se vc treina antes do almoço, tá ótimo. Se vc treina epois, é bom caprichar no pós treino.
Versão Imprimível
se vc treina antes do almoço, tá ótimo. Se vc treina epois, é bom caprichar no pós treino.
Alguém já leu a respeito de um treinamento pra força que se chama "starting strenght"?
Aqui explica direito o que é:
http://www.hipertrofia.org/forum/top...ting-strength/
Alguém já testou esse treino? Se sim, os resultados são satisfatórios pra alguém que esteja voltando a malhar depois de 2 meses parado por lesão?
Não consigo deixar de ser cético a esse treinamento por não ter treinamentos localizados pra alguns grupos musculares como biceps/triceps e por ser um treinamento em que se vai à academia só 3x na semana... mas os comentários são bons, tô em dúvida... quem puder falar algo sobre, agradeço desde já.
@Merlin
Assim que vi o modelo de treino pensei "eu não faria esse treino NUNCA", mas depois de ler tudo, achei coerente. Se eu tivesse treinado algo parecido quando comecei, com certeza teria aumentado MUITO minha força. Mas não é um treino adaptado pra mim, eu gosto de chegar no meu limite em cada série.
Esse aumento de carga a cada treino tem que ser equilibrado pro seu corpo, ainda mais pra você que está voltando de lesão. Agora se vai ter bons resultados ou não, só há um jeito de saber, treinando.
Então... você teve a mesma reação que eu. Acho muito estranho esse negócio de não treinar exercícios direcionados pra biceps/triceps ou só fazer alguns exercicios de costa/peito, eu até entendo que os exercicios são pra vários grupos musculares ao mesmo tempo... mas mesmo assim. E ainda mais por ser só 3x na semana.
Mas tô achando que vô fazer sim... se olhar direito até faz sentido, e li relatos desse treino em outros fóruns que me animaram.
Além disso, parece ser uma boa forma de ganho de força, que, se for olhar verdadeiramente, é o principal objetivo, por causa de competições que vão vir.
Valeu pela opinião ai, Raphafcg.
galera seguinte, alguem sabe me responder?
comprei um opti-men esses dias..
hj olhando a tabela de composição, vi que por exemplo, 3 tabletes (o recomendado para um dia) contém 2500% de vitamina b6..
minha dúvida é:
isso quer dizer que 3 tablete contém 2500% do que o corpo precisa de vitamina b6 diariamente?
ou entao o que é esse daily value?
e outra, 2500% do que vc precisa num dia nao é muito nao?
até que ponto esse total excesso pode prejudicar?
Vitaminas do complexo B são hidrossoluveis e portanto não são cumulativas, corpo libera o excesso e nunca ouvi falar de darem problemas nos rins, fica sussa.
E os 3 tabletes contem 2500% do que o orgão que regulamenta essas paradas diz necessitar. Isso varia de país pra país, embora bem pouco.
Dá uma pesquisada se essa não dá problema, mas tem muitas substancias que vc ultrapassa fácil a quantidade necessária e acaba sendo secretada. Vou só dar um exemplo, de uma substancia chamada biotina (é uma das q tem a curiosidade sobre ovos cozidos > ovos crus):
Lembrando que 1000 mcg = 1mgCitação:
Doses diárias recomendadas
500 a 1 000 mcg. Exemplo: em cada laranja contém em média 12 mg de vitamina B7, ou seja, ingerindo apenas uma laranja ao dia, tem-se esta necessidade suprida.
No Reino Unido a dose recomendada é de 10 mcg a 200 mcg e nos EUA a dose diária para adultos é de 30 mcg.[2]
Apesar de não haver registro de toxicidade para a biotina, seria necessário doses de 500 a 1000 mg.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_H
Outro negócio
Acho que esses 2500% não são suficientes pra causar algum dano, mas dá uma olhada por ae.Citação:
As vitaminas hidrossolúveis, quando ingeridas em grandes doses, sobrecarregam os rins, podendo causar efeitos adversos. Já as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) tendem a permanecer em locais de armazenagem de gordura no organismo, em vez de serem excretadas pelos rins. Dessa forma, quando consumidas em excesso, elas são mais propensas a alcançar níveis tóxicos no organismo.
