Valeu. Olhando agora a resolução é bem simples, mas é só colocarem expoente nas contas e eu me embaralho todo.
Versão Imprimível
senx.cosx = (2.senx.cosx). 1/2= sen2x/2
sen2x é máximo para 2x = pi/2 ou seja para x = pi/4
Então:
2^(sen2x/2) = 2^(1/2) = raiz(2)
Entao, eu to tirando 7,5 em toda prova de redacao, o que eh uma nota boa se for comparar com o resto do pessoal (mesmo os da minha classe, A do Anglo, nota eh 5 mais ou menos), mas ainda sim queria melhorar no que for possivel... Tem o plantao de redacao la, mas normalmente nao da tempo de ir, entao queria umas dicas de alguem que manje alguma coisa.
Como eu sou idiota e nao sei por spoil, vou colocar o link pra redacao:
http://i.imgur.com/ZeVrM.jpg
http://i.imgur.com/OTpq1.jpg
obs: sao imagens da mesma redacao
Se alguem tiver paciencia de ler depois eu posto uma ou outra se nao for abusar, hehehe.
Desde ja, obrigado.
.
Vou prestar med, entao redacao pode fazer uma puta diferenca... E concordo com vc, preciso muito mais estudar principalemente matematica do que redacao, mas sempre eh bom uns pontinhos a mais, hehehe. Sempre fui bem nessa materia (no segundo ano, como treineiro, fiz 90% na unesp), porem nao tao bem em matematica (foi a materia que me tirou da facul no ano passado)...
Soh queria uma dica ou outra mesmo, nao passo muito tempo fzdo redacao (1 por semana normalmente)
Dúvida geometria analítica:
Determine a equação da reta que passa pelo centro da circunferência de equação 2x² + 2y² + 4x + 1 = 0 e é perpendicular à reta de equação x + 2y - 1 = 0.
Resolvi aqui e deu 2x - y + 4 = 0, sendo que a resposta é 2x - y + 2 = 0.
Valeu!
Volta na formato geral da circunferencia:
(x - xo)² + (y - yo)² = r²
Pronto, você tem um ponto dessa reta (xo,yo)
Agora falta a direção mas o enunciado disse que é perpendicular a outra reta:
2y = 1 - x
y = 1/2 - x/2
Então, o coeficiente angular da reta que você quer é:
m.m' = -1( condiçao para serem perpendiculares)
m - 1/2 = -1
m = 2
Agora, voce tem a reta:
y - yo = m (x - xo)
Depois que eu achei o m, peguei a equação da circunferência e determinei o centro dela.
2x² + 2y² + 4x + 1 = 0 , C(-c/2 , -d/2), fazendo as contas da C (-2,0). Depois substitui na equação da reta :
y - 0 = 2 (x - (-2))
ai deu 2x - y + 4 = 0. Não to encontrando onde errei. =/
Valeu pela ajuda.
28) (Ufsc) Seja f : [ -4 , 4 ]→IR onde f(x) = |x – 1|.Determine a soma das alternativas verdadeiras :
01) a imagem de f é IR
02) f(x) é decrescente em [ -4 , 1 ]
04) f(x) é simétrica em relação ao eixo imaginário x = 0
08) f(x) é crescente em [ 1 , 4 ]
16) f(x) é uma função ímpar
32) f(x) é sobrejetora
malditas funçoes, a respeito, o que quer dizer aquele: Seja f : [ -4 , 4 ]→IR
juro que nao sei
f : [ -4 , 4 ]→IR
isso é:
O domínio é [ -4 , 4 ] e o contra domínio todos reais.
Vamos as alternativas:
01) |x – 1| Vamo ver os valores máximos e mínimos pra |x – 1| nesse domínio, e ver de onde a imagem varia:
|x – 1| O máximo vai ser -4, é o numero somado com -1 que da o maior modulo
|-4 – 1|= 5
|x – 1| O minimo vai ser 1, é o numero somado com -1 que da o menor modulo
|1 – 1 l = 0
A imagem é [0, 5].
02) Como vimos acima, ou vc pode fazer um esboço do gráfico... Ela decresce do -4 ate o 1 (Vai de 5 a 0)
04) Vc pode esboçar o gráfico, ela toca o eixo x no ponto x =1 e só , como vimos na alternativa 01, logo : Não é simétrica no eixo do ponto X = 0
08) Sim, a partir do ponto X =1 ela começa a crescer, acho que eh evidente
16) Não, função impar tem simetria no em relação ao eixo das abscissas (-F(X) = F(-X)). Função modular não possei nem parte negativa, logo, nunca eh impar.
