Última atualização: 30/11/2018 Sistemas suportados: Windows 7 ou superior Requisitos: privilégios administrativos (para poder editar o registro do sistema)
Este é um tutorial que existe em vários cantos da internet, então é difícil precisar quem foi o seu autor original.
E o que ele faz?
Basicamente, seu teclado vai responder mais rapidamente aos seus comandos - o que é crucial em jogos que exigem uma resposta rápida, como o Tibia ou qualquer jogo de tiro (FPS), por exemplo.
Segue o vídeo tutorial:
Acesse o Painel de Controle e pesquise sobre Teclas de Aderência. Você precisa garantir que essa opção está desativada (incluindo o seu atalho de ativação).
Feito isso, baixe o FilterKey Setter. Você o encontra aqui: https://www.tibiabr.com/downloads/ (Otimizador de Teclado). Configure de acordo com sua preferência:
Você pode ajustar o atraso da repetição (Repeat delay) para um valor maior que 200ms se não se sentir confortável. A taxa de repetição (Repeat rate) também pode ser ajustada - lembrando que quanto maior for a velocidade de repetição, maior será o impacto no processamento do PC. A configuração padrão o Windows (via Painel de Controle) é de 250ms de atraso e 33ms de taxa.
ATENÇÃO: após aplicar os valores, você não pode voltar ao Painel de Controle no menu onde estão as opções das Teclas de Filtragem, ou o sistema irá sobrepor as configurações com algo muito mais lento (1000ms de atraso e 500ms de taxa). Eu recomendo que deixe o aplicativo fixado na barra de tarefas, para você ajustar sempre que sentir necessidade.
24-01-2012, 01:33
Igns
Excelente! Ótimo tutorial.
E o mais interessante é que não é ilegal, além de ajudar principalmente aqueles que não possuem uma estabilidade grande em relação aos movimentos do jogo.
24-01-2012, 01:36
Gerardinho
nunca tentei algo deste tipo.
sera que melhora a jogabilidade?
24-01-2012, 01:43
Bob Dylan
meu bom mesmo
Obrigado Igns. Vou aplicar aqui no meu notebook q esquenta com tibia.
24-01-2012, 06:40
specail
Ótimo!!!!
Por favor, peço que continuem postando tutoriais desse tipo!
Além de ajudar usuários menos experientes eles mostram pra usuários mais avançados alguns macetes que eles não conheciam ^^
Excelente principalmente para mages e paladins! Já que precisam de agilidade na hora da hunt e muitas vezes o teclado e mouse com configurações padrão nos deixa na mão...
Mas claro que pode ajudar também um poderoso knight principalmente em hunts em grupo!
Por favor postem + coisas desse tipo.... eu sei que é fácil achar mas não é qualquer lugar que se encontra tutoriais em vídeo tão fáceis e confiáveis:D
24-01-2012, 06:40
Trigger
Realmente fiquei chocado com desemprenho do teclado, ando na seta como ando apertando no mapa.
Excelente tuto! Parabéns aos dois. Agora vou ensinar meu amiguinhos, a otimizar o teclado! :P
E saúde Valeira. ;)
24-01-2012, 07:33
Mind Domination
Eu dei risada com o espirro no fundo haha...
Já testei, aprovei. Ficou sensacional.
24-01-2012, 07:48
Roccoxd
Gryllo sempre nos ajudando a jogar o nosso querido Tibinha! Hahahaha
Fiz tudo aqui, jaja reinicio o PC pra testar...
e euri com o atchim! hahahahhahahaahha
24-01-2012, 08:08
Guaxinim Bigodudo
Testado e aprovado valeu gryllo.
Tá na hora desses visitantes fazerem o cadastro em 13 membros e 100 visitantes :smile:
24-01-2012, 08:59
Gabriel Nicolas
Teria algum jeito de "desativar" uma tecla do teclado? É que tem um botão de desligar em cima do F9 e eu até já morri por causa desse botão :S.
@topic Tutorial muito bom, vou reiniciar o computador pra testar no tibia.
24-01-2012, 09:10
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por Gabriel Nicolas
Teria algum jeito de "desativar" uma tecla do teclado? É que tem um botão de desligar em cima do F9 e eu até já morri por causa desse botão :S.
