Postado originalmente por
Martiny
Mas medicina desanima um pouco. 6 anos de facul, depois tem a residência, depois tem a especialização, é muitos anos e muito tempo. Tem que gostar mesmo, não sei se estou tão animado para mergulhar de cabeça nesse curso.
Depende cara, depende da sua formação, dos seus contatos e tudo mais. Hoje em dia com a quantidade de médicos se formando em particulares de baixa qualidade, o mercado de trabalho fica saturado de médicos que geralmente se especializam nas mesmas áreas (existem muitos dermatologistas, anestesistas e ginecologistas no mercado). Somado a isso, existem poucos empregos públicos onde o próprio estado está contratando, geralmente ele entrega o dinheiro para uma agência de saúde especializada que mantém o profissional trabalhando por 1-2 anos até ser dispensado.
Convênios particulares pagam muito mal, mas alguns como o da Petrobrás e da Unimed sempre fazem reajustes anuais para aumentar o valor da consulta. Outros planos como Medial saúde, mantem a sua base de consulta a mais de 8 anos (sério) e quase nunca aceitam o famoso reembolso.
Em um país como o nosso, o sistema de saúde está no nível crítico. Existem hospitais onde não são encontrados pediatras para trabalhar, por causa da pouca procura de profissionais por essa área. Alguns lugares pagam razoavelmente para plantões em hospitais e postos de saúde, juntamente com UPA's (aqui no rio) e outros locais.
Medicina se divide em dois grupos : Os que tem contato e os que não tem. Realmente se você QUISER isso para sua carreira, verifique se você tem algum parente que é médico e possa te iniciar no mercado de trabalho, ou então corra atrás.
Eu não recomendaria particulares, não são poucos os casos de pessoas que hoje trabalham como médicos e não recebem nem o que gastaram na faculdade.

Martiny
Ahhhhh eu tinha um post gigante para postar, mas devido a um problema na net eu perdi tudo. Que raiva, vou dar uma resumida agora porque eu até desanimei.
Geik, eu tenho uma amiga que fez Nutrição e ela disse pra mim que hoje em dia, infelizmente, nós temos que dar valor ao financeiro. Eu disse para ela que queria fazer Letras e ela me desencorajou de leve, falando que se eu pudesse deixar pra depois, melhor. Não é que eu concorde inteiramente com ela, mas fiquei dividido. (se bem que eu acho que o mercado para o curso de letras, principalmente o de tradução, está crescendo bastante)
E Mig, eu tenho certa história com hospitais (fui uma criança bastante problemática e também visito bastante para fazer uns trabalhos voluntários, tipo alegrar a criançada) e seria algo que eu gostaria bastante de fazer, mas o tanto de trabalho que as pessoas dizem ter me desanima. E não posso mentir, as promessas de um salário ótimo logo que eu saísse da faculdade me animavam bastante.
Achei essa tua amiga muito escrota. Primeiro porque ela tá fazendo nutrição e diz que deve dar valor ao financeiro. Nossa, existem tantas carreiras que o mercado paga bem mais que nutrição que isso chega a ser até cômico. Sem ser preconceituoso, mas pela experiência que eu vejo, pessoas que fazem enfermagem e nutrição são os médicos frustrados da vida, realmente.
O que acontece cara, é que você não pode levar em base exemplos que vão aparecer na sua vida. Eu tive professores que davam aula apenas no ensino público e eram bem fudidos de vida, admito. Mas quando eu fui fazer prévestibular em um dos melhores cursos do rio, eu vi que existiam professores ricos pra caralho. A dica que eu te daria é que faça o que você quiser, mas seja bom. Se você for um professor de português foda, você vai receber bem pra caralho.
Faça um mestrado, comece a dar aula em faculdades, cursinhos, colégios estaduais (todos tem pelo menos 1) entre similares. O foda é que eu vejo muito professor chorando miséria, mas que ganha bem ou só ganha pelo Estado. Realmente o Estado paga mal pra caramba, mas se você for um belo profissional e aliar isso com vários empregos (3 ou 4 colégios, é completamente normal) você terá um pé-de-meia foda.

