Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 2746

Tópico: Dúvidas Acadêmicas [Todas as Matérias]

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    27-12-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Preciso dos manjões de português(A.K.A LEIRBAG)

Amanheceu um dia lindo.

Qual a classificação sintática de um dia lindo?

Eu pensei em predicativo nominal. Sendo a frase toda verbo nominal, porem nào pode ser. Pq amanhecer eh verbo intransitivo e só forma predicado verbo nominal com um predicativo do sujeto, POREM a frase não tem sujeito....

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Registro
    26-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sadeckss Ver Post
    Preciso dos manjões de português(A.K.A LEIRBAG)

Amanheceu um dia lindo.

Qual a classificação sintática de um dia lindo?

Eu pensei em predicativo nominal. Sendo a frase toda verbo nominal, porem nào pode ser. Pq amanhecer eh verbo intransitivo e só forma predicado verbo nominal com um predicativo do sujeto, POREM a frase não tem sujeito....
    Na verdade, você está certo até a última frase. Não é que a frase não tem sujeito, é que o sujeito da frase é inexistente. Essa frase exemplifica muito bem uma das bizarrisses da nossa língua portuguesa. Se tanto o sujeito quanto o predicado são termos essenciais da oração, como é que pode existir "oração sem sujeito"?

Então, criaram o chamado "sujeito inexistente". Ele não existe na frase, mas é como se existisse. E ai a gente tem que sair da análise sintática e partir pra semântica, em um exercício que beira o ridiculo: a chuva chove, o vento venta, a neve neva e a manhã amanhece.

Ou seja, o "sujeito implicito" dessa frase é "a manhã", mas obviamente ninguem diria "a manhã amanheceu um dia lindo".

Só que, se pensarmos nesse "a manhã" como sujeito, descobrimos o que realmente é "um dia lindo". Na frase acima, teriamos que dizer "amanheceu COMO um dia lindo", e isso é uma qualidade do sujeito. Logo, "um dia lindo" é predicativo do sujeito, mesmo em uma frase com sujeito inexistente.

Podemos concluir então que, na verdade, essencial mesmo é só o predicado, já que o sujeito pode ou não estar na frase. Mas mesmo em uma frase "sem sujeito", se buscarmos pela semântica, o encontramos.

Ou seja, um dia lindo é predicativo do sujeito, amanheceu é verbo impessoal intransitivo e o predicado é verbo-nominal, com "amanheceu" como núcleo do predicado verbal, e "dia" como núcleo do predicado nominal.

Registro
    27-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Leirbag Ver Post
    Na verdade, você está certo até a última frase. Não é que a frase não tem sujeito, é que o sujeito da frase é inexistente. Essa frase exemplifica muito bem uma das bizarrisses da nossa língua portuguesa. Se tanto o sujeito quanto o predicado são termos essenciais da oração, como é que pode existir "oração sem sujeito"?

Então, criaram o chamado "sujeito inexistente". Ele não existe na frase, mas é como se existisse. E ai a gente tem que sair da análise sintática e partir pra semântica, em um exercício que beira o ridiculo: a chuva chove, o vento venta, a neve neva e a manhã amanhece.

Ou seja, o "sujeito implicito" dessa frase é "a manhã", mas obviamente ninguem diria "a manhã amanheceu um dia lindo".

Só que, se pensarmos nesse "a manhã" como sujeito, descobrimos o que realmente é "um dia lindo". Na frase acima, teriamos que dizer "amanheceu COMO um dia lindo", e isso é uma qualidade do sujeito. Logo, "um dia lindo" é predicativo do sujeito, mesmo em uma frase com sujeito inexistente.

Podemos concluir então que, na verdade, essencial mesmo é só o predicado, já que o sujeito pode ou não estar na frase. Mas mesmo em uma frase "sem sujeito", se buscarmos pela semântica, o encontramos.

Ou seja, um dia lindo é predicativo do sujeito, amanheceu é verbo impessoal intransitivo e o predicado é verbo-nominal, com "amanheceu" como núcleo do predicado verbal, e "dia" como núcleo do predicado nominal.
    Não da pra aceitar, como vai se predicativo do sujeito se o mesmo é inexistente? Fora que:
    -Não existe, ate onde eu sei, predicativo do sujeito com artigo, substantivo e um adjetivo.
    - O predicativo do sujeito caracteriza o sujeito certo? O dia amanhaceu um dia lindo. Eu vejo é uma "repetição do sujeito" (Se existisse) e o apenas o lindo caracterizando ele.
    Última edição por Sadeckss; 03-08-2012 às 20:12.
    Navegar é Preciso

Registro
    26-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sadeckss Ver Post
    Não da pra aceitar, como vai se predicativo do sujeito se o mesmo é inexistente? Fora que:
    -Não existe, ate onde eu sei, predicativo do sujeito com artigo, substantivo e um adjetivo.
    - O predicativo do sujeito caracteriza o sujeito certo? O dia amanhaceu um dia lindo. Eu vejo é uma "repetição do sujeito" (Se existisse) e o apenas o lindo caracterizando ele.
    Erro meu, desconsidere.

Um dia lindo é SUJEITO da frase.

Eu já tinha pensado nessa hipótese e descartado por amanhecer ser um verbo impessoal, mas a frase está simplesmente fora da ordem direta.

Um dia lindo amanheceu.

É como se fosse "O homem amanheceu doente.", mesmo amanhecer sendo um verbo impessoal, nesse caso ele é verbo de ligação.

Logo, um dia é sujeito simples, com dia sendo núcleo, amanheceu é verbo de ligação e lindo é predicativo do sujeito. Predicado nominal, e é isso ai.

Registro
    27-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Leirbag Ver Post
    Erro meu, desconsidere.

Um dia lindo é SUJEITO da frase.

Eu já tinha pensado nessa hipótese e descartado por amanhecer ser um verbo impessoal, mas a frase está simplesmente fora da ordem direta.

Um dia lindo amanheceu.

É como se fosse "O homem amanheceu doente.", mesmo amanhecer sendo um verbo impessoal, nesse caso ele é verbo de ligação.

Logo, um dia é sujeito simples, com dia sendo núcleo, amanheceu é verbo de ligação e lindo é predicativo do sujeito. Predicado nominal, e é isso ai.
    Kra, faz sentido mas to em duvida.

Verbos que denotam fenômenos da natureza, sempre que usados na sua forma denotativa (De fenomeno da natureza), são impessoais, não?

No caso de o homem "amanheceu" doente, o verbo esta figurado, por isso tem sujeito. Mas em Amanheceu um dia lindo, não vejo nenhum sentido figurado, e sim o de propio fenômeno da natureza. Seria uma exceção?

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Sadeckss; 04-08-2012 às 13:36.
    Navegar é Preciso

Tópicos Similares

1. Jogos | [Oficial] Tópico para dúvidas breves
    Por Fenriz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 61
    Último Post: 25-04-2010, 15:13
  2. Topico do hospital cema
    Por Neo'Aragorn no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 123
    Último Post: 10-07-2008, 07:23
  3. Jogos | Tópico para dúvidas breves
    Por Fenriz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 48