@topic Tutorial muito bom, vou reiniciar o computador pra testar no tibia.
Tem sim. Me fala qual sistema você tá usando aí pra podermos te ajudar.
Essa configuração fica nas opções de energia, via painel de controle.
24-01-2012, 09:16
Sorvetero de Antica
Bom tutorial.
Obrigado!
24-01-2012, 09:37
Gabriel Nicolas
Citação:
Postado originalmente por GrYllO
Tem sim. Me fala qual sistema você tá usando aí pra podermos te ajudar.
Essa configuração fica nas opções de energia, via painel de controle.
Eu uso Windows Vista.
24-01-2012, 09:37
mauro cezar pereira
PERFEITO ESSE TUTORIAL GRILO, ME AJUDOU DEMAISSSS AGORA IREI CORRER LITROS NOS PELEGOS :d
a respeito do cara do botao ai, ja tive um teclado desses e a 1 coisa que eu fiz foi arrancar esse botao
24-01-2012, 09:43
Shaolong
desculpa minha ignorancia, mas qual eh o beneficio em fazer isso? qual a funcao dessa optimizacao...
se alguem puder fazer uma boa explicacao, mandando uma mp, eu ficaria agradecido =)
24-01-2012, 09:53
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por Gabriel Nicolas
Eu uso Windows Vista.
Clique no iniciar e digite “Escolher funções dos botões de energia” (sem as aspas). Lá você achará como alterar a função da tecla power (e também da tecla sleep).
Pra chegar lá manualmente: Iniciar > Painel de controle > Sistema e manutenção > Opções de energia
Citação:
Postado originalmente por Shaolong
desculpa minha ignorancia, mas qual eh o beneficio em fazer isso? qual a funcao dessa optimizacao...
se alguem puder fazer uma boa explicacao, mandando uma mp, eu ficaria agradecido =)
Seu teclado vai responder mais rapidamente aos seus comandos - o que é crucial em jogos que exigem uma resposta rápida, como o Tibia ou qualquer jogo de tiro (FPS).
24-01-2012, 09:54
Mind Domination
Citação:
Postado originalmente por Shaolong
Simples: você fica "deslizante" no jogo.
O teclado responde muito mais rápido, o que faz o personagem se mover mais facilmente pelo cenário e responder mais rápido às hotkeys.
Isso serve para a digitação e outros jogos, inclusive.
24-01-2012, 09:56
Shaolong
Citação:
Clique no iniciar e digite “Escolher funções dos botões de energia” (sem as aspas). Lá você achará como alterar a função da tecla power (e também da tecla sleep).
Pra chegar lá manualmente: Iniciar > Painel de controle > Sistema e manutenção > Opções de energia
Seu teclado vai responder mais rapidamente aos seus comandos - o que é crucial em jogos que exigem uma resposta rápida, como o Tibia ou qualquer jogo de tiro (FPS).
Citação:
Postado originalmente por Mind Domination
Simples: você fica "deslizante" no jogo.
O teclado responde muito mais rápido, o que faz o personagem se mover mais facilmente pelo cenário e responder mais rápido às hotkeys.
Isso serve para a digitação e outros jogos, inclusive.
vlw aos 2, eu ate botaria pra assistir ao video, provavelmente explica la... mas a internet ta tao lenta q prefiro nao dar play, pra n passar raiva kkkk
vlw ai, vou testar e dps posto os resultados :D
24-01-2012, 09:58
Gabriel Nicolas
Citação:
Ae consegui, muito obrigado pela ajuda.
24-01-2012, 09:59
Hokage
Ótimo tutorial, aproveitando ele vou repassa-lo para meus amigos.
24-01-2012, 10:44
Eril Barl
Aprovado!
Pelo Jeito ajudo muito no tibia e no msn tbm..
ASUDuhsadas
Ja fiz varias coisas pra ajuda no tibia e esse ajudo bastante tbm..
Vlws
24-01-2012, 10:54
Daniel Henrique
Grillo so me deu medo de aparecer a tal da filtragem e o teclado ficar sem comandos como aconteceu a pouco aqui, o que fazer neste caso?
