Bah Dome Fu, mas tá dificil de tu entender.
Greve é um tipo de protesto, só isso.
Cansei de tentar explicar pra ti uma coisa óbvia, talvez você que seja lento e não seus professores ruins.
Versão Imprimível
Bah Dome Fu, mas tá dificil de tu entender.
Greve é um tipo de protesto, só isso.
Cansei de tentar explicar pra ti uma coisa óbvia, talvez você que seja lento e não seus professores ruins.
Não exatamente.
A greve é a forma máxima de protesto, quando todas as outras tentativas de expor o problema não são levadas em conta. Já cansei de ver professor fazendo passeata, redigindo panfletos e o próprio sindicato tentando entrar em contato com o MEC ou o Ministério do Planejamento para ajeitar esse tipo de situação.
A greve não é boa para ninguém, acredite em mim. Os professores terão que repor as aulas e trabalhar durante as férias, não podendo sair do país até finalizar o programa. O governo perde muito dinheiro com salários para um público que teoricamente não trabalha e os estudantes perdem tempo (aqueles que tem a formatura e entrada atrasada).
Mas é uma forma de protesto, e ultimamente eu tenho percebido que é a que mais funciona. Essa greve federal, era pra sair no ano passado, mas foi contida pelo governo com a promessa de aumentos na base salarial e melhoria das condições de trabalho. O que não foi cumprido.
Quem gosta de greve mesmo, são os funcionários públicos, aqueles técnico-administrativos que adoram faltar o trabalho e ficam coçando o saco dentro das salas regadas a ar condicionado.
Exatamente.
A grande mídia do Brasil é de direita. Ela não está nem um pouco interessada em deixar as pessoas saberem que existem protestos. E quando ela deixa, é pra falar mal, é por isso que muitos aqui acham ruim os protestos que veem.
Dica: protesto não muda nada da noite pro dia. Protesto ajuda a fazer pressão. Até parece que dá pra resolver os problemas do Brasil com um único ato.
Você está confundindo professores universitários com professores de escola.
Professores universitários são pesquisadores que a universidade obriga a darem aula pra não perderem o emprego. Isso é um problema estrutural das universidades.
Professores de escola são professores profissionais. Só que ganham uma miséria. Isso, aliado as condições ruins das escolas, é o que faz eles trabalharem mal.
Não acho que exigir 10% do PIB para a educação seja um motivo babaca. É uma forma objetiva de se pedir melhoras na educação, porque o mínimo é que a área tenham mais verbas e atenção.
É claro que não é a única solução, como tudo no Brasil, a administração de qualquer verba em qualquer área é o principal motivo para serviços públicos serem ruins.
Vídeozinho para acrescentar à discussão:
Você usa o tipo de argumento "vejo professores ruins, logo a maioria são ruins". E nem de longe isso acontece(existe até esforços da universidade para melhorar o nível das aulas). Se vc quer falar em maioria, ponha estatísticas em questão. E greve se faz necessária MUITAS vezes, você legitimando ou não.
Ai você vira e pergunta pro caboclo: "Por que 10%?"
Ninguém sabe, ninguém viu. Já me disseram que foi "um economista", mas elas por elas eu posso ser um economista melhor que o cara. Por algum motivo, 10% do PIB (que, por algum motivo místico, acham que o Governo faz com o PIB o que bem entende) é uma cifra mágica que vai resolver todos os problemas da Educação.
Você mesmo já disse que 10% do PIB não faz sentido, se teve uma troca de coração, me explique por que, já que até agora ninguém conseguiu me explicar isso (e dai minha crítica sobre isso ser um protesto idiota, ninguém sabe por que, vão com a massa e depois dizem que a Globo manipula tudo, mas não percebem que são também manipulados).
Por mim pediam controle Federal sobre todas as escolas, o que diminuiria o desvio de verbas e provavelmente subiria o piso salarial dos professores (ou seja, melhores objetivas que nenhum "economista misterioso" precisa por a mão).
