Caralho, matemática pura?! Eu, ao mesmo tempo, te respeito e te acho maluco.
@Bruce: Eu não sou fã de volumes únicos.
Versão Imprimível
Não gosto do volume unico, prefiro aqueles separados por quimica geral, fisico-quimica... No geral, são mais detalhados.
[#]Mig Master:O curso é muito legal...chato pra mim era ficar estudando desenho tecnico, humanidades e outros assuntos bastante especificos.
vo resumir aqui minha dieta pra passa no vestibular...
eu passei na uel (Universidade Estadual de Londrina), no segundo curso mais concorrido da instituição... a receita é:
exercicios, exercicios, exercicios, exercicios, redação, redação...
procure livros de cursinho que tem MUITOS exercicios, e a matéria vem bem explicada e mastigada (no cursinho que eu fiz, o Maxi) cursinho tem que ser ANUAL, nao adianta fazer cursinho de 2 meses que vai ser quem nem o carinha ta falando ai, so tem formula e nao se explica como se chega à formula...
eu pra fala a vrdd estudei estudei msm 3 meses (5 horas de cursinho de manha mais estudos por 4 a tarde e 2 a noite), no resto do ano eu simplesmente prestei atenção nas aulas e fui nos reforços que o cursinho da a tarde
Porra ... desenho técnico é foda cara. Eu to quase reprovado por faltas mesmo, 4 horas numa sala sem ventilador escutando um cara muito chato falando uma porrada de coisa que as vezes eu nem consigo enxergar é FODA.
Mas eu gosto de engenharia, to animado com o curso, mas já to fudido demais. Essa semana fiz uma prova de estatística na base do se foda, botei uma porrada de conta na minha hp50 e colei na prova. Provavelmente me fudi, mas não to nem aí.
Tenho prova de cálculo segunda ... to estudando essa madruga + sábado + domingo = DOOM
Mesmo assim, não troco engenharia por nada.
Duas perguntas.
Como está o mercado de trabalho para os médicos hoje? Bom? Ganha bastante? Vale o sacrifício de 6 anos de faculdade? Hoje eu fui num consultório e estava batendo papo com a secretária que era mulher do médico, e ela disse que fazer medicina é só status, porque o financeiro está muito ruim. Ela disse que o marido dela está com poucas consultas e são apenas de convênios (que pagam muito pouco por consulta). Tá certo que o doutor era arrogante pra caramba e não levei fé no diagnóstico dele (explicando as poucas visitas), mas fiquei pensativo. Vale a pena hoje em dia? Eu sempre tenho a impressão de que médico são sempre requisitados e que ganham super bem.
E outra, porque fazer cursinho + 3º ano é tão ruim? Muitas das minhas amigas irão fazer, será que eu tento desencorajar elas?
nao adianta fazer 3 + cursinho, porque vc nao vai revisar a materia que vc viu no dia, ja que vc nao vai ter as mesmas aulas no cursinho que provavelmente eh a noite!
o segredo pra passa no vestibular esta em revisar as materias que vc viu de manha e resolver exercicios dessas materias....
PUTA QUE PARIU, NEM ME FALA.
Cara, o que mais me matava de raiva também eram os laboratorios de fisica a tarde. PUTA QUE PARIU, MUITO CHATO. Ficava naquela merda 3h, fazendo umas experiencias muito chatas, cara eu ficava com o olho vermelho de sono e bocejando... ciencia empirica é uma merda hauahuaau
O mais engraçado era a prova de calculo, não sei como era aí mas tipo 80% facil na primeira prova ficou abaixo da media... é classico( nao sei se ja fez a primeira prova de calculo) :yelrotflm :yelrotflm
boa sorte rsrs, eu realmente não gostei cara sai por opçao mesmo pq minhas médias estavam boas
Martiny, independente da area se vc for bom vc é bem remunerado
Ganhei a coleçao inteira dos Fundamentos da Matemática Elementar, meus pais queriam me dar uma coisa de natal (eu não faço a menor questão de presentes, mas meus pais queriam me dar algo para "simbolizar", então pedi a coleção.
Realmente está me ajudando MUITO, para entender a teoria é preciso uma certa base, mas nada dificil, exercicios exelentes,focados na aula e no final uma grande coleção de exercicios de vestibulares também muito bem organizados.
