Não compliquei nada. Esses são os métodos comuns de obter inversa. :cool:
Pra falar a verdade, eu não entendi o que você fez.
Se quiser explicar melhor...
Versão Imprimível
Pq tanto o seu valor qnt do seu professor me parecem errado.
E não sei não, to destreinado mas se vc cruzar os valores ae vai ver q meio que parece um sistema inderteminado:
Cruza ae, chamando a primeira coluna da inversa de a, d e g daria
-a + 2d + g = 1
2a + 3d + 5g = 0
a + d + 2g = 0
Manipulando, todos valores da ultima darão zero. Muito tempo sem ver matriz e nem sei mais o que faço, qm sou eu e aonde estou, mas creio isso ae. Se conseguir a resolução poste ai, amanha tento.
Isso muda tudo. Malditos vetores.
O Sete ta certo, essa matriz que você digitou não admite inversa.
Basta verificar que o determinante dela é igual a zero.
Vc deve ter digitado alguma coisa errada.
Por que diabos está tentando resolver o sistema linear?
Para obter a matriz inversa você utilizará a matriz tendo como regra
a i == j = 1
a i != j = 0
ou seja, a11 a22 a33
o método que fiz para obter a inversa seria
a11 a12 a13 | 1 0 0
a21 a22 a23 | 0 1 0
a31 a32 a33 | 0 0 1
Aí você aplica as propriedades elementares como escalonamento, multiplicação, divisão, etc
Ao lado é uma matriz identidade, eu farei com que os valores da esquerda se tornem os valores da direita, ou seja, aplicando a regra do a i == j... etc
Isso foi o que fiz, aprendi assim
Agora se me engaram não sei t_t
/sim, na mão você vai aplicar várias vezes escalonamento, multplicação, etc para tornar os valores 1 e 0 de forma que a matriz da esquerda se torne 1 e 0, e a da direita no final será a sua matriz inversa
/a linha que traçei o | é imaginário, é só para você saber que ao lado está a matriz identidade
Cara, não to entendendo mais nada.
Mas que tipo de operação você vai fazer pra igualar a identidade?
E quem são esses coeficientes?
Tipo a relação válida pra uma matriz quadrada quando admite inversa é
A.A^-1=I ^-1 elevado a menos um
A você conhece, A^-1 você chama cada coeficiente de uma incognita assim multiplica ambas as matrizes e iguala a identidade.
Gëik, pesquise sobre escalonamente de matrizes que tudo ficará mais claro :]
Speender, não te enganaram não huahua, esse método é melhor mesmo pra determinar inversa de matrizes, seja de ordem baixa ou alta. Mas essa matriz aí não tem inversa não, segundo minha hp o det dela é zero.
Oras, joguei sistema linear pq é o jeito que sei. Matriz de terceira ordem, tem q jogar sistema linear. Se eu vou jogar admitindo coeficientes ou jogando em sistema ai é opção minha, prefiro o sistema. Não vejo nada que o Geik tenha falado de errado e nem entendi o que vc tá tentando fazer, até onde eu sei matriz inversa se acha assim:
A . A-¹ = I
Ou seja, se multiplica a primeira matriz com a inversa para dar a identidade. Nem entendi o que vc tá fazendo. Eu prefiro chamar os membros da segunda de letras do que de a12, a13 etc pq sempre me confundo o q é linha e o que é coluna. Multiplicação de matrizes, para achar o primeiro membro da matriz produto (que seria identidade), vc multiplica todos os valores da 1º linha da 1º matriz com os da 1º coluna da segunda, somando. Por exemplo:
Matriz A
1 1 1
2 2 2
3 3 3
Matriz B
1 2 3
3 2 1
2 2 1
Matriz produto
a b c
d e f
g h i
1º linha x 1º coluna = a
1x1 + 1x3 + 1x2 = a
Agora se para achar matriz inversa a segunda matriz que seria a matriz produto ali do meu exemplo, e a matriz produto seria a identidade, não teria como fugir do sistema linear já que vc teria 3 incógnitas.
