É, mas você não respondeu né, preferiu ficar de picuinha...
Versão Imprimível
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk
"Deus e seus intermediários" uhahuahuauhauhauhahuahuauhahuahuahahuhua
Ta aí a lista de vitimas:
http://dwindlinginunbelief.blogspot....-in-bible.html
Deus deveria ter jogado sua ira na igreja católica e destruido Roma, afinal lá era aonde de onde as maiores corrupções e crueldades da humanidade ocidental viam.
Mesmo se o diabo tivesse matado 10, 20 milhões de pessoas a mais que Deus, isso tiraria alguma culpa de Deus?
Fiz algumas pesquisas sobre tudo que você falou e não encontrei nada, em que livro você leu estas coisas?
Esse é o unico exemplo que encontrou?
Bem duvidosa esta lista.
Já existe promessa de juízo sobre Roma, a cidade das 7 colinas, onde está assentada a grande prostituta (Apocalipse 17:9). leia o capitulo inteiro de Apocalipse 17 para ter uma ideia geral do que fala Apocalipse 17:9Citação:
Deus deveria ter jogado sua ira na igreja católica e destruido Roma, afinal lá era aonde de onde as maiores corrupções e crueldades da humanidade ocidental viam.
Culpa como, se o criador é autor da criação, a qual é dele? Não sabia que um criador poderia ser culpado pelo que ele faz de sua criação. Seus parametros, meu caro, para julgar Deus, são bem estranhos.Citação:
Mesmo se o diabo tivesse matado 10, 20 milhões de pessoas a mais que Deus, isso tiraria alguma culpa de Deus?
Na verdade tais informaçôes voce poderia encontrar em documentários do History Chanel, sobre as civilizaçôes mesopotâmicas ou sobre os deuses sumerios, com participação de Zecharia Sitchin, ou então em seus livros, como "Fim dos Tempos", onde retrata a formação do Estado de Israel sob uma nova ótica: a de que nossa civilização é obra de seres fora deste mundo.Citação:
Fiz algumas pesquisas sobre tudo que você falou e não encontrei nada, em que livro você leu estas coisas?
Esse é o unico exemplo que encontrou?
Essa informação das Mortes atribuídas a Deus eu já sabia... Qual o Problema?
Matou +- 2 Milhões no AT e apenas 3 pessoas (Herodes, Safira e Ananinas) no NT.
E Daí? Ninguém foi morto sem ter a possibilidade de escolher o lado de Deus, quiseram se arriscar se afastando de Deus, problema é deles.
E olha que de acordo com a Bíblia, Deus era muito mais "Visivel" e operava muito mais prodigios do que hoje, e mesmo assim a cambada de tonto insistia em ficar do outro lado.
Paciência.
Injustiças são cometidas desde muito antes cara. Somos um grão de poeira no deserto, não faz diferença. O que a gente faz aqui não vai pra uma "conta divina" e sim pra nossa própria mesmo.
Como crente eu não acredito muito em punição para os caras na chegada divina. Sei lá qual é o critério pra que chegue logo, afinal dizem que não dá pra interpretar o criador, não é? Punição seria o tal do "lago de fogo" na bíblia, numa época que palavras como o fogo eram usadas para definir "consumido". Creio que eles apenas deixarão de existir.
Quanto as injustiças... é, revoltam o que a gente chama de "moralidade", mas também não penso muito nisso, pois meu pensamento é viciado por ter uma mente finita e humana. Sei lá das injustiças também,
No fim das contas senta e relaxa, deixa a carroça virar. É o que vai acontecer queira você ou não.
Apelo ao medo fervendo no tópico.
Na minha concepção pessoal esse Deus de vocês é vingativo pra cacete. O cara cobrar fé cega mas punir com morte e danação quem não a tem, na minha visão, não é justiça. Ainda mais levando-se em conta que ele criou propositalmente a natureza de cada um e sabe que para alguns é necessário mais que pura fé para seguir algo. Preferia um Deus nórdico ou grego que, mesmo agindo desse modo mais egoísta, eram mais belicosos e davam mais valor à virilidade (coisa que falta a muito cristão leite com pera). Até porque eu não daria a outra face para baterem por um Deus desses, né.
Bom, mas aí é minha opinião pessoal, não serve para provar nada além das minhas próprias concepções. É bom que essa exposição de vocês desse Deus cristão serve para me lembrar exatamente um dos porquês da minha não-crença em Deuses de concepção antropológica. Eu não seria intelectualmente honesto comigo mesmo ao acreditar em um Deus tão... humano.