32) Como ja visto acima, o contra domínio são os reais enquanto a image é o intervalo [0 , 5]
certo,
mas ainda nao entendi, como desenharia isso?
no caso, colocaria os numeros entre -4 e 4 na funçao e veria quais os resultados e ia marcando os pontos?
o que, pelo meu ver daria uma reta, certo?
obrigado
Não, não. Seria "2 retas"
Tu só pega a funcao x -1 e "reflete" a parte negativa. Parecida com isso:
http://www.infoescola.com/wp-content...aomodular5.jpg ( a reta vermelha não é da função
aaah
entendi
obrigadao
tu sabe onde posso achar exercicios disso resolvidos? passo a passo?
Achei meu erro aqui. Pelo que eu percebi, para achar o centro da circunferencia de equação 2x^2 + 2y^2 + 4x + 1 = 0, é preciso simplificar essa equação.Assim, ela ficaria x^2 + y^2 + 2x + 1/2 = 0.Ai o centro da circunferencia seria (-1,0), e depois substituindo na equação da reta, o resultado bate com o gabarito. Ainda bem que encontrei o erro na minha resolução, essa questao está em um trabalho meu que vale 15 pts. :D
Alguem acha meu erro nessa questão de mhs:
Q.39
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphot...65657978_n.jpg
considerando aqui:
(12m)---(11m)----(10m)----(9m)----(8m)
(-2m)----(-1m)-----(0m)----(1m)----(2m)
Amplitude = 2m
Período = 12h
Ai ficaria
x = A cos(w0 +wt)
1 = 2 cos(-2 +wt)
(-2 +wt) = pi/3
Sendo W = 2pi/T --> Pi/6
-2 + Pi.t/6 = pi/3
t= (12 + Pi) / Pi
Eu sei fazer por MCU, mas quero saber pq não ta saindo por mhs, faz acho que 2 anos que não fazia nada de mhs :l
.
Foda que na hora da prova não vou ter uma calculadora gráfica u.u Quando falei "Fazer por mhs" é pq tava revisando MHS pro concurso (Faz um tempinho que não estudo física, quanto mais mhs :l)
O gabarito é D sim. Mas qual sabe qual o erro da minha resolução?
Edit:
Tbm não consegui fazer pela sua sem a calc, quase ctz que to errando besteira --
Eu quero saber qual o tempo de Y = 9Citação:
Y = 10 + Y' = 10 + 2*cos(2pi*t/12 - 2*pi*12.5/12)
9 = 10 + 2*cos(2pi*t/12 - 2*pi*12.5/12)
-1/2 = cos(2pi*t/12 - 2*pi*12.5/12)
3pi/2 tem o cosseno = -1/2 , logo posso dizer que:
2pi*t/12 - 2*pi*12.5/12 = 3pi/2
2t - 2. 12,5 = 19
t = 21,5
Considere as matrizes reais 2x2 do tipo
A(x) =(cos x sen x)
........(sen x cos x)
(finge que é um parentese grandão ao invez de 2 em cada lado)
a) Calcule o produto A(x) . A(x)
b)Determine todos os valores de xE[0 , 2pi] para os quais A(x) . A(x) = A(x)
e
Se cos x = 1/4,calcule o valor da expressão
E = sec²x - sec x . cossec x / 1-cotg x
agradeço a ajuda
Você deve saber multiplicar matrizes, esse produto aí dá
(cos²x+sen²x 2senxcosx )
(2senxcosx cos²x+sen²x)
Pela relação trigonométrica fundamental cos²x+sen²x=1 e também 2senxcosx = sen2x temos:
(1 sen2x )
(sen2x 1 )
Pra A(x) . A(x) = A(x) no intervalo [0,2pi] devemos ter uma igualdade entre elementos, logo:
cosx=1 e sen2x=senx
Pra cosx = 1 temos x=0 ou x=2pi.
Agora basta ver se esses valores satisfazem a outra condição.
pra x=0
sen(2.0)=sen0 (OK)
sen(2.2pi)=sen(2pi) (OK)
Logo os valores são 0 e 2pi
Pra outra questão, se cosx = 1/4 é só fazer a relação trigonométrica fundamental, cos²x+sen²x=1, achar o valor do seno e a partir daí achar a cotg (cosx/senx), cossec(1/senx), sec(1/cosx) etc
.
Dúvida de calc 3:
é pra calcular a integral tripla de y em dx dy dz no conjunto x^2+4y^2<=1, 0<=z<=1
a resposta é zero.