Vou mandar a real aqui, sei que a muitas pessoas aqui na mesma situação e gente que pode me ajudar...acho que o cara que eu mais me indentifiquei na internet,desde que a uso foi o DeadFrog, rly
Pretendo fazer Egenharia de produção ou mecatronica em uma das seguintes faculdades: Usp (escola politécnica), Unesp, Unicamp, Ufscar.
Estudo no objetivo, não é uma unidade grande, mas estou começando a desmotivar, olho para o pessoal de são paulo (eu moro em uma cidade do interior não muito longe), que estuda no ETAPA, POLIEDRO, ANGLO TAMANDARÉ, até desanima...eles tem muito mais opções e oportunidades,professor muito mais focados, os melhores livros.
O desanimo está batendo já, eu sei que se quero passar em engenharia na poli preciso correr muito mais do que o colégio me dá, meus pais podem pagar as coisas por fora, ainda bem que dinheiro não é o problema, mas enquanto eu tenho que ficar fazendo gambiarra pra isso, o pessoal de la tem o processo maximazado.
Eu li no começo do tópico o Geik recomendando alguns livros de física e qúimica:
Os FEM como disse ja tenho todos, agora de química me recomendaram esse "Química nos Vestibulares, Editora Policarpo", acredito que o colégio bandeirantes adote esse livros para seu sistema.
Bom, cara. Há muita gente que discorda do que eu digo mas eu não sou simpatizante da idéia de escolher um curso baseado em futuras condições financeiras.
Pra cada um existe uma area que faz você você se apaixonar e dedicar ao maximo nela. Eu, por exemplo, sempre achei que deveria fazer engenharia pois conciliava duas coisas que eu considerava importante: matematica(hobby) e mercado(preocupaçao financeira). No final das contas, percebi que não valia a pena eu me arrastar 5 anos estudando uma coisa que não me interessava e que posteriormente eu iria trabalhar com isso minha vida inteira.
Aos poucos, eu percebi que em toda area existem muitos profissionais ruins e desqualificados mesmo aqueles que tiveram uma base tecnica muito boa nas universidades. Muitos caem no comodismo e param de buscar mais aprendizado.
Então, eu vejo que mesmo que você não escolha uma area badalada mas que corra atras de novas metas, novos objetivos dentro daquilo que você faz, você é valorizado e sempre vira uma peça fundamental na sociedade.
Eu já tive exemplos vivos disso, alguns professores insubstituiveis por serem uma fonte de conhecimento e maturidade suprema.
Enfim, é claro que esse é meu ponto de vista. Ponto de vista de alguém que não é muito apegado a dinheiro :o
[#]Camelo de Gelo:Cara mas é isso aí mesmo, corre atras!
Não desanima, eu posso te dizer estudei em CURSINHO GRANDE e o volume de pessoas é muito grande sim! Entretanto, a qualidade dos alunos em grande parte não é boa. Os que realmente estão preparados são poucos, não se intimide.
Dá o gás porque se você passar na politecnica, não vai se arrepender! Fora que a base matematica pra engenharia é imprescindivel.
Minha mãe é médica, então falo por experiência:
Você vai ser jogado que nem uma boneca de pano no começo. Ultimamente, quem ganha dinheiro são cirurgiões, anestesistas e dermatologistas. Qualquer outra especialização, a melhor coisa que você tem a fazer é passar num concurso FEDERAL.
Minha mãe é mestrada em Neonatologia e é chefe de clínica do Hospital dos Servidores aqui do RJ... Ela ganha bem, mas além disso (e do consultório) ela ainda dá aula em 2 faculdades.
Ou seja: vai demorar pra você começar a ganhar bem. Você vai ralar pra caralho pra isso. Mas não faça medicina pelo dinheiro.
É nojento médicos que fizeram a faculdade por dinheiro. Normalmente, dentro da comunidade médica, eles são mal vistos. Faça por que gosta ou não faça.
Ahhhhh eu tinha um post gigante para postar, mas devido a um problema na net eu perdi tudo. Que raiva, vou dar uma resumida agora porque eu até desanimei.