Socialmente é aquilo né, acreditem em qualquer baboseira que quiserem, desde que não empurrem à crença para toda sociedade e etc.
P.S.: desculpa se eu tiver sendo injusto com outras visões do Deus cristão, entendo que aqui está a interpretação somente de duas pessoas. Apesar de alguns fundamentos serem os mesmos.
Impressão que passa é que essa descrição de Deus do Eliel e do Rubento se assemelha muito mais à figura ciumenta de uma namorada (se não vai ser feliz comigo, não vai ser com mais ninguém, toma um inferno aí) do que a divina de uma deidade. Muita humanidade, pouca divindade.
Até parece que foi Deus o criado à nossa imagem e semelhança, e não o contrário.
Pra mim isso é bem claro. São tantos elementos antropológicos e de passionalidade que eu não vejo como alguém realmente consegue acreditar de forma tão plena no Deus Bíblico.
Mas respeito quem acredita, nada contra. Provavelmente tem algo que eu não tenho (seja bom ou ruim).
Cara é tão simples e clara a mensagem de Deus.
Ele diz...
Filho do meu lado você encontrará a vida, a paz. Se escolher o outro caminho encontrará a morte.
Deus avisa o que terá na frente caso escolhamos outro caminho e é chamado de ciumento?
Não existe vida longe de Deus, quer o que? Que a pessoa que escolhe pular em uma piscina mesmo alertada que irá se molhar, não se molhe?
Pra pessoas lógicas e com faro ciêntifico apurado vocês são bem lentos.
Uma das coisas que eu mais acho engraçado na interpretação do deus cristão, é de como um ser tão poderoso, onipotente, onipresente, onisciente, onívoro e qualquer outro "oni", supostamente capaz de criar e destruir qualquer coisa que exista, conhecendo o passado presente e futuro, tenha preocupações estranhas e arbitrárias, como o que uma pessoa, um ser humano entre outros 7 bilhões de humanos, de uma espécie entre outras centenas de milhares de espécies, em um planeta entre incontáveis outros planetas dentro de um universo, com a possibilidade de se existirem infinitos universos, coloca no anus.
Muito narcisismo achar que, se existir mesmo um ser tão fantasioso desse tipo, ele vá estar ligando para a violência nesse planeta em especial, imagine para trazer um juízo para ele então...
O que para um ser OniPresente, Oniciente, OniPotente isso é improvável?
DEUS pode estar onde ele quiser e com quem ele quiser quando quiser.
Qual o problema de Deus ser um Deus pessoal e preocupado com sua criação? Preocupado com pessoas que ELE sabe que não serão corrompidas pelo mal? Preocupado com pessoas que podem por merecimento estar em um lugar melhor?
Não tentem julgar aquilo que mal tem tempo e saco pra compreender e estudar a respeito.
@Bobjoe
Onde a injustiça em cumprir?
Se o cara escolhe se molhar, e pula na piscina injusto e incoerente seria ele não se molhar;
Quanto a desacreditar gostaria de entender o que te faz seguir por este lado mas não consigo. Você teve e tem uma experiência de vida diferente da minha, talvez a medida de Deus tenha que ser maior e mais clara para você, espero que isso aconteça em alguma oportunidade para você e todos que pensam igual.
Criar um ser com a consciência plena de que ele não irá acreditar e ter fé e depois cobrar isso. Desculpa, mas para mim isso é injustiça, não tem outro nome. Por mais que você tenha o argumento de "ahh, mas a justiça de Deus não precisa ser entendida por homens", na minha visão seria egoísmo e nenhuma bondade esse tipo de atitude. Eu simplesmente não concordo e acho que se a resposta é "você tem que concordar porque foi Deus que falou", alguma coisa está errada.
Um dos motivos para eu não acreditar em um Deus religioso cristão, em particular, seria porque todos elementos dogmáticos, bíblicos e de crença, a mim, parecem exclusivamente humanos e de origem antropológica clara. Além disso, não tenho o elemento fé, que torna a aceitação desses elementos mais simples. Ou seja, mesmo se eu tiver essas experiências sensoriais ou emocionais que você falou, antes duvidaria da minha integridade mental (sem sentido pejorativo aqui) ou capacidade humana para analisar a situação , do que traria uma explicação sobrenatural para lidar com a parada.
