morte entre os jovens de 15 a 19 anos. A taxa de incidência nessa faixa etária onde Roberta se encontrava se multiplicou por dez de 1980 a 2000, de acordo com dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.
Os suicidas geralmente dão “avisos” de que pretendem se matar, o que pode ser entendido como pedidos de ajuda, de socorro. No caso de Roberta, além de postagens no Face, ela deu avisos explícitos nas vezes em que teria tentado pôr fim a sua vida, embora agora, a posteriori, fique fácil dizer isso.
SINTO PELA VIDA DESPERDIÇADA, PORÉM A PESSOA SER ATEIA E QUERER GRITAR PARA O MUNDO, É QUERER CHAMAR ATENÇÃO. DEPOIS POSTAR EM REDES SOCIAIS QUE ESTÁ COM DEPRESSÃO POR QUE NINGUÉM ENTENDE SEU ATEÍSMO, É INFANTILIDADE SE TIVESSE SE OCUPADO EM ALGUMA COISA, AINDA QUE ATEIA NÃO PRECISAVA SER ASSIM, PESSOAS FAMOSAS QUE SÃO ATEUS, ESTÃO POR AÍ FAZENDO A DIFERENÇA, POIS SABEM QUE NÃO BASTA SÓ ACREDITAR EM DEUS PARA SEREM ÚTEIS E FAZEREM ALGO PELOS OUTROS. POIS EXITEM MUITOS CRISTÃOS QUE NÃO FAZEM NADA POR NINGUÉM .PERCEBE-SE QUE ESSA JOVEM ESTAVA COM PROBLEMAS E ESTAVA QUERENDO CHAMAR A ATENÇÃO, E FOI BUSCAR AJUDA LOGO NAS REDES SOCIAIS, ONDE AS PESSOAS TE AFUNDAM MAIS AINDA. MENTES VAZIAS E DESOCUPADA LEVA A DEPRESSÃO QUE POR SUA VEZ LEVA AO SUICÍDIO.
Comentário de RITA RONUSOL
I Like. :y:
Meus pêsames a familia e as pessoas que a seguiam.
Falta de respeito
Foi engraçado, mas foi uma tremenda falta de respeito.
06-01-2013, 10:18
Lucas deMolay
Citação:
Postado originalmente por Gutemberg
Falta de respeito é pastor NO MESMO HORÁRIO falar 'dê 560 reais pra igreja, que deus fará você ganhar um salário de 5.600'
Olha só eu concordo com o que você disse, mas cada um assiste o que quer, existem 300 canais para se assistir.
06-01-2013, 10:19
Bob Joe
E lá vamos nós...
Suicídio é reação extrema a desiquilíbrios neurológicos. É idiotice atribuir um caso desses somente às pressões ambientais, por maiores que sejam. A notícia deixa isso estabelecido (mesmo que pouco), só que isso não será suficiente para a galera focar no que não é o foco.
06-01-2013, 10:22
Lucas deMolay
Citação:
Postado originalmente por Bob Joe
E lá vamos nós...
Suicídio é reação extrema a desiquilíbrios neurológicos. É idiotice atribuir um caso desses somente às pressões ambientais
Velho, não venha com esta. Meu proprio primo se suicidou por reclusão na escola. Ele era gordo, Muito GORDO. Sofria bullying e tals, um belo dia ele pulou da janela de sua casa, e com a ajuda da gravidade morreu.
06-01-2013, 10:30
Bob Joe
Citação:
Postado originalmente por Lucas deMolay
Velho, não venha com esta. Meu proprio primo se suicidou por reclusão na escola. Ele era gordo, Muito GORDO. Sofria bullying e tals, um belo dia ele pulou da janela de sua casa, e com a ajuda da gravidade morreu.
Cara, provavelmente seu primo desenvolveu uma depressão séria. Depressão é doença, neurológica, que é sim estartada pelo meio, mas em uma gama infinita de situações. No caso da menina, foi o ateísmo, mas podia ser a religião, podia ser bullying, podia ser pais se separando, etc.
Afirmar que "a culpa foi o tratamento que ela recebia por ser ateia", é ignorar completamente que ela podia ter sido tratada e medicada se a família percebesse o quadro depressivo. Se existe alguma falha nessa história, são das pessoas em volta dessa menina que não se tocaram que ela precisava de ajuda médica, e não de religião, conselhos e palavras bonitas.