Edit:
http://saude.hsw.uol.com.br/vitamina-b65.htmCitação:
Doses elevadas de piridoxina têm efeito tóxico
Apesar de ser solúvel em água, a piridoxina é tóxica em doses altas, causando lesão reversível nos nervos das extremidades. Doses de 200 mg ou mais por um período prolongado podem provocar formigamento e dormência nas mãos e nos pés. Com a diminuição da dosagem, os sintomas desaparecem.
Pra ilustrar um pouco o tópico:
http://img220.imageshack.us/img220/2933/ruhls.jpg
Eu e nada mais nada menos que Markus Ruhl, na Expo Nutrition que teve aqui no RJ. Relevem meu bracinho de frango :(
Ai galera, da uma ajudinha aqui
Comecei a malhar recentemente e to afim de comprar uns suplementos.. Quero comprar um Whey Protein e Creatina.
Más não sei qual marca comprar? Alguem me surgere alguma ai que seja boa e barata?
Agradeço desde ja.
o CxB é a growth, é nacional... com menos de 150$ você compra os básicos (whey, malto, albumina e creatina)
@Lucas
Se você é iniciante como disse, só whey + malto já vai fazer uma diferença boa no seu shape (isso se vc tiver dieta, treino e descanso adequado).
Quanto a marca, o malto é qualquer um sem sabor (porque vai misturar com o sabor do whey que normalmente é mais forte) e o whey pode ser o da growth. Já li muito comentário bom da growth, além do ótimo preço, sai mais em conta comprar o isolado deles do que um concentrado da probiótica ou da optimun.
Se você for daqueles que não compra nada pela internet e prefere comprar em alguma loja da sua cidade, então o jeito é olhar a % de prot por dose do whey. Os concentrados normalmente tem 23~24g de prot e até 2/3g de gord por dose de 30g.
Se preferir optar pelas melhores marcas, eu ficaria entre Solaris e Probiótica (nacionais que eu já usei) e Optimun (internacional que eu tb já usei). Obs: mtos não gostam do whey da Solaris, eu discordo, achei o produto deles muito bom e com preço muito em conta.
edit: Esqueci dos preços. O malto fica entre R$9,00~15,00. O whey da optimun se você comprar numa loja do Brasil deve passar dos R$120,00 (se encomendar fica metade do preço, mas demora MUITO pra chegar, se chegar). Os nacionais ficam entre R$80,00~100,00. O da growth deve sair por R$60,00~70,00 mais o frete (esse whey é o isolado, 90% de prot contra 80% dos concentrados das outras marcas que eu citei).
@Raphafcg
Vlw irmao, mas me diz mais uma coisinha,
quanto tempo dura o Malto e o Whey da Growth?
ah e me diz uma creatina boa ae
vlw fera
abrass
Pow, eu pensando que com essas ferias eu ia colocar pesado no treino, que nada. Acabei faltando alguns dias, dei uma fugidinha da dieta, foi quase um mes na mesma, nem ganhei nem perdi praticamente. Acho so que aumentei um pokinho o braço.
Perdi uns 9 kilos nakelas primeiras fotos que tinha postado pra hoje, porem acho que ficou pele, seila, é estranho. Com o tempo deve ir se ajustando né? tem algo que posso fazer? e pra perde o que resta melhor é voltar com aej, certo?
Só musculação com dieta decente já queima gordura, mas aej dá um extra sim.
A pele volta ao normal, mas é um processo beeeem lento. Eu era gordão, isso a uns 3 anos atras, qndo entrei na acad. Hj ainda tenho um pouco de excesso de pele, mas nada demais. Preencha com musculos.
Ah, férias é foda mesmo, eu acho que meu treino fica mais eficiente qndo não to nelas, acho que pq fico menos folgado. Mas to pegando pesado tbm ^^
Depende do seu treino e da sua dieta. Conheço gente que toma 2 shakes por dia e o whey sempre está presente. Nesses casos, um pote de 1kg n dura mais de 1 mês.
Mas o normal é durar entre 1 e 2 meses (comigo é assim, tomo no pós treino e as vezes no desjejum).
Quanto a creatina, a da universal é de longe a mais bem falada. Mas eu acho que isso é mais valorização da marca do que do produto em si. Eu comprei a da universal pq paguei muito barato (300g por 12DL), mas se for sair caro pra você, aconselho procurar outra marca.