Mas também não sou um hater supercético. Não diminuo a experiência espiritual de ninguém, até mesmo porque toda a experiência espiritual não deixa de ser uma experiência humana, que para mim sempre foi extremamente intrigante. Se você acredita em espíritos, se você sente Deus, isso existe na sua vida e na sua mente, portanto faz toda a diferença.
Só que tenho uma aversão às pessoas e instituições que pragmatizam e politizam essa experiência espiritual pessoal e passam a ter ela como verdade social absoluta. Tipo o Eliel.
P.S.: A figura de Jesus deve ter sido um cara legal por tudo que já vi e li. Mas nesse tópico temos muito pouco de Jesus e mais de Jeová. Como tem essa confusão de quem é quem na história, não sei a hierarquia do céu. :D
Você queria que Deus criasse o Homem sendo totalmente submisso a Deus sem ter vontade própria? O maior presente que Deus pode nos dar é a liberdade de escolher, e o segundo maior presente é o Spoiler das escolhas erradas.
Isso parece Justo pra mim, dar a oportunidade de errar, de tentar, de cair. Se assim desejarmos.
Estou falando com um Cyborgue? kkkkk
... sério, eu entendo que nem todos tem a oportunidade de serem apresentado a palavra de Deus da mesma forma, e eu me sinto um lixo por não conseguir ser claro e impactante nas minhas palavras, mas isso ainda não invalida uma futura experiência que você possa ter, Deus se comunica de diferentes formas conosco, seja com um amigo, com um professor, com uma situação, e não estou falando apenas de mortes e tragédias onde tendemos a ficar mais frágeis e abertos a ouvir. Torço para que encontre a Deus seja daqui 1 dia, seja daqui 1 mês seja daqui 1 década.
é importante ser cético, não é saudável acreditar em tudo que te falam de prontidão.
é complicado, não vou opinar sobre a igreja do Eliel pra não entrar em rage com ele desnecessáriamente, e isso seria errado pois ele é meu irmão na fé, mesmo que tão diferentes.
Essa falta de identidade que acaba afetando o evangelho de Jesus, mas saiba que lugares que respeitam os limites e o tempo de cada um.
- Deus, é a figura sem definição toda poderosa.
- Jesus, é a figura tal qual Deus e é Deus, mas na forma humana e sem usar os poderes.
- Espirito Santo, parecido com a figura de Deus tem um aspecto abstrato, único que está na terra nesse momento.
Todos são o mesmo ser, divididos em funções diferentes.
Sério que você chama isso de liberdade de escolher? i'll assume that you're kidding, for the sake of this debate.
"Olá moça, Isso é um assalto e você tem duas opções, me dê 100 reais e viva para curtir sua família de novo, OU, não me dê 100 reais e morra por consequência."
A escolha foi totalmente exercida e concebida através da liberdade pessoal da mulher né? O spoiler do que acontecerá não interferiu em nada pra que ela entregasse o dinheiro...
Se ele criasse todos iguais, com as mesmas facilidades e dificuldades, o discurso de justiça seria legal. Mas essa não é a verdade.
Além disso, para mim nesse tópico o Eliel criou um conflito lógico entre o livre arbítrio e a definição de destino divino. Se o destino do cara que faz maldade é morrer de forma cruel, ou o destino já foi todo escrito e não ouve liberdade alguma, ou existiu interferência no processo, o que anula o livre-arbítrio.
Não é ser cyborgue. Você já pensou que posso ser uma pessoa diferente de você?
Acho que, se existe um Deus e ele quer me dar uma chance, ao invés de me fazer acreditar, ele poderia simplesmente me fazer concordar com ele. E po, eu não sou arrogante, eu não deixo de acreditar por me achar "melhor que Deus". Até mesmo porque, no meu pensamento lógico, se existe um Deus eu seria automaticamente submisso a ele, por questões óbvias.
Mas é claro que não existe essa identidade, cara. Somos seres humanos, diferentes, com aspirações, interesses e experiências diferentes. Tudo nos influencia, desde sentidos, a biologia, crises psicológicas. Mesmo tendo ideologias com a mesma fonte, elas serão interpretadas de formas diferentes por cada um. Esse é um dos pontos de antropologia clara que enxergo no cristianismo.
