Você acha que um vídeo resolve isso?
O fato é que um faixa preta de jiu jitsu treina SÓ CHÃO, e um de hapkido também treina chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, torções, imoblizações, derrubadas...
Essa é a grande diferença.
Versão Imprimível
Mas de qualquer forma o problema é que a maioria dos instrutores de hapkido não sabe muito chão, então eles vão te ensinar um chão bem deficiente se comparado ao jiu jitsu, aí quando você for enfrentar alguém bom de chão você vai sofrer.
Eu aindo prefiro aprender muay+jiu do que aprender hapkido, combinação perfeita
E jiu também treina derrubadas, torções...só não treina golpes como socos e chutes mesmo
Para ver quais são as melhores artes marciais,na minha opinião,é so checar as lutas de MMA.Acho que uma combinação de Muay Thai e Jiu-Jitsu funciona bem.
Acontece é que todas as artes marciais e os estilos delas, elas tem suas proprias caracteristicas, e n da pra saber assim qual é a melhor ou pior, dependendo de qm faz, todas sao boas (até tae know do q eu tenho um certo preconceito).
Agora sobre o karate, tem muitos estilos, varia da forma q tu quer treinar, e do praticante... o kyoshin kai (n sei escrever) q tem fama de ser pra quebrar o cara (literalmente)... conheço alguns praticantes dela q sabem muito bem controlar o cara sem quebra-lo, ao contrario da fama q ela tem...
E outra: n seis e acontece com todas ou com a maioria ou com poucas artes marciais, um dos lemas do karate é conter o espirito de agressividade, e a maioria (acho q todos) os katas, começam com um movimento de defesa, q é em geral, a primeira coisa q vc pratica em kihon tbm são defesas. É uma luta bem poderosa quando usada devidamente correta para defesa.
Agora se quer sair brigando na rua, treina alguma q usa arma ... ou tiro de uma vez ...
Eu treino muay thai e boxe, eu queria treinar algo que fosse me ensinar torções, derrubadas, e imobilizações, mas sem deixar de lado os golpes em pé, entende?
Aí eu acho que eu vou treinar Hapkido...
Não que jiu-jitsu seja menos eficiente, pelo contrário, é muito eficiente.
e essas torçoes,imobilizaçoes,socos e joelhadas pelo jeito nao ajudam muito quando tu pode ser facilmente levado para o chao
todas as artes sao eficientes mas a maioria é eficiente contra a mesma arte
ja o jiu-jitsu na minha opiniao consegue encarar qualquer arte
pra escolher a melhor basta ver em que tu quer se especializar
Facilmente levado ao chão se o outro conseguir colar em mim, certo?
Meu professor de muay thai ensina técnicas pra não deixar lutadores de jiu-jitsu ou qqr luta relacionada com imobilizações te levar pro chão facilmente, e como defender os principais golpes qndo ele te mandar...
Hapkido também ensina a defender e a dar os golpes, anyway, eu não faço Hapkido.
sim existem tecnicas de derrubar e de evitar ser derrubado, qual ira funcionar depende do lutador
na minha opiniao o jiu jitsu eh o mais eficiente contra outros estilos mas existem sempre os pros e os contras
independente disso qualquer esporte eh bom para a saude e nao se deve fazer-los pra lutar contra os outros mas pra defesa e aprendizado pessoal
luta tem que se no tatame
Rapaz, Krav Magá é um esporte trazido de Israel se não me engano.
Não tem nada de esporte naquilo lá. Mais fazem os policiais, forças armadas israelitas e etc.
Ela serve mais como uma técnica quando a vítima é pega desprevinida. É 100% defesa pessoal.
Ela apareceu nos "Mestres de Combate" seriado da Discovery Channel.
No Brasil não é uma luta muito popular eu acredito.
Será difícil de encontrar uma academia que ensine Krav Magá.
VOLTANDO AO JUDO:
Judo vs Shooto
Abraços,
Hatumari.
Discute qq arte marcial comigo, mas n discute karate... se eu to dizendo queregra de combate de kyokushin nao tem soco na cara, eh pq n tem.. a grande deficiencia do kyokushin no k1 eh essa... lutam coma base baixa e acabam tomando KO, por estarem desacustumados a levar soco na cara..
kyokushin eh o estilo em que n existem praticantes com mais de 50 anos..
quem ta ganhand MMA eh o shotokan(invicto).. e com mt estilo.
