Postado originalmente por
Rocky
Sim, o povo sempre está certo. Pra que existe o governo? A nação? O estado? Para o povo! Se qualquer medida tomada por um governo for contra o povo, contra a vontade coletiva, é algo ilegítimo. A ditadura era ilegal e ilegítima, pois rompeu com a lei vigente e foi contra a vontade do povo. Por acaso, um pequeno grupo de pessoas, no caso da discussão militares, saberia o que é melhor para o povo do que eles próprios? Essa desculpa de que o povo burro e o escambau é desculpa de governos de extrema direita e vice-versa para agir em seus próprios interesses. Não se esqueça que você faz parte do povo. É isso que muitos por aqui esquecem ao se falar de desenvolvimento em um país.
Então meus queridos, vamos fazer uma relação bem bacana. Já que o tópico é sobre sistemas prisionais, descambou pra pena de morte e chegou na ditadura, vamos relacionar esses três! Não vejo situação mais cômoda.
Pelo que vi muitos aqui são a favor de meter bala em bandidos e alguns são a favor da ditadura. Pois bem. Durante a ditadura tínhamos um sistema inquisitório para com os criminosos, que chegavam a ser torturados, ou seja, tinham sua integridade física violada e muitos eram presos ou morriam por suspeitas nem sempre fundamentadas e abdicando do princípio da verdade real. Ora, tudo isso sabemos, mas tem mais, o que era crime durante esses regime militar? Muitas outras coisas! Participar de um sindicato ou ser de opinião contrária ao regime, era tratado como crime. Ora, então essas pessoas eram criminosas, BANDIDOS! Logo, deveriam ser presas, torturadas, mortas, e claro, sem direito nenhum de visitar parentes em nenhuma data!
Minha mãe já trabalhou pro regime militar, mas antes disso ela se formou em sociologia, nos tempos áureos da ditadura. Era proibido ensinar Marx e escola de Frankfurt, entre outros, mas isso é fundamental para a dialética de qualquer ciência. O professor da UFPR dava a aula, e logo em seguida queimava as anotações dos alunos em uma lata de lixo, dentro da sala ainda. Ou seja, esse cara era um bandido. Sem dúvidas o fato de ensinar uma corrente de pensamentos da história humana é um crime inafiançável, ao menos era. Creio que esse cara merecia ser preso, torturado, talvez morto, e não nos esquecendo...sempre proibido de visitar alguém, pois é um bandidão, sem direitos nenhum, cuja a morte sairá mais barata pro estado, que merece ir pra bala e ainda cobrar a bala da família. E o mesmo creio que deveria ocorrer com Chico Buarque, Lula. Fernando Henrique, minha mãe, entre outros. Ora, eram todos bandidos perigosos, que infringiram a lei e mereciam ir para a bala. Minha mãe não merecia ser delegada da PF hoje, devia estar no caixão...como imaginaríamos bandidões como FHC e Lula como presidentes um dia? Meu Deus, onde o mundo parou!
Antes que eu me esqueça, acho que muita coisa dita aqui no off-topic, na época, seria digno de pelo menos uns tabefes dos policiais, ou quem sabe uma prisão perpétua ou morte não esclarecida.
Pensem antes de falar besteira.
Abraços a todos.