Agora não sei de outras formas, mas tanto seu resultado qnt do seu professor estão errado, e como já disseram a matriz em questão n aceita inversa (da um sistema linear inderteminado, mais facil verificar fazendo o determinante como falaram, que dá zero).
Mais tarde vou dar uma repassada nessa matéria pq to devendo demais em matemática.
Mais uma dúvida de cálculo:
http://img198.imageshack.us/img198/8613/semttulorqy.png
Uploaded with ImageShack.us
Se puderem mostrar a resolução desses, ou dar meios de eu resolver, eu agradeço
Já esqueci completamente isso.
f(x) / x com x->0 = 0
Qnt mais perto de 0 chegar x pela direita e pela esquerda, o resultado tenderá a zero. Pra isso, f(x) terá que ser igual a 0, caso contrário tenderia a valores diferentes (+ infinito e - infinito).
Só jogar qlq valor ae pra ver por exemplo, usando a lógica. Já vou te falar que não lembro o sistema pra resolver isso, provavelmente vem de propriedade, sério, faz muito tempo e nunca fui bom em calculo, então vou só explicar, o motivo vc acha por causa disso.
F(x) < 1, usa 0,01
use 0,00001 para x só pra jogar bem perto de 0
O resultado seria 1000, bem longe de 0.
F(x) > 1
100000. Longe de 0.
F(x) < 0
Usa ae -1
-100000
-1 < f(x) < 0
sa -0,01
O resultado seria -1000, bem longe de 0.
Agora joga 0 no lugar de f(x). Pode ser o valor mais perto de 0 possivel em baixo que vai dar 0 no final. Funciona assim, vc vai limitando determinados valores.
Mas isso só pra te dar uma luz até um manjer de calculo aparecer, sempre fui mal em calculo. Daqui a pouco tento ver o resto.
A 2º
Se bem que se for pensar assim dá pra jogar 0 na segunda também haeuhaeuhaeuhaeu mas sl hein, vc tá tentando aprender isso e eu não sei nd só to palpitando.
A 3º
f(x) / x² + x com x -> +infinito
se x tende a +infinito, o numero de baixo será incrivelmente grande
Para continuar indo para o +infinito, o numero de cima teria que ser muito maior que o de baixo (se não tenderia a 0). Então f(x) isoladamente também deverá tender ao infinito.
Ainda vo te avisando, to só seguindo a lógica, n to usando nd de conceito.
A 4º
Essa ai vc tem que isolar o f(x) e achar o limite das duas funções que isolam ela. Se não me falha a memória, se os dois limites derem igual esse será o limite de f(x), se não derem é pq não existe.
f(x).cos(u) com x->0
u = 1/x + x², não importa o valor, cos estará limitado entre 1 e -1. Com x-> 0 esse valor será infinitamente grande, e cos de um numero infinitamente grande, posso estar enganado, mas eu consideraria 1 (o maldito tá sempre oscilando, então n sei se deve se considerar 1, -1 ou n deve considerar nada). Logo eu consideraria esse limite igual o anterior.
Ai só fui seguindo a lógica mas dei uma deturpada ai pra dar conta de resolver.
Acho que ambos os valores dão 0 (sec 0 é 1?)
Olha meu raciocinio e veja se concorda.
Com f(x) isolado, fica limitada pelas 1 + x² + x^5/5 -1 (tava junto com o f(x))
Com x-> 0 = 1 + 0 + 0 - 1 = 0
A outra: Sec x² + x^5 / 5 - 1 (que tava junto com f(x))
Com x-> 0 = sec 0 + 0 - 1
sec 0 = 1/cos 0 = 1/1 = 1
1 + 0 - 1 = 0
Como os dois são iguais, a função por eles limitadas admitirá esse valor como seu limite.
Agora voltando ao limite q tem cos, se vc reparar vai multiplicar pelo f(x), eu utilizei o valor de 1 para cos u pq me foi conveniente, admito que fui equivocado. Mas por ser 0 o f(x), qlq valor que vc jogar para o cos u (que poderia ser -1 e 1), será indiferente.