Geik, eu tenho uma amiga que fez Nutrição e ela disse pra mim que hoje em dia, infelizmente, nós temos que dar valor ao financeiro. Eu disse para ela que queria fazer Letras e ela me desencorajou de leve, falando que se eu pudesse deixar pra depois, melhor. Não é que eu concorde inteiramente com ela, mas fiquei dividido. (se bem que eu acho que o mercado para o curso de letras, principalmente o de tradução, está crescendo bastante)
E Mig, eu tenho certa história com hospitais (fui uma criança bastante problemática e também visito bastante para fazer uns trabalhos voluntários, tipo alegrar a criançada) e seria algo que eu gostaria bastante de fazer, mas o tanto de trabalho que as pessoas dizem ter me desanima. E não posso mentir, as promessas de um salário ótimo logo que eu saísse da faculdade me animavam bastante.
Martiny, não vou te dizer pra abraçar minha opinião ou pra dela porque nessa história não existe certo ou errado.
O que eu posso te dizer é o seguinte, investindo seu tempo em especializaçoes/mestrados/doutorados cresce suas chances de sucesso no mundo academico. É possível ganhar relativamente bem trabalhando exclusivamente como docente em universidades. Lá dentro também você é valorizado pelo seu conhecimento, pelo seu título tudo aquilo que você tem agregado na vida.
Outro ramo que se você for MUITO bom é possível ganhar bastante dinheiro embora se esforçando muito é professor de cursinhos grandes do Brasil. Eles pagam muito bem, desde que você tenha uma didatica impecavel e consiga dar um ritmo na sala. Tive aula com um professor de portugues que me fez aprender gramatica pra vestibular, ele é incrivel( ele disse que cobrava 100 reais uma aula de redaçao).
Escrever material/livros para escolas ou editoras é uma outra saída. Abrir seu próprio cursinho focado em portugues do ensino médio, também é uma viavel visto que é uma das maiores dificuldades dos alunos nos vestibulares.
Eu acho que se você realmente quer Letras, deveria fazer. Você é um cara inteligente, se expressa bem e pelo que vejo gosta de ler. Acredito eu, que seja meio caminho andado. Existem milhares de alternativas pra criar seu futuro, o que falta muitas vezes nas pessoas é proatividade e acabam entorpecendo você de idéias vagas.
Foi mal o texto longo, eu adoro conversar sobre isso. :o
Medicina é um longo caminho mesmo, tem que estudar muito e trabalhar, mas acho que vale a pena. É uma profissão muito gostosa.
É cansativo mesmo, mas dependendo de o quanto você quer fazer, pode se tornar prazeroso.
E é como o mig escreveu, mas com um pouco de sorte e networking da pra se dar bem mesmo. Faça pelo prazer, pois pela grana você pode acabar como esse médico que você falou.
Não desanima cara!
Eu estudo no Anglo, e cara é verdade, os professores são muito fodas.
Mas não se preocupe TANTO quanto aos professores, o material também é importante. E o material do anglo e do poliedro da para comprar(tanto é que eu vou fazer isso).
Mas o conteúdo das apostilas de cursinho são muito ruins, aconselho fortemente a comprar os livros que o pessoal ta recomendando aqui. O bom do material de cursinho é que são lotados de exercícios, por isso vou comprar.
Se o Objetivo tiver Plantão de dúvidas, use e abuse. São praticamente professores particulares.
E também, existem pessoas que passaram em vestibulares concorridos, sem cursinho.
Então, não desanime.
Obrigado a todos que respoderam, vou começar a acompanhar o tópico e ajudar como eu posso.
[#]Geik: Essa base que você citou eu tenho muito bem, modéstia parte, sou um grande aluno de exatas, ou meu problema é que existe uma lacuna entre o requerimento pra egenharia e essa base, o gás que eu preciso pra entrar na poli é exatamente preencher essa lacuna!
[#]Bruce L: Concordo plenamente com você, tenho vários professores que dão aula no anglo, e um que dá no poliedro, semana passada pedi pra eles (que tem melhor contato) me passarem certinho como eu consigo o material do anglo e do poliedro.
Livros por fora tenho os Fundamentos da Matematica Elementar, citado pelo Geik, essa semana vou atrás dos de química e física citados aqui.
E sim o objetivo tem plantões atarde!
Depende cara, depende da sua formação, dos seus contatos e tudo mais. Hoje em dia com a quantidade de médicos se formando em particulares de baixa qualidade, o mercado de trabalho fica saturado de médicos que geralmente se especializam nas mesmas áreas (existem muitos dermatologistas, anestesistas e ginecologistas no mercado). Somado a isso, existem poucos empregos públicos onde o próprio estado está contratando, geralmente ele entrega o dinheiro para uma agência de saúde especializada que mantém o profissional trabalhando por 1-2 anos até ser dispensado.