@Férias
Realmente, pra alguns elas acabam com tudo (dieta, treino e descanso), pra outros é muito bom porque dá pra se empenhar 100%. O jeito é equilibrar as coisas.
Cara, acabou meu whey e to sem grana pra compra mais...
Alguem pode falar alguma dieta facil pra mim fazer?
Pq tipo, minha fonte de proteina ultimamente ta sendo ovo e leite... eh foda
nao tenho como comer muita carne no almoço...pq almoço no Restaurante Universitário!
dicas?
Se tiver disposto a gastar com comida, fonte mais barata aqui é o frango.
Filé de peito pra mim sai mais em conta do que o peito já que se perde peso pra caralho qnd arranca o osso.
Preparar é fácil, igual bife mesmo, toca um fio de olho na panela e joga o frango lá (tempera antes se quiser), ou então cozinha e come assim mesmo ou aproveita que tá cozido, desfia e faz um patê. Cozinhar tbm bem fácil, vc compra a peça de peito de frango desossado, coloca numa panela, cobre de água e coloca o tempero na água mesmo e deixa ali até a água acabar, abaixa o fogo qnd ela começar a ferver.
Se não tiver como pesar, faço assim agora que minha balança quebrou: se for pra cozinhar eu peso no açougue mesmo e separo a peçona (costuma ter 1,5kg) no olhometro em 3 pedaços que de +- 500g, cozinho um e congelo o resto (a vantagem é que dá pra cozinhar mesmo congelado). Se for filé, bem melhor, compro a bandeja que já vem com um quilo de filé pequeno e como separando os filés no olhometro conforme for usar por dia (uso meia bandeja, meio quilo, por dia). Não aconselho botar pra congelar depois de ter descongelado.
Sou lixo na cozinha e ainda da pra comer, cozinhar leva acho que uma hora e o filé depende da panela, tenho uma aqui que faço em 3 minutos. Pode botar no forno também.
Outras fontes agradaveis seriam sardinha, atum, queijo cottage. As duas primeiras pela facilidade e a ultima q, por ser um queijo sem gosto, da até pra fazer uma moçoroca jogando achocolatado nele.
Frango tem 23g de proteina por 100g cru, sardinha e atum tem na embalagem, nem lembro mas é por volta disso tbm, e o cottage, mais caro, tem por volta de 16.
Preços aqui: atum n sei n compro caro, sardinha raramente uso mas acho que uns 2,50 por uma latinha, em lugar que vende peixe deve encontrar, filé de merluza 8 reais o quilo mas tem muita água, faz igual frango, filé de peito/peito desossado 7,50~8 reais o quilo. Cottage mais caro, mas á encontrei potinhos de 200g por 2,50, mais barato que já achei.
Agora se quer praticidade ae ferro tudo. Aqui é basicamente isso: frango, ovo, aveia, leite.
IMC, isso é certo?
Tipo, meu IMC esta acima do peso
Meu IMC é 28
(1,76 altura e 87KG)
O IMC ideal seria 25
(pesando assim, 76KG, ou seja, 11KG a menos)
Só que não penso em emagrecer e sim em transformar gordura em musculo, e eu queria pesar 90KG e manter esse peso.
ão tenho aparencia de "gordo", mas tenho um corpo "rasoavelmente em forma"
Alem de uma alimentação mais saudavel (evito consumo de gorduras, frituras e coisas açucaradas). Tambem passo quase duas horas na academia todos os dias.
Queria saber se o IMC realmente tem alguma influencia em algo ou é apenas um "dado usados para ter noção se estamos acima do peso ou não"
IMC é ultrapassado, caras como o Lee Priest dariam que tem obesidade de grau II, queria eu ter um IMC destes tbm.
http://www.saudetotal.info/wp-conten...-priest-02.jpg
http://www.cdof.com.br/avalia1.htm -> desce até avaliação corporal.
É melhor pagar pra um profissional fazer isso, vai numa academia de um porte consideravel e pergunte qnt cobram pra medir gordura corporal, deve ser uns 20 conto.
Mas outra ótima medição é ser auto-critico.
Edit: claro, Lee Priest não é um bom exemplo, o cara tem uma genética fuderosa e não posso falar das drogas que ele usa pois não sei de nada, na entrevista que vi ele falava que usava poucas, mas se isso é verdade é outra coisa. Em off season se vc ver esse cara vc nem reconhece:
http://images.t-nation.com/forum_ima...est_bulkup.jpg
Como o 7 disse, IMC é mto relativo.