Pessoal, estou meio preocupado...
Estou na 8ª série, e aparentemente, esqueci tudo oque aprendi nas séries anteriores, e no fim do ano vou ter que fazer o cursinho e uma prova seletiva para entrar em uma escola de ensino médio.
Então, eu queria primeiro saber se isto é normal, esquecer de tudo tão rápido assim. Eu faço uma prova, tiro nota alta, e no dia seguinte já esqueço tudo o que tinha caído na prova.
Alguém tem alguma sugestão pra mim "re-aprender" as matérias anteriores? Ou por acaso isto é normal?
Eu não sei se estou exagerando, mas enfim, digam aí se estou maluco ou não...
Thanks! ^^
Depende da matéria, mas isso é normal. Vc acha que esqueceu, pega uns exercicios e vai fazendo, a melhor forma de fixar é exercicios. Pra exatas. Por isso matematica a mais facil de estudar, vc pode odiar q nem ve o tempo passar.
Para matérias mais de teoria, é fazer resumos. Escrever. Mesmo que vc aprenda facil só lendo e escutando, escrever ajuda demais.
E como vc n tem biologia e quimica, então não fica ai as matérias que ficam no meio termo: essas vc tem que fazer exercicios, escrever e ainda por cima ler textos relacionados ao conteúdo mas que não seja o conteúdo especifico em si. Pelo menos é o jeito que eu uso. Não é atoa que biologia é a matéria que acredito mais saber, mesmo que tenha feito um tempo de faculdade de engenharia. Por causa da musculação, sempre li muito sobre anatomia humana, questões hormonais, nutrição e etc. Pode se dizer que nesses últimos anos lia ao menos um artigo por dia sobre esses assuntos, de vez em qnd lia repetidos e nem me tocava lol.
Quando eu estudava em escola regular também era assim. Na verdade, nunca aprendi nada só decorava algumas fórmulas e fingia que entendia alguns exercicios, isso era o suficiente pra passar bem.
Esse problema acaba quando você estuda pra entender mesmo, ver que as coisas fazem sentido e fazer vários exercícios. Isso ajuda a ganhar experiencia, confiança e agilidade na hora de resolver, quesitos importantes pra qualquer prova.
Ah é esqueci de dizer que me refiro a exatas...
ao se tratar de humanas acho valido tambem
Citação:
Postado originalmente por Sete
Você esqueceu, mas você já aprendeu uma vez. Quando você começar a estudar de novo, você vai entender muito mais rápido, porque seu cérebro já processou aquela informação antes.
Tente revisar e fazer exercícios de tudo o que você aprendeu até agora. Dê uma folheada nas apostilas, e parta logo pros exercícios. Quando mais você exercita a matéria, mais fácil é lembrar dela depois.
Esse também é o esquema que eu fiz pra passar no vestibular. Aprender tudo no 1o e no 2o ano, depois no 3o revisar tudo que eu esqueci e passar o ano exercitando e fixando na cabeça, pra lembrar de tudo na hora da prova.
.
eu to fazendo cursinho, e to mt deslocado no asunto lei cossenos e senos,
terminei o colégio sem saber e ta sendo mt usado e tal e eu n sei qase nada dessas coisa
seno, coseno, cosecante, secante, cotanjente, tanjente, essas parada toda
alguem indica algum site ou coisa do tipo q me ajude a aprender as propriedades dessas parada?
Essa matéria vai ser importantíssima para uma parte gigante da matemática. Aprenda isso com urgência. Não sei um site, mas te falo que decorar a tabela de 30º, 45º e 60º é essencial, assim como saber as relações entre senx, cosx, tgx, cotgx, secx e cosecx. A c
http://www.brasilescola.com/upload/e/Untitled-1(11).jpg
http://www.brasilescola.com/upload/e/Untitled-3(60).jpg
http://www.mspc.eng.br/matm/trg110.shtml
sim essa matéria eh importante mesmo, e eu pretendo fazer ou arquitetura ou exatas,, ainda mais importante rsrsrs
a tabela eu ja tenho decorado faz tempo, um dois tres, tres dois um, tudo sobre dois , raiz onde nao tem um kkk, desde a 8ºserie eu lembro disso .-.
esse site q vc me passo eh legla, gostei vlw
Ajudem-me aí, não lembro de um negócio básico na química.