Convênios particulares pagam muito mal, mas alguns como o da Petrobrás e da Unimed sempre fazem reajustes anuais para aumentar o valor da consulta. Outros planos como Medial saúde, mantem a sua base de consulta a mais de 8 anos (sério) e quase nunca aceitam o famoso reembolso.
Em um país como o nosso, o sistema de saúde está no nível crítico. Existem hospitais onde não são encontrados pediatras para trabalhar, por causa da pouca procura de profissionais por essa área. Alguns lugares pagam razoavelmente para plantões em hospitais e postos de saúde, juntamente com UPA's (aqui no rio) e outros locais.
Medicina se divide em dois grupos : Os que tem contato e os que não tem. Realmente se você QUISER isso para sua carreira, verifique se você tem algum parente que é médico e possa te iniciar no mercado de trabalho, ou então corra atrás.
Eu não recomendaria particulares, não são poucos os casos de pessoas que hoje trabalham como médicos e não recebem nem o que gastaram na faculdade.
Achei essa tua amiga muito escrota. Primeiro porque ela tá fazendo nutrição e diz que deve dar valor ao financeiro. Nossa, existem tantas carreiras que o mercado paga bem mais que nutrição que isso chega a ser até cômico. Sem ser preconceituoso, mas pela experiência que eu vejo, pessoas que fazem enfermagem e nutrição são os médicos frustrados da vida, realmente.
O que acontece cara, é que você não pode levar em base exemplos que vão aparecer na sua vida. Eu tive professores que davam aula apenas no ensino público e eram bem fudidos de vida, admito. Mas quando eu fui fazer prévestibular em um dos melhores cursos do rio, eu vi que existiam professores ricos pra caralho. A dica que eu te daria é que faça o que você quiser, mas seja bom. Se você for um professor de português foda, você vai receber bem pra caralho.
Faça um mestrado, comece a dar aula em faculdades, cursinhos, colégios estaduais (todos tem pelo menos 1) entre similares. O foda é que eu vejo muito professor chorando miséria, mas que ganha bem ou só ganha pelo Estado. Realmente o Estado paga mal pra caramba, mas se você for um belo profissional e aliar isso com vários empregos (3 ou 4 colégios, é completamente normal) você terá um pé-de-meia foda.
Poxa cara ... Não começa errando, de boa.
Se você for ver, existem n colégios que preparam seus alunos muito bem para os vestibulares. Mas se você for passar um pente fino ali, aposto que 80% ou mais dos alunos não são bem preparados. Não é o colégio que faz o aluno e sim o contrário.
Se você sente uma defasagem entre pessoas da sua idade, comece a estudar mais. Você tem uma bela coleção de livros de matemática, devore-os. Faça todos os exercícios possíveis, leia bastante, pratique redações, tenha sempre dúvidas (embora todos achem isso ridículo, é o mais importante) e sempre fique antenado ao que acontece no seu redor. Estude aquelas matérias onde você é um pouco fraco e se aprofunde MUITO nas matérias que você se sente bem, isso é uma fórmula do sucesso que todos sabem, mas poucos conseguem colocar em prática.
Fazendo isso cara, ninguém tira essa vaga sua não. Pode ser da NASA, que o cara não vai ser melhor do que você.
Mas começar já desistindo não ajuda né :P
#Geik
Outro dia no laboratório de química experimental, fui fazer uma reação fodona de sódio metálico com água e outros reagentes lá (indicador ácido-base + catalisador etc) e a professora disse que era pra pegar a menor pedra (do tamanho de uma unha) só que eu estava tão puto pra sair da sala, tão entediado que escutei - a maior pedra (peguei uma do tamanho de um dedão). A minha sorte foi que eu tinha virado de costas quando aquilo explodiu. Consegui estourar um becher e sai sem nenhum arranhão.
Algumas aulas como Estatística básica e Desenho técnico não ajudam. Somam uma matéria chata, com um professor mais chato ainda, em um local quente pra caralho ou frio pra caralho (faculdade pública é um caos nesse assunto) e temos algo tedioso de se fazer pelo menos 3 vezes na semana.
Na minha prova de estatística eu tava tão puto pra terminar, que meti todas as contas na calculadora, escrevi uma pá de baboseiras, assinei a lista de presença e fui embora. Eu sei que isso vai fuder muito meu cr, mas na hora eu nem pensei. Agora vou ter que ir em todas as aulas pra melhorar, além de fazer a optativa.