24-01-2012, 10:56
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por Daniel Henrique
Grillo so me deu medo de aparecer a tal da filtragem e o teclado ficar sem comandos como aconteceu a pouco aqui, o que fazer neste caso?
Como assim? Pode explicar melhor?
Em caso de problemas, é só rodar o arquivo de backup e reiniciar que volta tudo ao normal!
24-01-2012, 11:25
Bob Dylan
Eu alterei como mandava o video e não senti diferença nenhuma. Entao pra testar eu coloquei o 1 no lugar do 200 e 1 no lugar do 15 e n houve diferença alguma tbm. Pq?
24-01-2012, 11:30
Mathen
Error
Fiz exatamente o que o tutorial mandou, passo-a-passo.
Reiniciei o pc e quando fui jogar tive de ficar precionando a tecla que vai para a direita por um tempão até o char ir para a direita. E isso ocorreu para todas as direções. Além d que quando fui digitar login e senha tive de segurar a tecla correspondente a cada caracter por um tempão até ele aparecer na tela.
Enfim, aqui não deu nada certo.
Abraço e parabéns a todos que optimizaram.
24-01-2012, 11:42
Boots of Haste
Não senti nenhuma diferença ... Por acaso ele faz algo que não esteja nas opções do painel de controle do windows ? Porque no Painel de Controle eu já tinha mudado tudo que dava pra mudar.
24-01-2012, 11:55
Daniel Henrique
Citação:
Como assim? Pode explicar melhor?
Em caso de problemas, é só rodar o arquivo de backup e reiniciar que volta tudo ao normal!
eu não sei como aconteceu acho que apertei botoes de mais, mas sei que apos o evento surgiu um reloginho do lado no PT do windows e não consegui mais usar o teclado, e tinha ate uma opçao dizendo que se eu segurase o shift por 8 segundos o teclado voltava, n conheço muito sobre isso, mas esta ai o relatorio do evento.
24-01-2012, 11:56
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por El Bob Dylon
Eu alterei como mandava o video e não senti diferença nenhuma. Entao pra testar eu coloquei o 1 no lugar do 200 e 1 no lugar do 15 e n houve diferença alguma tbm. Pq?
Você reiniciou após fazer as alterações?
Citação:
Postado originalmente por Mathen
Fiz exatamente o que o tutorial mandou, passo-a-passo.
Reiniciei o pc e quando fui jogar tive de ficar precionando a tecla que vai para a direita por um tempão até o char ir para a direita. E isso ocorreu para todas as direções. Além d que quando fui digitar login e senha tive de segurar a tecla correspondente a cada caracter por um tempão até ele aparecer na tela.
Enfim, aqui não deu nada certo.
Abraço e parabéns a todos que optimizaram.
Chegou a abrir as opções de filtragem de teclas depois? Se sim, tá explicado.
Quando abrimos as configurações das teclas de filtragem via Painel de Controle e depois fechamos, ela altera os valores no registro.
Qual o seu sistema? Lembre-se que você precisa ter privilégios de administrador para que as alterações tenham efeito.
Citação:
Postado originalmente por Boots of Haste
Não senti nenhuma diferença ... Por acaso ele faz algo que não esteja nas opções do painel de controle do windows ? Porque no Painel de Controle eu já tinha mudado tudo que dava pra mudar.
Pelo menos no Windows 7, já existem essas opções via painel de controle. A questão é que por lá o máximo que dá pra fazer é reduzir a 300ms os dois valores (AutoRepeatDelay e AutoRepeatRate). Via registro é possível conseguir valores menores.
Só não pode abrir depois via Painel de Controle. Senão ele retorna às configurações de filtragem default - que são mais lentas do que o default do Windows (que não vem com a filtragem ativada por padrão)!
@Topic: notei que após o reinicio o PC apresentou um ícone das teclas de filtragem ao lado do relógio do sistema. Se você abrir essa tela, acontecerá o que expliquei no parágrafo anterior! Vou tentar configurar de forma que esse ícone não apareça.
24-01-2012, 12:01
Kamahl doido
Citação:
Creio que também é valido para o Win7, correto?
