Postado originalmente por
luizjuiz
Com ele "aberto" logo após ser carregado você está numa situação de instabilidade e realmente não é nada, porém o exercício diz "logo em seguida" para eliminar essa possibilidade.
Pode-se afirmar para efeitos de análise do problema, que logo que os 50V que carregam os dois são retirados (e somente exatamente naquele instante) eles estão numa configuração (de cargas e tensões) que é idêntica a de estarem em série, por que estavam em série antes. É como eu colocar uma caixa em cima de uma mesa de 1m de altura e retirar a mesa rapidamente, no instante exato que eu retiro a mesa a caixa ainda tem a altura de 1m, entendeu?
Entendi a analogia com a mesa, mas acho que você tá confundindo os conceitos. Eles foram carregados em paralelo e a fonte que carregou eles foi retirada. No instante em que a fonte é retirada, eles possuem configuração de estarem em paralelo (mesma tensão e cargas diferentes). Mas isso não muda nada, eles continuam em circuitos abertos e carregados. O problema só começa quando você conecta os dois, e no momento em que são conectados, de acordo com o desenho, eles estão em série.
A carga total do sistema se mantém, tudo que sai de um capacitor vai pro outro, mas a ddp já não é mais 50V.