Postado originalmente por
Wotten
Diz aí Dome Fu, tu tem preconceito com greves, protestos etc só porque de alguma forma, por míííííííííííííííííííííínima que seja, quase todas essas manifestações se associam à movimentos sociais e organizações de esquerda que você não suporta, né não?
Sim cara, odeio esquerdistas, até tenho aula de ódio a eles com o Eliel, é baratinho, de quebra ganho uns descontinhos na feira de frutas dele. *meme do Eliel aqui*

Bob Joe
Que o salário não significa professores com didática melhor, isso é fato. Só que não existe essa importância para a didática quando falamos em curso superior, isso é importante no ensino de base. Garantir um melhor salário, garante bons profissionais. É óbvio que recursos são importantes, mas o material humano é indispensável.
E o cenário que temos no Brasil é de faculdades federais recebendo cada vez mais grana para pesquisa e mais grana para ampliação (REUNI), mas os melhores profissionais preferindo trabalhar para a iniciativa privada a ter que lidar com a rotina de ter centenas de alunos e ainda pesquisar, ganhando um salário desproporcional ao tempo de formação e à outros profissionais da esfera federal.
Nossa, nem tinha pensado na questão da competição entre a pesquisa pública e a privada... tu tem razão nesse ponto, se o governo oferece um salário pífio o cara que é muito bom provavelmente vai aceitar trabalhar pra iniciativa privada, ou então até fora do país, como eu ouvi falar uma vez que o Brasil exporta cérebros.
Não vi esse estudo recente com relação às universidades da América Latina, mas creio que tem muita faculdade com potencial só que tá lá em baixo porque o governo não investe em salário, vagas e equipamentos.
E na questão da didática, na realidade eu concordo que um professor "ruinzinho" é melhor pra sua vida do que um professor excelente, você acaba aprendendo a se virar sozinho quando não sabe algo e precisa entender como funciona.

bruxo
Claro que não, o objetivo da greve é o mesmo do protesto, pressionar alguma entidade ou pessoa.
Até porque greve é uma forma de protesto.
E sobre salários, não vai fazer o cara trabalhar mais, mas vai impedir que alguma outra faculdade ou empresa roubem o professor da Federal.l
Vou te dar exemplos práticos:
Imagina os funcionários do metrô, pedindo por melhores salários em um protesto pacífico. Imagina que ninguém se junte à causa deles, só veja pela televisão, o protesto tenha uma repercussão baixa e logo caia no esquecimento.
Agora imagina os funcionários do metrô entrando em greve e parando metade da cidade, que a greve tenha uma repercussão baixa e logo caia no esquecimento do mesmo jeito que o protesto.
Eu te pergunto: no primeiro caso, os salários vão aumentar? E no segundo caso?
Um protesto pacífico não coloca pressão pra nada mudar, ele convoca as pessoas a colocar essa pressão por mudanças.
Uma greve, por mais que também chame pessoas pra causa, coloca pressão por mudanças, porque a greve dói em quem é afetado por ela.
No caso da competição com a iniciativa privada pelo professor, eu nem tinha pensado e concordo com você (e o Bob)