A porcentagem é apenas uma simbologia, independente de ter ou não estudos de economistas para isso. Se você tem uma reivindicação concreta, é muito mais fácil para um movimento criar uma mensagem. Protestar apenas pela "melhora da educação" deixaria o tema extremamente subjetivo. É a mesma coisa que protestar pela "Paz".
É claro que não resolve, mas o que resolve realmente, não pode ser conseguido apenas com pressão da opinião pública, o que resolve realmente precisa da competência de órgãos públicos e vontade política.
Eu também sou completamente a favor da federalização do ensino público, mas isso é algo maior, que depende de mudanças na constituição, o que provavelmente nos levaria à questão da criação de uma nova constituinte. E assim se dissolveria qualquer tipo de reivindicação pela educação.
Protesto popular tem que ser simples e direto.
Vi alguém (acho que o bruxo) falando que protesto contra a corrupção só beneficia uma parcela da população.
Tá de sacanagemzinha, né?
Não acredito que seja possível alguém pensar isso, nem mesmo alguém com deficiência mental.
Quanto aos "10% do PIB pra Educação", creio eu que seja porque 10% é dinheiro pra krl e daria pra fazer muita coisa. Evidente que se fosse 8, 9, 11 ou 12% também daria na mesma, seria uma verba muitíssimo superior a que é destinada atualmente.
Vai ver acharam "10" bonitinho, porque é um número redondo.
De qualquer forma, é de doer o coração pensar que o maior percentual - disparado - do dinheiro que pagamos ao Estado é usado no pagamento de dívidas contraídas por governos anteriores e seus juros.
Eu falei isso pq o Dome Fu tava dizendo que um protesto pela educação só beneficia uma parte da população, seguindo a lógica dele um protesto contra a corrupção só beneficia uma parte da população tb ;), antes de me xingar leia todo o contexto, não só uma frase solta.
O colega deve estar desinformado, porque a ocorrência de protestos, principalmente pela camada mais jovens da sociedade, é recorrente.
Mas não vejo propósito em tais manifestações. Elas não servem de nada, a não ser para tumultuar e atrapalhar o trânsito. Tá afim de protestar? Beleza, mas não fechem pistas ou atrapalhem o trânsito para algo inútil como protestos.
Ao invés de desperdicarem energia em protestos deveriam estar procurando formas eficazes de combate a corrupção e efetivá-las no plano da existência.
Concordo em partes que protestar, muitas vezes, é inútil. Ainda carrego comigo que protesto faz alusão às revoltas, por isso deveriam dar certo, mas se não tem revolta, como os superiores vão se sentir intimidados por uma multidão andando na rua e fazendo barulho? "ah mas em vários países isso dá certo", o motivo eu não sei te dizer qual é, mas só o fato de andar pela rua gritando não deve ser. Se fosse fácil assim, muita coisa no Brasil já teria mudado.
Fazer topic tibiabr /chingar twitter /fazer videos no utube é mais eficaz :fckthat: :fckthat:
Vamo PROTESTAR pessoal do tibiabr
\O/
-n
@ vai você protestar '-'
Opa. Em Santa Maria - RS. risos
http://img821.imageshack.us/img821/8427/marchaedusm.jpg
Uploaded with ImageShack.us
@
Aí mano, se tu depender dos outros para tomar as suas atitudes, tu tá ferrado.
Vira um ativista. Ou vai ver tu é mais um revolucionário do tecladinho vermelho. =p
hugsçç
Você usa o tipo de argumento "vejo professores bons, logo a maioria é boa". E nem de longe isso acontece.
Falei da realidade do meu curso, só reler o que eu escrevi, citei exemplos pessoais que EU vivi, nem citei as inúmeras reclamações de amigos meus que fazem outros cursos na mesma faculdade e falam que pegaram professores horríveis.