Boxe
Melhora o folego,resistência física,reflexos,força no soco,etc...
Vc leva e da muita porrada,meu soco ja ficou forte pra caralho em pouco tempo de treino (1 mês +-)
Se eu acertar um direto de direita ou um cruzado de direita em alguém eu tenho certeza q deixo o mlk cambaleando...
Isso é meio que uma ilusão...
Não é bem assim.
Não é EU FAÇO A UM MÊS E TE DEIXO CAMBALEANDO EM UM SOCO, ninguém tem certeza que deixa o outro cambaleando em um soco (ou quase ninguém, mike tyson e bas rutten não contam), você ta exagerando.
Tirando que um mês não é quase nada, eu faço a quase 4 anos e ainda não tenho certeza disso.
Boxe é eficiente mas nem tanto.
c eu fosse fazer eu faria por gosto e nao pela melhor
e seria kung fu
Ou você tem baixa auto-confiança ou nunca brigou pra valer.
Um amigo meu fez boxe 2 meses,brigou numa boate e DESMAIOU o outro cara com um direto.
Um outro amigo meu que tbm faz boxe a 4 meses,brigou com 8 caras sozinho e derrubou 3.
Eu ja quase derrubei um kra de 89 quilos...O mlk ficou zonzo...
Tente mandar um direto bem colocado e com força pra vc ver,qualquer um cambalea cara...Nem precisa fazer boxe pra isso...Mas se fizer ai piora.
E nemhum desses caras que eu falei são monstros...O mais monstro é o que brigou com os 8...Pesa 76KL e faz academia e boxe...O que desmaiou o MLK pesa uns 60 kls.
Cara,com 1 mês de boxe eu e os kras da academia tiramos Rounds de vez enquanto,tem bastante treino de luta,é impossivel que em 4 anos vc não garanta uma briga...Eu tenho certeza que se tu meter um direto em alguém a pessoa deita...acho que oq falta é auto-confiança mss...flw
Cara, não é assim...
Hoje em dia, pelo menos aqui na minha cidade, muita gente pratica artes marciais, principalmente muay thai, eu tenho certeza que eu derrubo em uma aquele cara que não faz arte marcial nenhuma ou faz muito mal.
O problema de ter auto-confiança muito alta é que você não sabe seus limites, vai acabar se metendo em briga feia, e apanhando.
Essa auto-confiança alta que você fala é que acaba fazendo muita gente morrer de bobeira.
Tirando que eu não saio batendo nos outros de bobeira que eu tenho noção que eu posso machucar feio os outros ;P
Boxe é bom, mas tem limite. Dependendo da pessoa, você pode desmaiar ou deixar de pé como se nem tivesse sentido. Meu amigo e o pai dele praticam boxe, são bem fortes (o pai era da Marinha), mas conhecem os limites.
Eu recomendo ninjutsu.
Bujinkan seria a academia certa, pois tem mto farseta por ai...
Tipo, a idade ajuda por que quando vc eh menor a luta jah meio que faz parte da sua rotina conforme vc cresce... mas nao tem problema... eu comecei tarde no ninjutsu com 16 =D
os (meus) treinos levam 1,5 hora 3x por semana =D (isso no dojo)
Eu lutei kickbox e acho que ninjutsu eh mais "foda" =D
Sudden:
Ninjutsu eh absurdamente eficaz, procure no youtube por "Bujinkan".
Eu jah reagi em um assalto usando golpe de ninjutsu (hail torsão) e kickbox (hail costelas a mostra por causa da torção) =D
Enfim.
Minha dica:
NAO EXISTE ARTE PERFEITA, mas existeM aS arteS que te ajudam a chegar perto numa luta.
Eu fiz kickbox e agora faço ninjutsu, pra mim eles se completam, pois onde o ninjutsu falha (ataque, pois ninjutsu eh mais Defesa e destruição quando recebe o ataque) o kickbox ajuda, e vice-versa.
Mas você sabe que não acontece assim,só os muito otários que praticam artes marciais vão sair batendo no primeiro nerd gordo que olhar torto pra ele na rua...
Até porque,apesar de eu nunca ter feito nada como Jiu Jitsi,Karatê,Muay Thay,etc...Ja visitei varias academias do tipo pra aulas experimentais e todas elas passam que "Usar o que aprendeu aqui,apenas em situações extremas,caso contrário será expulso da academia"...