06-01-2013, 10:32
Lucas deMolay
Citação:
Cara, provavelmente seu primo desenvolveu uma depressão séria. Depressão é doença, neurológica, que é sim estartada pelo meio, mas em uma gama infinita de situações. No caso da menina, foi o ateísmo, mas podia ser a religião, podia ser bullying, podia ser pais se separando, etc.
Afirmar "foi o tratamento que ela recebia por ser ateia" é ignorar completamente que ela podia ter sido tratada e medicada se a família percebesse o quadro depressivo. Se existe alguma falha nessa história, são das pessoas em volta dessa menina que não se tocaram que ela precisava de ajuda médica e não de religião, conselhos e palavras bonitas.
Entendo, mas discordo. Entendo no ponto que ela podia ser tratada e discordo no ponto que você disse que o meio não influência.
06-01-2013, 10:34
Bob Joe
Citação:
Entendo, mas discordo. Entendo no ponto que ela podia ser tratada e discordo no ponto que você disse que o meio não influência.
Mas eu não disse isso...
06-01-2013, 10:36
Gildão
Verdade, foi o ateísmo que matou ela, não o preconceito e rejeição da sociedade. Se tivesse levado uma vida saudável, normal e religiosa, ou ao menos ateísta, porém escondida dentro de casa para que o mundo não a visse, nada disso teria acontecido. +rep
Abraços.
06-01-2013, 10:39
Lucas deMolay
Citação:
Postado originalmente por Gildão
Verdade, foi o ateísmo que matou ela, não o preconceito e rejeição da sociedade. Se tivesse levado uma vida saudável, normal e religiosa, ou ao menos ateísta, porém escondida dentro de casa para que o mundo não a visse, nada disso teria acontecido. +rep
Abraços.
:coolface:
Impressionante, como os cara se agridem de forta útil e brutal. Ninguem disse nada disto que se ela tivesse ficado em casa ou fosse menos ateu.
Apenas foi feito uma consideração que me chamou a atenção de uma boa senhora sobre o caso.
Citação:
Mas eu não disse isso...
Citação:
06-01-2013, 10:44
Bob Joe
@Lucas deMolay
"(...)que é sim estartada pelo meio(...)"
Lê com atenção, cara... Se é estartada pelo meio, é óbvio que o meio exerce sua influência em casos de depressão. E não é influencia psicológica somente, existe até influência de doenças e condições físicas: obesidade, falta de exercícios físicos, nicotina, drogas em geral e etc.
Só que o meio pode ser uma gama de fatores. Atribuir a causa do suicídio a eles é idiotice. A causa do suicídio é a depressão.
06-01-2013, 10:45
Lucas deMolay
Citação:
@Lucas deMolay
"(...)que é sim estartada pelo meio(...)"
Lê com atenção, cara...
Cara eu li e entendi, mas para mim quer dizer a mesma coisa. Mas isso não vem ao caso.
06-01-2013, 10:50
Ozmagic
Citação:
Ela é militante ateista
"Ela não faz nada, devia ocupar sua mente com alguma coisa boa, ainda que ateia isso é possível, veja exemplos."
Mente vazia e desocupação leva a depressão que leva ao suicidio.
Conectar o suicídio da mina à militância ateísta é muito tendencioso. E é exatamente isso que a senhora ai fez no comentário.
06-01-2013, 10:57
Troyler
Nada contra, mas esses ateus militantes do facebook fazem de tudo para que os religiosos falem mal deles. Eles postam coisas falando mal sobre religião dos outros, citam trechos da biblia e criticam, mas não querem ser criticados depois, que eles estão sofrendo preconceito dos religiosos fanaticos. Eu não tenho nada contra quando eles dizem sobre as crenças dos ateus, o que eu acho idiotice e infantilidade é que na maioria das vezes eles postam falando mal da religião das pessoas.
Claro que eu também acho idiotice e infantil quando os religiosos começam falar que eles são demoniacos, que deveriam se converter.
Sou católico, e 80% dos meus amigos são ateus, mas eu não fico tentando converter eles para a minha religião, do mesmo jeito que eles não ficam falando mal sobre minha religião. Agora chegar com mimimi ateus são mais inteligentes pois não acreditam em um ser fantasioso, pfvr né.