E quanto a pagar uma avaliação em uma academia, é melhor procurar uma que tenha um personal bom, pq tem mto personal que não sabe medir bf.
Melhor se concentrar em perder sua gordura pra depois se concentrar em ganhar massa. Por você estar tão preocupado com aeróbicos, deve ter um bf alto, faz uma dieta adequada p/ o seu objetivo, treina normalmente e faz os aeróbicos separados, vai ter bons resultados.
Porra, Lee Priest é mto cavalo, genética absurda, um monstro.
Vale lembrar que o Lee Priest só fez isso uma vez e que ele próprio disse que não faria novamente. E sim, ele usou muita, muita droga.
dexa eu pergunta uma coisa
eu costumava fazer 3 exercicios para cada musculo
entro uma muié na academia, instrutora, ela diz q eh bom fazer o maximo de exercicios que voce puder,
ela falo q tem q fazer "todos"< eu falei, pow faço só 3, ela, nao faz 4~5+!
eu, eta porra, mas ai fica mt comprido o treino e bla bla bla
oq voces achamm/sabem sbre isso?
Nao sei se esse topico é o certo, mas vamos a minha duvida.
Eu caminho no clube da minha cidade, ele tem certa de 1.2km, divido em 4 partes, 2 retas, 1 subida e 1 descida, nas 2 retas e na subida eu caminho, na descida eu corro, eu dou certa de 4 voltas ( 4.8km ), qual forma é melhor para perder peso? correndo só na descida ou só caminhando?
eu nao aguento correr muito, rompi o ligamento ano passado e como fiquei mto tempo para nao tenho condicionamento fisico para correr.
E no momento nao tenho condiçoes de pagar uma academia, desempregado é osso.
Se alguem puder ajudar, vlw
Vc pd correr na descida (trote mesmo) e caminhar o resto. Se o ligamente não prejudicar muito com o tempo vc vai pegando condicionamento e trota na reta também. Em seguida vc também pode ir aos poucos trotando na subida. 4,8 Km é bom pra um inicio, pra alguém sedentário, com o tempo vc conseguirá mais. Foque em tentar fazer o menor tempo-médio por Km possível (seguinte, cronometre o tempo que vc gasta pra percorrer determinada distancia e depois divida pelos Km), assim vc marca sua evolução no ritmo. Depois aumente a distancia e faça o mesmo e assim vai, pode aumentar a distancia por semana como um exemplo. Não é nenhum artigo que li nem nada, é só algo que eu fazia qnd corria, acho que até fiz um post pra um dúvida parecida aqui, vou procurar.
Achei aqui velho, nem vou apagar o que já digitei, tá ai:
Qlq coisa pede ajuda aqui, não sei muito sobre o assunto mas posso compartilar o pouco que sei. Só de tu já ta começando se exercitar já é parabens, a maioria tem vergonha de começar.
Se ainda quiser improvisar alguns exercicios, barras (aquelas de praças mesmo), flexões e bancos/cadeiras já ajudam em algo. Aqui nesse link passa alguns exercicios pra se fazer com cadeiras:
http://cgoulart.tripod.com/cadeiras.html
Claro, resultados não serão magnificios, suas opções são bem limitadas, mas já é melhor do que só correr.
Edit: esqueci de citar, NA COZINHA SE FAZ O PRINCIPAL.
Boa sorte.
@Fernando Pipo
Ela só chegou e falou isso? Ql sua divisão de treino? Geralmente faço de 3~4 pra grandes e 2~4 pra pequenos, mas não vejo problema em fazer 6 pra grandes, por exemplo, ou mesmo só um, desde que vc saiba o que está fazendo. Só chegar e indicar isso pra um aluno que treina um musculo 2x, naturalmente, sem nem ter conhecimento sobre ele, não dá nd. Esse é típico treino que passam pra mulherada e que nunca dá resultado.
Não concordo com seu modo de pensar, é provado e citado em vários artigos da atualidade que não é o tipo, e sim a quantidade geral de alimentos que influencia numa dieta balanceada com fins de ganho de massa corporal
Sete, vlw pelos conselho cara.
Vou continuar nesse esquema de caminhar na descida, pelo menos agora no começo, comecei semana passada e na semana passada eu só caminhei e mesmo sem diminuir a comida, eu perdi 1.25kg, acho que para quem ta começando e sem condicionamento esta bom.
