Olá amigos,
Alguem aí toca alguma coisa? :coolface:
Bom eu queria aprender a tocar guitarra/violão, em quanto tempo se aprende? É dificil? Requer muito treino?
Versão Imprimível
Olá amigos,
Alguem aí toca alguma coisa? :coolface:
Bom eu queria aprender a tocar guitarra/violão, em quanto tempo se aprende? É dificil? Requer muito treino?
Eu toco violão e guitarra , nao é facil de se aprender vc precisa de tempo e força de vontade.
Eu treino de 3 a 4 horas por dia pra vc ter uma ideia:hmm: ja faz 3 anos q eu toco , e sim precisa de muito treino.
Depende, você quer realmente aprender a tocar, estudando dedilhado, teoria, improvisação, harmonia, partituras ou só meio dúzia de acordes pra impressionar as mulheres? O primeiro demora anos, o segundo só algumas semanas até pegar o jeito e gravar a posição dos dedos.
Depende de quanto você treina e com quem você está aprendendo. Você não vai sair tocando do dia pra noite, mas em pouco tempo, se você se dedicar, você consegue tocar uma musiquinha simples no violão, só com os acordes e com as batidas. Daí você vai praticando e tocando músicas mais complicadas ao longo do tempo.
Depende até onde você quer chegar também. Se você quer alcançar um nível mais avançado, visando uma técnica como Yamandu Costa, vai ir muitos anos de treino. Muitos mesmo.
Também sempre quis aprender... Mas tipo, só tocar o básico, umas musiquinhas legais pro pessoal cantar, demora muito pra aprender? Não quero nada dessas coisas difíceis aí que nem sei o nome, hahaha.
Eu sei tocar um pouco, só não sou melhor porque nunca quis realmente praticar e levar a sério. É isso, não é difícil, mas exige muita prática.
THIS.
Depende dos seus objetivos, se quiser tocar a música do momento numa roda de amigos com uns 2 meses + um professor você já estará apto.
Agora se você quiser tentar entender de verdade o que está fazendo no instrumento e estiver afim de tocar coisas mais legais vai ter que tirar uma parte do dia só pra isso durante uns 2 anos (pra começar a se capacitar).
Pra qualquer uma das 2 opções eu recomendo um professor.
violao p toca em rodinha ? um mes pegando junto tipo 2h por dia ta mais do que bom
Nunca aprendi a violar tocão(manjers gonna manjar), nunca tive muito interesse, sempre gostei + de guitarra, meu pai tem 1 violão e ele até sabe tocar.
Cara, o que você quer mesmo, é violão ou guitarra?Aprender violão pra tocar guitarra é lenda, são dois instrumentos diferentes.
Quanto a mim, eu toco contrabaixo
11 anos de violino.
-
Todo instrumento vale a pena aprender, nem que seja triângulo.:y:
Também tenho vontade de aprender, mas só pra tocar em roda de amigos mesmo.
Já até fiz aula com um professor só que ele deixou de vim porque tava muito ocupado com a banda dele, depois nem me interessei em procurar outro.
depende do que voce quer tocar, se tocar musiquinhas so com acordes e ritmos faceis, 1 mes vc ja sabe, agora violao classico ou ate mesmo solos podem requerir anos de pratica! eu faco faz 2 meses, estou extremamente adiantado e mesmo assim ainda tenho MUUUUUUUUUITO o que aprender :P
requer dom!
Eu toco faz faz 3 anos, pratico todos os dias e não sei merda nenhuma
só isso q digo.