Não vou citar todo mundo porque vocês escreveram textos colossais e acho que vai poluir demais se eu quota-los. Bem, vamos por partes.
Gëik, eu sempre tive vontade de ser professor, mas não sei se eu me daria bem num cursinho, porque geralmente neles você tem que ser aquele professor animado, cheio de piadas e etc. Mas não custa tentar, lecionar seria um grande prazer para mim, mesmo que não seja em cursinho.
E dentro do curso de Letras tem várias opções, seja literatura, gramática, linguística, tradução, português-espanhol/inglês. Eu escolheria português-inglês, tradução e linguística. Daria para eu ser um professor e um tradutor (escrito e simultâneo) free-lance, que é o que o meu antigo de professor de literatura era (o cara era muito foda).
E nossa, obrigado pelos elogios. E pode escrever textos grandes, sem problemas. Quanto mais o pessoal tiver para ler, mais irá ajudar.
Bruce L, medicina é meio brutal mesmo. Você estava fazendo, não estava? Antes eu pensava mais em fazer medicina, agora o meu foco é outro. Mas nunca se sabe, eu posso mudar minha opinião daqui a 15 minutos... (ser adolescente é foda, muda de opinião muito rápido).
Nanometro, aí que tá, não tenho nenhum contato que seja médico na família. Apesar de alguns trabalharem na área de saúde (irmã psicóloga e pai que trabalha num convênio de saúde), eles não tem tanta influência, ou pelo menos acho que não.
E para esclarecer, a minha amiga já fez Nutrição e se arrependeu, por isso que ela me deu esses toques de se importar com o financeiro.
Como já disse logo acima, eu sempre gostei da ideia de ser um professor, passar conhecimento, ser um cara em que as pessoas possam se influenciar. Mas o problema é onde. Eu que não quero dar aula para ensino médio, onde eu tenha que me esgoelar para dar aula, tendo que bancar o pai de adolescente. Eu queria lecionar inglês/português para alunos que queiram aprender de verdade, só queria onde seria o melhor lugar? Lecionar em cursinhos? Lutar para conseguir lecionar em faculdades? Escolas particulares? O CCAA vai me dar um emprego no final do ano quando eu terminar o curso, já que segundo eles eu tenho uma boa dicção, mas aposto que não conseguirei crescer lá dentro.
Abraço pro ceis.
Eu tive professores no cursinho que eram legais pra caramba e não faziam tantas piadas assim. Existem professores que são bons e existem professores que são carismáticos. Geralmente quando essas duas características se aliam, são os professores mais adorados pelas turmas e tudo mais, mas isso não irá desmerecer um professor que manda bem sem fazer piadinhas ou gracinhas. Não tem essa, se você gosta de dar aula, é em qualquer lugar, você sempre encontrará alguém interessado, por mais que ele seja minoria nos lugares.
Faça um mestrado, dê aula em curso superior. Continue suas especializações, cursos, um doutorado no futuro, NUNCA deixe de se aprimorar e estudar. Logo logo você será um chefe de banca nos congressos sobre a matéria que você domina, e será muito respeitado no meio acadêmico.
Seja um pouco hipócrita. Quando for dar aula no ensino médico, apenas vá lá e faça seu trabalho, não há a menor necessidade de ficar pagando esporro ou dando lições de vida para pessoas que não estão nem aí para você. Os melhores professores que eu tive, foram aqueles que nao ligavam para essa condição.
Medicina sem um QI não é um desastre. Isso apenas indica que você terá que estudar mais e mais. Primeiro para poder passar em uma federal, ganhar mais visibilidade lá dentro, arrebatar os professores que podem te indicar um caminho e mandar bem na prova de residência. Não é impossível, mas é muito dificil, mantenha isso sempre na sua cabeça.
Enfim, se você for um profissional BOM, você será bem remunerado. Nunca deixe de estudar, não perca suas chances e oportunidades que passarem pela sua frente, e faça o que você goste (leve na balança também remuneração, mas não tão a sério) que você será um profissional realizado.
Se você quer ser professor mesmo, Vai em frente cara, lecionar é uma profissão bastante honrada(na minha opiniao). Eu mesmo penso muito em um periodo da minha vida lecionar, seje qualquer for o ramo que eu faça. Sou muito bom para ensinar(não querendo me achar).