Eu to pensando em começar a fazer isso em 2 turno, de manha e no fim da tarde, sera da mais resultado?
aqui tem uma pracinha com alguns equipamentos, vou começar a utilizar mais elas, e vou utilizar as dicas com cadeiras
Se vc não tá fazendo musculação e não está muito preocupado com massa magra pd até ser positivo, irá aumentar seu gasto calórico e é isso que queima gordura, só tome cuidado com lesões. Vai ser muito pior se vc não poder fazer sua atividade por um tempo por ter exagerado, e acredite, seu tornozelo sofre muito impacto se vc exagera, tenis bom ajuda diminuir isto mas não faz milagre. E vc nem sente qnd tá começando a ficar ruim, vai indo aos poucos e qnd vc percebe já é tarde, vc disse que já tem um histórico de lesão então deve saber bem como funciona. O corpo precisa de um tempinho pra ir se acostumando com o exercicio, se começou a pouco tempo melhor esperar mais um tempinho.
Lembrando que cuidado extra com cozinha é essencial.
edit: música faz uma diferença incrivel em aeróbicos.
eu rompi o ligamento do joelho jogando Futebol Americano, por ter pé chato, eu só de andar ja forcava o ligamento, ai na 1ª porrada mais forte rompi ele, agora tenho que usar uma palmilha especial pra fazer a curva do pé e equilibrar o ligamento, e tbm fortalecer, pra fortalecer eu faço os exercicios de perna na academia publica perto de casa.
@Fernando Pipo
Cara, pelo jeito que você falou, sua instrutora não sabe muito do que está falando. O jeito é tentar trocar uma ideia com ela, faz perguntas idiotas mesmo sobre o que você já sabe e pergunta porque fazer o maximo de exercicios é (ou não) melhor para hipertrofia (seu caso, certo ?). Posta a resposta depois.
Fico me imaginando fazendo 5 exercicios pra biceps/triceps, morreria nas primeiras repetições com cargas ridículas nos últimos exercícios. Prefiro manter o padrão, faço 3~4 p/ grandes e 2~3 p/ pequenos.
Mas tem gente que consegue resultado com treinos bem diferenciados né, então nem adianta criticar qualquer coisa sem tentar entender os 2 lados da moeda.
eh, tem isso que voce disse, resultados diferentes em pessoas diferentes,,
mas sei lá. eu nao gosto mt do jeito que ela trata as coisas que pergunto
ela eh gente boa, conversa e tal, mas quando se trata de muscul, ela nao eh 100% como o ultimo instrutor que saiu
fazer oq neh :~
q nem, ontem fiz achoo que 4 pra triceps e 4 pra peito, mas deu pra fazer tranquilo porq fiz em aparelho os de triceps,, que pega menos que halter / barra,.. se fosse com peso ja seria mais dificil
vlw pelas respostas
Não varia tanto assim de pessoa pra pessoa, não adianta vc chegar e começar tratar os musculos das costas e triceps como se fossem de contração lenta, independente se é homem ou mulher.
Musculos compostos por fibras de contração rápida vc precisa arrebentar o máximo possível no menor espaço de tempo pois eles naturalmente não foram feitas pra suportar um exercicio muito prolongado (mesmo a duração da série não deveria ser muito prolongada a menos que vc saiba o que esteja fazendo), por isso que muitos, inclusive eu, gosta de usar Explosão e Cadencia (claro que vc assistindo nem vê que o movimento foi explosivo, mesmo explosivo se a carga é decente não dá pra subir rapidão), isso impõe intensidade em um tempo relativamente curto. Se vc não tá usando ergogenicos e não está fazendo uma divisão que só volta a treinar aquele musculo diretamente uns 5 dias depois (se o luiz não tivesse sumido iria vir aqui me xingar) e também não é endo, nunca li nada falando que tivesse muito sentido em fazer 10 exercicios por musculo. Mas a formada é ela, e não eu, só fique esperto pq a maioria das pessoas busca aprender sobre musculação por conta própria devido ao pouco preparo dos instrutores, pra muito profissional um diploma é só um quadro pregado na parede.
eu intendi 1/10 doq o sete falow, mas obrigado mem so assim
ahuuahuahuha
otra coisa, se eu faço por EX: supino com 50kg
eu faço 12 repetiçoes,
3 series
supor que na decima repetiçao pegue a falha, ja era, nao da pra fazer a 11 nem 12,
eu devo abaixar o peso? porq provavelmeta na prox serie nem 10 levantamentos eu vou conseguir
ou eu teria de ter começado ja com menos de 50 pra fazer as 12 repetiçoes 3 vezes tranquilo sem falha?
tendeu? mellhor parar antes de 100% das repetiçoes com falha ou faze-las todas sem falha?
a falha nao eh o auge? digo, onde precisam os chegar?
