eu, como minha mae sempre pagou escola particular pra mim, tive que ir pra uma publica.
estudava na papelaria dela, em média 3~4hrs/dia.
foi tenso mas quando fiz a prova foi mt de boa. esperava mais.
Versão Imprimível
eu, como minha mae sempre pagou escola particular pra mim, tive que ir pra uma publica.
estudava na papelaria dela, em média 3~4hrs/dia.
foi tenso mas quando fiz a prova foi mt de boa. esperava mais.
Filosofia e Sociologia?!
nunca estudei pra nenhuma das 2 ;x; vcs estudaram?
nao cai na fuvest, pelo menos ate ano passado nao...
eu fazia terceiro ano, nao fiz cursinho e estudei por conta propria com o material do terceiro, da minha irma e do meu cunhado(q fez cursinho ETAPA), era na raça tdo dia pq apesar da minha escola dizer q prezava o vestibular, eles queriam mais é q tdos fizessem um ano no cursinho Anglo pq ela era anglo tb
eu era assim: estuda de dia de semana e sai de fim de semana, mas nunca deixe de estudar, pq confie em mim: um dia total de folga vicia pra caramba
outra coisa, nao desanime nunca... eu fui um exemplo disso, pq nao passei na primeira fase da unicamp pq fui mtooo mal na redação apesar de ter ido mto bem nas questoes, ai no mes de dezembro inteiro ate a segunda fase da fuvest eu desanimei pra cassete e acabei nem passando (houveram outros motivos tb, mas deixa queto)
bom eu passei na primeira chamada de engenharia quimica na UFSCAR no inteiror de SP e to bem aqui, apesar da faculdade ser bem mais dificil q vestiba
mas relaxa cara, um ano q nem ano passado, q teve mudança em quase tdos os vestibulares importantes sem conta a ZONA Q foi o ENEM, nunca mais vai acontecer, pelo menos eu acho
eu não fiz nada, passei no 3º ano do ensino médio raspando, ia a aula a noite e trabalhava de dia, não estudava nada, fiz o vestibular só pra fazer mesmo, e passei em 32º, não sei qual foi minha nota, quanto eu acertei, mas eu fiquei 3 anos la, 2 anos só no 2º período, ai desisti...
mas eu me arrependo mesmo é de não ter estudado mais pra fazer o concurso pra Itaipu ontem, acertei 32 de 50 questões, se tivesse estudado, poderia ter ido bem melhor, fora que umas questões la errei por bobeira, é foda, emprego bom, quase 2k de salario...
Filosofia e Sociologia caem na UEM (Maringá), mas de qualquer modo são poucas questões. E como lá as cotas são gigantescas e completamente toscas (pra medicina, sem cota é 300 por vaga, com cota de escola pública é 90), não acho que valeria a pena tentar um curso muito concorrido lá.
Caso as principais faculdades de sp começarem a pedir, tô fudido. Na boa, eu não tenho nem ideia do que se passa na matéria.
E não sei qual curso seguir... Dúvida entre medicina e engenharia (e não pensem que é por causa do dinheiro que estou entre esses dois cursos tão distintos, um é por gosto da profissão e o outro pelo gosto da matéria).
levei o ensino medio empurrando
fiz 6 meses de cursinho dormindo
fiz 6 meses indo e prestando atencao em todas as aulas
passei eng civil na UEM
reprovei 2 anos em 2 anos
abandonei o curso
vo fazer tudo de novo pra tentar um curso menos concorrido
Cara, eu to fazendo engenharia mecânica na UFSC e posso dizer que não foi fácil passar... Aqui tava uns 11 por vaga, mas a nota de corte é muito alta..então acaba sendo dificil de passar!
Eu estudava praticamente todo dia de noite, já que eu ia pro colégio de manha e tinha provas e aulas extras de tarde (deixei o tibia de lado, claro).
Mas nada de um estudo muito exagerado cara, só fazer os exercícios que vc viu no dia e, principalmente, focar nas matérias que vc é mais fraco (por ex: história no meu caso).
Algo muito importante também que vc deve priorizar é a sua escrita..eu não sei se na USP a redação é valorizada, mas aqui na UFSC eu posso dizer que praticamente passei por causa dela.
De 96 pontos totais possíveis fiz 77, passando em 50° no meu curso.