Mas existem sim uns retardados ai que fazem artes marciais só pra bamcar o bom e acaba se fudendo eu mesmo conheço um que logo logo vai se fuder.
Respostas dentro do quote.Citação:
Primeira dúvida: Eu sei que tudo depende dos lutadores e suas habilidades, mas considerando lutadores de mesmo nível mas artes diferentes, qual é a melhor arte marcial??
Apesar de carateca inveterado, eu devo admitir que o velho krav magá é insuperável. Bom, é uma luta que o exército israelense usa. Tire suas próprias conclusões.
Segunda dúvida: Esse negócio da idade vai me atrapalhar?? Eu tenho uma colega que faz judô desde os 9 anos de idade, ela já é faixa marrom, e já tem idade para passar pra faixa preta. Hoje eu me arrependo amargamente de não ter entrado em nenhuma quando era criança, e queria saber se "nunca é tarde para começar"...
Não. A única coisa que realmente atrapalha é que com a idade você vai ficando mais enferrujado e perde boa parte da flexibilidade. Mas já vi gente bem mais velha fazendo caratê, sem medo de ser feliz.
Terceira dúvida (s): Como funcionam os treinos? Tomam muito tempo? Dá para fazer mais de uma luta de uma vez?
Olha faz alguns séculos que não faço caratê. Parei lá pelos 16 anos, acho. Mas geralmente os treinos não ultrapassam duas horas. Luta é algo bem difícil de ocorrer entre caratecas, somos da paz :riso:. Mas quando ocorre, geralmente ocorre uma, no máximo, duas.
E finalmente, fica aí minha lista, na ordem de preferência, das lutas que tenho vontade de fazer:
1º: Ninjutsu
2º: Taek Wondo
3°: Krav Magá
4º: Kung Fu
5º: Karate
Final: Quais vocês me recomendam (além dessas serve também)? E porque?
Postem videos de algumas ae, das quais vocês acham melhor. E tentem me explicar um pouquinho sobre cada uma, suas vantagens e desvantagens. =D
Ninjustu é narutomania em 99% dos casos. Mas eu conheço muito pouco no ninjutsu, o máximo que vi foi uns vídeos do Youtube: nada de carinhas vestidos de preto, atirando shurikens, jogando bombas de fumaça e invocando jutsus. Digamos que é um estilo unusual.
Tae Kwondo eu fiz por um ou dois dias e sai. O estilo é parecido com o caratê, mas tem suas peculiaridades.
Krav Magá é uma luta dominada pelo exército israelense, como dito anteriormente. Luta violenta. Mas creio que não teria a sagacidade de tomar a arma de um bandido e encher-lhe de joelhadas na boca do estômago, como aparece em um vídeo demonstrativo do ínclito Youtube.
Eu tinha um amigo que fazia Kung Fu. O diferencial aqui é que existem vários estilos, baseados em animais (garça, tigre, dragão, macaco, serpente). Um dos melhores que eu acho é o serpente.
Caratê eu fiz. Três anos: dois e depois de uma pausa mais um. Uma luta com uma boa ofensiva e uma boa defensiva, mas exige muita agilidade, se não você vai fazer o que eu fiz numa luta, quando o cara foi dar um chute eu segurei a perna dele :P. Ou vai perder uma luta achando que machucou seu colega quando ele estava apenas fingindo (meu caso) :triste:. O caratê você aprende rápido, enquanto que as outras artes (fora o judo e outras arte mais comuns), ao visto, demora um pouco. Mas é opinião minha, não sei se está certo. Tem os katas de cada faixa, mas isso é algo mais coreográfico, já que no "vamos ver", um kata provavelmente não irá adiantar. Serve mais para ligar um golpe com outro.
EDIT: Galera, lembrei de mais uma dúvida: Quanto tempo demora +/- para você ficar "bom" e aprender a dominar bem uma arte marcial?
Depende da sua compleição física e da sua freqüência de treino. As faixas, via de regra, são um demonstrativo do seu potencial. Se quiser algo mais matemático, pegue o número de faixas e divida por 100. Bom é algo vago. Para um, 50% é algo bom. Para outro, 70% que é bom. Mas em se tratando de caratê, para você ficar bom, na minha opinião, tem que ser no mínimo verde em diante. Mas isso varia de cada um ;).