Acho que as religiões tradicionais se baseiam muito no desmerecimento da virtuose humana. Você vê um texto bíblicos, com várias filosofias e mandamentos bonitos e fica imaginando: "nossa, um ser humano nunca poderia ter escrito um negócio desses, é bonito, bom e funcional demais".
Só que, para mim, quando vejo um mandamento sobre "amar ao próximo", consigo ver um ser humano que pensa assim, em qualquer época do mundo, por ter uma personalidade menos belicosa. Quando eu vejo um "não matarás", consigo imaginar um homem que observou a sociedade e viu que mortes sempre trazem mais violência e outras mortes. Consigo sentir o ideal de ordem de um cara que escreveu um "não cobiçarás a mulher do próximo", ao perceber as várias brigas de ego entre homens que não queriam perder suas mulheres para outros homens.
Eu não sei se o homem é a imagem de Deus, mas tenho certeza que esse Deus cristão é a total imagem de virtudes (ou não) do homem. O problema é que existem coisas completamente anacrônicas.
Eu entendo essa definição. Acontece que outros cristão acreditam em uma explicação um pouco diferente dessas.
Desculpe, não fui claro, jamais usou os poderes em benefício próprio.
Mesmo assim ele (Bandido) deu uma escolha, você teve a opção por pior que fosse.
Deus oferece vida, liberdade, clareza, pureza... e instrui que longe dele estaremos sujeitos a coisas ruins...
Não entendo o que há de errado, partindo da primicia que o universo foi concebido por Deus, não seria no mínimo sensato dar ouvidos aos seus conselhos, Deus oferece proteção para quem quer proteção.
Quem quer se arriscar nesse mundão sem anti-virus fique a vontade. Deus oferece pacote premium de graça.
Por isso fiquei puto com o Eliel, não era pra cristão ter esse tipo de dúvida, me levando a crer que ele precisa estudar mais...
Quanto a criação, Adão e Eva foram criados da mesma forma e mesmo assim cairam, dali por diante tudo foi se moldando de acordo com quem entedia a mensagem de Deus ou não, Caim não entendeu, já Abel tinha entendido e assim sucessivamente até hoje. Mas em suma todos tem a oportunidade de acordo com o plano de Deus.
E não me pergunte de recem nascidos e afins, sinceramente não sei o plano de Deus só que ELE sera justo.
Te chamei de Cyborgue por causa da resposta extremamente prolixa que você deu kkkk.
Sei que você não é arrogante. E entendo seus motivos, experiência visual e presencial ajuda para fixarmos nossas idéias e convicções, mas Deus não trabalha dessa forma. Deus não quer que o adorem por demonstrações de Poder, quer que o adorem por escolha própria, não forçados por hierarquia.
Entendo seu ponto, mas de que outra forma Deus se comunicaria com o Homem se não fosse pensando como ele? Naquela época poucos tinham instrução, poucos sabiam ler, muitos eram primitivos e trabalhavam literalmente para comer, nada mais. Deus veio na forma humana e antes disso havia inspirado homens a escrever cada um conforme seu estilo e visão e tempo. Mesmo de cabo a rabo a Bíblia ser escrita e reescrita por Homens, seu autor foi Deus, e ele se utilizou de muitos artificios para ser o mais claro possível, para que desde o mais letrado até o mais simplório poder ter o mesmo entendimento da Bíblia.
O Homem é a imagem de Deus no sentido de ter ciência do Bem é do Mal, do certo e do Errado. Só nesse ponto nada mais.
Eu não disse que é improvável, disse que é arbitrário e estranho e não deixa de ser apesar dessas supostas características de deus, ainda somos insignificantes perante todo o universo, se nós tivermos sidos escolhidos pra ter alguma atenção, é por mero capricho.
Problema nenhum. Quer dizer, depende, ao menos o deus cristão descrito na bíblia, está descrito em algum lugar... Mas enfim, isso é outra história, na verdade acho a ideia de um deus pessoal uma das menos ridículas.
E sei lá cara, essa coisa ser essencialmente do bem e ao mesmo tempo ser onipresente onisciente e onipotente, sempre esbarrou em problemas lógicos desde Epicuro. Por isso não vejo sentido nessa de que ele se preocupa com os seres humanos, mas não vou ficar repetindo esse tipo de argumento, você já deve ter os lido muitas vezes ao longo dos anos e deve ter escolhido continuar ignorante nesse tipo de questão. Chuto que a desculpa é aquela de que deus não pode ser totalmente compreendido por humanos, ou que a razão não se aplica a deus e esse tipo de escape torpe, mas claro que é só especulação minha.