Obs: como falei ali em cima, a redação foi muito importante, pq consegui 9,25 de 10.
Se esforça ai que tudo da certo cara! Boa sorte!
Bom cara como você pode ver, faço UFSCAR, o curso que eu passei, é bem bem concorrido então acho que a minha resposta vai ser válida...
Seguinte, eu passei direto do 3 ano, e eu não chegava da escola e ia estudar, eu fazia qualquer coisa menos estudar...
Mas na aula, eu prestava muita , mas muita atenção , em todas as matérias , outro fator importante e que eu fazia muito muito simulado, de provas passadas ou provas que a minha escola criava, cara se não tem noção de como isso ajuda....
Se a sua escola, não aplica muitos simulados, baixe as provas imprima , pegue 4h sem parar e resolva a prova... depois conte quantas acertou.
Isso ajuda muito muito.....
Também e bom se manter atualizado em conhecimentos gerais e leia muito, livros de historias , jornais, revistas etc... porque ajuda muita na redação.
Flws vei
É, também essas dúvidas. Nesse ensino médio, vou esforçar ao máximo, e no 3º vou fazer cursinho, pra tentar passar na UFAL, pra Arquitetura =D
Eu estou cursando direito em particular.
Levei a escola na brincadeira, zuei o máximo que deu, faltei metade do 3º ano, passei só porque colei na maioria das provas mesmo...
Ano que vem vou começar a fazer cursinho e estudar muito pretendendo passar em relações internacionais na UnB.
Agora eu vou ter que estudar tudo que eu não estudei até hoje, mas acho que valeu a pena, curti MUITO a vida 8D
Esse ano o curso que pretendo ingressar teve 53,5 candidatos / vaga.
Vai ter que correr atrás amigo, e muito, não que seja errado curtir a adolecência, pelo contrário, mas olha essa concorrência, pelo menos tu ainda tem o pensamento de se esforçar para entrar numa pública, a maioria dos meus amigos que "curtiram adoidado" são uns zé manés, mais ainda são meus amigos. :)
to no terceiro e vo tentar medicina...
realmente me arrependo de nao ter estudado no primeiro e no segundo... adiantaria muito a minha vida. sorte que eu mando MUITO nas especificas. meu problema vai ser a primeira fase =S. enfim a unica dica que eu do e estude pra caralhooooooooo
Hahaha, passei pra engenharia química. Foda que foi na rural, meu coração fica lá, mas eu tenho certeza que vou ter um futuro melhor na Ufrj.
To fazendo curso agora né, estudei em colégio federal por 3 anos, mas levei na barriga, colava de vez em quando, estudava na véspera e tudo mais. Não fui tão mal no Enem e nem nas discursivas (ok, zerei fisica e matemática, mas tirei 10 em portugues e redação) só não passei porque eu não tive um professor de física matemática pelo ensino médio.
Agora vamo ver se eu passo na uff ou na ufrj, to tentando.
cara vo te falar que dependendo da engenharia nem e tao concorrida...
eu mesmo pensei em fazer alguma engenharia. porque eu AMOOOOOO fisica e quimica eu so bom. mas mat dependendo do conteudo eu nao sou muito bom.
e como ainda mando bem em bio (nao gosto muito) escolhi medicina.
portugues e meu cançer. no simulado que fiz hj acertei incriveis 3/15 em portugues. exatas eu fiz umas 9/15. mas tinha questao de IME/ITA nessa porra
ai tava tenso
Cara, estude muito, porque se tu já passou batido no ensino médio, não vai ser um mero cursinho que vai fazer tu passar, até porque se for fazer um cursinho em São Paulo, tu não vai achar questões da Unb, e questões da UnB são bem diferentes de Fuvest e Vunesp.Citação:
Postado originalmente por Sudden Sea
Um dos fatores que me desmotivaram em prestar R.I em Brasília foi justamente o sistema do vestibular que é diferente, além de que eu teria que disputar só metade das vagas, porque boa parte fica praticamente com os estudantes que fizeram o PAES.
Não nego que se hoje eu fizesse UnB e não Unesp seria muito melhor por estar na capital e também de estar num curso com mais tradição. Mas, enfim, se eu quisesse passar lá eu teria que estudar 100 vezes mais do que eu estudei.