E uma dúvida, este tutorial, é um adição daquele outro método de deixar o teclado melhor, indo no Painel de Controle e alterando a barra de Intervalo de Repetição e Taxa de Repetição?
Belo tutorial.
24-01-2012, 12:18
Kathy Paris
aaa fico baoo :B
24-01-2012, 12:23
Mathen
Error RESOLVIDO
Grande mestre GrYllO.
Realmente, fiz todo o procedimento novamente e não abri o "reloginho" que apareceu. Abri o Tibia e funcionou perfeitamente. Testarei em hunt pela noite, pois estou no trabalho agora.
Peço, encarecidamente, que coloque uma observação grande no post inicial, informando para não abrirem o ícone do "reloginho", pois assim anulará as mudanças efetuadas inicialmente. Isso evitará o erro que cometi, pois sou um tanto que "ignorante" no meio deste tipo de programação, e com certeza outros poderão cometer o mesmo erro.
Valeu pelo post e por todas explicações.
Abraço.
24-01-2012, 12:42
darkdraks
quando coloco regedit no executar nada aparece ...
como chego a tal pagina para que possa fazer o procedimento??
24-01-2012, 12:57
mituzinho
òtimo, muito bom mesmo, com uma hora de testes com characters entre level 15~~130, eles andaram sem aquela paradinha no meio do caminho, andam como se eu tivesse clicado no mapa, parabéns e obrigado ;).
Ahhhhhh, saúde meu amor :) huahuahu
24-01-2012, 13:09
mauro cezar pereira
bom galera, nunca jamais abram o reloginho ali do lado do sinal da internet senao ele reverte o efeito, em vez de veloz fica travadao o teclado..
vale ressaltar denovo
bom galera, nunca jamais abram o reloginho ali do lado do sinal da internet senao ele reverte o efeito, em vez de veloz fica travadao o teclado..
24-01-2012, 13:10
Trigger
Citação:
Postado originalmente por darkdraks
Preste bastante atenção, não pode ter espaço no começo ou no fim da palavra regedit.
E apenas algumas perguntas para que possamos tentar te ajudar.
Qual sistema operacional e o seu, Windonws XP ou Server.
Você e o adiministrador do seu computador. Tem mais alguém que ultiliza o computador, você faz um logim antes de ligar o seu computador?
Espero retorno. ;)
24-01-2012, 13:14
LordBloodblade
Mas tipo qdo vc abilita não "otimiza" tbm na hr de digita? ou seja é só vc der uma apertadinha no "a" ele ja sai "aaaaaaaaaa"? e se n der certo n tem como arruma dpois? :(
24-01-2012, 13:42
Zaplo
Muito bom GrYllO, proxy semlag mais essa alteração ficou perfeito pra jogar.
Abraço
24-01-2012, 14:17
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por Kamahl doido
Creio que também é valido para o Win7, correto?
E uma dúvida, este tutorial, é um adição daquele outro método de deixar o teclado melhor, indo no Painel de Controle e alterando a barra de Intervalo de Repetição e Taxa de Repetição?
Belo tutorial.
Ao que parece, ativando as teclas de filtragem (que não estão ativadas por padrão no sistema) as configurações de atraso e repetição são sobrepostas, ou seja, acontece um override.
Citação:
Postado originalmente por Mathen
Grande mestre GrYllO.
Realmente, fiz todo o procedimento novamente e não abri o "reloginho" que apareceu. Abri o Tibia e funcionou perfeitamente. Testarei em hunt pela noite, pois estou no trabalho agora.
Peço, encarecidamente, que coloque uma observação grande no post inicial, informando para não abrirem o ícone do "reloginho", pois assim anulará as mudanças efetuadas inicialmente. Isso evitará o erro que cometi, pois sou um tanto que "ignorante" no meio deste tipo de programação, e com certeza outros poderão cometer o mesmo erro.
Valeu pelo post e por todas explicações.
Abraço.
