Equação:
log3 log2 log10 x = 0
Nesse caso quais seriam os logaritmandos do log de base 3 e do log de base 2?
Valeu !
Versão Imprimível
Equação:
log3 log2 log10 x = 0
Nesse caso quais seriam os logaritmandos do log de base 3 e do log de base 2?
Valeu !
log 10³
quando nao tem a base, é 10
ao menos foi isso que entendi da sua pergunta...
Depende muito!
No Brasil, geralmente log é o logaritmo na base 10. Em calculadoras como a HP 50g, log é o logaritmo natural, no qual a base é o número de Euler, "e", o que aqui chamamos de ln.
Se é um exercício comum de escola, OU se não disseram nada, considera como log na base 10.
Cara, acho que a sua 50g é a única do universo que usa log como ln, na minha é log pra base 10 e ln pro e.
Aliás, fica aí uma imagem.
http://commerce.hpcalc.org/images/50g-front-medium.jpg
-=Angel of Darkness=-
Mas na verdade o 3 já é a base, ai o exercício seria o seguinte:
log de base 3 . log de base 2 . log de base 10 e logaritmando x = 0
Ai o que eu quero saber é qual o logaritmando do log de base 3 e do log de base 2, por que aqui não veio escrito nada.
Tô achando que é um erro do livro.
Valeu !
na hp 50g tem um botão pra log outro pra ln
no matlab a funcao log(x) é pra ln, log (2) retorna 0.69 lá
de qualquer forma, quem tem o mínimo de malandragem não só descobre que base é como consegue descobrir do ln se só tiver o log ou só do log se tiver o ln ou de qq outra base
Galera, hoje fui estudar um pouco de matemática e tal, e percebi que eu tenho um sério problema pra resolver certos exercícios, eu simplesmente não sei estruturar o problema, não sei montar o que o problema pede, não sei por onde começar... O meu problema não é nem de longe aquele monte de números e de expoentes, frações, etc...
Meu problema é como começar o exercício, pra vocês terem uma idéia, eu simplesmente não sei como começo esse exercicio.
"A soma da idade do pai e do filho é 45 anos. A idade do pai está para a idade do filho, assim como 7 está para 2. Determine a idade do pai e do filho. "
Não sei, acho que me falta treinar o pensamente lógico :/
Diria que esse é meu único problema escolar, tenho facilidade com todas as outras matérias mas isso realmente fode.
Então, partindo disso, será que vocês poderiam me dar algumas dicas relacionadas a esse problema?
Malz pela demora, é que minha impressora pifou, e ainda não consegui arrumar, mas vou tentar explicá-lo novamente.
log3 log2 log10 x = 0
Log de base 3 multiplicando log de base 2 multiplicando log de x com base 10 = 0 (Foi isso que eu entendi , já que não tem nada entre os logaritmos, então deve ser multiplicação, e 3,2 e 10 são as bases mesmo, pois estão escritos bem do lado do log, com tamanho menor).
Fiquei curioso porque tem mais de um problema que está assim no livro, e não to sabendo resolver. Se tiver não estiver errado isso ai, tem como resolver sem usar as propriedades de logaritmo, já que elas só são mostradas no capítulo seguinte aqui.
Valeu :D
Cara, a dica que eu tenho é sempre tentar transformar as frases em equações.
Por exemplo, soma da idade do pai e do filho é igual a 45 anos.
Chamando idade do pai de x e idade do filho de y.
x + y = 45
Idade do pai está para a do filho assim como 7 está para 2.Aí tu faz uma regra de 3 ou usa proporção (vai dar na mesma). Vou usar proporção.
x/y = 7/2
Agora você tem duas equações com 2 incógnitas, ai tu faz um sistema
x + y = 45
x/y = 7/2
Isolando x na 2ª equação
x = 7y/2
Aí você pega essa equação e substitui no x da primeira equação.
7y/2 + y = 45
Resolvendo essa, da que y = 10
x + y = 45
x + 10 = 45
x = 35
Ou seja, idade do pai é 35 anos e do filho é 10 anos.
Preciso dos manjões de português(A.K.A LEIRBAG)
Amanheceu um dia lindo.
Qual a classificação sintática de um dia lindo?
Eu pensei em predicativo nominal. Sendo a frase toda verbo nominal, porem nào pode ser. Pq amanhecer eh verbo intransitivo e só forma predicado verbo nominal com um predicativo do sujeto, POREM a frase não tem sujeito....
http://desmond.imageshack.us/Himg684...ng&res=landing
Dois condensadores, um C1 = 1,0 uF e outro C2 = 2,0 uF, foram carregados a uma tensão de 50 V. Logo em seguida, esses condensadores assim carregados foram ligados conforme mostra a figura. O sistema atingirá o equilíbrio a uma nova diferença de potencial Delta V entre as armaduras dos condensadores, Q1 cargas no condensador C1 e Q2 cargas no condensador C2, dadas respectivamente por:
gabarito: delta V = 50/3V Q1=50/3 microC Q2=1000/3 microC
Por que diabos não da mesma carga se estão em serie?
Na verdade, você está certo até a última frase. Não é que a frase não tem sujeito, é que o sujeito da frase é inexistente. Essa frase exemplifica muito bem uma das bizarrisses da nossa língua portuguesa. Se tanto o sujeito quanto o predicado são termos essenciais da oração, como é que pode existir "oração sem sujeito"?
Então, criaram o chamado "sujeito inexistente". Ele não existe na frase, mas é como se existisse. E ai a gente tem que sair da análise sintática e partir pra semântica, em um exercício que beira o ridiculo: a chuva chove, o vento venta, a neve neva e a manhã amanhece.