Então, eu acho que nesse caso o elemento "Deus" é uma adicional que não precisa ser necessário. Um ser humano tem plena capacidade de definir dogmas, crenças e mandamentos. Um ser humano particularmente inspirado pode montar um raciocínio sócio-filosófico sobre como deve-se agir em busca de virtudes.
Penso que, se existiu Deus, ele pode ter sido necessário para a existência do tudo, mas ele não precisa existir para que o sistema funcione. Ele não precisa existir para que galáxias se formem, os organismos evoluam e para que a sociedade humana tenha valores, virtudes e morais.
Fui criado lendo ficção-científica, então é bem difícil (e de uma pobreza cognitiva) conceber que um ser de poder ilimitado, capaz de alterar a realidade para pontos que nós sequer poderíamos explicar e visualizar, se preocupe tanto com conceitos humanos. Ele poderia simplesmente fazer qualquer coisa existir, por mais paradoxal que seja. Poderia fazer com que cada um tenha um Deus pessoal e que todos esses Deuses sejam corretos ao mesmo tempo. Porque se ele é o todo, não existe o não-Deus, não existe estar longe dele.
Dentre tantas possibilidades, por questão lógica, pela navalha de Occam e por qualquer compromisso que eu tenha em ser honesto comigo mesmo, é muito difícil acreditar em um Deus religioso específico.
Nossa, fica parecendo que antes de Jesus e da Biblia não existiam sociedades civilizadas, como se apenas locais e tempos onde a biblia existiu tinha civilização, muito antes da bíblia e de jesus diversas sociedades eram extremamente avançadas, inclusive nos sistemas de leis e de democracia...
Não vou nem me dar ao trabalho de ver esses vídeos, você quer comparar Deus com Hitler?
Faça o favor.
Ninguém disse o contrário, Deus não existe para ter ordem no mundo, esse é o problema de visualizar a Teologia pela Antropologia; O Homem é perfeitamente capaz de fazer o que quiser pois Deus o fez assim de acordo com a Bíblia. Mas Deus não é tolo, a humanidade teria sido extinta se não houvesse leis por onde se sustentar.
Depende, Deus não interfere em nossas escolhas, mas há diversas promessas que se verdadeiras na Bíblia, aguardam cumprimento, não creio que pescadores do século I D.C tinham tanta imaginação e tato para escrever e compilar o que está na Bíblia.
Poderia, mas Deus não é um Deus mimado, não usa ninguém de fantoche, é díficil para um alguém tão cético ler o que eu escrevo sem no mínimo zombar de mim, mas não me importo, não se trata de quem está certo; Minha intenção não é desmerecer quem não acredita. Minha intenção é informar pontos que sei que a maioria não viu pois a maioria não leu a Bíblia, assim como absorvo muitas coisas a respeito de filosofia, sociologia e Ciência.
Minhas Sinapses e Cognições estão em perfeito estado mesmo crendo nisso, não tento compensar nem aliviar nenhum temor, nem tenho desvio mental.
Quanto ao não ser possível estar longe de Deus, fisicamente é impossível mesmo.
Porém é possível ignorar o que rejeitamos, é possível após brigas ignorarmos a presença de pessoas em nossas vidas, é possível.
Porém se afastar de Deus é pecar, é quebrar a lei de Deus, Deus é perfeito e sem pecado, quanto mais nós pecamos mais nos afundamos em mentiras e mais nos afastamos abstratamente de Deus.
Deus é a escolha mais lógica e mais simples. Esqueça a religião se é isso que atrapalha.
Sumérios, Egipicios e daí?
Cronologicamente pela Bíblia os primeiros foram Adão e Eva o restante veio a partir daí.
Sim, pela biblia, mas e pela mitologia grega? qeeru ve vose prova q us gregu taun erradu
Quero dizer que antes das escrituras bíblicas se espalharem até mesmo pela Europa existiam diversos povos civilizados, como Chineses, Povos meso-americanos, Romanos, Japoneses, e existiam filósofos gregos muito sábios bem antes do cristianismo chegar á Grécia.
Se a humanidade escolhesse sempre a escolha mais simples não seriamos mais humanos, imagine que você esta em uma encruzilhada com seu filho, existem 2 caminhos, um curto e asfaltado, e um longo e esburacado, no curto e asfaltado ele passaria com facilidade e não aprenderia nada no caminho, no longo e esburacado ele aprenderia como reconhecer os buracos confiaveis, aprenderia como sobreviver e se tornaria uma pessoa experiente, qual caminho você o enviária?