Primeira dúvida: a melhor arte marcial não existe. O que faz a diferença é o lutador que treinar mais, desde que seja arte marcial de luta e não apenas de competição, como o jiu-jitsu.
Segunda dúvida: a idade não vai te atrapalhar, mas sem dúvida os professores não tratarão você como uma criancinha ou passar a mão sobre a sua cabeça, ou seja, não vão pegar leve. O importante é que você arrume tempo e falte o mínimo de aulas possível (ainda, se puder, treine em casa o que você aprendeu).
Terceira dúvida: os treinos são bastantes variados, mas na maioria das Artes Marciais de combate seguem esse padrão: aquecimento - técnica - luta. Em média. na maioria delas o treino dura 1:30~2:30.
Final: pesquise mais sobre as artes marciais na sua cidade e se os professores são bons. Dessa sua lista de preferência, eu acho melhor você arrumar desta maneira:
1º: Ninjutsu/Karatê
2º: Karatê/Ninjutsu
3º: Kung Fu
4º: Krav Magá
5º: Tae Kwon Do(não recomendo)
Espero ter ajudado. Poste dúvidas mais precisas e darei respostas mais precisas.
------@Nobre Valente
~O Krav-Magá é muito bom, mas aqui no Brasil demora-se apenas 5 anos para poder começar a treinar com facas. Já fiz por 2 meses mais ou menos e fiz pesquisas sobre o sistema. Acredito que defesa pessoal não deveria ter exame de faixa tão sistematizado quanto o Krav Magá. Desde quando assaltante espera 5 anos pra roubar?Citação:
Apesar de carateca inveterado, eu devo admitir que o velho krav magá é insuperável. Bom, é uma luta que o exército israelense usa. Tire suas próprias conclusões.
~Concordo, mas isso só aparece lá pelos 25~30 anos. Se ele se cuidar até lá, a flexibilidade pode ser controlada.Citação:
Não. A única coisa que realmente atrapalha é que com a idade você vai ficando mais enferrujado e perde boa parte da flexibilidade. Mas já vi gente bem mais velha fazendo caratê, sem medo de ser feliz.
~Você sabe ao menos qual o estilo de karatê que você fazia? Pois no meu estilo, o Shorin-Ryu, somos da paz e nem por isso deixamos de treinar combate(luta) em quase 99% dos treinos.Citação:
Olha faz alguns séculos que não faço caratê. Parei lá pelos 16 anos, acho. Mas geralmente os treinos não ultrapassam duas horas. Luta é algo bem difícil de ocorrer entre caratecas, somo da paz . Mas quando ocorre, geralmente ocorre uma, no máximo, duas.
~Cada um tem sua opnião.Citação:
E finalmente, fica aí minha lista, na ordem de preferência, das lutas que tenho vontade de fazer:
1º: Ninjutsu
2º: Taek Wondo
3°: Krav Magá
4º: Kung Fu
5º: Karate
Depende da sua compleição física e da sua freqüência de treino. As faixas, via de regra, são um demonstrativo do seu potencial. Se quiser algo mais matemático, pegue o número de faixas e divida por 100. Bom é algo vago. Para um, 50% é algo bom. Para outro, 70% que é bom. Mas em se tratando de caratê, para você ficar bom, na minha opinião, tem que ser no mínimo verde em diante. Mas isso varia de cada um .[/quote]Citação:
Ninjustu é narutomania em 99% dos casos. Mas eu conheço muito pouco no ninjutsu, o máximo que vi foi uns vídeos do Youtube: nada de carinhas vestidos de preto, atirando shurikens, jogando bombas de fumaça e invocando justus. Digamos que é um estilo unusual.[/ote]
~Pesquise mais sobre o Ninjutsu e sobre a academia "Budokan", antes de falar um calúnia como essa. Não tem nada de "narutomania" nele. E o que eu falo de pesquisar não é sair procurando vídeos no YouTube.
~Aconselho pesquisar mais sobre o Tae Kwon Do também...Citação:
Tae Kwondo eu fiz por um ou dois dias e sai. O estilo é parecido com o caratê, mas tem suas peculiaridades.
~Nisto eu concordo.Citação:
Krav Magá é uma luta dominada pelo exército israelense, como dito anteriormente. Luta violenta. Mas creio que não teria a sagacidade de tomar a arma de um bandido e encher-lhe de joelhadas na boca do estômago, como aparece em um vídeo demonstrativo do ínclito Youtube.