@tópico
Eu, particularmente, não estudei muito. Diria também que não aproveitei o ensino médio pra estudar, porque só estudava de véspera, quando estudava... O terceiro ano foi um negócio que teoricamente eu teria que sentar a bunda e estudar, mas o máximo que eu fazia era estudar pras provas. Não prestava muita atenção na aula, porque o nível de uns professores meus eram bem abaixo da média, então, preferia pegar pra estudar pras provas em casa só.
O que me salvou mesmo, foi o fato de eu ter passado já no terceiro bimestre, então larguei mão da escola e saí do Mato Grosso e fui pra São Paulo estudar no cursinho do Anglo, pegando a revisão do intensivão. Ali eu vi que, puta merda, como eu tava atrasado. Os conteúdos, principalmente de fisíca e de matemática eram xaropes à beça e eu perdia um tempo velhaco no começo pra resolver.
Ali eu aumentei o ritmo de estudo, não muito também. Em humanas não estudava mais do que duas horas, mas quando chegava em exatas ficava umas quatro horas estudando. Mas meu ritmo de estudo nunca passou de quatro horas por dia.
O que me salvou mesmo foi o cursinho onde eu catava exercícios específicos da Unesp e da Fuvest, e com isso eu peguei o estilo mesmo da coisa.
Mas, eu, sei lá, eu não esperava passar porque não me esforcei o suficiente, tanto que fui até mal na prova da Unesp, mas a lista rodou bem, e pra minha sorte eu passei. Já na Usp, fiquei na casa dos 90, mas a lista não rodou, como de praxê.
Por um lado é bom, porque morar na capital ia ser bem tenso, porque o estilo de vida paulistano é agitado, perigoso e caro pacas.:o
Hovelst, tu prestou R.I. mesmo?
Nossa, eu praticamente não tive ensino médio! Tenho certeza que vou ter que fazer cursinho ano que vem denovo ;S
No primeiro médio eu zuei até não poder mais, não prestava atenção em nada, só passei pq numa consulta eventual com a psicóloga da escola, ela suspeitou que eu tinha TDAH, aí falou pra eu ir num psiquiatra, ele diagnosticou isso e me passaram de ano.
No segundo médio, eu mandei o TDAH se foder e fui matar aula. A partir de julho eu comecei a tomar Ritalina, virei um zumbi super-motivado, consegui umas notas boas, tive chances reais de passar de ano, mas o fato de minha namorada ter rompido comigo me fodeu, comecei a usar o remédio como anti-depressivo, pq me deixava dopadão. Conclusão, sem mulher e sem remédio, pq meus pais arrancaram de mim, entrei em depressão e mandei o segundo médio pro inferno.
No ano passado fui fazer supletivo. Me formei em julho, e fiquei até o final do ano fazendo o que eu tinha aprendido no supletivo: PORRA NENHUMA.
Esse ano tou sofrendo as consequencias no cursinho... Eu deveria ter dado ouvido aos meus pais e estudado. Bom, não se deve chorar pelo leite derramado. Bola pra frente, ritalina no sangue e livro aberto! Vamo que vamo!
esse ano após um longo ano de cursinho, com todas as merd*s do enem e as mudanças no vestibular eu consegui passar pra medicina na federal aqui de sc
assim como os comentários da maioria, eu tbm nao dei mto valor ao ensino medio hauea, foi só qndo me ferrei no vestibular no terceirao q eu me dei conta e vi q realmente se eu quisesse um curso concorrido eu teria q estudar - muito - hah
acabei indo fazer cursinho em floripa, q é o mais conceituado aqui do estado;
a pior parte é o começo, até conseguir acostumar-se com a rotina vai uns bons meses, mas no segundo semestre ja era normal chegar das aulas e revisar tudo.
Falando nisso, essa foi a maneira q eu encontrei pra gravar toda a matéria; em umas 2-3horas eu revisava o q tinha visto na aula e umas 3horas pra fazer exercícios. Minha sorte é q eu tinha mta facilidade nas exatas, o q me poupava um tempao pra focar em história e biologia. No final de semana eu nem tocava nas apostilas, normalmente eu imprimia as provas dos anos anteriores e fazia, q aliás ajuda pra caramba, pra se acostumar com o estilo da prova e com o tempo q vc tem para terminar. No resto do fds eu aproveitava para sair e dormir ehauea.