Quanto ao lugar, você pode ter 2 alternativas ,que você citou, é lecionar em cursinhos mesmo, ou universidades.
Quanto ao ser professor animado e talz, isso não é bem uma regra. Mas isso você vai aprendendo conforme vai vivendo, você ainda é jovem. Os professores são mais velhos, eles tem mais experiencia. Como o nanometro falou, você não deixará de ser um bom profissional por não saber fazer piadinhas.
E o mais importante, nunca deixe de estudar e se aprimorar, principalmente para o ramo que voce for.
Ah sim, não fiz medicina, mas eu pretendo.
Pretendo prestar para direito ou arquitetura. Vou prestar somente pra UFPE e a Católica. ;3
Terceirão tá corrido, complicado de levar, porém, de certa forma, tranquilo. Estou ansiosíssimo para o término do ano. Afinal, essa é um ciclo da vida que se fecha, para iniciarmos um novo e mais amplo ciclo. Boa sorte a todos que estão estudando para prestar concurso público/vestibular nesse ano!
Estou nessa dúvida sobre o que prestar há tanto tempo que parece que ela nunca vai ser solucionada. No primeiro ano até que eu tava com a cabeça bem concentrada nessas questões, mas aí acabei repetindo demais e ainda tô no segundo sem idéia do que quero no Vestibular.
Tô mais dividido entre 3 mesmo: História, Jornalismo e Artes Cênicas.
Fazendo História eu acabaria me tornando professor, e juro que não acho isso ruim, apenas repetitivo; muito repetitivo. Artes Cênicas é legal e eu gosto, sou bom ator e decoro textos com facilidade, fora que tem muito viado e muita mulher, isto é, sobra mulher. Mas eu teria que ralar pra caralho se não quiser ser um fudido na vida, então sei não. E Jornalismo fica como última opção, é uma coisa que eu gosto bastante, mas também não tenho aquela certeza se é o que quero pro resto da minha vida.
Desenho técnico é muito bom, além de passar horas numa sala ouvindo professores (no meu caso professoras) falando, você leva milhares de trabalhos para fazer em casa. Para mim a pior parte é a cotagem, exigência até para fazer a seta, 0,3mm de altura e 0,9mm de comprimento.
Tudo em prol de aumentar a média geral na universidade.
@Geik
Eu também já pensei em fazer Matemática porém pelos mesmos motivos que você não escolheu o curso de primeira eu também não escolhi.
Edit:
Agora que li as últimas páginas, para quem falou sobre professor de cursinho eu posso afirmar que pelo menos aqui na Bahia a coisa tá ficando cada vez mais complicada, estão abrindo MUITOS cursinhos de qualidade mas o número de alunos não está crescendo tanto assim. Resumindo, só os mais antigos (que tem mais fama) e os que mais aprovam no ITA/IME estão conseguindo alunos suficientes para deixar os professores bens de vida. O resto tá lutando para não fechar.
Porém uma coisa que está dando certo são os cursinhos mais pro interior, tem muita gente interessada por lá e que não tem como se mudar pra capital só para fazer o cursinho. Como eu disse, isso é aqui na Bahia e falo por experiência própria (minha mãe).
Outra coisa, professor de cursinho trabalha que nem condenado, principalmente quando chega perto do vestibular, aula de domingo a domingo e ainda tem alguns que tem que fazer/corrigir provas nos colégios que ensinam
Eu posso falar pelo Sudeste.
Estudei no poliedro de São Paulo cujo preço da turma ita mensalmente girava em torno de 1100 reais e em São José dos Campos era 800 reais, ambos turma ITA/IME. Turma MEDICINA era até mais caro, eu acredito..
A Turma ITA tinha uns 300 alunos, a turma medicina passava dos 600. Pelo menos, no sudeste cada vez mais cursinhos estão ganhando dinheiro pelo fato de especializarem em várias provas diferentes e ramos específicos. Em BH, tem o Bernoulli que não oferece bolsa nem fudendo e nem se compara ao poliedro.
Os professores COM CERTEZA ganham dinheiro no SUDESTE, falo por aqui mesmo. Basta ser bom porque qualquer um sabe que a dificuldade pra dar aula em turmas especificas cresce muito pois é necessario uma base tecnica violenta.
Existem outros cursinhos que pagam muito bem também: COC, anglo, etapa...