Opa! Que bom que conseguiu! Na verdade eu fui além - descobri como remover o ícone. Adicionei uma nota no vídeo e também no tópico:
Citação:
ATENÇÃO! Descobri uma utilidade para o valor "Flags" e um cuidado que vocês precisam ter: alterem o valor "Flags" de 59 para 27, assim não aparecerá um ícone na bandeja do sistema (ao lado do relógio) indicando que a filtragem de teclas está ativada. Se vocês derem um duplo clique nesse ícone, ele abrirá a tela de configurações de filtragem do teclado no Painel de Controle e, ao sair desta tela, ela alterará os valores que nós configuramos para os padrões de filtragem do sistema - que são muito mais lentos do que o próprio default do Windows! Portanto, não há necessidade de acessar as opções de filtragem via Painel de Controle. Essa velocidade só pode ser obtida através da edição do registro! Eu já atualizei o arquivo para download com o novo valor.
Citação:
Postado originalmente por darkdraks
Estranho você não conseguir... bom, você pode tentar baixar o arquivo que disponibilizei e rodá-lo.
Citação:
Postado originalmente por LordBloodblade
Mas tipo qdo vc abilita não "otimiza" tbm na hr de digita? ou seja é só vc der uma apertadinha no "a" ele ja sai "aaaaaaaaaa"? e se n der certo n tem como arruma dpois? :(
Sim, a otimização é global e permanente. Em todo lugar que você usar o teclado, sentirá que ele responde mais rápido.
Se não funcionar pra você, basta usar o backup das configurações (link de download no primeiro post), ok?
24-01-2012, 14:27
scalibvr
seguinte eu não sei se apertei algum botão errado mais segui o tutorial quando reinicei meu PC ficou aparecendo um relogio no canto inferior direito ali na barra de tarefas e nao funcionou as configurações. Tive que restaurar no backup para voltar ao normal porque chegou de parar de funcionar o teclado. Para voltar ao normal tive que desativar o filtro que foi confugurado sabe me dizer o que pode ter ocorrido?
@EDIT
Ja adiantando pesquisei algumas coisas sobre o problema que ocorreu comigo nao li os comentarios e acabei clicando no relogio :lolguy: mais ja foi resolvido obrigado Gryllo:y: ficou otimo!!!!!!!
Mais gostaria de sugerir tambem uma solução bem simples.
Bom eu uso o Sem Lag e consegui melhorar muito o problema de uma forma simples, pelo menos comigo deu muita diferença:y:
Foi um post que vi no portal tibia espero ajudar de alguma forma.:sanguine:
"Nem todo lag tem haver com a internet…
Nem sempre as "travadas" são causadas por problemas relacionados a internet.
Um dos motivos pode ser que os gráficos do jogo não estejam bem configurados
de acordo com a sua máquina ou até mesmo porque muitos programas estejam
abertos enquanto você joga. Isso pode causar um sobre-carregamento da CPU
e causar lags no jogo.
Outro motivo pelo qual você pode estar com lags é a configuração do seu teclado!
Sempre deixe o intervalo de repetição das teclas o mais curto possível, e a taxa de
repetição o mais rápido possível."
Para fazer isso, vá em Painel de Controle/Teclado e configure assim:
Intervalo de repetição: o mais curto possivel.
Taxa de repetição: a mais rápida possivel.
meu char agora voa apenas nas setas :awwyea:
Deixando mais uma vez claro que eu uso o tunel mais espero que ajude voces.:y:
a soma da config do Gryllo mais o que eu sugeri simplesmente tenho que me controlar pra nao sair da tela (usando as setas) do bixo que to atacando porque ta voando hahaahahahah :awwyea:
24-01-2012, 14:42
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por scalibvr
seguinte eu não sei se apertei algum botão errado mais segui o tutorial quando reinicei meu PC ficou aparecendo um relogio no canto inferior direito ali na barra de tarefas e nao funcionou as configurações. Tive que restaurar no backup para voltar ao normal porque chegou de parar de funcionar o teclado. Para voltar ao normal tive que desativar o filtro que foi confugurado sabe me dizer o que pode ter ocorrido?
Opa,
Não precisa necessariamente clicar no ícone pra estragar tudo... Você por acaso abriu as opções de Teclas de Filtragem via Painel de Controle? Isso é suficiente. Dá uma lida nos posts anteriores que eu explico melhor...