Confesso q foi um ano praticamente em retiro espiritual haha, mas qndo vc vê o resultado e encontra seu nome no listão é a melhor sensação do mundo, indescritivel ahehua
como eu passei pro segundo semestre, agora to com 6 meses de férias pra aproveitar o tempo - nao diria perdido - mas pouco vivido do ano passado aheuaeua
espero ter ajudado aqueles q tao na luta e pra qm for fazer vestibular na ufsc pode falar cmgo q eu dou uma ajuda, principalmente pq a prova daqui cobra um conteúdo básico e mts vezes facil, mas como as questoes sao somatórias as vezes complica pra caramba.
abss e estudem q vale mta a pena :]
ah, qntos as notas:
de 110 pontos eu fiz 82.5% (90.8) para passar no segundo semestre
pro primeiro eram necessarios +- 84%(92-93)
Eu também levei o ensino médio inteiro na barriga chutando com o pé, é serio eu não fazia mer** nenhuma o dia inteiro se você olhar meu caderno do terceiro ano inteiro tem o tanto que eu escrevi em 2 semanas na faculdade aueaeauheauh
Fiz um cursinho meia boca por 1 ano, mas daquele jeito nem ai indo por ir por que meu pai estava pagando (apesar de eu sempre ter estudado em escola pública)
E ainda tinha a viagem de Porto seguro no final do ano em 2008 no fim do terceiro, ai sim que eu não estava nem ai pra estudar...
fiz a prova da fuvest 2 semanas antes de ir pra porto seguro, prestei pra engenharia da computação na politécnica e Ciência da Computação. acertei por uma cagada 56 de 90 + a nota do enem acho que tinha subido pra uns 61~62 e precisava de 65 pra segunda fase da politécnica ou seja não deu nada com nada xP
ai fui pra porto seguro 1 semana depois prestei pra Ciência da Computação na Vunesp, fui mal nas 3 provas mas ainda sim fui um dos últimos na lista de suplência
nisso acabo a escola e eu não estava nem ai queria um pouco de "férias" de escola e tal
fiquei nisso ate março do outro ano, quando criei vergonha na cara, peguei minhas apostilas da escola e do cursinho e estudei em casa sozinho mesmo, estudava 2-3 horas por dia quase todos os dias enfatizando nas matérias específicas de exatas (matemática, física e química) então me inscrevi no prouni e como eu tinha mandado bem no enem por incrível que pareça tirei 83 de 100 consegui uma bolsa de 50% na anhangüera pra Ciência da Computação
mas como era uma uniesquina acabei so confirmando e não indo, porque no meio do ano consegui passar em segundo lugar no curso de Informática na Fatec eram 50 questões objetivas mais uma redação, consegui acertar 40 e mandei bem na redação, apesar de ser menos concorrida (no meio do ano acho que foram 9 ou 10 por vaga) a Fatec onde eu faço é excelente uma das melhores do estado, além de ser a faculdade pioneira em cursos superiores de tecnologia no país.
a Fatec pode ser mais fácil de entrar mas uma coisa eu falo, entrar na faculdade é uma coisa, sai formado é outra muito² mais foda ;s to sofrendo no segundo semestre kkkkk
não adianta o segredo é estudar e enfatizar nas matérias que você tem dificuldade e principalmente nas matérias que fazem parte do curso que você escolheu
Tasker, a UFSC vai entrar naquele esquema do SiSU, levando a primeira e segunda fase somente a prova do ENEM? Se sim, uma das minhas metas seria passar para uma faculdade do sul (seja UEM, UEL, UFSC ou UFRGS). São do caralho!
E parabéns por ter passado... Medicina é tenso!
Prestei pra R.I mesmo, por quê?Citação:
Postado originalmente por DeadFrog
Teve a UFPR que prestei Direito, mas na segunda fase eu me lasquei porque não tinha saco para ler as leituras obrigatórias de Filosofia em duas semanas.:P
Se quiser passar no vestibular .
1° - Parar de jogar tibia.
2° - Estudar . ( se não estudar não vai passar )
Bem, porque eu fiz a prova, é um desespeito total, atrasou o listão de muitas faculdades, prova mal-elaborada, fail nas correções etcetc, além de excluir muita gente de universidades, esses sistema de rotação proposto pelos elaboradores do enem não explica muita coisa, concluíndo, é muito cansativo, sua redação pode ser mal-corrigida, muita gente pode tirar vantagem já que a segurança no dia do teste é muito fraca, aconselho ficar com o vestibular tradicional, se bem que, torça para não substituírem completamente todos vestibulares públicos, ainda bem que já passei.
