Assisti ao vídeo todo hoje, então agora posso dizer realmente o que achei, depois de refletir um pouco e olhar opiniões diversas.
Pra mim, ficou bem claro a questão da interferência do presidente na PF, pelo medo de coisas comprometendo família e amigos. Isso é corroborado por
essa entrevista dele após a divulgação. O medo dele é que uma suposta "armação" do Witzel "plantasse" provas contra ele em alguma operação.
A palavra "amigos" deixa tudo isso bem claro, já que não é responsabilidade do GSI nem da ABIN proteger os amigos do presidente. Isso casa com o que aconteceu de fato e o que foi confirmado pelo próprio presidente na fala dele após a saída do Moro, as pressões para troca de "alguém na ponta da linha", "o chefe dele" e "o ministro", foram feitas apenas no Ministério da Justiça. É claro que todo mundo esperava algo mais direto, e o que foi apresentado são evidenciais circunstanciais, então a expectativa "decepcionou". Mas essas evidências estão lá e casam com os fatos que se desenrolaram. Se é suficiente para essa PGR abrir denúncia? Acho que não, o Aras não vai se comprometer por pouco.
Entretanto, no vídeo fica claro uma outra coisa, que pra mim sempre é bem mais preocupante (apesar de não ser necessariamente crime), que é a inadequação do próprio Bolsonaro e membros do governo à ideia de que o Estado não é o Executivo nem a figura do presidente. A todo momento o Legislativo e o Judiciário são tratados como meros estorvos e entraves às vontades do Executivo, não espaços de controle e discussão. Esse é um pensamento fundamentalmente autoritário. Pode parecer lindo quando você entende que a ideologia do Executivo te representa e quando você entende que as ações e pensamentos dos outros dois poderes são contra o que você acredita. Mas para e pense: e se você não concordasse com o Executivo? E se você parasse de concordar?
Por conta desse tipo de pensamento, acho que não vai demorar muito para chegarmos a pontos sem retorno na democracia. Se não for agora, vai ser em outro momento, porque fica claro que a vontade do governo é fazer tudo que quiser fazer, sem qualquer tipo de interferência institucional que ELES considerem injustas ou persecutórias. O nome disso é ditadura. Os caras precisam urgentemente entender e serem educados de que o que mantém a democracia não é a vontade de fulano ou ciclano. O que mantém a democracia são as instituições, a garantia de poderes moderando poderes e a transparência.
Sem contar também a hipocrisia do discurso sobre "liberdade" como valor absoluto e irrestrito, com dois Ministros de Estado pedindo a prisão sem julgamento de ministros do STF, prefeitos e governadores e diversas falas onde fica claro que qualquer decisão considerada injusta pelo presidente será motivo para "contragolpe". O presidente diz que é muito fácil dar um golpe no Brasil, basta surgir alguém que levante a bandeira de "o povo está comigo". Mas não é ele que sempre aparece em manifestações a favor ao governo dele dizendo que "todo poder emana do povo"?
No mais, é engraçado a apresentação bosta do plano keynesiano do secretário e o Guedes pistola com o plano. Eu não entro na discussão econômica, que era o foco da reunião, porque acho ela totalmente legítima de um governo eleito. Ela só não pode ser empurrada de forma autoritária. O meu "chefe" Weintraub precisa de ajuda psicológica, o cara está nitidamente em sofrimento psíquico, é muita mágoa e o comentário dele foi totalmente criminoso, assim como da Damares. Não era conversa de bar, não eram a tia Damares e o tio Abraham conversando com amigos, eram a Ministra dos Direitos Humanos e o Ministro da Educação, em um reunião pública, em um prédio público, dizendo que, para eles, a Suprema Corte, governadores e prefeitos deveriam ser presos por destoarem do Executivo Federal. Claro que para o gado, isso é música para os ouvidos, mas qualquer pessoa normal entende que isso é crime, provavelmente eles serão denunciados.
Enfim, o vídeo foi um grande palanque para o Bolsonaro reforçar o discurso com a própria militância. Isso porque havia uma ideia de que os caras não acreditassem nesse monte de maluquice que acreditam e falam, estarem ali só pelo poder. Mas no fim a gente vê que eles acreditam e querem poder a todo custo para realizar, inclusive interferindo em instituições de forma irregular. Com isso, chegamos a uma encruzilhada: mantendo o eleitorado fiel e com os acordo feitos com o centrão, Bolsonaro dificilmente cai. Mesmo as investigações contra o filho chegando em prática criminosa, já está montada a narrativa de "armação contra o presidente". O COVID (que se tornou segundo plano total nesse momento), poderia matar mais uma dezena de milhares de pessoas sem nenhum plano do Governo Federal, que nada mudaria nesse cenário.
Como cidadão, é bem desanimador. Como pessoa, não me surpreende.