Minha capacidade de criação é totalmente dom, desde criança fico o tempo todo criando histórias, inventando personagens, encontrando novas formas de fazer ou mostrar as mesmas coisas ou coisas novas (no passado trabalhei com marketing e me dei bem justamente por ajuda desse dom) e quando ouço alguém falar "ah, não consigo ser criativo" me parece frescura ou preguiça, já que pra mim sempre foi natural.

Já desenhar não, foi 100% esforço pra conseguir desenhar bem, me fudi treinando 10 anos (de dar murro na mesa por ficar horas tentando fazer a mesma coisa e não conseguir) todos os dias, até o momento que consegui atingir um nível razoável e os gringos começarem a preferir me contratar do que um cara que ta lá do lado deles. Eu tinha zero facilidade pra desenho, mas o que me fez insistir tanto foi a paixão que eu tinha por desenhar, que me impediu de desistir mesmo parecendo impossível.

O meu trabalho hoje une a criatividade e o desenho e o que eu posso contribuir pra esse assunto é recomendar a todos não desperdiçar nem o dom e nem a paixão, se possível, já que imagino que nem todo mundo tenha um dom ou uma paixão.