Olha, cara, eu toco a mais de um ano e nunca fiz aula nenhuma. Aprendi tudo através de vídeos e tudo mais. É claro que não sou o manjer que faz solos rápidos, até porque acho isso horrível. Odeio essas coisas muito rapidinhas aí. Mas eu sei tocar direitinho, faço uns dedilhados legais com treino. Mas guitarra e violão são coisas diferentes. Eu tenho muito mais facilidade pra fazer solos em guitarra do que em violão, assim como fazer acordes no violão pra mim é muito mais fácil. E, de vez em quando, se fico tocando muito um dos instrumentos, eu perco um pouco da prática do outro. Por isso é bom sempre ficar praticando e nunca parar. Às vezes eu toco 7h por dia, por aí HUAHUAHUAHU, mas é porque eu gosto muito e tudo mais. Mas enfim, se você quiser aprender, tem que gostar realmente disso e se dedicar.
Não, três meses com dedicação e você pega.
@Topic
Eu toco violão há uns três anos.
Nem falo que toco guitarra porque sou uma tristeza em solar, mal sei ler tablatura. Pelo menos não caio no grupo que "só tocam introduções".
Toco umas bossas bem legais, rs.
se você quer ser o tr00 god of metal que nem os users aqui do forum tem que treinar muito e tal
mas pra aprender umas músiquinhas, uns solinhos básicos e uns riffs maneiros, em alguns meses vc fica bão já
Toco há 5 anos, e nunca fiz curso/aula nenhuma. Não sou um Deus da guitarra, mas sei tocar direitinho. Digo isso porque nunca fui daqueles de se dedicar todos os dias aos exercícios.
Aprendi em casa mesmo, olhando os vídeos na internet. Em 1 semana eu estava tocando Sábado de Sol, do Mamonas. Não é grande coisa, mas pra quem está começando, é uma euforia total (eu me lembro até hoje o quanto eu fiquei feliz por tocar a minha primeira música).
Se você quer aprender a tocar, eu aconselho a ir pela internet mesmo (mesmo que seja só no começo). Tem MUITOS sites que ensinam as mesmas coisas que você aprende nas aulas, e você não precisa pagar nada por isso. Acessa quando quer, treina quando quer e é sem stress. Não fica aquele lance de obrigação, pra não perder o dinheiro em cursos. É só se dedicar à procura de vídeos que você aprende muito bem.
Se quiser alguns BONS sites pra aprender, é só falar.
Abraços.
E quanto custa um violão vagabundo só pra aprender a tocar?
Eu fazia aulas e tal... mas como tudo que faço, não me dediquei a abandonei. Pelo menos serve pra impressionar cocotas e tocar em rodinhas de amigos hoje em dia ahaoiuehaoiuehoiueh'
~HardLife
Sempre quis aprender, depois que comprei o violão e o cara que me ensinava falou que eu tava treinando pouco, larguei.Não conseguia treinar mais do que 30min, sei acordes básicos e só.
Ao contrário de nós, asiáticos cultivam a disciplina e a perseverança. Eles não nascem bons em violão, guitarra, matemática, seja lá o que for, simplesmente não desistem e praticam com muito mais afinco que nós.
Excluindo raras exceções, não existe ''dom''. Todo mundo tem aptidão para ser tão bom quanto qualquer outra pessoa em quase qualquer coisa.
to tentando aprender, mas nem arrangei psor dai vai ser na marra mesmo
to afim de comprar um curso desse site
www.artmaiashop.com
alguem conhece, recomenda, ou sabe algum outro melhor?
Acho que a galera aí dizendo que violão e guitarra são diferentes vai confundir a cabeça do cara.
Eles são basicamente o mesmo instrumento, só que um é acústico e o outro é elétrico... O que muda é que na guitarra a pega fica um pouquinho diferente do violão, porque normalmente o braço é mais estreito e tals, e tem outras pequenas diferenças desse tipo. Então algumas coisas ficam um pouco mais fácil de fazer em um instrumento do que no outro, mas tudo que tu faz num tu pode fazer no outro, afinal é o mesmo instrumento.
É que nem comparar teclado e piano. É o mesmo instrumento, mas no piano as teclas são muito mais pesadas, então se tu treina no teclado vai sentir dificuldade de tocar no piano. No violão ~ guitarra é a mesma coisa.