1- Falei de um protesto pela melhoria do salário de professores de ensino superior, não tenta alterar o que eu escrevi que no post tá bem explícito o que eu quis dizer.
2- Não, pela minha lógica um protesto contra a corrupção não beneficia só uma parte porque não é toda a população que faz ensino superior, mas é toda a população que sai no prejuízo quando um político rouba dinheiro dos cofres públicos.
Sinceramente cara, antes de me xingar leia todo o contexto, pelo visto você não entendeu nada do que eu escrevi em todos os posts.
Eu não to te xingando.
E eu já entendi que você acha que uma greve não é um protesto, sendo que todo mundo sabe que é, e eu cansei de tentar explicar o óbvio.
E pela sua lógica é sim só uma parte do povo que se benefeciaria se não tivesse corrupção, pq? Porque somente uma parte da população é afetada diretamente pela corrupção, a mesma coisa que aumento de salário para professores(e a greve dos professores não é só isso), somente uma parte da população é afetada diretamente, enquanto praticamente todo o resto é afetada indiretamente.
Pois é. Se é baseado na realidade do seu curso isso não significa que funciona pro resto da universidade. Pelo menos no IME, existem muitos professores bons e não ouço tamanha reclamação. De fato, existem professores ruins mas querer generalizar porque ouviu de amigos( que muitas vezes, não são os melhores exemplos de alunos) é errado.Citação:
Postado originalmente por Dome Fu
Tu fala pra sua mãe que ela é lenta (vulgo retardada) quando ela não concorda com você? Já que não é um xingamento, de acordo com você.
Na prática, greve não é um protesto. Até um cara postou "greve é o último recurso de protesto". Na prática o cara entra em greve porque isso afeta diretamente alguém e isso vai acarretar mudanças, principalmente se for servidor público. Quem trabalha no setor privado é outra história porque vai pro olho da rua com uma indenizaçãozinha muito mais facilmente do que o servidor público.
-
De onde você tirou a idéia de que só uma parte da população é afetada diretamente pela corrupção? Basicamente você pegou a lógica que usei pro ensino superior, que engloba uma parcela pequena da população e aplicou pra algo que engloba o Brasil inteiro, sem nem se dar conta do erro.
Teoricamente o Brasil inteiro paga impostos. Portanto teoricamente estão roubando dinheiro de todos os brasileiros, sem contar que o dinheiro público que roubam, seja de cofres estaduais ou federais, poderia ser aplicado e beneficiar centenas de milhares de pessoas DIRETAMENTE, muito diferentemente de melhorar o salário de professores nas federais, onde melhora a pesquisa e o ensino de alguns milhares de alunos.
Sem contar que melhorando o ensino superior, o diploma do cara fica mais valorizado, se tu considerar que isso vai aumentar a concorrência pelo curso e que menos gente de escola pública vai entrar, diminui o número de alunos "menos favorecidos", aumenta desigualdade. Claro, isso numa proporção pífia se comparada com a desigualdade geral do país.
Uma prova concreta disso é ver quanto estudante de escola pública entra em uma USP, UNICAMP, UFSCar, UNIFESP nos cursos mais concorridos. Nem cito UFMG, UFSC, UFOP e afins porque não sei como é a situação nessas universidades.
Gëik
Do seu post a única coisa que aproveito é que no IME os professores são bons, realmente, todos que me deram aula eu achei BEM acima da média dos professores que deram aula pra mim ou pros meus amigos.
Tive aula com professores do IME, IF, IQ, e de vários departamentos da minha faculdade. Te digo, da minha faculdade se salvam uns 4 (tive aula com uns 13), do IME se salvam todos exceto um, IF se salva um, IQ nenhum. Todos os outros vale mais a pena estudar por conta e ir na aula só pra pegar as anotações e assinar lista.
Haha, peguei pesado mesmo, mas não foi um xingamento, foi só um comentário, e eu tava me referindo ao ultimo post.