A distribuição eletrônica dos metais só terminam em algum subnível, os ametais outro e os de transição em outro. Qual é qual mesmo? Não me lembro disso...
Desde já, obrigado.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/...agens/spdf.png
Portanto metais podem terminar em S (alcalinos e alcalinos terrosos), em D (transição), F (as séries ali de fora) e P (os que fazem parte das outras famílias com A que não são as duas primeiras).
Lantanideos e actinidios também podem ser chamados de metais?
Não metais são P.
Dúvida em Dilatação Térmica. Vou colocar dois exercícios, ambos eu fiz da mesma maneira mas o gabarito diz que a segunda questão tá errada. Queria saber se o gabarito tá errado ou se há uma falha no raciocínio.
1- O volume de um bloco metálico sofre um aumento de 0,6% quando sua temperatura varia de 200ºC. O coeficiente de dilatação linear médio desse metal, em ºC vale:
a - 1,0 x 10^-5
b - 3,0 x 10^-5
c - 1,0 x 10^-4
d - 3,0 x 10^-4
e - 3,0 x 10^-3
Cálculo: delta V = V0 x GAMA x variação de temperatura (perdoem, não achei as letras gregas). Ficou assim o cálculo.
0,06 x V0 / 100 = V0 x GAMA x 200
GAMA = 0,6 x 10^-2 / 200 (cortei os "volumes iniciais")
GAMA = 5 x 10^-1 x 10^-2 / 2 x 10^2
GAMA = 6 x 10^-3 / 2 x 10^2
GAMA = 3 x 10^-5 ºC
Sendo GAMA = 3 ALFA, alfa será 1 x 10^-5 ºC. Letra A, correto no gabarito.
Mas usando o mesmo método em outro exercício, deu uma letra diferente. Não sei onde eu errei nem SE errei.
2- A temperatura de um corpo homogêneo aumenta de 20ºC para 920ºC e ele continua em estado sólido. A variação percentural do volume do corpo foi de 3,24%. O coeficiente de dilatação linear médio do material, em 10^-6 ºC, vale:
a - 12
b - 24
c - 32,4
d - 120
e - 240
Cálculos:
3,24 x V0 / 100 = GAMA x V0 x 900
GAMA = 3,24 x 10^-2 / 9 x 10^2
GAMA = 3,24 x 10^-4 / 9
GAMA = 32,4 x 10^-5 / 9
GAMA = 324 x 10^-6 / 9
GAMA = 36 x 10^-6
Então ALFA = 12 x 10^-6, Letra A no caso. O gabarito diz letra D.
Usei o mesmo modo de fazer ambos os exercícios, mas um tá errado e o outro certo? Conferi e conferi os cálculos e não achei nenhuma irregularidade. Se possível, apontem o erro.
Abraços.
Acho que o erro é no gabarito.
Angel e Elf, rola uma ajuda? :o
http://img508.imageshack.us/img508/7...rotaligado.png
http://img508.imageshack.us/img508/7...rotaligado.png
Eu até cheguei nisto, mas eu estava olhando o exercício e acho que andei trapaceando, eis aqui minha solução.
Se a massa de ambos parado é
M2 = M1 + m (1)
E a velocidade varia no tempo como:
Θ(t + Δt) = Θ + dΘ
E os momentos:
Pi = Pf
0 = γ.m.β - γ.M1.dΘ
dΘ = m.β/M1 (2)
Agora de (1), tiro que:
m = M1 - M2 (3)
De (3) em (2) eu tiro que:
dΘ = (M1 - M2).β/M2
Achei que estava certo, mas ao olhar denovo, acho que os gamas não deveriam ser iguais, vesto que dΘ é diferente de β. E eu também considerei que as massas se conservam, o que é mentira, então M2 é diferente de M1 + m, ou seja, o que eu fiz foi um exercicio de Física 1 e não de moderna.