Tem certeza que você quer falar igual retardado comigo?
Não tenho que provar nada, tenho que argumentar de acordo com a Bíblia, se aparecer algum Grego aqui e quiser argumentar comigo tudo bem, é uma pena que é uma religião extinta, só utilizada por pseudo Ateus pra tentar desmerecer a Bíblia. Tentar...
Todos ainda estão depois da cronologia da Bíblia...
Sim existiam, Taoismo na China, Xintoísmo no Japão, Roma e America são bem depois da Bíblia começar a ser escrita...Grécia também. Tem certeza que tu quer argumentar com algo que nem você sabe explicar e aplicar na conversa?
Serio que esse é o seu argumento para não escolha do caminho Simples? Carência de aprendizado? Isso é só um critério de desempate, não uma primícia universal...
No exemplo que o Bobjoe deu, a respeito da Navalha de Occam eu só afirmei que Deus é a escolha simples...
Por que não? Toda mitologia de Cristo já não era uma coisa tão nova na mente humana naquele tempo. Havendo ou não influência de outros mitos no Cristianismo (e eu gosto de acreditar que não, acredito somente que seres humanos tem signos muito parecidos quando o assunto é espiritualidade), você já tinha pensadores e civilizações com filosofia extremamente evoluída.
Como eu disse, acho que é um pouco de desvalorização da virtuose humana. A gente sempre tende a achar que sociedades passadas não eram mentalmente evoluídas o suficiente.
Certamente a explicação mais lógica e simples é a sobrenatural, isso desde os tempos em que a chuva era a lágrima dos deuses. O recurso narrativo chamado "deus ex machina" vem dessa conclusão. Muita gente morreu acreditando nisso, muita gente morreu acreditando em deuses do Olimpo ou do Vahala.
Só que, antropologicamente, sabemos que crenças dificilmente são concretas. Eu diria que até hoje, nenhuma se provou como tal. Todas, tirando as que ainda vivem, foram desmistificadas, o mundo fica cada vez menos "misterioso" e "mágico" a cada dia. A única coisa que faz alguém ter certeza que a sua estará correta é a fé.
Só deixando claro, eu não questiono a lógica por trás da ideia de um Deus criador, que é válida. Mas sim um Deus "humanizado".
A questão não é ciume da humanidade e sua adoração. Deus foi o criador, respeita-lo não é uma exigencia, mas uma obrigação.
A questão não se resume facilmente em ciúmes. Veja que Deus havia plantado um jardim, mas segundo a bíblia, o jardim foi invadido por uma espécie, descrita na bíblia como uma serpente que "Andava em pé", já que como castigo por ter influenciado negativamente o homem, ela passou a rastejar. Toda a odisséia humana se resume nos primeiros versículos de Gênesis, quando menciona o ato da serpente em desvirtuar o ser humano. Note que espiritualmente, a desobediencia de Adão gerou dois filhos, Abel e Caim. Esta história é uma revelação de que não existe na terra uma raça humana, dotada de mesma natureza, mas uma raça humana com duas naturezas: uma, a de Abel, e outra a de Caim. A história de Abel e Caim e seus descendentes pode ser entendida como uma alegoria ou como verdadeiramente acontecido, dependendo do contexto. A mensagem que a bíblia passa com a história destas personagens é que um ser, metaforicamente descrito como uma "Serpente" ou "Arvore do Conhecimento" desvirtuou a raça humana, fazendo nascer de uma mesma mâe duas qualidades humanas, raças ou naturezas. Basta observar os descendentes de Sete, que tomou lugar de Abel: pastores pacificos das montanhas. Já os descendentes de Caim: inventores, guerreiros, artitas, intelectuais. Portanto, quando falamos de Deus e a humanidade, devemos lembrar que existe os Filhos de Deus e "os Filhos do maligno", tal como descrito em passagens bíblicas, mesmo que descontextualizadas do tema que descrevo.