Fica a dica: não pegue violão vagabundo. Tenta comprar um barato, mas com uma qualidade razoável. Acho que uns 400 reais você compra um assim. Se você comprar um muito vagabundo, você não vai se animar para tocar, porque o som vai ficar realmente muito ruim.
Não nego que tem gente que "leva o jeito pra coisa", mas os dois tem que treinar. Falar que "tem que ter dom" só porque você é ruim hoje e está com preguiça de treinar valer é muito fácil.
400? Nao precisa exagerar, paguei 150 no meu primeiro violao e foi mais do que suficiente, agora imagina o cara pagar 400 e nao realmente se interessar, vai ter que vender por bem menos do que pagou.
Pelo menos eu, no começo, nem sentia a diferença no som do violao e tambem nao conseguia identificar acordes nem fazer "magica" nenhuma como meus amigos chamam pra tirar as musicas de ouvido. Enquanto o ouvido nao é treinado mal faz diferença.
De resto é tudo que ja disseram, é só se dedicar. Vai doer a ponta dos seus dedos, vai doer seu pulso, vai doer o seu dedao quando tentar fazer pestanas mas depois de uns 3 meses é só alegria.
Eu tinha um violão barato. Eu aprendi a tocar tranquilo, mas a música ficava horrorosa cara, não dava nem gosto de treinar. Quando meu amigo trocou o violão por um de quinhentos, a diferença era grande, dava gosto de tocar as músicas, o som ficava bem mais bonito. Se o cara gosta de violão, eu recomendo comprar um nessa faixa de 300~400 mesmo.
Eu toco piano/teclado.
Você só vai tocar com treino.
MUITO TREINO.
Ah, mas não deixa de ser verdade o fato de que se você ficar tocando muito violão, por exemplo, desacostuma-se na guitarra, por ela ser mais 'pesada' (não realmente no peso da guitarra, mas para se tocar um acorde, por exemplo, é necessário uma força maior que no violão) e tal. Não sei explicar bem, mas, apesar de você poder fazer a mesma coisa nos dois instrumentos, eles têm algumas diferenças.
Nem todos irão virar o senhor das cordas justamente porque vai faltar dedicação e disciplina que chega para a maioria deles.
Não me referindo a você agora, mas acho que falar ''vou desistir porque não tenho dom'' é o mesmo que assinar um atestado de incompetência.
É exatamente o contrário, o violão tem um braço bem mais grosso(ui), as cordas da guitarra só são mais tensionadas e de aço(apesar de existirem violões com cordas de aço também, rs), aí dói mais.
Aos que querem iniciar, comprem violões com cordas de nylon, dói menos nos dedos de moça.
Apesar de eu preferir 1000 vezes a sonoridade de um violão com cordas de aço (y)
Fico pensando no que exatamente as pessoas pensam por dom.
''Dom'' pra mim é o que gente como Beethoven, Cézanne, Mozart, entre outros tinham. Mas esses são casos a parte da natureza. Se só gente assim pudesse se tornar músico/artista e praticar um instrumento/arte, teríamos um do tipo a cada século, praticamente.
Olha, arrisco em dizer que nenhum guitarrista na face da terra aplicaria uma escala corretamente e um modo grego em um solo sem saber o que realmente estava fazendo ou sem nem ter estudado aquilo.
Aplico as escalas corretamente, estudo há 4 anos, tem gente que com menos tempo toca melhor do que eu, sem nem saber o que está fazendo, só por tablatura. E treino todo dia, pelo menos 30 minutos, hoje não faço mais aula, mas quando fazia, eram 2 horas por dia no minimo.
No canto isso aparece muito, to fazendo aula de canto agora, sem dom algum, só na raça. Chego pra pessoas que cantam pra caralho perguntando sobre respiração, falsete e técnicas, a pessoa me responde "sei lá, eu só faço".
Se isso não é dom não sei o que é.