06-01-2013, 11:22
Don
Se matou por motivos psicológicos. Ser ateu de facebook hoje ou emo há 5 anos atrás são simplesmente modinhas.
06-01-2013, 11:26
alphard
É como eu sempre digo: "Seja o que você quiser ser, mas seja isso na sua".
E isso se aplica a homossexuais, religiosos, brancos, pretos, héteros, presbiterianos, testemunhas de south park ou o que for.
Odeio essa guerrinha Ateus x Religiosos, principalmente no facebook, vem um bombardeando de um lado e outro do outro lado, sabendo que isso num vai dar em lugar nenhum.
Essa garota se suicidou por desenvolver um quadro depressivo, e somente por isso.
06-01-2013, 11:36
Troyler
Citação:
Postado originalmente por Marcus Eduardo XII
ateus n sao mais inteligentes pq n acreditam em deus, isso não faz sentido falar, mas ateus em geral tendem a ser mais educados cientificamente falando. ateismo n leva a inteligencia, mas inteligencia (embora eu diria que conhecimento seja a palavra mais adequada) talvez possa levar ao ateismo. so da uma olhada pros ateus (ou céticos e agnosticos em geral) a sua volta (os do forum, por exemplo) e veja se isso em geral n é verdade
Como eu havia dito, os ateus do Facebook, estilo esses que se acha de monte na ATEA, eu sei muito bem que os ateus do tibiabr sabe argumentar e não merece receber o meu comentário, existe muitos ateus que realmente são inteligentes e sabe como argumentar e não parte para a ignorancia no meio da discussão.
06-01-2013, 11:55
Gildão
Citação:
:coolface:
Impressionante, como os cara se agridem de forta útil e brutal. Ninguem disse nada disto que se ela tivesse ficado em casa ou fosse menos ateu.
Mas é o que subentende-se ao ler esse comentário sobre o caso. Essa menina provavelmente tinha problemas sérios de ordem psicológica, e esses pais só souberam piorar não vendo que ela precisava de ajuda médica, não de Igreja ou rejeição. A culpa não está com ela por querer mostrar o que pensava, culpar uma vítima pelo preconceito sofrido justificando que ela não deveria mostrar ao mundo o que pensava não faz sentido.
06-01-2013, 12:01
FLIPFLAP
Bom levando em consideração que o tema é polemico , as pessoas são polemicas. O que eu quero dizer é que as pessoas tem pre-conceito de tudo até da propria sombra por ser preta. O problema é que as pessoas não se revelam que tem pre-conceito pq sabem que vai dar cadeia ou alguma merda assim.
Vivemos numa sociedade cheio de marzelas onde as pessoas se veste em pele de cordeiro para se beneficiar de algo ou alguem.
Nossa quantas vezes já vi pessoas reclamando de que eram de outras religioes , falo de amigos proximos e simplesmente falam que as outras dessas religiosas estavam fazendo algum tipo de mal.
Existe realmente essa exclusão social se vc é diferente ou se vc não se encaixa no esteriotipo da sociedade, e simplesmente como falei antes as pessoas não expoem pq vai dar cadeia.
Eu particularmente fico no muro quanto ela expor que é ateia , pois de um lado o que ela faz é a mesma coisa que um crente comum te enche o saco na rua, por outro lado eu não daria motivos para as pessoas ficarem falando de mim.
Mais cometer suicidio , acho que esse tipo de coisa anda acontecendo muito atualmente.
06-01-2013, 12:04
Don
Citação:
hauha
vc acha entao q vai passar uns meses e a pessoa vai deixar de lado essa ''modinha ateísta'' e voltar a acreditar no que não acreditava antes?
Sim, esses adolescentes que viraram "ateus" por conta do facebook vão.
06-01-2013, 12:05
Legendary
Depressão é um distúrbio biológico, o cara pode ter um ambiente perfeito em volta dele e ainda assim desenvolver depressão .....
O problema é que ela infelizmente não teve ninguém próxima a ela para perceber isso e fazer uma intervenção.
Mas também, não acho que depressão seja responsável por 100% dos suicídios do mundo, deve ser responsável por uma grande parte, mas devem haver outras causas tbm ...
Flws
06-01-2013, 12:25
Bob Joe
Citação:
Postado originalmente por Legendary
Mas também, não acho que depressão seja responsável por 100% dos suicídios do mundo, deve ser responsável por uma grande parte, mas devem haver outras causas tbm ...