Se continuar como deve ser, tu tem a oportunidade de conhecer lugares diferentes. :P
Sim, estou.Citação:
Postado originalmente por DeadFrog
Tem algumas aulas que não suporto: Filosofia e sociologia, mas isso é normal e você vai encontrar em qualquer curso.
Mas se alguém aqui pensa em fazer R.I, se não gostar de ler, desista, porque toda santa aula eu tenho um texto de quinze páginas pra ler. Pra próxima semana mesmo tem um de sessenta. :D
belo topico hehe
bom, eu to no segundo ano do EM, sempre estudei em escola pública e sempre fui bom aluno, tirando medias de 8~10 sempre...apesar de ser publica a escola que eu fiz o fundamental é uma das melhores da região, tanto é que uns anos atras o Globo Reportes veio fazer uma reportagem aqui.
Mas enfim, esse ano to empurrando com a barriga mesmo, eu ja até separei as apostilas do fundamental pra estudar mas che...pode erguer...
Matemática é a materia que eu mais tenho dificuldades, geometria sou uma negação, tanto é que vou começar a fazer umas aulinhas de matematica particular pra ver se melhoro. Fisica vou até que bem.
O fato de eu sempre ter sido bom aluno acho que vai me ajudar a estudar, porque vou precisar apenas lembrar oque ja vi, mas mesmo assim vai ser foda.
Eu trabalho de segunda a sabado tbm, então juntando isso ao fato da preguiça fica dificil, mas vou tentar estudar já esse ano pra nao precisar estudar taaaaaanto ano que vem...
Mas, vamo ve né...nao sei que facul eu vou prestar...provavelmente comercio exterior...eu trampo numa escola de idiomas e falo ingles relativamente bem, então vou tentar nisso, ganha até que um bom salario.
E alem de tudo meus pais não podem pagar uma facul pra mim, e talvez nem role morar fora...o que eu acho que vou ter q fazer vai ser trampar e com o dinheiro pagar minha facul...
mas vamos ver no que vai dar ^^
Pra falar a verdade, ainda nao sei como eu passei, nao fiz merda nenhuma nos 3 anos de ensino médio, matei muita aula, fazia as provas pensando em tirar a média e voltar pra minha casa.
Chegou no final do 3º ano, passei na UNIFESP pra nutrição, na UFV pra ciência de alimentos, na UFMG pra engenharia cívil e na USP pra nutrição.
Atualmente to fazendo ciência dos alimentos na UFV.
Não existe um macete pra passar, só ter força de vontade e não acabar com seu tempo fazendo uma coisa que você não quer.
Boa sorte. :D
Campeão!
Passei pela mesma situação que você.
Eu sempre estudei em escola pública, não tinha dinheiro suficiente para pagar a faculdade que eu gostaria de fazer *PUC*.
Estava numa "pindaíba" sem saída mesmo.. Foi então que vi uma luz no fim do túnel.
Pro-Uni.
Me formo este ano em Sistemas de Informação.. e já estou atuando na area..
Dê uma pesquisada sobre o assunto!
Abraços.
Bem eu estudei firme até a 8ª serie depois parei de estudar pra valer (estudava antes da provas e mais nada)...ai foi 1º,2º e o 3º so dormindo ou escutando musica na sala de aula...acho que o que me ajudou foi o fato de gostar de ler e também o Enem...acabei passando na UFLA em Ciencias Biologicas =D
magia negra.
Fazia cursinho de manhã, estudava de tarde (umas 3~4h, depende do tanto de exercicios, fazia praticamente todos), e descansava de noite e de fds(só se tinha aula de sabado eu ia, mas recuperava a materia durante a semana).
Deu certo :D
Alguem sabe me dizer um lugar que eu veja quanto se tem que acertar na segunda fase da fuvest pra entrar em engenharia na poli? Eu não faço a menor idéia, e não achei no site da fuvest
Poli é a politécnica, curso de engenharia da USP.
@carlos
Cara, não tem como saber exatamente... O que eu sei é que a segunda fase possui a concorrência de 8 por vaga. Medicina é 90% da prova +- e possui uns 15 pontos a mais em relação a primeira fase, acho que uns 80% dá pra passar.