~Aqui no Brasil é bem difícil encontrar os estilos isolados. Segue algumas recomendações:Citação:
Eu tinha um amigo que fazia Kung Fu. O diferencial aqui é que existem vários estilos, baseados em animais (garça, tigre, dragão, macaco, serpente). Um dos melhores que eu acho é o serpente.
1ª - Se você prefere um estilo rígido, com menos "visual" e mais resultados, corra atrás dos estilos do Sul, como Wing Chun ou Hung Gar.
2ª - Se você gosta mais daqueles saltos olímpicos e todas aquelas dancinhas, procure por Shaolin do Norte ou Garra de Águia.
~Novamente pergunto, qual o estilo de Karatê que você fazia?Citação:
Caratê eu fiz. Três anos: dois e depois de uma pausa mais um. Uma luta com uma boa ofensiva e uma boa defensiva, mas exige muita agilidade, se não você vai fazer o que eu fiz numa luta, quando o cara foi dar um chute eu segurei a perna dele . Ou vai perder uma luta achando que machucou seu colega quando ele estava apenas fingindo (meu caso) . O caratê você aprende rápido, enquanto que as outras artes (fora o judo e outras arte mais comuns), ao visto, demora um pouco. Mas é opinião minha, não sei se está certo. Tem os katas de cada faixa, mas isso é algo mais coreográfico, já que no "vamos ver", um kata provavelmente não irá adiantar. Serve mais para ligar um golpe com outro.
Você sabe o que significa Karatê-Do ao menos? Da maneira que você falou eu me assustei até.
~Novamente concordo.
Cara o que você quer dizer com isso? Que jiu jitsu não serve pra luta?Citação:
Primeira dúvida: a melhor arte marcial não existe. O que faz a diferença é o lutador que treinar mais, desde que seja arte marcial de luta e não apenas de competição, como o jiu-jitsu.
Já viu o que acontece com esse pessoal que luta artes tradicionais que não treinam chão(99% delas) quando enfrenta um lutador de jiu jitsu?
Sabe a história do jiu jitsu brasileiro? Sabe quantas brigas(briga de rua mesmo, sem regras) o hélio gracie ganhou?
Jiu-jitsu domina quando consegue pegar gente boba que não tem noção de artes marciais ou é ingênua o suficiente para perder o tempo com um lutador(muito bom por sinal) de jiu-jitsu sem noção do que ele é capaz.
Você acha que a famosa "baiana" derruba qualquer um? Qualquer um marmanjo ladrãozinho ou trombadinha de merda que se arranja nas ruas, aí sim.
Jiu-jitsu está mais perto de uma defesa pessoal, assim como o Krav Magá(ainda acho o Krav-Magá muito melhor).
EDIT: Jiu-jitsu tem 10x mais utilidade quando se combina com outras artes marciais.
Não se treina só baiana no jiu-jitsu se treina todas as quedas do judo e wrestling
E aposto que derruba a maioria das pessoas que não são treinadas nisso, tem muito cara aí experiente em muay thai, karate, boxe que não consegue se defender de uma baianada
E você pode até achar krav mais efetivo, sua opinião mas eu ainda aposto que se você pegar um aluno que faz um ano de cada luta o de jiu jitsu vai acabar com o de krav, pelo fato de que o de krav maga só começa a treinar combate após um bom tempo, e mesmo assim vai treinar o início só em pé nada de chão.Já o do jj treina desde a primeira semana combate
Mas obviamente eu concordo que combinando com outra arte de socos/chutes você melhora ainda mais sua luta, afinal é sempre importante saber meter um direto na cara de alguém
Eu sei que não se treina apenas baiana no Jiu-Jitsu, aliás eu conheço algumas técnicas até dele(as "principais" que se aplicam junto à outras artes marciais).Wrestling é legal =]
Boxe pode até ser, porque pelo pouco que eu conheço sobre ele só usam-se socos.Citação:
E aposto que derruba a maioria das pessoas que não são treinadas nisso, tem muito cara aí experiente em muay thai, karate, boxe que não consegue se defender de uma baianada
É exatamente o que eu disse, Krav Magá tem técnicas muito mais efetivas mas à longo tempo. Porém, 1 ano de Krav Magá é o suficiente para agüentar 1 ano de Jiu-Jitsu. Não venha falar o que não sabe(sobre o que se treina no krav). =/Citação:
E você pode até achar krav mais efetivo, sua opinião mas eu ainda aposto que se você pegar um aluno que faz um ano de cada luta o de jiu jitsu vai acabar com o de krav, pelo fato de que o de krav maga só começa a treinar combate após um bom tempo, e mesmo assim vai treinar o início só em pé nada de chão.Já o do jj treina desde a primeira semana combate
Pesquise sobre "ju-jutsu", "jujutsu" ou algo parecido.