Até tem né, outras psicopatologias e doenças neurológicas, e até mesmo fanatismos. Mas, pelo perfil do caso, parece ser realmente depressão.
06-01-2013, 12:39
Gildão
Citação:
Postado originalmente por Don Maximus Meridius
Sim, esses adolescentes que viraram "ateus" por conta do facebook vão.
Acho isso bastante improvável. O que vai passar será a fase de ficar tirando sarro de pessoas religiosas e de ficar compartilhando as fotos infantis e ridículas que aquela ATEA posta (o que nada mais seria do que um resultado inevitável e comum do próprio amadurecimento).
06-01-2013, 12:50
Don
Citação:
Acho isso bastante improvável. O que vai passar será a fase de ficar tirando sarro de pessoas religiosas e de ficar compartilhando as fotos infantis e ridículas que aquela ATEA posta (o que nada mais seria do que um resultado inevitável e comum do próprio amadurecimento).
Eu digo de modo geral, claro que existem aqueles que descobrem suas filosofias nessa época da vida.
06-01-2013, 12:55
Criatura
Cansada de ser descriminada por ser ateia?
Aonde essa garota mora?
Acho que nem no vaticano seria assim, esse povinho fala, fala, mas eu nunca vi ninguém sendo descriminado por ser ateu na minha vida, o que acontece é ao contrario, pessoas que não acreditam fazendo piadinhas e tirinha sobre cristianismo e outras religiões...Vocês podem me achar ignorante por falar isso, mas é muita frescurinha pra pouco problema, pqp
06-01-2013, 12:58
Legendary
Citação:
Até tem né, outras psicopatologias e doenças neurológicas, e até mesmo fanatismos. Mas, pelo perfil do caso, parece ser realmente depressão.
Então Bob até concordo que nesse caso foi, mas ao meu ver existe um tal de "comportamento suicida" que normalmente chega no seu ápice na adolescência (resultando no suicídio) e eu acho que isso é um doença diferente da depressão padrão.
Eu falo isso, por que a filha de um casal amigo da minha família cometeu suicídio e ai os pais dela foram estudar sobre isso e talz e contaram pra minha mãe ....
Pelo que eu entendi tem gente que nasce com uma disfunção orgânica mesmo no cérebro e que se não tratada acarreta no comportamento suicida com seu ápice na adolescência ....
E tecnicamente isso é diferente de uma depressão que pode se desenvolver em qualquer época da vida, entende???
06-01-2013, 13:08
Sete
existe uma noção de que depressão e estresse são a culpa de tudo
agradeçam aos psicológos e psquiatras que recebem por consulta
e ao ibope que o alarmismo rende para midias
06-01-2013, 13:08
Criatura
Citação:
hora de sair da bolha
daqui a pouco ta dizendo q n existe preconceito contra negros, homossexuais e pobres tb kkk
TODO tipo de minoria tende a enfrentar certo tipo de desprezo, por menos que seja. uma pesquisa recente da Gallup mostrou que os ateus são o grupo mais odiado nos EUA, ganhando até msm de comunistas e muçulmanos (!), e vc vem dizer q n existe preconceito
ta bom
senta la
Tudo bem amigo, posso ter me equivocado ao dizer que não existe preconceito...Existe sim.
Agora você imagina que todo mundo que sofresse preconceito se matasse...Seria foda.
Ela foi espancada ou algo assim?
Como é comum no preconceito contra gays e negros por exemplo?
06-01-2013, 13:18
Bob Joe
Citação:
Postado originalmente por Legendary
Então Bob até concordo que nesse caso foi, mas ao meu ver existe um tal de "comportamento suicida" que normalmente chega no seu ápice na adolescência (resultando no suicídio) e eu acho que isso é um doença diferente da depressão padrão.
Eu falo isso, por que a filha de um casal amigo da minha família cometeu suicídio e ai os pais dela foram estudar sobre isso e talz e contaram pra minha mãe ....
Pelo que eu entendi tem gente que nasce com uma disfunção orgânica mesmo no cérebro e que se não tratada acarreta no comportamento suicida com seu ápice na adolescência ....
E tecnicamente isso é diferente de uma depressão que pode se desenvolver em qualquer época da vida, entende???