Portanto, Deus tem uma obrigação com um povo desta terra, a qual ele conheçe. "Ah, mas Cristo morreu por todos". É verdade, ele faz nascer o sol sobre os maus e os bons, como diz a parabola do semeador, mas aquele povo descrito em Gênesis, como pacíficos pastores, continua até hoje, pois Deus não permitiria que a descendencia de Sete ficasse sem representantes. E a Serpente "Que andava em pe" de Gênesis, "Enki", o deus do conhecimento, da ciencia, também tem seus representantes. Se na epoca do Genesis bíblico, os descendentes de Caim - uma alegoria para descrever os descendentes da própria "Serpente" (Enki) - eram assassinos, doutos, guerreiros, a existencia desta espécie de gente hoje demonstra que tanto Deus quanto a "Serpente" - em apocalipse chamado de Dragão, a antiga serpente - mantem representantes. Por isto que Deus não é ciumento, já que os seus já são seus, mesmo que minoria, os da Serpente são da Serpente. Deus não tem ciumes dos filhos da Serpente não adorá-lo, mesmo ele tendo se sacrificado por todos.
Como esse topico se alongou tanto?
Nao sei se eu tenho mais medo de alguns ateus pentelhos ou do elielsantos. Pra todo lado que eu corro tem um bombardeio de merda. O pior eh ver os pseudo-ateus saindo da toca e mostrando que podem ser piores que os evangelicos fundamentalistas.
Tem horas que eu realmente penso que sou feliz sendo Catolico nao-praticante, hue.
Mas ta ate bacana a discussao.
Eu tenho uma definiçao de Deus bem suscinta, que me entende e compreende o porque eu deu nao seguir totalmente o dogmatismo imposto pela igreja. Porque eu tenho fe em Deus, mas creio tambem que a Igreja eh uma instituiçao humana, e falha como tal. Tenho fe em santos, sou devoto, acredito que isso pode me ajudar, mas nao vou na missa todo Domingo. Penso que religiao e religiosidade devem ser manifestadas de maneira verdadeira, nao por desencargo de consciencia ou coisa parecida.
Esse eh meu jeito de pensar.
Semper Fidelis
A mitologia grega é uma herança da Suméria. Ela não é original, pois a ideia do Olimpo e os doze olimpianos é uma ideia Suméria. Quanto a bíblia, ela certamente foi patrocinada por um ser que também influiu na primeira civilização humana: a Suméria.
Mas eu estava sendo ironico :/ Não precisa ficar com raiva :(
Poxa, verdade, eu deveria ter pesquisado um pouco mais sobre algumas coisas, mas eu estava falando do tempo e espaço onde o cristianismo atingiu de forma significativa, os maias só adquiriram o conhecimento sobre astronomia depois que os cristãos chegaram na América? Em 400 a.c Já existia civilidade na Grécia, e ainda estavam cultuando Zeus, em Roma e na China também :
Exato, aprendizagem cientifica e filosófica, leia esse meu tópico sobre isso que eu disse, to com preguiça xD
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=472823
Eu não vejo praticamente nenhuma semelhança entre a mitologia suméria e a grega, além do conceito politeísta. Os deuses sumérios ainda eram muito ligados a tradições tribais e suas divindades representavam elementos da natureza, já o panteão grego tinha uma visão antropológica e humanista dos deuses, tanto que eles representavam em sua maioria, atividades cotidianas dos gregos.
Já as semelhanças entre os mitos sumérios e os contos bíblicos, e a estrutura da religião dos gregos com a cristã, é bem mais evidente.
Mesmo sem semelhanças na natureza dos deuses do panteão grego, os mesmos tem origem suméria, já que os doze olimpianos é uma ideia Suméria.Quando confundistis a história bíblica com conto, certamente tinhas em mente o livro "Origem das Espécies", o melhor conto de ficção cientifica já escrito em todos os tempos.Citação:
Já as semelhanças entre os mitos sumérios e os contos bíblicos, e a estrutura da religião dos gregos com a cristã, é bem mais evidente.
Então você considera como opinião histórica a opinião de um cara que nem historiador é, que acredita que viemos ou tivemos influência de alienígenas no nosso passado e, além disso, que existe no nosso sistema solar um Planeta misterioso e invisível que está em rota de colisão com a Terra?
Longe de mim desqualificar o cara. Mas é engraçado o quão conveniente é acreditar em algo que foge inclusive à própria crença só para manter um argumento capenga. Aguardo pela citação de fonte alguma autor de livros de astrologia quando você quiser afirmar que a Teoria da Evolução é uma farsa, já que Darwin era Aquariano com ascendente em Virgem.
Do jeito que você fala, só consigo imaginar Yuggoth.