Eu não vou pesquisar porque eu já sei bastante, até por ser praticante da luta.(normalmente quando se escreve jujutsu é o jiu jitsu japonês, não o brasileiro do qual eu estou falando)
E eu já treinei um pouco de krav-maga, além de que tenho amigos que treinam a um bom tempo. A primeira faixa você não luta, uma aula de krav-maga é de 1 hora, 30 minutos são de aquecimento. Depois 15 minutos o cara explica uma técnica e você treina essa ténica os outros 15 minutos, isso pra quem tá começando.Muitos fazem mais de uma aula por dia pra treinar mais.
Normalmente tem 3 aulas seguidas.
A maioria dessas técnicas que se ensinam na primeira faixa são técnicas pra defesa em "situações reais" tipo como sair de um estrangulamento, como sair de alguém te agarrando por trás...esse tipo de coisa. Mas simplesmente não há combate propriamente dito.
Combate mesmo só depois de uns 6 meses a 1 ano, aí começa a se ter combate estilo kickboxing, além de alguns treinos de chão estilo jj
Continuando,eu não consigo enviar mensagens grandes por algum motivo...
Além disso jiu jitsu não tem técnicas fechadas, agente pode usar qualquer coisa que funcione, obviamente no treino agente não vai chutar a cabeça do nosso colega ou furar o olho dele, mas isso não o impede de fazer na rua.(embora normalmente não se treine "porrada" mas quem quer levar a sério mesmo treina)
Então se krav-maga tivesse técnicas mais efetivas agente simplesmente adotarias essas técnicas aos treinos.
E óbvio né a propaganda do krav maga é de que é uma luta tão mortal que é muito superior as lutas mais "esportivas", mas eles não entendem de que o fato de eu não enfiar o dedo no olho do meu colega de treino(e eles também não enfiam, só ensinam a teoria) não quer dizer que eu não o faria contra um bandido.
Sobre seu texto, então sintetizamos que Krav Magá pode ser deixado de lado quanto ao conceito sobre "Artes Marciais".
Logicamente, meu amigo, na rua se pode tudo. Desde chute nos testículos até mordida ou puxão de cabelo(se necessário).Citação:
E óbvio né a propaganda do krav maga é de que é uma luta tão mortal que é muito superior as lutas mais "esportivas", mas eles não entendem de que o fato de eu não enfiar o dedo no olho do meu colega de treino(e eles também não enfiam, só ensinam a teoria) não quer dizer que eu não o faria contra um bandido.
Taekwondo (STF) pra mim é muito mais efetivo que jiu-jitsu, porque lá ensinam armas, luta de solo (luta no chão, sim a famosa luta no chão que pelo jeito nem Zeus consegue se defender), sparring (esporte), quebramento (uma parte separada tirada do caratê) e fórmula
@Hung
Fazia estilo shotokan. E realmente, as lutas eram bem raras. O esquema era aquecimento, alongamento, repetição de golpes e katas.
Existem diversos tipos de estilos de caratê, cada um tem suas particularidades.
Eu faço Muay Thai e é mt boa e eficiente tb :)
Krav Magá nãoé arte marcial...mas sem dúvida é a melhor (:
Na hora de falar de artes marciais todo mundo se esquece da capoeira...
A capoeira pode ser muito útil também, te dá um ótimo balanço, além de ser mais legal, ter golpes mais bonitos e ser mais útil (pra quem não é briguento), já que tu vai poder fazer coisas bem mais legais, como Le Parkour (rodopios em geral) e ela te dá um ótimo porte físico.
faz ninjutsu logo, se é oq vc gosta...
Kung Fu Rula..
Vc vai Ganhar em Altas Brigas, com mlks da Sua Escola
Traduzindo = Vai meter Porrada
:D
O cara que fizer Jiu Jitsu + Muay Thai vira um monstro, na boa.