1- vc tá falando da falha neuromuscular, é diferente de falhar o musculo totalmente, se vc falhasse ele totalmente não conseguiria nem fazer qlq outro exercicio pro mesmo de forma decente.
2- Vc que sabe, eu não deixo atingir a falha neuromuscular nem na ultima repetição da ultima série de um exercicio composto, tenho amor as minhas articulações, se ver que não dá eu paro antes, até pq se eu deixar é adeus costelas, adeus joelhos, adeus pulsos, não tem nd que seguraria o peso. Em isoladores já são outros quinhentos, ae deixo chegar a falha neuro a vontade, pra musculos pequenos até peço auxilio pra atingir a falha total de vez em qnd, mas em exercicios compostos é provavel que vc esteja falhando os musculos sinergistas (no caso o triceps). Vc vai ler muito por ae que não precisa atingir a falha neuromuscular pra empregar intensidade e nem que isso é garantia de intensidade, tem chances q vc esteja se lesando além da sua capacidade de recuperação, mas no inicio é sempre assim mesmo, botava drop em tudo pra atingir todas as falhas possiveis.
O que eu falei antes, leia ae se interessar, noto que vc não busca se virar muito por conta própria: http://www.copacabanarunners.net/fibras-musculares.html
Se tiver chato esse só digita fibras rápida contração no google e boa sorte.
Bons treinos pra vcs e até
Amigos, saudações, como estão?
Saudades deste topico..
Passei para tirar uma duvida, to a uns 2 meses comendo mt pouco carb e dei uma muchada maneira na gordura (massa muscular tambem), queria continuar a crescer seco, mesmo que não seja em ritimo rapido..Alguem poderia me passar algumas dicas?Devo seguir 45kcal x meu peso só que só em proteina e pouco carb basicamente? :(
Bom, é isso, queria crescer mas que pelo menos nao ganhasse muita fat, porque baiscamente em 2 anos de treino, eu vivi em "OFF".
OBRIGADO :)
Bom...Botei minha cabeça pra funcionar, não tem jeito, ou entra em cetose pra ter dieta a base de gordura e proteina, mas é uma dieta totalmente desgastante pelo fato da quantidade de proteina ingerida ser absurda, e MUITO caro!
Então vamos pegar um exemplo de um cara com 60kg...Multiplicando por 45kcal daria 2700kcal, boa parte dessas kcal teriam que ser proteina, pra compensar das poucas kcal de carboidrato...
É isso mesmo?
Alguem pde me corrigir ?
Criatura, você já fez alguma vez dieta no carb ?
Eu particularmente não consigo manter, meu corpo fica na merda (tanto fisicamente qnt mentalmente).
Com uma dieta hipercalórica normal (3~4g de prot, 4~5g de carb e 1~g de gord/kg***) já dá pra fazer um bulk limpo, mas se a sua opção for mesmo de reduzir o máximo de carb, então o jeito é montar a dieta no papel. No hipertrofia tem vários relatos de dieta no carb, dá uma olhada lá e se possível, faz a sua dieta e posta lá pra galera mais entendida analisar.
*** Claro que esses valores vão variar muito de acordo com o objetivo de cada um e o tipo de dieta que vai fazer, coloquei esses valores pq já fiz um bulk com valores parecidos.
Só pra ficar claro, eu não consegui manter a dieta sem carb por mais de 3 dias. Mas isso varia mto de pessoa pra pessoa.
45kcal por kg tu vai virar uma bola a n ser que tenha um metabolismo rápido ou esteja usando aes
35~37, mas sempre usando 2500kcal pra + (no seu exemplo usaria 2500, pois com 60kg não precisa de muita preocupação com gordura), é o que penso.
Sobre a duvida não sei te responder.