Então cara, eu não sou um entendido no assunto, mas já ouvi que também existem formas genéticas de depressão, em que o indivíduo simplesmente nasce produzindo menos neurotransmissores que o normal.
Só que depressão, manias, transtorno bipolar, distimias são coisas muito próximas em termos biológicos. Por isso concordo com você e acho mais seguro a gente dizer que quem se suicida tem grandes chances de ter alguma mal neurológico (e não especificamente depressão).
De qualquer forma, é aquilo que sublinhamos: atribuir um suicídio a somente fatores ambientais específicos é um erro. E não entender esse erro pode fazer que com ele seja cometido com outras pessoas próximas a nós. Os pais dessa menina achavam que ela só precisava de "deus no coração", quando na verdade ela também precisava de medicamentos e terapia.
06-01-2013, 13:18
Criatura
Citação:
amigo, palavras, ações e o próprio sentimento de rejeição social podem destruir mt mais do que um soco na cara e um pontapé na barriga. pensa nisso.
Descordo parcialmente cara,
pessoas que sofrem de verdade são aquelas que são brutalmente assassinadas e não tem nem ao menos a chance de optar pela vida por causa de um criminoso.
Tem muita gente nesse mundo que ouve muita merda e ainda sofre de agressão fisica e tá ai inteirinho, batalhando pela vida.
Veja aqueles casos de gangs em grandes cidades que espancam pessoas até a morte pela sua opção sexual.
O problema dessa garota foi ter uma doença grave como descrito no texto, infelizmente..Veja bem, você pode estar pensando que eu descordo totalmente de você o que não é verdade, as pessoas que fizeram mal a essa garota deveriam ser punidas na minha opinião, mas isso não é motivo pra ninguem se matar...Não quero em extender muito, mas concordo com a opinião da mulher descrita no começo do topico.
Espero que você tenha entendido minha opinião, assim como eu entendi e respeito a sua.
06-01-2013, 13:24
Sete
Citação:
amigo, palavras, ações e o próprio sentimento de rejeição social podem destruir mt mais do que um soco na cara e um pontapé na barriga. pensa nisso.
Depende da personalidade da pessoa. Algumas são mais sensíveis a rejeição do que outras. Sofrimento é relativo, tem gente que se mata pq levou bota do namorado.
Ngm suicida por apanhar mesmo não, mas se apanhou por preconceito é pq a situação já chegou em um nível extremo, palavras e sentimento de rejeição já eram realidade a muito tempo.
06-01-2013, 14:37
bruxo
É QUERER CHAMAR ATENÇÃO
Quer dizer que tudo que a Igreja quer é chamar a atenção também? Interessante.
06-01-2013, 15:27
happycobain
~~~O fato de sua morte foi os fatores estressores do ambiente junto aos seus problemas psicológicos (depressão e transtorno bipolar), sendo assim sua morte uma fuga para o seu desespero. ~~~
Os pais foram extremamente culpados por não entenderem sua filha, e provavelmente isso a levou para aquele destino.
Ela tinha o direito de ter a sua religião, mas na adolescência o individuo se passa por alguém que ainda pode ser controlado, já que o adolescente ainda é dependente financeiramente ou emocionalmente aos pais.
Então como uma dica aos jovens, o melhor é se expor depois dessa idade, que você tem total direito sobre você mesmo.
Mais uma coisa, a religião pode ser discutida sim, mas sem apelos, apenas uma discussão de bem entre os dois lados para um acordo, algo que não acontece muito por causa dos crentes =(
-Aqui tem mais alguns exemplos de possibilidades para um suicídios por transtornos psicológicos:
• Transtornos de humor: (Depressão maior, Distimia e Transtorno bipolar)
• Psicoses: (Esquizofrenia, Transtorno esquizoafetivo, Transtornos delirantes)
• Transtornos de ansiedade: (Transtorno de estresse pós-traumático, Transtorno obsessivo-compulsivo e Transtorno de ansiedade generalizada)
• Demências: (como Alzheimer, Demência vascular e Mal de Parkinson).
• Transtorno de personalidade[/B]: (especialmente boderline, antissocial, Transtorno de personalidade histriônica e esquiva)
Os transtornos mentais são freqüentemente presentes durante o momento do suicídio, com estimativas de 87% a 98% dos casos. Transtornos de humor estão presentes em 30%, abuso de substâncias em 18%, esquizofrenia em 14% e transtornos de personalidade em 8 a 20% dos suicídios. Estipula-se que entre 5 e 15% de pessoas com esquizofrenia morrem de suicídio.