Tentando de outras maneiras, não cheguei à lugar algum.
Uma pequena duvida de sequencias:
http://img64.imageshack.us/img64/2428/vunesp.png
Uploaded with ImageShack.us
.
Eu tambem achei letra B), porem o gabarito diz letra E, ai o motivo de eu postar
gabarito errado, já que nem a calculadora aqui ocnferiu esse valor. Desenvolvendo isso aí, d´aletra B mesmo
2^10 . 3^5
x = 5
2 ^ 2x . 3 ^ x
(2^2)^x. 3^x
4^x.3^x
12^x
x = 5
12^5
1-Por que o produto vetorial entre 2 vetores a e b tem como resultante um terceiro c vetor perpendicular aos 2 iniciais? E por que também o sentido correto é aquele resultante da regra da mão direita?
Convenção?
2- Tava lendo aqui no livro de cálculo A sobre lim (1+1/x)^x, x->+-inf = e Aí tem escrito "a prova dessa proposição envolve noções de séries."
O que são essas noções de série e em que disciplina vou aprendê-las?
3- Qual a diferença entre torque e trabalho? O primeiro seria o produto vetorial entre deslocamento e força e o segundo produto escalar?
Só para saberem tô no primeiro mês do curso de engenharia elétrica e por enquanto na parte de cálculos ó sei limites e tenho noções básicas de derivada e integral.
1- Boa pergunta. Eu procurei aqui em algumas bibliografias e eles não deram uma noção clara sobre a definição do que é o produto vetorial. No caso, não falaram o porque dele ser daquele jeito. Isso me leva a crer o seguinte: eles não partiram pra descobrir o produto vetorial e enfim encontraram um vetor perpendicular aos dois primeiros. O que aconteceu é que eles descobriram um mecanismo de encontrar um vetor perpendicular a outros dois, e chamaram isso de produto vetorial. Se eu estiver errado, por favor me corrijam, que eu também fiquei curioso quanto a isso.
E essa regra da mão direita é válida para o sistema triortogonal destral, que é o que quase todo ser humano com bom senso usa, na hora de se referenciar no espaço. Se vc quiser, use o sistema sinistral (que se não me engano, em comapação com o destral o eixo x1 se comporta como -x1), e a regra da mao direita torna-se-á a regra da mão esquerda. resumindo todo esse parágrafo: sim, a regra da mao direita é uma convenção.
2- Calculo 2 você vê séries.
3- essencialmente é isso: um é vetorial e outro escalar.
Produto vetorial é um operador linear, uma operação matemática conveniente que foi "fabricada". Você aprenderá mais sobre isso em álgebra linear.
Várias funções podem ser descritas em termos de somatórios (infinitos ou não) que são conhecidas como séries. Isto você aprende geralmentem em Cálculo II ou Cálculo D, depende da ementa do seu curso, mais certo seria você conferir a ementa.
Matematicamente, sim.
Fisicamente você pode intepretar o trabalho como um análogo do calor, uma energia em trânsito ocasionada por desequilíbrio de forças.
Existem outras intepretações, mas eu como engenheiro mecânico gosto dessa :o
-=Angel of Darkness=-
Dúvida sobre a 3ª Lei de Kepler
T² = k * a³
ok
K = 4.pi²/G * (M1 + M2)
E no exercício estaria dizendo o movimento da terra ao redor do sol, mas o professor disse que a massa da terra é desprezível perto do sol,
mas o que faz com que uma das massas seja excluída do fórmula, afinal na soma faria diferença sim :wscared:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_solar
Lê ai.
A diferença é ínfima, a diferença do raio que não é possível medir por ser muito pequena deve ser maior. É aquele negócio da primeira coisa que vc vê na física, o ultimo algarismo qnd se trata de medidas é incerto, 1,000007g poderia ser mais preciso ainda se continuássemos medindo ao infinito e além, mas não tem necessidade. Acho que podemos falar que nenhuma medida é tão precisa que não poderia ser mais.