Como que eu passo essa porra pra coordenadas polares?
Estou estudando estatística, já que não estudei direito para o vestibular e no ensino médio. Até agora tudo bem, mas...
Por que diabos, na formula da variância, eleva-se a diferença entre o número dado e a média aritmética ao quadrado?
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...18f3337ccd.png
Nota:
*u = Média Aritmética de todas as amostras
*E = Média Aritmética do resultado de (X-u)²
Por que preciso elevar ao quadrado se (x-u) já indica uma distância? É pra deixar em módulo? Duvido muito que seja pra essa finalidade; mas se for, sabe o que mais deixa em módulo? MÓDULO! -.-
Help
.
Apesar da sua indignação, a explicação é essa mesma hahaha, eleva-se ao quadrado para obter apenas valores positivos. Não sei explicar porque não é usado o módulo...
O valor final também precisa ser positivo para depois calcularmos o desvio padrão, que é a raiz quadrada da variância.
Exercício Cinemática:
http://i46.tinypic.com/2lc1og8.png
Gabarito :t2 - t1 = 3s
Valeu ! :D
Questão de física - Estática dos corpos rígidos
Estou com dúvidas para projetar os vetores no eixo X e logo depois para achar a normal. Conversei com um professor, mas estava no pátio então a explicação dele foi rápida. Chegou nas equações:
http://desmond.imageshack.us/Himg24/...ng&res=landing
30*cos 20° + N*cos 60° = Pb
30*sen 20° + N*sen 60° = 100
Consigo projetar os vetores no eixo X, mas estou com dúvida sobre como ele achou o ângulo entre a normal (60°) para calcular tudo. Fiz as contas que ele escreveu e dão o resultado do livro que peguei a questão.
Se alguém puder fazer a resolução e me explicar o porquê. Obrigado :y:
Lordskel. Jaja posto a sua, deixa eu arrumar aqui.
Spoiler: cos 30 = sen 60
.
Agora entendi melhor a parte de projeções e pesquisando um pouco esclareci minha dúvida sobre as componentes do peso em um plano inclinado, obrigado mais uma vez :)
ow gente, alguém sabe uma dica de como acertar aquelas equações de aceleração constante,que ai usam em queda livre e etc
eu nao entendo,o professor usa três tipos, no livro tem cinco
fala que se por exemplo: O problema ta pedindo o tempo mas não fala nada sobre aceleração, ai tenho que achar uma equação que tenha o tempo mas não a aceleração
eu faço isso e não acerto nada UHAUHSUHA
Cuma?
Aceleração constante, desde que em movimento retilíneo, possui as seguintes equações:
V²=Vo²+2a(S-So)
S=So+Vo.t+a.t² . 1/2
V=Vo+a.t
Você deve estar se confundindo com as que têm velocidade constante, que seria V=Vm=S-So / t-to e S = So+V.(t-to).
O esquema representa uma célula túrgida de parênquima aclorofilado. O comprimento das setas, que indicam movimento de substância, é proporcional às quantidades de substâncias que fluem:
http://www.coladaweb.com/questoes/biologia/osmeab9.jpg
Como a célula está túrgida, não entra mais água, logo imaginei que água corresponderia ao III. É aclorofilada, logo não produz glicose, então entrará mais do que sairá. Por ser uma célula vegetal, concentração está em equilíbio osmótico.
Imagino que seja essa a resposta.
Porém, essa questão está adaptada de uma da UFMG que está escrito "em turgescência" no lugar de túrgida, então a resposta ficou
I: Glicose
II: Água
III: Amido
O que eu pensei está errado ou foi a adaptação do Anglo que ficou uma merda? Tomara que alguém dê uma luz, hehehe.
integral de dx/((ax)² + a²) sendo que 'a' é diferente de zero e constante.
I: Glicose pelo motivo que você comentou mesmo.
II: Água. Na célula túrgida, o volume não vai aumentar mais, mas a pressão interna da água faz ela sair, permitindo que o mesmo tanto entre.
III: Amido. Não lembro direito disso, mas acho que o amido é uma molécula muito grande pra passar pela membrana. O transporte entre as células é feito na forma de glicose, que internamente vai formar amido.
Acho que é isso =).
integral dx/((ax)² + a²) = 1/a² integral (dx/((x)² + 1)), que é a própria arctg(x)
logo, a integra fica arctg(x)/a² + c
No mais, você conhece o http://www.wolframalpha.com/ ?
Se não conhecer fica conhecendo agora, é só jogar lá integrate f(x)dx que ele te dá a resposta e ainda mostra os passos.
.