Ou seja, o "sujeito implicito" dessa frase é "a manhã", mas obviamente ninguem diria "a manhã amanheceu um dia lindo".
Só que, se pensarmos nesse "a manhã" como sujeito, descobrimos o que realmente é "um dia lindo". Na frase acima, teriamos que dizer "amanheceu COMO um dia lindo", e isso é uma qualidade do sujeito. Logo, "um dia lindo" é predicativo do sujeito, mesmo em uma frase com sujeito inexistente.
Podemos concluir então que, na verdade, essencial mesmo é só o predicado, já que o sujeito pode ou não estar na frase. Mas mesmo em uma frase "sem sujeito", se buscarmos pela semântica, o encontramos.
Ou seja, um dia lindo é predicativo do sujeito, amanheceu é verbo impessoal intransitivo e o predicado é verbo-nominal, com "amanheceu" como núcleo do predicado verbal, e "dia" como núcleo do predicado nominal.
Não da pra aceitar, como vai se predicativo do sujeito se o mesmo é inexistente? Fora que:
-Não existe, ate onde eu sei, predicativo do sujeito com artigo, substantivo e um adjetivo.
- O predicativo do sujeito caracteriza o sujeito certo? O dia amanhaceu um dia lindo. Eu vejo é uma "repetição do sujeito" (Se existisse) e o apenas o lindo caracterizando ele.
Erro meu, desconsidere.
Um dia lindo é SUJEITO da frase.
Eu já tinha pensado nessa hipótese e descartado por amanhecer ser um verbo impessoal, mas a frase está simplesmente fora da ordem direta.
Um dia lindo amanheceu.
É como se fosse "O homem amanheceu doente.", mesmo amanhecer sendo um verbo impessoal, nesse caso ele é verbo de ligação.
Logo, um dia é sujeito simples, com dia sendo núcleo, amanheceu é verbo de ligação e lindo é predicativo do sujeito. Predicado nominal, e é isso ai.
Kra, faz sentido mas to em duvida.
Verbos que denotam fenômenos da natureza, sempre que usados na sua forma denotativa (De fenomeno da natureza), são impessoais, não?
No caso de o homem "amanheceu" doente, o verbo esta figurado, por isso tem sujeito. Mas em Amanheceu um dia lindo, não vejo nenhum sentido figurado, e sim o de propio fenômeno da natureza. Seria uma exceção?
Nem lembro como resolve o problema. :fckthat:
Mas depois que você descobre o delta V:
C = Q/V
Do capacitor 1:
1 uF = Q/(50/3) -> Q = 50/3 uC
Do capacitor 2:
2 uF = Q/(50/3) -> Q = 100/3 uC
Por mais que você tinha os capacitores em série, o que importa é a ddp, que fica em função da capacitância e não da carga dos capacitores (apesar dela também influenciar na ddp entre as placas)
só existe corrente se existir diferença de potencial, e pra capacitores V = q/C. Se as cargas forem iguais, como a capacitância é diferente, V será diferente, e ocorre transferência de cargas até que q/C seja igual para os dois. Tirem essa ideia aí de que as cargas tem que ser iguais, quase me enganaram enquanto eu resolvia aqui
Cara, se for pelo desenho, eles estão em série. Pode parecer paralelo porque eles estão um ao lado do outro, mas se você redesenhar o circuito percebe que estão em série.
E quando estão em série, não é a carga que é a mesma, é a corrente que passa pelos capacitores que é a mesma, ou seja, quando você fecha o circuito, toda a carga que sai de um capacitor vai pro outro, mas não necessariamente eles vão terminar o processo com a mesma carga final.
http://i48.tinypic.com/2evrpee.jpg
Os 2 pontos que o fio esta conectado tem que ter o mesmo potencia, se não ia ter corrente, ou seja: Não estariam em equilíbrio.
Talvez a polaridade de um dos capacitores inverteria?
Mas você inventou esse fio aí, ele não existe no problema.
No início, quando você conecta os dois capacitores de acordo com o primeiro desenho que você postou, eles têm ddps diferentes entre as placas. No equilíbrio, a ddp entre as placas dos capacitores são iguais.
quando a chave está aberta eles estão em série, quando ela é fechada e o equilíbrio é atingido eles estão em paralelo. no instante entre chave fechada - equilíbrio eles não são nenhum nem outro e nem interessa para a resolução do problema
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/mod05/m_s06.html
http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/f...etricidade.pdf
Pra você definir se estão em série ou em paralelo você tem que fechar o circuito.
.
Entendi a analogia com a mesa, mas acho que você tá confundindo os conceitos. Eles foram carregados em paralelo e a fonte que carregou eles foi retirada. No instante em que a fonte é retirada, eles possuem configuração de estarem em paralelo (mesma tensão e cargas diferentes). Mas isso não muda nada, eles continuam em circuitos abertos e carregados. O problema só começa quando você conecta os dois, e no momento em que são conectados, de acordo com o desenho, eles estão em série.
A carga total do sistema se mantém, tudo que sai de um capacitor vai pro outro, mas a ddp já não é mais 50V.
http://s2.glbimg.com/hbc78wGTLVLozFZ...8/01/prova.jpg
Parte de uma redação nota 1000 no ENEM... A menina conjugou verbo em primeira pessoa, erro de português e tirou 1000. Tirando que a redação em si não ficou boa de maneira nenhuma... Essa prova é ridícula, e esses corretores são uma piada.
Só pra constar, não é dor de cotovelo, fiquei com 920 ano passado na mesma prova... Caralho, é pra ficar puto demais com isso.
Foi mais um desabafo mesmo, hehehe.