Postado originalmente por
yurisam
Um exemplo comum: Você está sendo assaltado, você ja falou as frases que todo mundo fala, pega o que quiser me deixa vivo e com meus documentos, porém um grupo qualquer vê que você está sendo assaltado e corre em sua direção, no mesmo instante o cara pensa se eu esfaquear esse cara agora vai ter menos gente correndo atrás de mim e provavelemnte um grupo pequeno não vai tentar me desarmar, ele tira a faca e vai em sua direção ou levanta os braços em posição para desferir o golpe, se você não sabe se defender como você fica?
É a noite você está com sua mãe/irmã/namorada/prima/amiga, e dois sujeitos aparentemente drogados catam sua acompanhante pelo braço provavelmente para estrupa-la, e ai? você vai sair correndo? vai tentar argumentar com um bando de drogados?
Você está num bar lotado com amigos, há uma discussão, seu amigo leva um soco e rapidamente ele ta sendo chutado com violência por um pequeno grupo. Você vai dialogar com os caras? vai pedir para eles pararem? vai tentar separar um por um com o risco de você se juntar ao seu amigo que tá no chão apanhando? ou simplesmente vira as costas e vai embora?
Você foi sequestrado em um dado momento você percebe que ou sua familia não vai pagar o resgate, ou os caras se cansaram, ou eles simplesmente estavam drogados e resolvem dar um fim na sua vida, eles já estão falando que vão te matar e um deles te leva para o mato, você percebe que ele planeja te apagar lá mesmo. E ai pede pelo amor de Deus? Conversa com o cara? Você tem apenas uma fração de segundo para tomar uma atitude ou tomar um tiro o que você faz?
Existem situações em que não reagir não consta como opção. E ai o que você faz?