06-01-2013, 15:52
Dome Fu
Citação:
SINTO PELA VIDA DESPERDIÇADA, PORÉM A PESSOA SER ATEIA E QUERER GRITAR PARA O MUNDO, É QUERER CHAMAR ATENÇÃO. DEPOIS POSTAR EM REDES SOCIAIS QUE ESTÁ COM DEPRESSÃO POR QUE NINGUÉM ENTENDE SEU ATEÍSMO, É INFANTILIDADE SE TIVESSE SE OCUPADO EM ALGUMA COISA, AINDA QUE ATEIA NÃO PRECISAVA SER ASSIM, PESSOAS FAMOSAS QUE SÃO ATEUS, ESTÃO POR AÍ FAZENDO A DIFERENÇA, POIS SABEM QUE NÃO BASTA SÓ ACREDITAR EM DEUS PARA SEREM ÚTEIS E FAZEREM ALGO PELOS OUTROS. POIS EXITEM MUITOS CRISTÃOS QUE NÃO FAZEM NADA POR NINGUÉM .PERCEBE-SE QUE ESSA JOVEM ESTAVA COM PROBLEMAS E ESTAVA QUERENDO CHAMAR A ATENÇÃO, E FOI BUSCAR AJUDA LOGO NAS REDES SOCIAIS, ONDE AS PESSOAS TE AFUNDAM MAIS AINDA. MENTES VAZIAS E DESOCUPADA LEVA A DEPRESSÃO QUE POR SUA VEZ LEVA AO SUICÍDIO.
É muita merda num parágrafo só. Ela falou quase nenhuma verdade e criticou demais a mina.
Essa Rita Ronusol é crente, posta sobre isso na internet e faz o comentário hipócrita de que "A PESSOA SER ATEIA E QUERER GRITAR PARA O MUNDO, É QUERER CHAMAR ATENÇÃO". Pra coroar, ao invés de trabalhar pra evitar que isso aconteça com mais gente, diz "POIS EXITEM MUITOS CRISTÃOS QUE NÃO FAZEM NADA POR NINGUÉM " num comentário tendencioso, maldoso e altamente crítico sobre uma menina que se matou por causa de depressão.
É muita ironia, ou ela é comediante e eu não sei...
-
Sobre o caso da menina, é triste e não acho que o fato dela ser "perseguida" não foi o fator que fez ela se matar.
06-01-2013, 16:31
Legendary
Citação:
Então cara, eu não sou um entendido no assunto, mas já ouvi que também existem formas genéticas de depressão, em que o indivíduo simplesmente nasce produzindo menos neurotransmissores que o normal.
Só que depressão, manias, transtorno bipolar, distimias são coisas muito próximas em termos biológicos. Por isso concordo com você e acho mais seguro a gente dizer que quem se suicida tem grandes chances de ter alguma mal neurológico (e não especificamente depressão).
De qualquer forma, é aquilo que sublinhamos: atribuir um suicídio a somente fatores ambientais específicos é um erro. E não entender esse erro pode fazer que com ele seja cometido com outras pessoas próximas a nós. Os pais dessa menina achavam que ela só precisava de "deus no coração", quando na verdade ela também precisava de medicamentos e terapia.
Exato, não sei quando ou por que isso ocorreu, mas surgiu um "senso coletivo" que doenças mentais podem ser tratadas com conversas e mudanças de hábitos e que remédios do tipo "prozac, gardenal e outros" são para doidos varridos e não para gente "de bem" ....
Não que devemos nos entupir de remédios para qualquer insônia que tivermos, mas também acreditar que tudo se resolve na conversa é muito perigoso.
06-01-2013, 18:49
Bolacha Enlatada
Citação:
Acho que ela não está totalmente errada.
Claro que levar o preconceito por ser ateu um motivo para se suicidar é infantil.
Gays, Negros, Brancos, Tatuados, altos, baixos, magros, gordos, TODOS SOFREM PRECONCEITO PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA, Duvido alguem que nunca sofreu preconceito, seja por classe social, racial ou até mesmo por vestimentas...