Queria só fazer uma observação: Martiny, você manda bem na escrita mesmo, parabéns. ;)
- Tópico:
Os professores de colégios particulares caros/reconhecidos e cursinhos da mesma condição ganham muito bem sim. Mas eles fizeram por merecer para estar lá, caso contrário estariam dando aula em qualquer escola por aí.
No 2º ano, tive um professor de Biologia que sabe pra caramba, mas é extremamente técnico e nem tão didático assim. Situação: estávamos no final do ano e ele começou a adiantar a matéria do 3º, só pra gente chegar lá com uma base daquele conteúdo. Tudo bem. No 3º ano, são três professores de biologia. O responsável por ensinar a matéria que tinhamos visto no fim do 2º é um cara simplesmente FODA. Ele tem uma maneira de dar aula espetacular e faz a gente realmente entender e se envolver com aquilo. Dito por esse mesmo professor: "Já dei aula pra ensino fundamental, mas atualmente me tornei especialista em 3º ano e cursinhos". É o tipo de pessoa que exerce muito bem sua função, e por isso, mesmo dentro de uma categoria injustamente desvalorizada atualmente (professores), tem um bom lugar no mercado de trabalho.
O meu dilema é muito complicado. Já falei pra várias pessoas aqui, inclusive acho que pro Geik também. Vou aprofundar meu post anterior. É o seguinte: modéstia à parte, sempre tive uma enorme facilidade com português, redação (principalmente) e humanas como um todo. Direito? Acho interessante, mas a ideia de ficar me matando pra passar em concursos não me atrai muito. Um curso que gosto e envolve conhecimento dessas matérias é a Comunicação Social (Jornalismo). Adoro todas as vertentes da profissão, e acho que é muito legal um ambiente de trabalho de uma redação, por exemplo. No entanto, é aquilo que todos dizem: "Jornalista que não tem contatos fica desempregado, trabalha de graça ou tá vendendo o almoço pra comprar o jantar". Desanima, e muito.
Acho extremamente interessante as disciplinas das ciências exatas, entratanto não tenho tanta facilidade quanto nas outras. Eu gosto, mas tenho que estudar pra ir pra frente mesmo. Isso preocupa, afinal o meu concorrente ou colega vai estar na minha frente sem muito esforço. Dos cursos de exatas, três me atraem: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, nessa ordem. (Por sinal, comentei isso com o Professor Girafales hoje).
Aqui na UFMG, nas provas abertas de matérias específicas, Ciência da Computação possui apenas Matemática e Física (as engenharias têm química). Bom pra mim, afinal, dentre essas 3 matérias, a que tenho menos afinidade é química.
Atualmente, cursos de exatas possuem mercados crescentes e atraentes. Ou seja, se eu gosto dos dois, qual escolher? O que eu tenho afinidade e me destacaria, ou o que eu não tenho tanta facilidade mas também acho interessante, além de ter, pelo menos na teoria, uma chance de melhor emprego maior?
Ah, e pros que fazem exatas: o fato de escrever bem pode ajudar em alguma coisa no curso? Sei lá, na hora de fazer algum relatório, organizar informações, ou até mesmo relacionar com as pessoas.
Desculpem pelo texto, mas preciso de ajuda. :o
Se o problema é facilidade tenho uma história pra contar. :o
Saí do terceiro ano do ensino médio sem saber traçar uma reta, mal sabia calcular velocidade média e aceleração.
Aí estudei tudo que não tinha estudado no cursinho e hoje tem gente que diz que eu tenho facilidade. :o
Eu acredito em esforço, nem 1% dos que passam é por genialidade ou facilidade.
O que te digo é pesquise as matérias do curso, informe-se com quem faz engenharia ou ciencias da computação e veja se realmente contempla os seus interesses.
Em um curso de exatas você vai ter que ter muita afinidade com o assunto, porque é foda. Independente de ter facilidade ou não, tem que gostar.
Não falo nem por preços, o problema maior (para os cursinhos) por aqui é o grande aumento do número de faculdades particulares.
Como quem entra nesses cursinhos mais caros em maioria são os que tem melhor condição financeira eles acabam indo para faculdade particular pois já tem um futuro garantido pela frente e não precisam ter o stress de passar no vestibular (palavras de um conhecido).
Mas de qualquer jeito quem é professor de cursinhos de nome (bons profissionais) realmente não tem o que reclamar de salários, mas como já disse antes trabalham de domingo a domingo e ainda levam trabalho para casa, tem que gostar mesmo.