Nem comentário foi, foi um argumento.
-Citação:
Na prática, greve não é um protesto. Até um cara postou "greve é o último recurso de protesto". Na prática o cara entra em greve porque isso afeta diretamente alguém e isso vai acarretar mudanças, principalmente se for servidor público. Quem trabalha no setor privado é outra história porque vai pro olho da rua com uma indenizaçãozinha muito mais facilmente do que o servidor público.
Cara, o ultimo recurso de um protesto, É UM PROTESTO, GREVE É UM PROTESTO, É UM TIPO DE PROTESTO.
Citação:
"Greve é a cessação colectiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação colectiva e voluntária de quaisquer actividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo (de conformidade com a "Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)"."
Citação:
greve
(francês grève)
s. f.
1. Interrupção voluntária e colectiva de actividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação. = PAREDE
greve de fome: recusa em ingerir qualquer alimento como forma de protesto ou de reivindicação.
greve geral: paralisação concertada de actividades a nível nacional, em protesto contra determinadas políticas governamentais ou institucionais.
Cara, entenda, greve é uma forma de protesto. Greve de fome é uma forma de protesto e afeta diretamente alguém? Só quem deixou de comer.Citação:
greve
subst f greve ['grɛvə]
interrupção do trabalho a fim de obter algo
fazer greve por melhores salários
A greve dos transportes dura há dois dias.
greve da fome
deixar de comer em sinal de protesto
Ensino superior só afeta uma pequena parcela da população? Você sabe quantos projetos as universidade federais tocam pelo Brasil adentro? Você sabe quantas pesquisas as mesmas fazem? Sinto muito, mas o ensino superior afeta TODA a população indiretamente.Citação:
De onde você tirou a idéia de que só uma parte da população é afetada diretamente pela corrupção? Basicamente você pegou a lógica que usei pro ensino superior, que engloba uma parcela pequena da população e aplicou pra algo que engloba o Brasil inteiro, sem nem se dar conta do erro.
Teoricamente só poucos roubam, teoricamente só poucos populares tem seus impostos roubados, diretamente roubarem o dinheiro do meu imposto não vai fazer faltar um pão na minha mesa.Citação:
Teoricamente o Brasil inteiro paga impostos. Portanto teoricamente estão roubando dinheiro de todos os brasileiros, sem contar que o dinheiro público que roubam, seja de cofres estaduais ou federais, poderia ser aplicado e beneficiar centenas de milhares de pessoas DIRETAMENTE, muito diferentemente de melhorar o salário de professores nas federais, onde melhora a pesquisa e o ensino de alguns milhares de alunos.
Você conhece uma coisa chamada ENEM e cotas? Tendo um ensino melhor nas superiores vai fazer com que os pobres que entraram tenham uma formação melhor e possam sair da miséria, levando consigo sua família e etc.Citação:
Sem contar que melhorando o ensino superior, o diploma do cara fica mais valorizado, se tu considerar que isso vai aumentar a concorrência pelo curso e que menos gente de escola pública vai entrar, diminui o número de alunos "menos favorecidos", aumenta desigualdade. Claro, isso numa proporção pífia se comparada com a desigualdade geral do país.
1 - Metade das faculdades que você falou não são federais.Citação:
Uma prova concreta disso é ver quanto estudante de escola pública entra em uma USP, UNICAMP, UFSCar, UNIFESP nos cursos mais concorridos. Nem cito UFMG, UFSC, UFOP e afins porque não sei como é a situação nessas universidades.
2 - Existe ENEM e outros métodos hoje em dia ajudando pessoas de escolas públicas a entrarem.
Po dome fu, dai tbm não né cara, até concordo com outros pontos que você levantou no tópico, mas porr#m greve é um tipo de protesto sim, só que toda greve é protesto, mas nem todo protesto é uma greve.(Teh big fucking master of obvious)