Ela estava em depressão e devia ter recebido ajuda, porem foi procurar na internet onde o pessoal é cruel e te afunda ainda mais como a autora falou...
@tpc
Cara odeio esse termo ateu militante :aah:
06-01-2013, 18:50
Lucas deMolay
Citação:
Postado originalmente por alphard
É como eu sempre digo: "Seja o que você quiser ser, mas seja isso na sua".
E isso se aplica a homossexuais, religiosos, brancos, pretos, héteros, presbiterianos, testemunhas de south park ou o que for.
Odeio essa guerrinha Ateus x Religiosos, principalmente no facebook, vem um bombardeando de um lado e outro do outro lado, sabendo que isso num vai dar em lugar nenhum.
Essa garota se suicidou por desenvolver um quadro depressivo, e somente por isso.
Verdade.
Citação:
Mas é o que subentende-se ao ler esse comentário sobre o caso. Essa menina provavelmente tinha problemas sérios de ordem psicológica, e esses pais só souberam piorar não vendo que ela precisava de ajuda médica, não de Igreja ou rejeição. A culpa não está com ela por querer mostrar o que pensava, culpar uma vítima pelo preconceito sofrido justificando que ela não deveria mostrar ao mundo o que pensava não faz sentido.
Cara não estamos em um estado nazista, tudo bem que a rejeição acontece mas não a este ponto. Tenho vários amigos Ateus, no entanto nenhum deles nunca sofreu preconceito por parte de ninguem. Acho que essa mulher tava querendo e chamar atenção.
06-01-2013, 20:08
Gildão
Citação:
Acho que essa mulher tava querendo e chamar atenção.
Cara, quem quer chamar atenção simplesmente não se mata. É preciso de uma desequilíbrio psicológico muito maior do que uma simples carência de atenção pra fazer alguém tirar a própria vida.
Citação:
Tenho vários amigos Ateus, no entanto nenhum deles nunca sofreu preconceito por parte de ninguem.
Mas o que isso tem a ver? Os judeus brasileiros da época da Segunda Guerra também não sofreram preconceito, o que isso prova?
06-01-2013, 20:39
batataquente
Nossa, eu já tinha visto essa notícia e até agora não me entendo como existe gente filha da puta. Não é culpa da religião não (ela tem la sua culpa, mas o ateismo tambem pode levar pessoas a fazerem barbaridades), é culpa da natureza nojenta do ser humano. Essa família dessa menina é extremamente NOJENTA e REPUGNANTE. Pena que no Brasil isso não vai dar em nada, muito menos para com ateus, já que são o grupo mais ridicularizado e odiado pela maioria dos brasileiros.
Na boa, sem palavras pra isso. Espero que essa família dela se foda na vida, que as piores coisas aconteçam com eles. Amém.
06-01-2013, 20:43
Lucas deMolay
Citação:
Cara, quem quer chamar atenção simplesmente não se mata.
Eu discordo, porem não tenho argumentos.
Citação:
Mas o que isso tem a ver? Os judeus brasileiros da época da Segunda Guerra também não sofreram preconceito, o que isso prova?
Não prova nada, porem mostra que os brasileiros não são tão preconceituosos, é que por mais forte que fosse acho que ainda seria uma causa leve.
Citação:
Postado originalmente por batataquente
Nossa, eu já tinha visto essa notícia e até agora não me entendo como existe gente filha da puta. Não é culpa da religião não (ela tem la sua culpa, mas o ateismo tambem pode levar pessoas a fazerem barbaridades), é culpa da natureza nojenta do ser humano. Essa família dessa menina é extremamente NOJENTA e REPUGNANTE. Pena que no Brasil isso não vai dar em nada, muito menos para com ateus, já que são o grupo mais ridicularizado e odiado pela maioria dos brasileiros.
Na boa, sem palavras pra isso. Espero que essa família dela se foda na vida, que as piores coisas aconteçam com eles. Amém.
o que você queria que acontecesse? fossem julgados por assassinato num suicídio?
06-01-2013, 21:36
Dome Fu
Citação:
o que você queria que acontecesse? fossem julgados por assassinato num suicídio?
Não manjo, mas acho totalmente razoável serem indiciado por homicídio culposo ou eventualmente doloso por deliberadamente ignorarem as necessidades da filha deles. Metaforicamente falando, ao agir dessa forma eles pegaram uma faca e cravaram no peito dela.