
Postado originalmente por
Sadeckss
Preciso dos manjões de português(A.K.A LEIRBAG)
Amanheceu um dia lindo.
Qual a classificação sintática de um dia lindo?
Eu pensei em predicativo nominal. Sendo a frase toda verbo nominal, porem nào pode ser. Pq amanhecer eh verbo intransitivo e só forma predicado verbo nominal com um predicativo do sujeto, POREM a frase não tem sujeito....
Na verdade, você está certo até a última frase. Não é que a frase não tem sujeito, é que o sujeito da frase é inexistente. Essa frase exemplifica muito bem uma das bizarrisses da nossa língua portuguesa. Se tanto o sujeito quanto o predicado são termos essenciais da oração, como é que pode existir "oração sem sujeito"?
Então, criaram o chamado "sujeito inexistente". Ele não existe na frase, mas é como se existisse. E ai a gente tem que sair da análise sintática e partir pra semântica, em um exercício que beira o ridiculo: a chuva chove, o vento venta, a neve neva e a manhã amanhece.
Ou seja, o "sujeito implicito" dessa frase é "a manhã", mas obviamente ninguem diria "a manhã amanheceu um dia lindo".
Só que, se pensarmos nesse "a manhã" como sujeito, descobrimos o que realmente é "um dia lindo". Na frase acima, teriamos que dizer "amanheceu COMO um dia lindo", e isso é uma qualidade do sujeito. Logo, "um dia lindo" é predicativo do sujeito, mesmo em uma frase com sujeito inexistente.
Podemos concluir então que, na verdade, essencial mesmo é só o predicado, já que o sujeito pode ou não estar na frase. Mas mesmo em uma frase "sem sujeito", se buscarmos pela semântica, o encontramos.
Ou seja, um dia lindo é predicativo do sujeito, amanheceu é verbo impessoal intransitivo e o predicado é verbo-nominal, com "amanheceu" como núcleo do predicado verbal, e "dia" como núcleo do predicado nominal.