Camelo do Gelo
Ganhei a coleçao inteira dos Fundamentos da Matemática Elementar, meus pais queriam me dar uma coisa de natal (eu não faço a menor questão de presentes, mas meus pais queriam me dar algo para "simbolizar", então pedi a coleção.
Realmente está me ajudando MUITO, para entender a teoria é preciso uma certa base, mas nada dificil, exercicios exelentes,focados na aula e no final uma grande coleção de exercicios de vestibulares também muito bem organizados.
Vou mandar a real aqui, sei que a muitas pessoas aqui na mesma situação e gente que pode me ajudar...acho que o cara que eu mais me indentifiquei na internet,desde que a uso foi o DeadFrog, rly
Pretendo fazer Egenharia de produção ou mecatronica em uma das seguintes faculdades: Usp (escola politécnica), Unesp, Unicamp, Ufscar.
Estudo no objetivo, não é uma unidade grande, mas estou começando a desmotivar, olho para o pessoal de são paulo (eu moro em uma cidade do interior não muito longe), que estuda no ETAPA, POLIEDRO, ANGLO TAMANDARÉ, até desanima...eles tem muito mais opções e oportunidades,professor muito mais focados, os melhores livros.
O desanimo está batendo já, eu sei que se quero passar em engenharia na poli preciso correr muito mais do que o colégio me dá, meus pais podem pagar as coisas por fora, ainda bem que dinheiro não é o problema, mas enquanto eu tenho que ficar fazendo gambiarra pra isso, o pessoal de la tem o processo maximazado.
Eu li no começo do tópico o Geik recomendando alguns livros de física e qúimica:
Os FEM como disse ja tenho todos, agora de química me recomendaram esse "Química nos Vestibulares, Editora Policarpo", acredito que o colégio bandeirantes adote esse livros para seu sistema.
Poxa cara ... Não começa errando, de boa.
Se você for ver, existem n colégios que preparam seus alunos muito bem para os vestibulares. Mas se você for passar um pente fino ali, aposto que 80% ou mais dos alunos não são bem preparados. Não é o colégio que faz o aluno e sim o contrário.
Se você sente uma defasagem entre pessoas da sua idade, comece a estudar mais. Você tem uma bela coleção de livros de matemática, devore-os. Faça todos os exercícios possíveis, leia bastante, pratique redações, tenha sempre dúvidas (embora todos achem isso ridículo, é o mais importante) e sempre fique antenado ao que acontece no seu redor. Estude aquelas matérias onde você é um pouco fraco e se aprofunde MUITO nas matérias que você se sente bem, isso é uma fórmula do sucesso que todos sabem, mas poucos conseguem colocar em prática.
Fazendo isso cara, ninguém tira essa vaga sua não. Pode ser da NASA, que o cara não vai ser melhor do que você.
Mas começar já desistindo não ajuda né
#Geik
Outro dia no laboratório de química experimental, fui fazer uma reação fodona de sódio metálico com água e outros reagentes lá (indicador ácido-base + catalisador etc) e a professora disse que era pra pegar a menor pedra (do tamanho de uma unha) só que eu estava tão puto pra sair da sala, tão entediado que escutei - a maior pedra (peguei uma do tamanho de um dedão). A minha sorte foi que eu tinha virado de costas quando aquilo explodiu. Consegui estourar um becher e sai sem nenhum arranhão.
Algumas aulas como Estatística básica e Desenho técnico não ajudam. Somam uma matéria chata, com um professor mais chato ainda, em um local quente pra caralho ou frio pra caralho (faculdade pública é um caos nesse assunto) e temos algo tedioso de se fazer pelo menos 3 vezes na semana.
Na minha prova de estatística eu tava tão puto pra terminar, que meti todas as contas na calculadora, escrevi uma pá de baboseiras, assinei a lista de presença e fui embora. Eu sei que isso vai fuder muito meu cr, mas na hora eu nem pensei. Agora vou ter que ir em todas as aulas pra melhorar, além de fazer a optativa.